A Esquadra 301 Jaguares completou 55 anos em 25 de novembro

Os Jaguares iniciaram a sua operação em janeiro de 1969 na AB5 Nacala, Moçambique, operando a aeronave Fiat G-91, com a designação de Esquadra 502.

Os Jaguares efetuaram, no teatro de operações de Moçambique, missões anti-guerrilha, interdição e ataque independente, tendo sido constituídos três destacamentos permanentes em Porto Amélia, Mueda AM51 e Nampula (Comando da 3ª RA) respetivamente, para além de outros não permanentes em Nova Freixo AB6, Vila Cabral AM61 e Beira BA10.

Com o final da guerra do ultramar e a reestruturação da Força Aérea, os Jaguares passaram a operar a partir da Base Aérea nº 6, Montijo, com a designação de Esquadra 62.

Em 1978, fruto da reorganização do sistema de numeração das Unidades Aéreas, os Jaguares receberam a designação de Esquadra 301, que detêm atualmente.

A Esquadra 301 “Jaguares” continuou a operar a Aeronave Fiat G-91 até ao ano de 1993, participando em inúmeros exercícios nacionais e internacionais, executando missões de Apoio Aéreo Próximo, Interdição do Campo de Batalha e Reconhecimento Aéreo Tático. A Esquadra 301 tem o privilégio de ter organizado o exercício NATO Tiger Meet, no ano de 1987, reunindo inúmeras Esquadras pertencentes à NATO Tiger Association, das quais é membro de pleno direito desde o ano de 1979.

No ano de 1994, a Esquadra 301 foi transferida para a Base Aérea N.º 11 e equipada com a aeronave Alpha-Jet, mantendo a mesma missão atribuída. Nos anos de 1996 e 2002, a Esquadra realizou mais dois exercícios NATO Tiger Meet, tendo continuado a operar a aeronave Alpha-Jet até ao ano de 2004.

Em 2005, a Esquadra 301 “Jaguares” foi equipada com a aeronave F-16, na sua versão modernizada “Mid-Life Update” (MLU). Os Jaguares voam atualmente a partir da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, onde têm feito prevalecer o seu lema “DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA”.

Mas a história dos Jaguares não pode estar dissociada da história das restantes esquadras que operaram o Fiat G-91 nos antigos teatros de operações ultramarinos.

Desta forma, os Jaguares são os fiéis depositários das tradições dos Tigres e Escorpiões.

Em 1966, a Esquadra 121, Tigres, foi a primeira Unidade Aérea a operar com o Fiat G-91, nas antigas províncias ultramarinas.

Os Tigres foram fundados em 1966, na BA12, Bissalanca e executaram missões de reconhecimento fotográfico e visual, bombardeamento de posições inimigas, apoio de fogos, cooperação com forças amigas, reconhecimento armado e proteção a colunas terrestres e fluviais.

Dentro da complexidade das missões operacionais de combate, os Tigres de Bissalanca demonstraram até 1974 toda a sua garra face a um aumento gradual da ameaça, com a introdução de mísseis Terra-Ar SA-7 “Strella”.

No dia 13 de janeiro de 1981, na Base Aérea N.º 4, Lages, os Tigres foram reativados com a designação de Esquadra 303, com o objetivo de apetrechar o Comando Aéreo dos Açores com meios aéreos de defesa e patrulhamento marítimo da Zona Económica Exclusiva Portuguesa.

A Esquadra 702 “Escorpiões” nasceu em 1971, na AB7 Tete Chingosi, Moçambique com as missões anti-guerrilha, interdição e ataque independente. Os Tigres, operaram igualmente nos três destacamentos permanentes em Porto Amélia, Mueda AM51 e Nampula (Comando da 3ª RA), para além de outros não permanentes em Nova Freixo AB6, Vila Cabral AM61 e Beira BA10.

Os Escorpiões foram os primeiros pilotos a enfrentar a ameaça dos SA-7 “Strella”, saindo ilesos deste primeiro confronto.

FONTE: Força Aérea Portuguesa

VEJA TAMBÉM:

Aniversário da Base Aérea Nº 5 da Força Aérea Portuguesa

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10 Comentários
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Bueno

Que linda a Primeira Foto!!
Caça com pintura comemorativa e top d++ O Mirage da FAB e o AF-1 da Marinha com pintura comemorativa são lindos d+!!

Seria excelente para nos FAB/EMBRAER se Portugal comprasse o Gripen NG… fora do tema..
Substituir seus F-16 por F-35 vai pesar no seu orçamento já que Portugal é um dos que menos investem em defesa na UE…

Last edited 10 meses atrás by Bueno
Rui Mendes

Não me importava nada, que Portugal comprasse o Grippen E, como venho dizendo, os caças de 4G+, são excelentes.

Makarov

E o Astros ll cairia bem no Exército Português, que não tem nenhum MLRS.

rui mendes

Sim, mas primeiro prefiro que realmente comprem o Super-Tucano A-29N.

Bueno

Pintura comemorativa e Lindo d+ Primeira foto Linda

Gosto das pinturas comemorativas nos caças , o AF-1 da MB e o Mirage da FAB , espero que façam uma bela pintura comemorando a longevidade do F-5 na FAB O FAB4856 FAB4857

Seria excelente para nos FAB/EMBRAER se Portugal comprasse o Gripen NG… fora do tema.. Substituir seus F-16 por F-35 vai pesar no seu orçamento já que Portugal é um dos que menos investem em defesa na UE…

se o comentário foi repetido , me perdoa!!

Paz é Bem… Boas Festas!!

Last edited 10 meses atrás by Bueno
Groosp

A palavra Jaguar é de origem Tupi enquanto Onça é de origem latina. Curioso.

Rosi

Kkk verdade Groosp
Nome de Felino em equipe que vôoa.. outra curuisidade…

Last edited 10 meses atrás by Rosi
Rinaldo Nery

Isso tem muito na FAB…

Hcosta

https://natotigers.org/tiger-unit

A razão de se chamarem Tiger Meets

Rafael Oliveira

Sempre achei sem sentido a FAB e o EB usarem Jaguar em vez de onça. Agora fez sentido.
O que eu ainda não entendo é o Corsário. O Brasil foi vítima de corsários e resolve homenageá-los? Já li a explicação oficial, mas ainda acho forçado pela história brasileira com os corsários.