DCTA realiza a primeira Fase da Avaliação Operacional do F-39 Gripen
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, de 04 a 08 de dezembro, a primeira fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E, na Base Aérea de Anápolis (GO).
A Operação foi executada por militares do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Laboratório de Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA), tendo ainda a participação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), do Grupo Logístico (GLOG-AN) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão a qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida, em conformidade com a DCA 400-6 – Ciclo de Vida de Sistemas e Material da Aeronáutica. Para o Gripen, o Contrato nº 003/DCTA-COPAC/2014 prevê uma AVOP após o recebimento das primeiras aeronaves de série em cada nova configuração. Portanto, cada vez que esse projeto receber atualizações que incrementem as suas missões, será necessário realizar uma AVOP.
Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Tenente-Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “um aspecto inédito da AVOP do F-39E é a união de três atividades distintas: Verificação Técnica (VT), Validação Operacional (VO) e Validação Logística (VL), e já nessa primeira fase executada foi notável mais integração, proatividade e sinergia entre as equipes técnicas, operacionais e logísticas.”
Essa primeira fase avaliou a versão Basic Capability (BC) e consistiu de uma VO e VL simulando deslocamento e operação de aeronaves fora de sede. “A AVOP relativa à capacidade de Deployment do F-39E representou mais um importante marco no projeto F-X2. Sob o enfoque operacional, pode-se afirmar que esse evento simbolizou a reunião de militares das áreas técnica, logística e operacional em prol da maximização da operação da aeronave”, destacou o Comandante do 1º GDA, Unidade Aérea operadora do avião, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto.
“A AVOP é o início da operacionalidade do Projeto; é quando começamos a ter certeza de que o que foi testado em um ambiente controlado durante o desenvolvimento, funciona no teatro de operações real”, concluiu o Coordenador Logístico da primeira VL do Gripen, Capitão Engenheiro Carlos Monteiro Barbosa Filho. Na AVOP, a equipe logística finalizou a lista de itens para serem levados em uma operação de F-39E fora de sede, realizando, inclusive, toda a paletização da carga.
Para o Gerente Operacional do Gripen e Coordenador Operacional da AVOP, Tenente-Coronel Aviador Felipe Bombarda Guedes, “durante a primeira VO do Gripen fizemos os testes no ambiente operacional, por pilotos do 1º GDA, simulando condições corriqueiras da aeronave e seus sistemas. Foi a primeira vez que tal avaliação foi feita nos moldes adotados para o Gripen, servindo como um caso de boas práticas também para a implantação de futuros Projetos da FAB, a fim de garantir que os equipamentos e sistemas serão implantados e operados na sua máxima eficiência, do jeito que a FAB e que o Brasil merecem”, finaliza.
FONTE: DCTA
Mais uma etapa concluída, boa notícia! Já foi feita alguma avaliação de ataque? Seja ataque ao solo ou contra drones alvos?
Acredito que a avaliação ar-solo virá depois das avaliações ar-ar.
Drones alvos? E temos isso aqui?
Já li alguma coisa sobre drones para exercícios de tiro antiaéreo da MB. Dá FAB só os de tiro com o F-5 rebocando alvo. Será que já testaram o canhão do Gripen contra alvos rebocados pelo F-5 Coronel Nery?
Prezado Rafael, os drones pertencem ao CASOP e são empregados em lançamento de MSA… abraço.
Não. Esse teste não precisa ser realizado. Os canhões funcionam. Quando realizarem a primeira campanha de tiro aéreo, provavelmente em Natal, o rebocador será o próprio F-39.
Comandante ele deve está se referindo a Diana, Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) de alta velocidade com função de alvo. https://www.aereo.jor.br/2018/07/25/fab-testa-sistema-diana-seu-novo-alvo-aereo/
A Equipaer não produz o Diana? A FAB andou testando, não adotou?
Não sei. Por isso perguntei.
Acho que os simuladores de voo fazem isso melhor que o real hoje… e tem o simulador na aeronave tbm!
Acho que nesse caso o caça esta sendo avaliado na aceitação, então não tem lógica usar um simulador pois você quer testar na prática para ver as capacidades se estão dentro do especificado, a hora de solicitar os ajustes é essa, depois da aceitação fica complicado cobrar por algo que deveria ter sido visto na aceitação!
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/32482/OPERACIONAL%20-%20Novo%20alvo%20a%C3%A9reo%20da%20FAB%20%C3%A9%20testado%20no%20Centro%20de%20Lan%C3%A7amento%20da%20Barreira%20do%20Inferno
“A ARP do INTA foi adquirida pela Força Aérea em 2014, por meio de acordo de compensação comercial dentro dos projetos P-3 e SC-105 Amazonas.”
Grato.
A Equipaer comprou a licença para a produção do Diana no Brasil, e depois a Equipaer foi comprada pela Mac Jee, o alvo Diana ainda faz parte do portfólio da Equipaer/ Mac Jee.
Tem sim. Aqui perto em Sete Lagoas MG, no 4° antiaéreo tem. São aeromodelos radio-controlados designados alvos ou rebocando um .
Calma, desenvolver protótipos demora…
Qual protótipo? O alvo aéreo Diana foi entregue para a FAB e é operado pelo 1⁰/12⁰ GAV, aqui de SM. Não sei informar quantos exemplares foram adquiridos.
Excelente!
Caiafa disse em sua última live que o Mansup será integrado ao Gripen E. A versão C consegue transportar até 4 RBS-15… Então teoricamente o E poderia levar a mesma quantidade de Mansup, partindo do princípio que possuem pesos similares. Com a próxima geração alcançando os 200 km, é pólvora de respeito!
Sabe tudo esse Caiafa!
Rinaldo, ele parece ter boas fontes porque a taxa de acerto dele é bastante alta.
Muitos dos furos de reportagem da Defesa saem do canal dele.
Segundo ele, nessa mesma live, o Mansup será testado nos primeiros meses de 2024 e o alvo será o recém desativado NDCC Mattoso Maia. Pode ser que ele esteja errado? Claro, mas o tempo mostrará a verdade.
Olá 737. Eu acompanho pouco o Caiafa. A minha impressão é que ele tem boas fontes. Ele acerta nos furos de reportagem, mas erra bastante nas análises.
Eu acompanho bastante o Caiafa e ele tem boas fontes e acerta nos furos de reportagem, as analises dele são menos certeiras, creio eu, porque ele deixa a emoção tomar o lugar da racionalidade
Dou preferência a olhar a isenção na análise dos dados, se é uma opinião própria mesmo equivocada, mas distante do favorecimento de um grupo com intuito de agradar para ter o privilégio de notícia a primeira mão. Tenho a considerar que um artigo ou uma opinião do editor é salutar, mas quando usa o poder do meio que o veículo proporciona para calar vozes discordantes ou impor opinião, como tem alguns que retira o espaço para opiniões divergente mesmo quando embasadas, muitas vezes justifica a retira do espaço para o comentário divergente de forma generalizada, dizendo não ser um canal… Read more »
….”menos” gastos de energia…..
737, Essa é uma questão interessante. Taxa de acerto alta em que? Em ser comprovado que a iniciativa existiu ou que a compra ocorreu? Essa coisa do “tempo mostrará a verdade” varia muito. Isso porque há uma diferença entre entender fatos e processos. Se a FAB não comprar nenhum F-16 significará que o tempo não mostrou a verdade? Não. Vai significar que as coisas mudaram com o tempo e que a suposta facção da FAB não conseguiu impor essa solução. A verdade poderá ser comprovada, nesse caso, de um fato: que a FAB em determinado momento (no caso o momento… Read more »
Isso é uma realidade, nem tudo que se comenta dentro dos gabinetes acabam se tornando realidade e as vezes as fontes também gostam de jogar balões de ensaios para dar espaço a algum tipo de discussão que estava escanteada. Mas se o jornalismo de defesa já sofre com isso, imagina o de política que se envolve com maiores paixões
O MANSUP só possui versão mar-mar. A versão ar-mar ainda precisa ser contratada, desenvolvida e adquirida. Vai bastante tempo até estar operacional…se chegar a isso. Até lá, a FAB deveria adquirir o RBS15, um formidável míssil antinavio.
Eu ouvi que existem conversas para o desenvolvimento das versões ar-mar e terra-mar, mas por enquanto só conversas, eu creio que isso poderá sair do papel.
Está num passo além de conversas. Há acordos assinados para os novos desenvolvimentos do Mansup e cartas de intenções pra aquisições.
Mas eu creio que versões lançadas de aeronaves e submarinos serão com motor foguete. Ao menos inicialmente. E que a prioridade para a versão com propulsão turbojato será mar-mar.
Foi o que o Caiafa disse
Que bom que esta andando. Espero que com o dinheiro dos árabes essas versões avancem mais rápido!
Então serão o MANSUPER, Nunão?
A versão com motor foguete é a atual e provavelmente será ela que terá uma versão lançada por aeronaves, é isso que o nunão está dizendo
MANSUP não, com certeza… talvez ele tenha citado uma versão denominada MANAER… abraço.
Excelente !!!!
O Gripen já tem previsão de data para a FOC? Os Meteor já chegaram?
Os Meteor já chegaram.
Sim. A FAB já recebeu alguns Meteor e Iris-T
Segundo os comentários o tem a possibilidade da integração MANSUP ao F39
E quanto aos MICLA-BR é baseado no míssil superfície-superfície MTC-300 (ou AV-TM 300), lançado pelas viaturas do Sistema Astros 2020 do Exército Brasileiro?
Podemos ver nesse jornal colombiano que o gripen E biplace da Força aérea brasileira já estar “finalizado” https://youtu.be/nC-TplsQE4Q?si=tzBF0ikTYpx-QBiO
Everton,
Você quis dizer Gripen F biplace, certo?
Olá Everton. Obrigado pelo link. O avião da FAB que aparece é o 4107, que foi entregue recentemente para a a FAB. O modelo biplace que aparece é o JAS39D.