Papai Noel trouxe mais um caça F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira. Em breve ele voará rumo à sua nova sede, na Base Aérea de Anápolis.

O avião matrícula FAB 4107 é o oitavo do tipo entregue ao Brasil. O primeiro, FAB 4100, que chegou em setembro de 2020, segue em Gavião Peixoto (SP) vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).

Os demais caças Gripen, FAB 4101 a 4106, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O FAB 4108 deve chegar em fevereiro de 2024.

Em outubro de 2014, a Saab e Governo Brasileiro assinaram o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F, incluindo suporte logístico, armamentos, simuladores, equipamentos e treinamento.

Em 2015, a Saab deu início ao programa de transferência de tecnologia do Gripen, um dos maiores já realizados para a Aeronáutica e o maior já feito pela Saab para outro país. O programa visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução de diversas atividades de desenvolvimento, produção e manutenção dos caças no Brasil.

Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.

A maioria dos engenheiros trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), localizado na planta da Embraer em Gavião Peixoto, e na fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo, ambos no estado de São Paulo.

A Saab e a Embraer inauguraram em 9 de maio deste ano a linha de produção do caça Gripen E no Brasil na unidade de Gavião Peixoto (SP) da Embraer, que vai produzir inicialmente 15 das 36 aeronaves encomendadas.

FOTOS: Portonave, via Saab do Brasil

VEJA TAMBÉM;:

IMAGENS: Caça Saab F-39 Gripen com tanque externo centerline

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo LD

“Papai Noel, velho batuta, rejeita os miseráveis, eu quero matá-lo. Aquele porco capitalista. Presenteia os ricos, cospe nos pobres!!!” Era pra ser dois e mandou só um. Pelo visto, a criança não se comportou!!

Leandro Costa

Toco essa música toooodo santo Natal.

Guilherme C.t.Neves

Com certeza,estão cozinhando um galo pra entregar esses caças ao Brasil

Guilherme C.t.Neves

Tenho confiança em nossa força aérea,tenho certeza no alto nível de nossos.pilotos.mas falando do atraso de nossos aviões é que o tamanho de nosso território demanda muitos aviões. Fico contente pelo que estão fazendo.parabens para força aerea

Tomcat

Já ouviram alguma vez o disco de natal do Twisted Sisters? É bem divertido 🙂

Marcos Silva

O cara que te negativou deve ser fã de sertanojo universitário…

Nilo

O que? “Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.”
Não existe transferência de tecnologia rsrsrsr

Manuel

Transferencia de tecnologia já obsoleta num universo onde caças de quinta geração são a realidade.

Last edited 10 meses atrás by Manuel
Pablo

Tao realidade que o mundo nao para de usar o caca de 4,5 geracao

Manuel

Só usa quem não tem dinheiro pra bancar um 5 geração. Os países sérios estão desenvolvendo seus próprios caças, enquanto os bananas se gabam da transferencia de tecnologia atrasada.

RPiletti

Toda tecnologia que está além daquilo que temos por estas bandas é bem vinda…
Apenas temos que calcular o valor justo para pagarmos…

Manuel

Nao temos a tecnologia para fabricar um Fiat uno 100% nacional, nem por isso deveríamos ir atrás dessa tecnologia atrasada.

Euller

Você é engenheiro mecânico??? Conhece algo de cálculo ou de projetos???
Tem engenheiros brasileiros em todas essas empresas….
Alguns inclusive abandonaram as nossas empresas pra ir pra empresas fora do país….
Máquinas pra produzir temos…
Engenheiros e conhecimento técnico também….

Falta é $$$ somente verba pra produzir…
Mas concordo contigo…
Enquanto produzimos um único avião, nos EUA produzem 20 ou mais….

Mais uma vez é a falta de prioridades ou pior… O desvio de verbas….

Luís Henrique

Um caça possui várias tecnologias, a furtividade é apenas uma área. Um caça não furtivo como o Gripen E ainda tem mercado e poder militar. Nações ricas continuam comprando Rafale, Eurofigter, F-15, etc. O único caça de 5a geração disponível na época que fechamos o contrato com a SAAB era o F-35 e os EUA não aceitaram compartilhar nenhuma tecnologia com o Brasil. Tirando a furtividade, o Gripen E é muito moderno em todas as outras áreas/tecnologias. Tenho certeza que o aprendizado será útil para termos uma maior autonomia no uso e operação do Gripen e caso nosso orçamento militar… Read more »

Camargoer.

Pois é. Ainda tem gente que acha que foi o Brasil que não quis entrar no programa F35.

O Brasil não foi convidado para participar do Consórcio, o F35 não foi oferecido no programa Fx2 e os EUA queria que o Brasil cancelasse o programa Fx2 e comprasse o avião como pacote fechado.

Carlos Crispim

Seria bem melhor comprar o F-35, teríamos um avião furtivo,avançado e do nível dos países de primeiro mundo, como Israel, Japão, Reino unido e etc.

Rinaldo Nery

Acha que a FAB consegue bancar USD 45,000 a hora de vôo? Acorda!

Santamariense

Com a atual estrutura militar, certamente que não. Mas, se a República Tcheca e a Grécia pretendem operá-lo, como uma das 10 maiores economias do mundo não consegue? Claro que eu sei que precisa uma ampla reestruturação e otimização das nossas FFAA, mas grana existe. Tem que saber onde e como gastar. Porém, isso só se alcançará com tempo…e vontade.

Manuel

A FAB tem orçamento igual ou superior a países que possuem o F35 só pro senhor saber.

Rinaldo Nery

Sabe como o orçamento da FAB é distribuído? Sabe o que é SIAFI? Rubricas de dinheiro público?

Rinaldo Nery

Não sei do orçamento das outras Forças Aéreas. A FAB não tem dinheiro pra operar e manter F-35. Ponto.

Wilson

Tem razão. Os gastos com pessoal consomem quase toda a verba.

Euller

Tem uma diferença…. Tamanho do território….
Uma Suíça, minúscula, com um tanque o jato cobre todo o território….
Já aqui a realidade é outra, então o nível de investimento é outro…

Um país que tem tamanho similar são os EUA… Quantos aviões eles tem pra cobrir o território deles….?
Austrália, Canadá….

Euller

Se não houvesse desvio de verbas e corrupção, dinheiro não seria o problema….

Mas esses problemas existem…..

Euller

Cara… Isso eu duvido… Somos o país da corrupção….
Não que nossas empresas e engenheiros não tenham capacidade….
Mas quem os comandam não tem real interesse….
Preferem desviar as verbas….

Nilo

O que me diz do Rafael é absoleto rsrsrs

André Garcia

Mas para fazer um de quinta, precisa saber fazer um de quarta. Isso não cai do céu, nem se aprende no improviso.

Bueno

Ultima foto!
Este é um local ideal para “um cabo de força”, para a manobra de desembarque ?
Claro que o pessoal da SAAB que esta acompanhando não deixaria usar um cabo de força ai se nao pudesse, quem sou eu para dar pitaco..

palpiteiro de plantão ,kkkk

Last edited 10 meses atrás by Bueno
Rodrigo Maçolla

Realmente um tanto estranho … Mas como você mesmo disse , deve ter pessoal lá da SAAB acompanhando… e No mais para um caça projetado para aguentar muitos “g” e também missel na ponta das asas não é nada leve, então não deve haver problema,,,

Sequim

Aeronave linda, tecnológica ao extremo e no estado da arte. Espero que o Brasil acompanhe a Suécia quando esta começar a cogitar o sucessor do Gripen lá por volta de 2030.

Douglas Rodrigues

Pessoal na SAAB deve ter comentado: “Vamos mandar esse já com IRST instalado para não termos muito mimimi dessa vez!”
Ademais, deve estar quase pronto pra decolar e ir pra Anápolis em voo direto né?
Seria legal podermos acompanhar o voo via FR24, melhor ainda ele dar uma “embarrigada” na viagem e fazer uma passagem em cima dos céus de Curitiba, só pra tentar ver ou ouvir o bicho de longe…

Nilo

Ficaram sabendo que no Poder Aéreo tem uns mimizento, então resolver também enviar por navio, o sal grosso do mar pra afastar mau agouro.

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Douglas Rodrigues

Também tem isso… Se tem mtos torcendo pro navio afundar, imagina quantos torceriam pro Gripen cair ao voar sobre o oceano.

BK117

Acho engraçado esse “cercadinho” de containers que eles fazem para os Gripen, deve ser pra ele não fugir rsrsrsrs Não sei bem se é pra proteger a aeronave de colisões ou outros danos físicos ou restringir o acesso a gente não autorizada (nesse caso não me parece efetivo rsrs). Devo dizer que está ficando mais normal para mim essas entregas, nas primeiras eu ficava até de madrugada vendo live do traslado e tal, agora não mais. Estou ansioso para os primeiros F’s. Um “meio off topic” para os colegas jogadores, essa não é a única novidade quanto aos Gripen: hoje… Read more »

Last edited 10 meses atrás by BK117
Leonardo

As marcações na calda vieram diferentes, só com a matrícula, seguindo o novo padrão

Patta

Verdade. vi isso agora com o seu comentário.

Camargoer.

Acho que o 4105 e 4106 também já vieram com este novo padrão.

Leonardo

Vdd, não tinha reparado

Rinaldo Nery

Calda de caramelo? Cauda!

Leonardo

Pode ser de morango

Marcos Silva

Faz horas que vc está sendo bem chato… Implicando com os comentaristas. Que foi? É professor de português agora???
Ou seu teclado nunca erra???

Santamariense

O problema é que o L e o U ficam bem distantes no teclado. E o português é um só. Escrever corretamente não dói nem é feio. Podem tentar, é fácil.

Leandro Costa

‘Né fáciu naum, ô Flánquer. Mas nóis teinta 😛 Confesso que é até difícil escrever propositalmente errado algumas coisas. Mas a minha filosofia é que quem costuma ler com regularidade, não costuma errar com regularidade. Todos cometemos erros, mas o pessoal que comete com muita regularidade ou é disléxico ou não lêem muito. Tem erros que a gente teima em cometer, mesmo lendo, mas são exceções à regra. Mas também convenhamos, muitos daqueles que postam aqui sequer lêem a matéria e ficam só na manchete e nas fotos. Isso, infelizmente, fala muito do Brasileiro (ou dos humanos em geral, já… Read more »

Sensato

Toda vez que fazem isso, me lembro de comerciantes aqui do bairro. O da farmácia escreve “frauda” e o da loja de material, “simento”. O português tem lá suas dificuldades mas não deve ser difícil ler a embalagem….

Santamariense

Exatamente!

Yuri Dogkove

Muito comum hoje na internet escrever errado, e fora dela também! Infelizmente as pessoas abandonaram os livros! Fico triste quando leio “fasso”…

Santamariense

Bem isso!

Santamariense

Perfeito, Leandro. Ninguém tem que saber todas as regras gramaticais e escrever como um catedrático. A leitura, de qualquer coisa, ensina muito a escrever bem. Mas, como você disse, atualmente as pessoas tem preguiça de ler.

Rinaldo Nery

Eu reviso antes de postar. Erra bastante.

Rinaldo Nery

Sim. Entendo um pouco de português. Só não escrevo rebuscado como aquele caboclo que posta no Naval.

Santamariense

O 4105 e o 4106 já vieram assim. E é cauda…com u.

José de Souza

De chocolate ou de baunilha?

Patta

Será que vai rolar a troca de um 2o lote dos gripens pela compra do Kc 390 por parte da Suécia?

Last edited 10 meses atrás by Patta
Camargoer.

Creio que não é uma troca. A ideia é fazer um aditivos de 25% no contrato do financiament para comprar mais aeronaves. O valor deste aditivo seria da ordem de US$ 1 bilhão. Geralmente, estes contratos envolvem uma compensação comercial para que a balança comercial fique equilibrada

O Kc390 é um excelente avião e pode ser de interesse dos suecos. Caso a Suécia compre o Kc390 como contrapartida, isso seria bom para os dois países.

Nilo

Já dou como certo esse aditivo, talvez esperando para que a notícia sai junto com a aquisição pela Suécia do KC390.

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Marcos Silva

Esse aditivo aí tá parecendo algo do tipo:
” pega tudo que puder agora,porque depois…”

Last edited 10 meses atrás by Marcos Silva
Maurício Veiga

Curioso, esse veio completo com IRST ou é apenas uma proteção?

Fernando "Nunão" De Martini

Veio com IRST.

Nilo

Tem que ir pegar o IRST na mão, ai quem sabe, acredita 😂 😂 😂 😂 😂

Last edited 10 meses atrás by Nilo
GRAXAIN

Que bonitinho o cercadinho de containers… e os elevons?

Rinaldo Nery

Já foi respondido noutra matéria.

Fernando "Nunão" De Martini

São os mesmos das aeronaves já recebidas. Dá pra ver isso claramente na matéria anterior com fotos da aeronave. Em matéria de sexta-feira passada, já adiantamos que o próximo (4108) também virá com os elevons atuais. A partir do 4109 deverão ser os novos elevons, e no final do ano que vem começará a troca dos elevons das aeronaves já recebidas pelos novos.

Bueno
Fernando

Ja veio com o IRST instalado.

Leandro Costa

Cada novo Gripen recebido deveria vir é com um FAQ, isso sim.

Santamariense

Hehehe…boa!

Bispo

Precisa mesmo desse show mambembe ?

Não seria mais prático e seguro um caminhão plataforma específico para o transporte.

Parece evento “república das bananas”.

Fernando "Nunão" De Martini

Que show?
Teve música, teve banda? Malabaristas? Não vi show nenhum.

Camargoer.

Let it be.

Fernando "Nunão" De Martini

Só não pode se distrair ouvindo Drive my car e acidentar o caça, senão terá que levar no Maxwell’s Silver Hammer pra consertar.

Karlos Lopes

Aos negacionistas de plantão que estão dando contra o Gripen, foi a melhor compra que o governo fez com essa troca de tecnologias junto com os caças de superioridade, já chegaram os 26 caças prometidos ao governo, agora os próximos 15 dos 36 que restam a serem produzidos serão fabricados em solo brasileiro na fábrica da Embraer, assim num futuro próximo com essa transferência de tecnologias vamos ter toda a base, estrutura e potencial das instalações da Embraer para começar a produzir nossos próprios caças.

Euller

Uai, não eram 2 aviões…. Eu vi notícias e fotos do tal embarque e agora só chega um avião….
Estranho….
Alguém tem algum link de alguma matéria que falava do dia do embarque deles no navio……?

Fernando "Nunão" De Martini

Se você viu fotos de embarque de dois aviões, é porque eventual matéria a respeito (seja na mídia que for) usou fotos de outros embarques em caráter apenas ilustrativo.