Chegou ontem (11/12) ao Porto de Navegantes (SC) o navio MV Florijngracht de bandeira holandesa, trazendo mais um caça Saab F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O avião matrícula FAB 4107 é o oitavo do tipo entregue ao Brasil. O primeiro, FAB 4100, que chegou em setembro de 2020, segue em Gavião Peixoto (SP) vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).

Os demais caças Gripen, FAB 4101 a 4106, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O FAB 4108 deve chegar em fevereiro de 2024.

As imagens foram feitas pelo @Rurikdrone.

Subscribe
Notify of
guest

245 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tallguiese

Achei que viriam dois!

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

é na base do conta-gotas. ROGER that ?

Antonio Cançado

E entupido!

AVISO DOS EDITORES A TODOS:
O COMENTARISTA “ANTONIO CANÇADO” FOI BANIDO POR INSISTIR EM CONDUTA BASEADA EM TROLAGEM, MESMO APÓS DIVERSAS ADVERTÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CORRIGIR SEU COMPORTAMENTO AO LONGO DOS ANOS.

Lte

É, e um “legítimo” caça “naval”…

Enquanto isso outros são entregues voando ou via aérea…

Last edited 11 meses atrás by Lte
Jorgemateus77

Galera negativando….
50 anos atrás os caças da FAB vinham voando transladados do EUA com várias pernadas. Hoje em dia com a modernidade eles vem em 1 mês dentro de navios
É um tanto quanto cômico a passação de pano que a galera aqui faz para nossa “gloriosa” FAB

Lte

Os primeiros Gripens E da FAB nada mais são do que protótipos; células que estão sendo desgastadas em voo de desenvolvimento e resolução de inúmeros problemas inerentes.

Será mais crítico ainda nos Fs.

No fim e ao cabo essas células serão aposentadas bem antes das outras, como em todos os protótipos utilizados em testes de voo,

Joao

???????????
Teoria de bar….

Santamariense

De onde tu tirou isso, meu caro?

Nonato

Muitos dizem que é porque um caça é algo muito “complexo”. Por isso, a fabricação é demorada. Argumento sem pé nem cabeça. O tempo de fabricação de um produto nada tem a ver com sua complexidade. A Ford nos Estados Unidos fabrica 1500 picapes F 150 elétricas por semana. Deve ser muito “simples” fabricar picapes elétricas com baterias capazes de gerar eletricidade para uma casa inteira. Quem diz que produtos “complexos” demoram não tem o menor conhecimento de como funcionam os modernos processos de fabricação. Não se trata de um processo artesanal no qual um profissional vai pegar uma chapa… Read more »

Camargoer.

Segundo a Saab um F39 leva entre 24 a 36 meses para ser fabricado.

Rodolfo

Faz sentido, parece que esse ainda tem a asa anterior ao recente update anunciado. Provavelmente só os exemplares entregues em 24-25 terão a nova asa.

Camargoer.

Sim. Pelo que foi apurado pelo Juliano, lá de Anápolis, a partir do 4109 já estão com as novas asas. Os aviões 4101-4108 receberão as novas asas a partir de 2025. Eu não sei se o 4100 receberá as novas asas. Provavelmente sim.

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal, só pra deixar claro: melhor dizer “novas superfícies de controle” ou “novos elevons”.

Quando vcs falam em “novas asas”, pode ter gente que não acompanhou notícias anteriores e pense que tem que trocar as asas inteiras.

Camargoer.

Ok. Obrigado pela recomendação.

Fernando "Nunão" De Martini

Rodolfo, apenas um aparte:

“Parece” não é a palavra correta nesse caso.

O formato da asa “é” ainda o original do Gripen E, sem os novos elevons.

Além da matéria já publicada na sexta-feira sobre isso, as fotos desta mostram claramente que este exemplar ainda não recebeu os novos elevons (tem matéria aqui comparando o desenho dos novos com os originais).

GNSousa

Em caso de guerra, se precisar de reposição rápida, dá ruim. É melhor se render … rsrsrsrsrs.

Fernando "Nunão" De Martini

Em caso de guerra o importante é ter estoque de peças e produção de itens de maior necessidade de reposição para manter a frota com disponibilidade.

A capacidade de produção será importante para repor as perdas na guerra, mais tarde, ou para conflito prolongado.

Já em período de paz, a capacidade de projetar e produzir no país ajuda a se manter competitivo em áreas da fronteira tecnológica, com impacto em diversas outras, assim como para renovar continuamente os meios.

Idealmente, é claro.

Santamariense

Você sempre compara a fabricação de uma aeronave de caça, uma das mais complexas máquinas produzidas pelo homem, com a fabricação banal de automóveis, onde praticamente tudo é feito por robôs. Você demonstra o total desconhecimento de como é feito um caça.

MMerlin

Lembro que uma vez fui cortar cabelo, e chegou um outro cliente perguntando para o barbeiro se ele conseguia cortar em vinte minutos.

O barbeiro falou naquele tom: “Porra, você acha que aqui eu frito pastel?”

Nada contra a profissão (mesmo porque eu gosto de pastel), mas dependo da liberdade, já uso essa expressão com alguns clientes.

A quantidade de tecnologia embarcada em uma aeronave como essa, é enorme. Apenas o tempo para validações de qualidade deve ultrapassar tranquilo o tempo de 20% da construção.

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra ajudar na discussão:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRmML8Aqc14ov6942zxCEEXSP6rugjvUWMJeQ&s

O infográfico em melhor resolução está na página 6 deste pdf:

https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/article/download/51931/28230

Um caça tem 10 vezes mais componentes que um automóvel e consome milhares de horas-homem que um carro para ser produzido.

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Olá Nunão. Outro ponto importante é lembrar é que os aviões não são produzidos em uma linha de montagem, como carros ou eletrodomésticos. A construção de um caça é mais parecida com a fabricação de um carro de alto desempenho (como uma ferrari ou um carro de corrida da F1) do que com a fabricação de um carro ou um caminhão. Talvez seja mais apropriado comparar com a construção de equipamento agrícola, como aquelas grandes colheitadeiras. Ainda que as peças sejam fabricadas usando equipamentos modernos para o corte das peças, a montagem do equipamento é quase artesanal ainda que empregue… Read more »

Camargoer.

Pastel é muito bom. Ainda que fritar um pastel é algo rápido, é preciso incluir o tempo empregado para preparar a massa, preparar os recheios e montar o pastel. Se for contar o tempo necessário para fazer um pastel, vai levar mais de 20 minutos.

Santamariense

Exatamente!

Nonato

Você demonstra total ausência de compreensão do que falei.
Uma picape F 150 elétrica também tem muita tecnologia embarcada.
Radares, sensores, air bags, freios abs, sistema anticapotamento, fresagem autonoma de emergência, alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego, tráfego cruzado, piloto automático adaptativo.
Sensor de neblina, adaptação para cascalho, neve, neblina.
E produzem 1500 por semana em uma única fábrica.
Isso dá um nó né.

Mota

Nonato,

Existe muita logística envolvida para a fabricação de um caça, além da alta tecnologia aplicada, são vários fabricantes de várias partes do globo que se utilizam de componentes sensíveis e que normalmente produzem seus equipamentos somente por encomenda, não os mantendo em estoque em razão da evolução dos próprios. Pior fica ainda quando existe a variação nas condições de pagamento que derrubam toda a cadeia produtiva. Se tivéssemos uma cadência de pagamentos penso eu que este prazo seria mais reduzido.

Forte abraço.

Mota.

Nonato

Sobre vários fornecedores e encomendas o contrato foi assinado em 2013.
Muito tempo para se planejar e encomendar motor, radar e avionicos.

Luís Henrique

A produção do caça tem que ser economicamente viável. A SAAB possui uma encomenda de 96 caças (60 para a Suécia e 36 para o Brasil). Não compensa investir em uma instalação com maquinários e funcionários para produzir 50 caças por ano, simplesmente porque esta grande instalação seria utilizada por apenas 2 anos e depois teria que demitir todo mundo. A Dassault na época que o Rafale não estava conseguindo nenhum contrato de exportação, avisou o governo francês que a taxa de produção mínima para se manter toda a estrutura economicamente viável, era de 11 aeronaves por ano. E manteram… Read more »

Victor

Ótima explanação, muito bem explicado. Penso que se passa o mesmo na produção dos Su-57. Se fosse uma exigência o recebimento dos 36 gripens em 1 ano, com certeza eles seriam mais caros pois envolveria tudo isso que você falou

Nonato

Estrutura? Que Estrutura?
Um galpão?
Que máquinario?
Acho pior é ter um equipamento que corta e molda chapas para fazer uma fuselagem por mês quando poderia fazer 100 em uma semana…
Quanto aos funcionários é questão de processos de trabalho.
Se você monta um processo que exige um funcionário colocar milhares de rebites, ou puxar centenas de fios ao longo da asa.
Tem que melhorar esses processos.
Algo mais enxuto.
Dentro do possível asas inteiriças.
O equipamento que fabrica a asa já poderia cortar e moldar uma peca única ou quase única.
E não 500 peças para montar.

Sergio Machado

O tempo de fabricação de um produto nada tem a ver com sua complexidade“.

Essa foi ótima.

Camargoer.

Olá Seŕgio. A complexidade pode ou não afetar. Por exemplo, a fabricação de um notebook é relativamente rápida, porque as peças estão padronizadas e o projeto otimizado. AInda que um microprocessador seja extremamente complexo, esta etapa pode ser ignorada no contagem do tempo de fabricação, já que a fábrica de computador compra o dispositivo pronto, o qual é fabricado em série. Agora, se for incluir o tempo usado na fabricação do processador e das memórias no tempo de fabricação do celular ou do computador, ai já começa a ficar diferente. Uma mesa é um objeto de baixa complexidade. Pode ser… Read more »

Nonato

Sim. Para quem não entende. Talvez demore mais tempo para um artesão fazer uma rede de dormir à mão do que para fabricar um chip. “Complexidade”, alta tecnologia nada tem a ver com tempo de fabricação. A Complexidade está no projeto. Depois de pronto o projeto é só executar. Há 50 anos, muita coisa funcionava à base de transistores. Instalar transistores numa placa dava trabalho. Hoje, colocam um milhão de transistores num chip e com certeza a fabricação do chip é muito mais rápida. Um técnico montar um radar de alta tecnologia num avião não tem que demorar um ano.… Read more »

Marcelo Andrade

Acredito que voce tenha visto o cronograma de entregas né?

Camargoer.

Na recente matéria “IMAGENS: Caça Saab F-39 Gripen com tanque externo centerline” de 08 de dezembro, o colega Juliano já tinha informado que seria apenas o 4107. Segundo ela, o 4108 chegará em fevereiro. O 4109 e 4110 também serão entregues em 2024, já com a nova asa. Os aviões 4101~4108 vão receber o upgrade das asas a partir de dezembro/2024.

Funcionário da Petrobras

Também achamos.
Pegadinha do Mallandro, ié ié!
E ainda falam que o cronograma está sendo cumprido no prazo.

Alexandre

Está. A Saab está entregando conforme programado. Mas lembre-se que existe a COMFIREM da FAB na Suécia e que uma coisa é a Saab entregar. Outra coisa é a FAB despachar as aeronaves para o Brasil.

Renato

Pessoal já tem essa carteirada do cronograma prontinha toda vez..
Entendam, o cronograma é LENTO, MUITO LENTO… Em letras garrafais mesmo.
Sim, a FAB aceitou isso em troca da suposta ToT etc… etc..
Gosto do Gripen, mas convenhamos, fosse F-18 ou Rafale já teríamos todos (ou quase) operacionais e já estudando tranquilamente o segundo lote.

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Matheus

Parece aquelas crianças que colocam as mãos nas orelhas e começam a espernear. BUÁAA BUÁAA BUÁAAA.

André Sávio Craveiro Bueno

Todos sabemos que as entregas estão e vão continuar lentas. Seja qual for o motivo, e normalmente é financeiro, cabe à FAB a alteração ou não do referido cronograma. A nós cabe admirar as belas linhas da aeronave.

Nonato

O pagamento não começaria após a entrega do último caça?
A saab já viu a cor do dinheiro?

Camargoer.

Não. O financiamento foi assinado em agosto de 2015. A primeira parcela foi paga no fim de 2015. Desde então tem sido feito um pagamento semestralmente. A última parcela será no fim de 2028.

Santamariense

Não. Isso já foi falado dezenas de vezes aqui.

Nonato

Leio quase todas as matérias.
Não vi nada disso.
Muito menos dezenas de vezes.
Alguns dizem que a demora decorre do orçamento.
Mas se prevaleceu (se) a ideia inicial de primeiro pagamento após a entrega da última aeronave, orçamento não seria problema.

André Sávio Craveiro Bueno

Não sei dizer.

rosario

entao os suecos tambem estao atrasando os pagamentos deles, porque ate agora os deles tambem estao no piga-pinga.

Camargoer.

Olá Rosário. Teria que verificar, mas é provável que o contrato dos F39E suecos seja direto entre a Saab e o governo sueco, como é o caso dos Kc390 da FAB.

FInanciamento é feito para exportação e importação. Geralmente, quando um governo local faz uma compra, é a empresa que obtém um financiamento com um banco de fomento para começar a produção.

Henrique

mas convenhamos, fosse F-18 ou Rafale já teríamos todos (ou quase) operacionais e já estudando tranquilamente o segundo lote.”

É a gente teria os f18 embargados pela posição pro-Rússia do goverbo e o rafales nem sairiam do chão de tão caros kkkkkkk

Sergio Cintra

Os portugueses, húngaros, holandeses, austríacos, checos e coreanos também devem achar a mesma coisa sobre o “390”!
Contrato assinado, observações e criticas inúteis a comentar.

Tem matéria ainda na primeira página informando isso. É só ler.

Funcionário da Petrobras

Li e comentei lá moderador, você que não leu pelo visto né?

Last edited 11 meses atrás by Funcionário da Petrobras

Li sim, por isso perguntei.

Qual a novidade de seu comentário em relação à confirmação, com fotos, da matéria que já tinha trazido a informação?

Funcionário da Petrobras

Então leia de novo e verá que comentei.
CTRL+F ajudará a você a achar meus comentários colocando “Funcionário”.
Por fim, quanto ao meu comentário acima, foi uma resposta ao do colega Tallguiese, não pra você.

Last edited 11 meses atrás by Funcionário da Petrobras

Ué, e eu comentei o seu comentário e o dele também ao mesmo tempo, ou seja, a sequência da conversa. Algum problema?

Funcionário da Petrobras

Leia como quiser moderador, apenas seja menos arrogante e respeite o comentário dos outros.

Arrogante?

Por acaso te ofendi no comentário em que sugeri, a ambos da sequência de comentários, a leitura de matéria anterior que traz mais detalhes a respeito de ter vindo apenas uma aeronave desta vez?

Ofendi ao outro comentarista também?

Chamei alguém de alguma coisa como você me chamou agora?

Só faltava essa. Sugestão de leitura virar arrogância ou desrespeito a comentário alheio.

Funcionário da Petrobras

Primeiro comentário seu:
“Tem matéria ainda na primeira página informando isso. É só ler.”

Last edited 11 meses atrás by Funcionário da Petrobras

Pois é. Informação a ambos sobre matéria com mais informações.

De fato, só pode ser muita arrogância e desrespeito de minha parte sugerir uma matéria para lerem mais a respeito. Quanta ofensa…

Funcionário da Petrobras

Sim, a denotação da sua frase foi arrogante.

Ah, tá. Meu comentário dando sugestão foi arrogante.

O que dizer então da meia dúzia de comentários seus, na sequência, dando ordens (leia isso, seja aquilo etc)?

Camargoer.

Olá Nunão. A arrogância é um privilégio que se conquista.. riso. Adoro esta frase.

Antonio Cançado

Pois é, a prioridade são os altíssimos salários e as mordomias, benesses e vantagens da alta oficialidade e dos funcionários das estatais, como bem se sabe…

Nonato

E do STF

Rinaldo Nery

Altíssimo salário, pra mim é 50 mil, líquido, ou mais. E pra você?

Alex Tiago

Eita como a visão da discrepância salarial. Pra uns acima de 50 mil apenas e altos salários pra outros que recebem 5000 pra não fazer nada de muito útil já tá bem pago e feliz. Concordo parcialmente que tem muita gente recebendo o que não merece e que também não faz por merecer e outros consegue bons resultados porém não há uma matemática básica pra definir quem merece e quem não merece as vezes os arranjos políticos facilitam essas benefícies.
Qualquer um no governo que ganhe acima do teto salarial teria que merecer.

Rinaldo Nery

Nenhum militar recebe acima do teto. Longe disso.

Joao

Eu devia ter feito prova pra AFA… a AMAN tá pagando bem menos…. Kkkk

Funcionário da Petrobras

Enquanto funcionário de estatal ou militar recebe salário, ao seu ver alto, empregados privados (em parte, não todos) têm suas mordomias graças à custa de sonegação fiscal, né?
Toda empresa privada que trabalhei, antes de prestar concurso, sonegava tributo.
Como falaram acima, “altíssimo salário” é genérico, posso considerar um salário acima de R$ 2 mil como altíssimo também.
E aí?

Last edited 11 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Jorgemateus77

O cronograma sempre será cumprido no prazo…. se alteramos ele de última hora sempre, é claro

George

Igual aos lotes de caças para a Rússia. De dois em dois.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

Vão vindo de 1 em 1, quando chegar o ultimo estará em tempo de trocar toda frota .
( vou rir pra não chorar )
tem conversar com o ¨Andrade¨ pra liberar mais cascalho

Marcelo

A entrega acontece de acordo com o pagamento.
Pagou menos recebe menos aviões.
Pagou adiantado recebe várias aeronaves o mais rápido possível.

Camargoer.

Não. O contrato de financiamento foi feito com o banco sueco. São duas parcelas anuais até 2028.

O cronograma de entregas é negociado entre a Saab e a FAB.

O banco recebe as parcelas da FAB como determinado no contrato, já a liberacdo gos recursos para a Saab são feitos em função do cronograma de execucao.

Por exemplo, no caso do BNDES, dependendo do valor, o banco libera 109% do valor para a empresa, ou libera em parcelas, mas sempre em função do cronograma de fabricação do contrato.

rosario

a suecia tambem esta pagando menos?

Camargoer.

O valor do contrato depende do que está sendo adquirido. No caso da FAB, o valor do programa Fx2 envolve armas, treinamento de engenheiros, pilotos, mecânicos, sistema de simulação, etc…

Eu estou ansioso por informações sobre o valor do aditivo que talvez seja assinado para aumentar o número de F39. Dai saberemos o valor do avião sem penduricalho.

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Acho que é o último, restos serão mantados aqui …

Santamariense

Não é o último. Ainda faltam vir pelo menos 5 E e 8 F da Suécia.

Rui Chapéu

Olha ai o modelo Putin de lotes de uma unidade!!

Camargoer.

Depende do que você chama “lote”. No programa F39, os aviões do “primero lote” são os 36 comprados no contrato assinado em 2014 com financiamento do banco sueco. Então, temos entregas dos aviões do primeiro lote. Em algum momento, alguém pode sugerir que sejam “sub-lotes”. Se cada entrega for definida como sendo um “lote”, então estas 36 aeronaves seriam lotes do primeiro contrato. Então, o 4107 seria o quinto lote do primeiro contrato… ou seria a quinta entrega do primeiro lote… ou o quinto sub-lote do primeiro lote… ou seria a sétima unidade do primeiro lote… creio que esta última… Read more »

Jaiminho

Pois é. Parece até que estão entregando lotes de sukhois no lugar dos “Gripadinhos”.

737-800RJ

Se acredita que o RCS do “Gripadinho” seja muito menor do que a maioria dos caças russos em operação… Junte a isso o Meteor, que é considerado o que existe de mais moderno em míssil BVR, e eu te digo que apostaria no “Gripadinho” de olhos fechados!

Jaiminho

Eu não sei de onde você deduziu que fiz algum comparativo ou demonstrei preferencia por alguma das aeronaves citadas.

Last edited 11 meses atrás by Jaiminho
Andre Oliveira

1? #$%

Gabrieltito23

O que será que vem junto com esse navio? Não iam deslocar um navio desse tamanho pra entregar um avião so

Funcionário da Petrobras

O navio foi para Atucha, porto que fica nos arredores de Buenos Aires.
Provavelmente trouxe carga da Europa para Argentina ou foi carregado em Navegantes para entregar lá.

Last edited 11 meses atrás by Funcionário da Petrobras
BK117

Eu esperaria pra mandar 2 pra aproveitar o frete. O 4100 tudo bem: unidade de testes, lançar o GFTC e tal. Agora, para aeronaves de linha, queria saber o que justifica o frete de somente uma unidade.
Enfim, não quero reclamar. Estou feliz que recebemos mais uma unidade.

Vitor Botafogo

Pois é. Se bobear era até melhor vir voando.

Camargoer.

É possível. Os F5 “agressores” vieram dos EUA para o Brasil voando, sem sonda de reabastecimento. Creio que os Mirage2000 também vieram voando. Os MirageIII vieram desmontados em aviões C130. Acho que os F5E novos também vieram voando, mas teria que checar.

Os Mirage2000 voaram até a Argélia ou Marrocos, não lembro agora, e depois cruzaram o Atlântico, pousando em Natal. Não fizeram Revo, ainda que possuíssem esta capacidade.

Fernando "Nunão" De Martini

Os caças Mirage 2000 vieram voando e os F-5 comprados novos na década de 70 também (assim como os ex-aggressor comprados no final dos anos 80). Os F-5 comprados da Jordânia vieram de avião.

Camargoer.

Lembrei que os A4K da MB vieram de navio.

Jorgemateus77

F-5 da Jordânia vieram de Antonov lá pelos idos de 2008/2009.
Pousaram em Guarulhos ou Campinas, salvo engano.
Os F-5 americanos vieram nos idos da década de 70 voando em várias pernandas (américa central e manaus, basc ???)
Os Gloster Meteor salvo engano vieram voando da Europa tb salvo engano

Camargoer.

Acho que o Glostes veio desmontado. Ocorreu agora lembrar que eles foram montados no Campo dos Afonsos, mas eu teria que checar isso… mas tenho quase certeza que vieram desmontados.

pampapoker

Vieram desmontados

Camargoer.

Obrigado Pampa.

Fernando "Nunão" De Martini

Os caças Gloster Meteor vieram por via marítima.

Santamariense

Os Mirage 2000, acompanhados por um KC-135 francês, saíam de Orange, voavam até Dakar e dali cruzavam o Atlântico até o Brasil.

BK117

Caros, um belo vídeo do traslado dos Mirage:
https://www.youtube.com/watch?v=zcrbsH4Om7c

Rinaldo Nery

Todos os F-5 vieram voando.

Santamariense

Os 11 ex-Jordânia vieram de Antonov. Mas, se levarmos ao pé da letra, também vieram voando…hehehe

Camargoer.

Olá Rinaldo. Obrigado.

Leo

Uma dúvida, já foi definida qual será a cor dos caças? Vai ser que estão sendo entregues?

Fernando "Nunão" De Martini

Leo, os caças Gripen da FAB estão sendo todos entregues com o mesmo padrão de camuflagem.
Portanto esse foi o padrão definido.

Leo

Ok, agradeço a informação.

Camargoer.

Nada impediria da FAB em algum momento mudar o padrão… lembro que os MirageIII vieram em alumínio polido e depois foram pintados de cinza. O AMX era para ser camuflado, dai recebeu uma pintura simples que acabou ficando com a pintura camuflada verde-cinza.

Provavelmente, os F39 ficarão cinza mesmo

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, nada impede que alterem o padrão de pintura mais pra frente.
Mas a pergunta foi se já tinham definido. Definiram há anos.

Camargoer.

Pois é. Eu também acho que o padrão cinza fica definitivamente.

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que não.

É incomum uma aeronave da FAB servir por 30 anos ou mais com o mesmo padrão de camuflagem. O Xavante foi uma das exceções. Quem está firme e forte com a mesma camuflagem desde o início é o A-29. De resto, o mais comum é mudar ao longo do tempo.

Acho muito provável que, ao longo da vida útil esperada do Gripen na FAB, outros padrões de camuflagem sejam usados. Foi assim com com A-1, com F-5, com Mirage III, com Meteor, com P-47, P-40, para citar os aviões de combate mais famosos.

sergio 02

Segundo simulações feitas aqui mesmo no site com a ajuda do (Command Modern Operations ) esses 07 armados com os meteor , já e mais que suficiente pára dar conta dos Su-30 dos venezuelanos.

Vitor Botafogo

Estamos formando doutrina ainda, conhecendo a fundo o caça. Totalmente prematuro. Mas em caso extremo os pilotos possuem conhecimentos de tatica BVR e são experientes.

Celso

Com IRTS.

Marcelo Baptista

Oia, não que veio mesmo, ehehe

Leonardo

Eu, particularmente, não acredito mais em segundo lote, e acho q nem a fab, por isso, parecem estar tentando aumentar o primeiro lote no máximo que der. Com essa cadência de entrega nem é prudente se comprometer com um segundo lote, até todos serem entregues, muita coisa pode acontecer. Aquele cronograma de entregas até 2027, com 20 aviões no último ano é pra inglês ver, claramente empurraram para o próximo governo, e se conseguir aumentar pra 50 podem esperar mais 10 anos de entregas. Se fosse eu, compraria o máximo de aviões que o acréscimo de 25% der, sem armamento… Read more »

Jonas

Enfim , um comentário racional e real. 2030 ,com sorte,creio serão entregues as últimas unidades do primeiro e talvez,último lote da Saab. Um vetor que apenas Brasil e Suécia ( como reserva ) , utilizarão. Todos estão comprando F-35.
E quando estivermos com as 36 unidades , países desenvolvidos ,já terão operacionais vetores de 6a. Geração…

Felipe Salles

Pode parar, amigo, não existe nenhum avião de “6a geração” no planeta… A Suécia até saiu do programa Tempest e não deu qualquer pista que tenha qualquer interesse em adquirir F-35…

Santamariense

“… não existe nenhum avião de “6a geração” no planeta…”

Operacional, não. Mas, em fase de projeto e desenvolvimento, sim. Inclusive já teria ocorrido voo de demonstrador de tecnologia.

André Sávio Craveiro Bueno

O que caracteriza um caça de 6a geração?

Santamariense

Propulsão, furtividade, armas avançadas e design mais aprimorados ainda do que os de 5ª geração e o principal que é operar em missões conjuntas com aeronaves colaborativas não tripuladas, atuando uma “estação de comando” para estas aeronaves.

Leonardo

Não dá pra cravar 6° geração, mas se o primeiro lote chegar nos 50 não espero o fim das entregas pra antes de 2033, e até lá pode ter coisa mais interessante pra comprar (ou não).

Sempre fui a favor do segundo lote,mas com essa cadência de entrega pode se tornar inviável!

Camargoer.

Vixe. meu celular ainda é 4G…

André Sávio Craveiro Bueno

A cadÊncia depende das encomendas que, por sua vez, depende de financiamento. Se tivéssemos encomendado 150 unidades com entrega para trÊs anos, a SAAB entregaria os 150 em trÊs anos, com todos os custos devidamente calculados, inclusive, claro, o da linha de produção. Nesse exercício pedagógico, ela teria que entregar 50 unidades/ano ou pouco mais de 4unidades/mês, a depender da organização dela e dos fornecedores. E tudo depende de $$$

Felipe

Vamos utilizar o Gripen como ponta de lança por um bom tempo e duvido que fique em 36 unidades. Não gostou apague a luz…

Camargoer.

Segundo o atual cronograma, o avião “36” será entregue em 2028. Caso a FAB assine um aditivo para outras 12~15 aeronaves, como vem sendo discutido, então é verdade que as unidades adicionais serão entregues até 2030 ou até 2031. Se a FAB assinar um segundo contrato, entao é possível que os aviões continuem sendo entregues até 2035 ou 2036. Então, a data de entrega do último F39 vai depender do número total de unidades compradas; Hoje, a previsão é que o último F35 seja entregue entre 2041~2042, quase 15 anos depois de encerrada a fabricação dos 36 aviões F39 contratados… Read more »

Jorgemateus77

Caça de 6ª Geração substituir o Gripen ? Onde ? No Brasil certo que não hahaa Perdemos a oportunidade de regular nossa defasagem perante as principais nações do mundo no quesito vetor de superioridade aérea quando optamos por um caça de 4ª geração (gourmetizado como 4.5ª) ao invés de pelo menos tentarmos entrar no projeto F-35 quando há alguns anos atrás estavam procurando nações colaboradoras. Hoje essas nações (como Itália, Inglaterra, Israel) estão com caças de 5ª geração plenamente operacionais (com vários ainda sendo introduzido) e a FAB tá no conta gotas para tentar criar doutrina pro Gripen. Nos idos… Read more »

Rinaldo Nery

Rapaz, você é mais um dos que odeia a FAB. Têm algum motivo oculto?

Camargoer.

Caro….. faça as contas. O F39 está entrando em operação na FAB em 2022, se quiser usar 2020 para simplifica também pode. Em 2030 ele esta plenamente operacional. Considerando uma modernização de meia-vida em 2040~2045. Provavelmente, a substituição do F39 começará em 2050~2055. A produção do F35 deverá ser concluída em 2040~2045. Em 2050 ou depois disso, estará disponível uma família de aviões que começarão a ser desenvolvidos a parir de 2030. Poderão ser 5G. 5G+, 5G++ ou 6G. Eu não tenho ideia. Sobre o Programa F35, o Brasil não foi convidado para participar do desenvolvimento do avião. Lá no… Read more »

Bjj

O cronograma mais recente prevê 11 caças no último ano, parte fabricados na Suécia (versão F) e o restante no Brasil. Nenhum cronograma prevê a entrega de 20 caças num único ano.

Santamariense

Que seja. Mesmo 11 é um número bem alto de entregas para um ano só, fora do padrão de todos os programas recentes da FAB, seja H225M, KC-390 e o próprio F-39.

Leonardo

Já tem um cronograma novo que foi apresentado recentemente em um slide, são 4 em 2026 e 20 pra 2027, e como o amigo disse acima mesmo se fosse 11 já seria um número bem alto e destoante dos demais anos

bjj

Você tem alguma fonte ou sabe a mais ou menos a data que isso foi divulgado? Essa matéria é de agosto e o cronograma estipula 11 unidades para 2026 e outras 11 para 2027.

https://www.aereo.jor.br/2023/08/11/cronograma-de-entregas-do-f-39-gripen-e-kc-390-millennium/

Leonardo

No canal do Caiafa recentemente ele passou esse slide numa live: https://www.youtube.com/live/6EkeCRT09a0?si=WRnSqTmTqQOVgmFl

bjj

Realmente, nesse link consta, aos 22 minutos para quem quiser ver, a entrega de 20 unidades para 2027. Das duas, uma: ou o comando da FAB está completamente “fora da casinha” achando que vamos pular de um ritmo de entrega de 2 a 4 unidades por ano para 20 unidades no ano de 2027, ou é um erro grosseiro, nível daquele que colocou o F-16 como um caça da FAB numa apresentação recente.

De qualquer forma, sugiro aos editores, se possível, uma matéria esclarecendo esse assunto.

Santamariense

Na apresentação feita pelo Comandante da Aeronáutica na CREDEN do Senado, no último ano (2027), serão entregues 9 E e 2 F. Qualquer outra coisa dita à respeito não é oficial. Agora, se isso vai acontecer, um número tão discrepante do que vem sendo feito, é outra história.

Leonardo

Pra mim, o governo atual se comprometeu com aqueles números até 2026 e jogou o resto pra 2027, quando trocar o governo vão fazer outro cronograma, dividindo esses 20 aviões nos próximos 4 anos

Rinaldo Nery

Esse Caiafa sabe tudo! Almoça com o AltCom todo dia…

Bardini

“2024: 02 aeronaves;
2025: 02 aeronaves;
2026: 04 aeronaves; e
2027: 20 aeronaves.”

Sergio Cintra

Passando só para lembrar, que serão 2 linhas de “montagem” e os suecos reescalonaram a deles, com as atualizações dos “C’s”. Para considerar os números comentados.

Felipe

O problema é que não demandamos só caças, mas também mais fragatas no programa Tamandaré, e mais blindados e outras coisas no Exército, pra dizer o mínimo. Por isso creio que aumentar de 36 para 50 o número de Gripen e de 4 para 6 o de fragatas Tamandaré já será uma grande coisa neste período até 2026.

Vitor Botafogo

Muita gente falando que a entrega esta no cronograma, mas está no cronograma da Revisão 3 ou 4. Já era pra termos recebido muito mais unidades. Sinal claro que o orçamento está apertado e que mais uma vez as entregas vão se esticando, muito longe do que precisamos.

Fabio Araujo

Esse veio com as últimas atualizações? Foi dito que as atualizações serão aplicadas no futuro nos que já recebemos, mas deu tempo de já colocar nesse?

Fernando "Nunão" De Martini

De que atualizações você está falando?

Renato

Creio que o amigo esteja perguntando sobre os novos elevons, o assunto mais recente.
Se for, a resposta está aqui mesmo no Aéreo.

IMAGENS: Caça Saab F-39 Gripen com tanque externo centerline – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa (aereo.jor.br)

Fernando "Nunão" De Martini

Também acredito que seja isso, mas perguntei porque é sempre melhor dar uma resposta específica a pergunta mais específica. (Ainda assim, 4 haters negativaram minha pergunta – não que eu me incomode com isso – vai entender…)

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
LeoRezende

Pois a mim incomoda saber que na era da informação,exista quem negative uma simples indagação,seja sobre o que for. Chega a ser anacrônico…
Só por isso,vou perguntar: É possível fazer com que os autores das interações não o façam de forma anônima?
Só não sei se alguns teriam maturidade para assumir suas opiniões.

Camargoer.

Olá Leo. A trilogia já testou umas alternativas…. tipo excluir as negativações e deixar apenas o “joinha”. Teve um período que excluiu as duas coisas.

Eu ignoro.

Santamariense

Quando o 4105 e o 4106 foram entregues, teve um comentarista aqui no Aéreo que afirmou e reafirmou, de forma taxativa, que aqueles eram os últimos Gripen entregues desta maneira, montados e prontos. Ele garantiu que os próximos (do 4107 em diante) viriam desmontados e seriam montados no Brasil . Na época eu argumentei que ele deveria estar enganado, que o Brasil iria produzir vários exemplares na linha de GPX e que, talvez, ele tivesse se confundido. Mas, ele foi irredutível. Gostaria de saber o que ele teria para dizer agora …

Leonardo

Vão ser 15 unidades montadas no Brasil,então pelas minhas contas tem mais 13 (5 Gripen E e 8 Gripen F) pra vim da Suécia

Santamariense

Exato. Do lote do contrato em vigor, 8 E já foram entregues. No Brasil serão produzidos 15 E. Os outros 5 E e os 8 F virão da Suécia.

Rinaldo Nery

Vir, não “;vim”.

Fabio

Pode ser impressão minha mas a Saab deve estar priorizando acelerar a entrega dos 50 gripens dela por motivos de força maior e seguindo sem pressa e a risca o cronograma de entregas nosso.

Fernando "Nunão" De Martini

Até o momento só entregaram um exemplar de produção para a Força Aérea Sueca, e mais de meia dúzia ao Brasil. Os anteriores entregues à Suécia foram protótipos.

Jonas

A Suécia,que não é tola , vai comprar F-35. Os ‘Grifos’ ,serão reserva técnica…

Fabio Araujo

A Suécia já esta num projeto com outros países europeus de um caça de 6ª geração, vão continuar com o Gripen e investir nesse projeto não tem espaço para investir no F-35!

Felipe Salles

Ela já pulou fora do programa Tempest….

Felipe Salles

De onde vc tirou este “fato” aí em cima, amigo? Isto é algo que vc “sabe”, ou é algo que vc “espera que aconteça”? Sao muitas coisas diferentes…

Camargoer.

A Suécia só tomara uma decisão sobre o próximo caça em 2030. Há uma matéria dobre isso aqui no “Aéreo”

Santamariense

São 60 para a Suécia, não 50.

Dimas

Mais um lote!

Patta

Quais mísseis vão equipar essas máquinas?

Leonardo

Por enquanto iris-t e meteor

The Brazilian Gripen

Elevons maiores?

Fernando "Nunão" De Martini

Neste não. Tem matéria anterior (de sexta-feira passada) falando mais sobre isso.

Wilson

Em maio foi inaugurada a linha de montagem da EMBRAER. Alguém sabe se já há previsão de entrega do primeiro montado no Brasil? Pode ser uma forma de agilizar as entregas.

Matheus

no tenemos dinero.

Camargoer.

Um F39 leva entre 24 e 36 meses. Se a linha de montagem foi inaugurada este ano, então a previsão de entrega do primeiro F39 montado aqui deve ser em 2025.

Fernando "Nunão" De Martini

A linha foi inaugurada com células já em montagem. Então teoricamente pode até ser 2024. Mas é melhor raciocinar com 2025 mesmo, como você escreveu.

O grosso das entregas da linha de montagem da Embraer claramente será nos últimos anos do cronograma.

bjj

“A linha foi inaugurada com células já em montagem. Então teoricamente pode até ser 2024. Mas é melhor raciocinar com 2025 mesmo, como você escreveu”

Nunão, tem alguma ideia de quantas células já estavam sendo montadas?

Fernando "Nunão" De Martini

Atualmente são duas estações de montagem. Cada uma comporta uma célula.

Tem matéria aqui com fotos.

Camargoer.

Oi. Segundo a Saab, um F39 leva de 24 a 36 meses para ser construído. Contudo apenas uma fração disso é feito na estação de montagem. Antes, as partes estruturais sai fabricadas individualmente. Depôs são montadas. Isso é feito fora da estação. Então a aeronave é colocada na estação. Depois ela é retirada e finalizada fora da estação. O tempo de fabricação depende do tamanho da equipe.

Rinaldo Nery

Se o Nonato for gerenciar a linha de produção entrega em seis meses! “É tudo muito simples”. Aviões Lego.

Santamariense

Não, se ele for o gerente, entrega todos os que faltam em 6 meses. Se vão poder voar, aí já é outra história …

Nonato

O normal é demorar 2 anoa para construir um caça.
Abra sua mente.
Não fique preso a conceitos ultrapassados.
Demorar 10 anos para entregar um lote de caça nada tem de modernidade.
O moderno e o complexo são rapidos.
Lentidão não é sinal de modernidade.

ChinEs

O Maduro esta morrendo de medo…

Fabio Araujo

Se levar a tecnologia embarcada e as armas o nosso Gripen estão a frente dos SU-30 venezuelanos por serem décadas mais novos, não me lembro dos SU-30 terem passado por algum upgrade, por exemplo o míssil BVR deles tem alcance menor e menos medidas de contramedidas eletrônicas que o Meteor.

Felipe

Não só isso, o radar dos nossos Gripen é superior ao dos Su-30 da Venezuela!

Madmax

Junta todos, carrega com o tiver de míssil aí e manda pra Roraima que o negócio vai ferver. Como diria Raul
“Eu sou astrólogo e vocês precisam acreditar em mim”

BVR

Cara, mas que agonia dá isso. Já era ruim chegar de dois em dois, agora chegando apenas um quase acaba com a euforia. Dúvida. Existe um setor da Fab lá na Suécia responsável por liberar o avião para entrega (verifivcar se está tudo ok com a aeronave para o embarque) ? Exemplo, a Saab ter aprontado, realmente, 2 gripens e o responsável da Fab pelo recebimento lá na Suécia ter vetado a entrega porque notou algo (uma mossa na fuselagem ou um arranhão na pintura da sob a asa esquerda) que invalidaria o recebimento. Assim, uma aeronave ficaria para corrigir… Read more »

Rinaldo Nery

Não. Não amassa nem risca na entrega. Sim, essa é uma das missões da COMFIREM (Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material).

BVR

Cel., obrigado pela interação.

Foi só um exemplo porque, realmente, não faço ideia do que invalidaria um recebimento. Assim, acabei usando o exemplo mais elementar. Rsrsrsr…

Saudações.

Camargoer.

Olá BVR. Quando o avião chega em Navegantes, o pessoal da Saab está presente. Eles supervisionam o desembarque e o translado. Eles aparecem com coletes nos vídeos. A FAB faz a segurança e também colabora com a equipe da Saab. Acho que foi o 4103 ou 4104, não lembro exatamente, teve um problema no translado. A roda dianteira ficou presa em um bueiro. Levou um tempão para o pessoal conseguir soltar sem danificar o aparelho. Depois que o avião é levado para o aeroporto, a equipe da Saab e da Embraer preparam a aeronave para voar para Gavião Peixoto. Lá,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Só mais um aparte: os voos de entrega a partir de Navegantes já tem sido diretos para Anápolis.

Camargoer.

OK.

Santamariense

Falando em COMFIREM, procurei e não achei nada sobre ela na Suécia. Lembro que na época do recebimento dos Mirage 2000 na França, tinham muitas informações, imagens, etc, sobre aquela na França.

Rinaldo Nery

Chamamos GAC, também. Grupo de Acompanhamento e Controle.

Santamariense

Ah, sim. Por essa designação encontrei. GAC-SAAB. Inclusive, abaixo coloquei a portaria do Comaer referente à nomeação do futuro novo chefe do GAC-SAAB: PORTARIA GABAER No 947/GC1, DE 16 DE JUNHO DE 2023. O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, de acordo com a delegação de competência constante no Decreto no 8.798, de 4 de julho de 2016, resolve: DESIGNAR, por necessidade do serviço, o Coronel Aviador LEANDRO BARBOSA FERREIRA PINTO (Nr Ord 3052249/COPAC) para a função de Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle – GAC-SAAB, na cidade de Linköping, Suécia, de acordo com as datas abaixo relacionadas: I – 17 de… Read more »

Rinaldo Nery

Se tivesse permanecido na ativa, provavelmente, teria sido o chefe do GAC-A-Darter, em Johannesburg.

Santamariense

Boa!!

Franklin

Seria possível algum(s) virem voando junto com os da comitiva da Suécia q vão participar da CRUZEX 24?

Fábio CDC

Talvez sim mas convém trazê-los de navio. Elimina o risco de perdas e como é transportado embarcado, temos a vantagem de receber algum tipo de Seguro caso algum sinistro ocorra.

adriano Madureira

Sério?! Só um?!

Um navio desses sair da Suécia somente para trazer uma aeronave, que desperdício.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Baptista

Duvido que o navio tenha saído do porto apenas com a aeronave como carga.
O transporte marítimo é o mais barato, comparando o custo por tonelada embarcada.
Mas sempre existe a possibilidade de o frete do navio já ter sido contratado, limitando o espaço para o transporte de uma aeronave como o Gripen.
Pode ser por isto que a outra unidade só virá em fevereiro.
Minha opinião.

Last edited 11 meses atrás by Marcelo Baptista
USS Independece

Quando chegar o ultimo caça os primeiros já estarão em tempo de meia-vida.

Fernando "Nunão" De Martini

Meia-vida eu acho exagero.
1/4 de vida é o mais provável.

Santamariense

Perto de uma inspeção nível Parque, talvez. Motores passando por primeira revisão total, também.

Luís Henrique

Alguns Eurofighter T4 estão sendo adquiridos para substituir Eurofighter T1. Ou seja, a linha de produção está ativa há mais de 30 anos.

Não é economicamente viável para a SAAB montar uma estrutura gigante, com maquinários e milhares de funcionários para produzir os 96 Gripen E contratados em 1 ou 2 anos e depois fechar a linha de produção.

Com uma linha de produção menor, mais enxuta, as entregas anuais são menores, mas a linha de produção fica ativa por mais anos, dando tempo para a SAAB conseguir mais contratos de exportação.

Bernardo S.Santos

Isso não beneficia a FAB apenas a Saab que mantém seus colaboradores na ativa. Quanto mais tempo demora a entregas dos caças mais prejudicada saí a FAB por não conseguir a doutrina da aeronave necessária. Tardar demais a entrega também faz com que o caça num período não tão longo já precise passar por upgrade sendo um custo a mais pra FAB antes mesmo dela ter a quantidade de gripen que ela deseja.

Fernando "Nunão" De Martini

Bernardo,
As diversas mudanças no cronograma foram negociadas entre FAB e Saab.

Bernardo S.Santos

Pela questão orçamentária da FAB. A Saab alguma vez atrasou pelo andamento do projeto sendo responsabilidade dela? Alguma dificuldade no projeto? Já passou de uma década de desenvolvimento e parece que o caça ainda não está pronto tanto que os caças mal chegaram e terão que passar por upgrade na asa como bem vcs noticiaram aqui

Fernando "Nunão" De Martini

Como todo projeto, houve dificuldades de desenvolvimento. Há responsabilidades de parte a parte por atrasos, até onde sei (há mais de uma matéria aqui falando da mudança no cronograma por conta de readequação orçamentária). Ainda assim, nada disso foge muito do tempo de desenvolvimento de diversos outros caças ou de versões radicalmente novas. Foram completados 9 anos desde a assinatura da encomenda e cerca de 8 desde o início da efetivação do contrato e da assinatura do financiamento. A FAB optou por um caça que oferecia mais participação no desenvolvimento justamente por ele não estar tão desenvolvido quanto outros concorrentes,… Read more »

Camargoer.

Olá Bernardo. O Brasil vem pagando as parcelas do financiamento diretamente ao Banco de Fomento da Suécia. Não há relação entre estas parcelas e o trabalho da Saab

O Banco faz os aportes na Saab seguindo o cronograma de trabalho da Saab.

Sugiro o relatório da FAB. Lá tem uma descrição de todos os pagamentos feitos pelo Brasil desde 2015. Segundo os documentos, os pagamentos continuarão até 2028

EduardoSP

Pessoal tá reclamando da entrega em conta-gotas, mas isso é normal na FAB.
O cronograma de entregas do KC-390 está na base de um por ano.

Sergio Cintra

E dos 6 entregues, só 3 aparecem em linha.

Camargoer.

Pelo que o FernandoEMB comentou um dia sobre o tempo necessário para fabricar um E195, a gente meio que estimou o tempo de fabricação de um Kc390 entre 1,5~2 anos.

Ozires

Tempo de produção de adequa as necessidades de entregas. Pode ser acelerado (até um limite) ou reduzido.

Outra coisa é a capacidade de produção. Com numa linha de montagem tem-se vários aviões sendo montados, uma indúatria pode montar várias aeronaves mês, mesmo que o ciclo de produção seja de vário meses.

A capacidade de se procuzir KCs, por exemplo pode ser muito ampliada, muito acima da praticada atualmente. Basta ter demanda (O que já está surgindo).

Camargoer.

Sim. Uma coisa é o tempo de fabricação. Outra coisa é a cadência de produção. Ambas podem tem o tempo reduzido ou ampliado, dependendo da capacidade de produção instalada e do tamanho da equipe. Isso acontece na construção civil também. O tempo para construir uma casa pode ser mais longo ou mais curto, a construtora pode fazer uma unidade por vez ou pode fazer várias unidades simultaneamente. Depende do cronograma de entrega e do fluxo de financiamento contratado.

Ainda que as duas coisas estejam correlacionadas, são coisas diferentes.

Vitor Botafogo

Isso não tem nada relacionado com o tempo de fabricação. A depender do cronograma financeiro você pode antecipar os itens críticos e encomendar com uma cadencia especifica. A Primeira Aeronave pode demorar mais, mas se os conjuntos criticos forem encomendados com antecedência é possível reduzir. Tudo depende de $ e capacidade da indústria em atender. Basta ver que pro final do cronograma receberemos 11 gripens por ano (2026 e 2027). O Problema é que ta claro que vai atrasar e isso pode se alongar pra 2030-32 por falta de $.

Manuel

Ainda bem que o Brasil não está em guerra.

Camargoer.

Sim. Uma guerra é sempre um horror. Concordo. Ainda bem que estamos em paz. Espero que continue assim.

Renato

Concordo plenamente. Mas o duro é saber que estamos sempre a mercê da sorte.
.
Si vis pacem, para bellum
Se queres pazprepare-te para a guerra

Last edited 11 meses atrás by Renato
Waldir
Fernando "Nunão" De Martini

Um.
A foto da notícia que você postou é ilustrativa de entrega anterior, e o texto fala de duas mas nossas informações são de que desta vez apenas uma veio (a próxima será em fevereiro, pelo que foi apurado).

Neste momento estão se preparando para trasladar o caça do porto para o aeroporto em Navegantes.

Este canal está fazendo live sobre a transferência da aeronave:

https://m.youtube.com/watch?v=p_UkFbVtvmY

Waldir

Obg Nunão 👍

Fábio

Daqui uns 20 anos chega todos, parabéns república de bananas.

Bispo

Porque vem a “conta-gotas” ? Capacidade de produção limitada ?

Santamariense

Essa é a pergunta do milhão.

Marcelo Baptista

Do meu ponto de vista, capacidade de pagamento limitada.

Camargoer.

Olá Marcelo. O financiamento foi assinado em agosto de 2015. O contrato determina pagamentos semestrais a partir do segundo semestre de 2015 até o segundo semestre de 2028. Estas parcelas incluem o pagamento do principal e dos jutos. Esta ano, o orçamento reservou cerca de R$ 1,5 bilhao para as duas parcelas, Este pagamentos não tem relação com o cronograma de entrega das aeronaves, tanto que o Brasil vem pagando as parcelas, sendo que o 4101 só foi entregue em 2022. O que é modulado pelo cronograma de ṕrodução são os aportes que o Banco faz á Saab. Estes aportes… Read more »

Lucasp

Quando o último gripen for entregue os USA vai estar testando o protótipo da 6° geração. Tudo a passos de cágado.

Raphael

O piloto de drone responsável pelas imagens tinha autorização de voo neste local? Dada as características do local o Decea – Sarpas precisa investigar

Fabiano

Existe previsão de quando o 4100 vai ser incorporado a frota operacional??

Camargoer.

Olá Fab. O que a gente vem lendo é que o 4100 continuará sendo uma plataforma de desenvolvimento. Recentemente, ele esteve em Anápolis para testes de operação em alta temperatura. Imagino que o F39 ainda será testado em ambientes úmidos e quentes, como em Manaus, testes de sistemas de comunicação que continuarão recebendo upgrade, integração de armamentos, testes dos sistemas dos sistemas dos simuladores, integraçao com o sistema de defesa aérea, testes com a geografia do Brasil.. ou seja tem muita coisa para ser feita. Provável que o 4100 continue sendo uma plataforma de testes, inclusive de desempenho de motores,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente só no final das entregas, pois está sendo utilizado para voos de testes e certificações contratuais em Gavião Peixoto.

Talvez vá para um esquadrão de combate após ser padronizado com os demais aviões (pois está instrumentado para voos de prova), mas talvez permaneça como aeronave para provas e certificações de futuros sistemas e armamentos no IPEV, enfim, há várias possibilidades para conjecturar.

Santamariense

O 4100 é um exemplar de pré-produção e precisará passar por uma padronização com os outros exemplares em todos seus sistemas, como você falou. Além disso, precisará passar por padronização no braço do trem de pouso dianteiro e nas portas do trem principal, visto que neste exemplar, estes itens são diferentes daqueles presentes nas aeronaves de produção que hoje operam no 1° GDA. Quanto à ele permanecer como aeronave de testes, talvez operando no IPEV, seria uma desperdício enorme, visto que a FAB terão poucos exemplares do modelo. Além disso, o único avião de 1ª linha que o IPEV operou… Read more »

rosario

fico imaginando se este aviao fosse desenvolvido do zero tipo um 5G quanto tempo levaria pra ser entregue. sao 13 anos de desenvolvimento de um upgrade de um caca que ja operavam a anos, e nao venham me dizer que e um aviao novo muito diferente do antigo que nao cola, e tudo igual, nos dois avioes, mesmo estas entradas de ar arcaicas e quadradas do antigo sao as mesmas vejam o fa-18 super hornet este sim e um novo aviao em relacao ao f-18 antigo mudou-se tudo,o gripen ta parescendo aqueles cacas russos da serie sukhoi do 27 ao… Read more »

Jorgemateus77

Finalmente um comentário lúcido

Santamariense

Por fora, realmente são bem parecidos. Entretanto, por dentro, são aeronaves completamente diferentes. Estruturas das fuselagens dianteira, central e traseira foram todas reprojetadas e modificadas, tanques internos de combustível diferentes, trens de pouso dianteiro e principal também são diferentes, berço do motor é diferente, além de muitas outras coisas. Tudo isso demanda muito trabalho e tempo para certificar e homologar. Agora, se isso é suficiente para demandar o tempo que está sendo demandado, é outra história.

Sérgio Cavallante

Somente complementando na questão do prazo de “produção” de um caça…Além da produção em si, existe uma bateria gigante de testes antes da entrega, nada comparável a automóveis.

Renan

Alguém sabe até quando o primeiro gripen entregue ficará na Embraer? Qual a necessidade dele lá visto que a aeronave já está operacional?

Camargoer.

Eu imagino que início de 2025. Fazendo um chute, acho que o 4108~4112 virão da Suécia… talvez o 4113 já seja feito na Embraer. Mas é um chute.

Vitor Botafogo

13 é maldição rs. Deveriam pular esse número.

Camargoer.

Poderia pular o 7. Talvez pular o “Pi”. 22 são dois patinhos na lagoa. 11 é um palíndromo, 11 da esquerda para direita, 11 da direita para esquerda. O 14 também formará um palíndromo se for combinado com 41. Somando os algarimos do 4108 também é 13. 4117 tamńém é 13. 4126 também é 13. 4135 também é 13.

Fernando "Nunão" De Martini

Operacionalidade vem em etapas. Ainda não se chegou à IOC.

jose pereira

Com a guerra se aproximando em nossas fronteiras, eis que surge uma boa noticia.
juntar os f5, super tucano, amx, gripen…realizar ataques preventivos na Venezuela

Orivaldo

Pelo menos o frete é gratis?

Camargoer.

Riso. Só não existe almoço grátis. O resto pode ser conversado.

Vitor Botafogo

Não existe almoço gratis. Alguem ta pagando essa conta.

vmax

Seja 1, 2 ou 10, até onde sei o Brasil não declarou guerra a ninguém e no momento não vejo nenhum motivo urgente para que um lote maior seja entregue. Ao contrário da Rússia, que tem um conflito em andamento, e de fato, uma necessidade imediata para que suas forças militares recebam equipamentos o mais breve possível. Se não me engano, um F-16 pode ser construído de 6 a 18 meses, mas estamos falando de algo que já foi fabricado aos milhares e têm uma linha de produção, mão-de-obra, ferramentais e tudo o que se pode imaginar em pleno funcionamento… Read more »

Claudio Moreno

Parabéns pelas excelentes tomadas!

Bravo Zulu

Sgtº Moreno

Um Simples Brasileiro

Já está quase se formando um esquadrão.

Camargoer.

já tem ao menos duas esquadrilhas.

capao pintado

Os caças jamais poderiam vir voando. Do mesmo modo como automóveis não saem rodando das fabricas até os usuários… Além da distancia absurda o que iria requerer reabastecimentos em vários pontos desse “meio mundo” de distancia, teria a questão de aeronaves militares terem de atravessar o espaço aereo de varios paises da OTAN…

Rinaldo Nery

Atravessar o espaço aéreo de países da OTAN não seria problema nenhum.

Binho

Que lentidão…..

Capello

O que aconteceu com outro gripen? não era dois?

Fernando "Nunão" De Martini

Deverá chegar daqui a dois meses. Tem matéria de sexta-feira passada falando disso

Fabiano

Estamos em Abril e nada do 4108