Por Juliano Lisboa – Anápolis (GO)

O caça Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foi apresentado hoje na Base Aérea de Anápolis com um tanque externo centerline pela primeira vez.

Aos poucos, os caças F-39 Gripen vão recebendo novos equipamentos para ampliar sua capacidade operacional.

Esta semana, além dos testes de voo com o tanque centerline, ocorreram voos noturnos e treinamento de combate BVR.

Dos 6 F-39 que estão na BAAN, 4 estão voando regularmente e dois em revisões programadas de implantação.

Chega de navio nos próximos dias, mais um F-39, o FAB 4107. O FAB 4108 chegará em fevereiro, estes dois ainda sem o novo elevon.

Os aviões FAB 4109 e FAB 4110 chegam ano que vem já com o novo elevon. Em dezembro de 2024, os aviões já entregues começam a receber o upgrade.

VÍDEO: Caça F-39 Gripen chega de um voo com tanque externo centerline

Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BK117

“Esta semana, além dos testes de voo com o tanque centerline, ocorreram voos noturnos e treinamento de combate BVR.” Da matéria sobre a palestra do cmdt do GDA: “O treinamento tem quatro fases: as fases 1 e 2 […] destinam-se à operação básica. As fases seguintes, 3 e 4, destinam-se ao voo operacional. Para o ano de 2023 serão realizadas as fases 1 e 2 e para os primeiros pilotos mais experientes, se houver tempo, será iniciada a fase 3.” [1] O treinamento de combate BVR confirma que foi iniciada a fase 3? Bem a tempo para a CRUZEX rsrs Acho… Read more »

chris

Acidentes acontecem… Nem a USAF esta livre deles !

Clésio Luiz

Esse parece ser o tanque menor de 1.100 litros. Tem outro tanque de maior capacidade, de 1.700 litros disponível.

Como o modelo E tem boa capacidade interna (>30% do peso vazio), acho que vai ser bem raro ver ele voando com 2 ou 3 tanques externos.

Rosi

Eu achava que o tanque séria aqueles “achatados” conformado que reduz o arraste; acho que já vi deles nos caças Suecos

Clésio Luiz

Esse é o de 1.700 litros. Nada impede que eles apareçam no futuro. Nos Mirage, a FAB sempre operou os de maior capacidade disponível.

Alexandre

Repare bem as fotos. Este tanque é achatado.

Rosi
Marcelo

Gripen usando a configuração padrão usada pelo F-5M operacional da FAB.

Alexandre

Só que, no caso do F-5, é tão padrão, que tem quem jure que os tanques de 1040 litros do F-5 já estão soldados no pilote do CL. 🙂
No caso do F-39, voaram de Navegantes-SC para Gavião Peixoto-SP e Anápolis-GO, bem como de Anápolis para Santa Cruz-RJ, sem qualquer tanque externo.
Nunca você veria Mirage III ou F-5 fazendo tal coisa…

Douglas Rodrigues

Muito bom saber que está se encaminhando a adoção de alguns itens importantes para adoção do Gripen NG na FAB.
Quanto de alcance adiciona o tanque? Uns 1000Km?
Voos noturnos e treinamento BVR são coisas que muitos caças anteriores operados pela FAB não tinham capacidade.
Mais importante disso tudo é a informação de que os próximos já virão com novos elevons, e os atuais irão sofrer upgrades – isso mostra a capacidade que muitos duvidavam que teria.

Douglas Rodrigues

Outra coisa, olha o IRST aí pessoal! rsrsrsrs

Marcos Borges

Aleluia!

Fábio CDC

Quanto de alcance adiciona o tanque? Uns 1000Km?” – Essa informação deve ser altamente classificada.
.
“Voos noturnos e treinamento BVR são coisas que muitos caças anteriores operados pela FAB não tinham capacidade.” – O F-5M e o Dassault Mirage 2000-C já tinham essa capacidade.

Douglas Rodrigues

Desconsidere o voo noturno… BVR, antes da modernização dos F5 não tinha, o mesmo acontecia com os F103.

Zeca

F-103 saiu de operação há 20 anos.

Dod

Bom fazendo em regra de 3, se a capacidade interna do Gripen é de 4148 litros de combustível com uma autonomia de 1900 km de distância, isso significa que o tanque de 1000 litros, da uma capacidade de +458 km. Esses dados de distância e litragem foram tirados da internet, e lógico o consumo muda com o regime de voo e altitude.Aquele abraço.

Fabio

Li uma reportagem há alguns anos, em que o cel.av. Potengy explicava que gastava-se aproximadamente metade do combustível do tanque externo apenas para carregá-lo, devido ao arrasto e peso extra. Acredito que a utilização do tanque externo deva ser considerada a última opção, pois para se ter um ganho marginal, se abdica de armamento…

Alexandre

Segundo informações da Saab, o alcance máximo do Gripen E somente com combustível interno é de 2.500km. Com máximo de combustível interno e externo, 4.07okm, ou 2.200 milhas navais.

Bosco

Há de se ter em mente que um caça- bombardeiro é um sistema bélico bidirecional (salvos os caças japoneses kamikazes na SGM rsss), que vai e retorna.
Esse “alcance” de 2500 km diz respeito ao alcance de translado e não ao “raio de combate”

BLACKRIVER

Eu estava lendo os comentários e pesando exatamente no raio de combate Minha pergunta é: SBAN QNH: 1013 Altitude: 3730 FT Temperatura: 35 graus / Vento calmo Com essas condições meteorológicas, qual seria o raio de combate do F39 levando em consideração que o mesmo decolasse com sua capacidade de carga bélica máxima? Eu acredito que com o tamanho da pista de Anápolis o F39 tenha performance para decolar em seu MTGW independente das condições de vento, temperatura e pressão atmosférica. Claro que o perfil da missão influência muito no raio de combate, mas se alguém tiver um número mediano… Read more »

Rinaldo Nery

Precisa saber o nível de vôo e consumo horário do motor.

Jadson S. Cabral

Cel. Nery, eu gostaria de falar com o senhor para pedir uma informação e se possível um pequeno favor. Tem algum e-mail que o senhor possa e queira disponibilizar para que eu possa entrar em contato?

Rinaldo Nery
Bosco

A Wiki informa que o raio de combate seria de 1500 km enquanto o alcance de translado seria de 4000 km. Vamos dar um desconto de uns 20% rssss. Também informa que o caça pode levar 3 tanques externos. Imagina-se que o raio de combate informado seja com 2 tanques e o alcance de translado sejam com os 3 tanques instalados. No caso a diferença de 1000 km em favor do translado se dê devido ao fato dele além de levar mais um tanque não levar outras cargas e voar numa altitude ótima. Uma missão de ataque/interdição e uma missão… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bosco
BLACKRIVER

Muito obrigado pelo feedback, interessante a informação que o MTGW não é muito prático. Tudo bem que temos REVO, mas não é tradição da FAB deixar aviões REV em alerta. Tudo bem que uma esquadrilha pode substituir outra, e os 40 minutos de patrulha podem ser reduzidos há 20 em troca de umas milhas náuticas no raio de combate! Mas se o circo pegar fogo do nada em um ponto afastado mais de 600 milhas da base, aí vai continuar ardendo por algumas horas! Mas de qualquer forma o ganho em relação aos vetores anterior é bem significativo. O F39… Read more »

Last edited 10 meses atrás by BLACKRIVER
Rinaldo Nery

Não existe alerta REVO. Em tempo de paz não utilizamos mesmo, nas missões de interceptação. Se for exercício ou emprego real, SEMPRE haverá REVO. Se for algum ataque, mesmo em tempo de paz, haverá REVO também. Lembra da missão Princesa dos Pampas? Tinha REVO e AEW.

Rinaldo Nery

Difícil saber sem consultar os gráficos, Bosco. Inclusive, o índice de arrasto para cada configuração deve ser considerado. Os valores podem ser esses, não sabemos. Gosto de raciocinar em milhas náuticas, não em km. Os manuais utilizam NM.

Dod

Caramba 2.500 km é muito km so com o interno, esse avião tem uma excelente eficiência de consumo de combustível, esse valor deve ser com o avião limpo.

Santamariense

“ Voos noturnos e treinamento BVR são coisas que muitos caças anteriores operados pela FAB não tinham capacidade.”

Quais caças anteriores não tinham capacidade de voo noturno?

Douglas Rodrigues

Os Gloster Meteor… Rsrsrs
Me referi mais ao BVR mesmo.

Santamariense

Ok.

Paulo Abud

A mim me parece que os Gripen voavam ligeiramente estalados, os elevons vem para corrigir essa deficiência

Rinaldo Nery

O que seria “estalado”? Dando estalos?

Jaiminho

Você é _____________. Que mania feia e desagradável de ficar constantemente procurando erros dos outros para fazer gracinhas nas matérias. Com a sua idade, fica mais ridículo ainda o comportamento.

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM OFENDER AS PESSOAS. MANTENHA O RESPEITO, É PERFEITAMENTE POSSÍVEL DISCUTIR SEM PARTIR PARA OFENSAS PESSOAIS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Jaiminho
Rinaldo Nery

Sujeito alto, explica pra mim e pros demais forista o que é estalado. Não sabemos.

Elintoor-_

Não quer responder. Quer evitar a fadiga…

Rinaldo Nery

Pois então. Nos anos que posto aqui não me lembro de ter xingado alguém. E os moderadores deixam passar. Se o caboclo não gosta dos meus comentários, vai _____________ E, num site aberto como esse, há que se ter o cuidado com a língua pátria. Se tiver dúvidas do que escreveu, vai no Google, aplicativo de gramática, sei lá! E, se foi corrigido por alguém, aproveita, aprende e não repete o erro. Parece-me que, no comentário, provavelmente quis escrever “estolado” e saiu “estalado”. COMENTÁRIO EDITADO. AVISO DOS EDITORES: O COMENTARISTA EM QUESTÃO TEVE O COMENTÁRIO EDITADO E FOI ADVERTIDO. OS… Read more »

Santamariense

Talvez ele tenha escrito “estolado” e o corretor tenha mudado para “estalado”. Agora, se isso tem algum nexo, do ponto de vista técnico, é outra história.

Rinaldo Nery

Exato. Tbm pensei isso. Mas um avião de Caça supersônico voar estolado é bem difícil…

MMerlin

Acredito que ele quis dizer “estolado”. Mas dizer que o Gripen voa “ligeiramente” em situação (permanente??) de estol, sendo que passou é ainda passar por testes rigorosos, tanto pela Flygvapnet, pela FAB e pela SAAB, é pra lá de duvidoso.

E se alguém souber como se pronúncia Flygvapnet merece prêmio, rs.

GUPPY

Um sueco, professor de matemática da Universidade Federal Fluminense, que conheci quando eu ainda não havia aposentado, pronunciou para mim assim: flaigopinete (pronúncia aportuguesada por mim).

Santamariense

A pronúncia em português é mais ou menos “fliigvôpnét”.

Clésio Luiz

Existe um site de pronúncias em qualquer língua, chamado Forvo-ponto-com. Ele funciona como se fosse o Youtube. Tem uma palavra em determinada língua, você grava uma amostra de áudio e envia para eles. O bacana é que eles fazem a geolocalização de quem enviou as amostras, então têm-se alguma garantia de que quem falou aquilo é nativo da língua. Flygvapnet saiu “fliguivápineti”.

chris

Rapaz… Vc ta precisando de umas ferias ou de mulher…

Foi so um pergunta… E bem apropriada… Tbem estou boiando !

Last edited 10 meses atrás by chris
Alexandre

O que se sabe é que, com máxima capacidade de combustível interno+externo, o alcance de traslado do F-39 chega a 4.000km. Suficiente para ir de Santa Maria-RS a Manaus-AM e ainda sobra combustível para alternar…

Bosco

Douglas,
Não sou da área mas creio que o mais correto seria perguntar no caso de missão de patrulha aérea de combate o quanto o tanque aumenta em minutos de patrulha.
Se for missão de interceptação ou ataque seria raio de combate.
Se for translado seria alcance de translado.

Douglas Rodrigues

Obrigado Bosco!
De fato “alcance” é muito subjetivo em se tratando de um caça.

Carlos Crispim

È um avião bem pequeno, essa cor é a que eu mais gosto de todas as usadas pela FAB.

Juliano Lisboa

Se vc vir ele de perto vai tirar essa impressão.

Jadson S. Cabral

Mas se comparado com caças pesados ele é pequeno mesmo, embora seja maior que o F-5

Renato

Já o vi de perto, ele é do mesmo tamanho de um Mirage 2000 (Que ninguém nunca implicou) Na verdade tive até a impressão que a fuselagem do Gripen fica mais alta em relação ao solo do que a do Mirage.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, também nunca vi reclamarem do Mirage III ou Mirage 2000 serem “pequenos”.

Muito da impressão de “pequeno” do Gripen, comparado por exemplo ao Mirage 2000, deve-se a ter a asa em posição mediana, enquanto o Mirage tem em posição baixa, o que exige um trem de pouso mais alto neste último, deixando a cabine em posição mais elevada quando no solo.

Voando, Mirage 2000 e Gripen E têm dimensões muito parecidas.

chris

Ele eh pequeno ! Agora… Isso tem suas vantagens tbem !

737-800RJ

Como já postei outras vezes, o Gripen E, que tem 15.2 metros de comprimento, tem porte muito mais imponente do que as pessoas imaginam. É muito lindo de perto! Outros caças ocidentais e seus comprimentos:

Mirage 2000: 14.4 metros
Gripen C: 14.9 metros
F-16: 15 metros
Rafale: 15.27 metros
F-35 A: 15.7 metros
Typhoon: 15.96 metros

Alexandre

Não é tão pequeno. É maior do que o F-5E e do mesmo porte do Mirage 2000, no caso deste último, até o Peso Máximo de Decolagem é similar (17.000kg e 16.500kg, respectivamente).

Leonardo Cardeal

Pergunto eu, não seria interessante investir em hangares mais seguros, em relação às intempéries ou os que conhecem podem assegurar a confiabilidade do atual.

Me parecem “fracos” visto o alto valor agregado que eles protegem.

Fábio CDC

Eu sempre pensei nisso. É como comprar 1 Mercedes-Benz C180 2024 “0”Km e colocá-lo debaixo de uma “garagem” feita de lona ou alumínio. Trata-se de um ativo da mais elevada importância para a nação e assim como o Senhor, considero que deveriam ter melhor proteção.

Camargoer.

Caro Leo.

Depende.

Os hangares dos B2 dos EUA em Whiteman são prédios convencionais de estrutura metálica.

Os aviẽos de alerta 24h ficam em hangares simples porque eles são acionados antes de qualquer avião agressor chegar perto da base. Com um sistema de alerta 24h de defesa aérea com cobertura radar, é possível identificar uma ameaça no momento em que ela se aproxima da fronteira.

JCuritiba

Considerando que o agressor no caso da AFA foi uma ventania, também acho que os abrigos deveriam ser mais robustos ou melhor dimensionados, visto que o clima tem se mostrado cada vez mais imprevisível e proporcionando mais estragos por ai.

Rinaldo Nery

O exemplo de Pirassununga foi emblemático. Nos sete anos que servi em Anápolis nunca vi nada parecido. Mas não significa que não possa acontecer. Talvez fosse mesmo bom um reforço.

Camargoer.

O que aconteceu em Pirassununga foi um desastre, mas é preciso lembrar que nós últimos anos, isso já vem acontecendo com maus frequência no Sul do país.

Lembro de estruturas de posto de gasolina serem esmagadas em SC há alguns anos. O regime de chuvas mudou no sul sudeste.

Magostu

Não procede!
Tormentas ocorrem e ocorreram desde sempre no sul do país, porém agora todo mundo tem celular para compartilhar as notícias que anteriormente eram escolhidas pelas mídias. Primavera e outono, meses de transição são piores, com mais ocorrências! E os regimes de chuvas acompanham os fenômenos climáticos naturais como o el niño, la niña e neutralidade!
O resto é invencionismo (terrorismo)climático.

Camargoer.

O hamgarete serve para proteger as equipes e o aviso contra o sol e a chuva. Hangar é outra coisa.

O que aconteceu em Pirassununga e tem acontecido com maus frequência no sul do paus tem a ver com um processo de mudança climática.

A gente já discutiu muito isso.

Talvez os hangaretes devem ser reforçados nas bases do sul-sudeste, mas isso não significa construir hangares reforçados de concreto. Até algum tempo.atras, os aviões ficavam em linha no pátio mesmo, sem proteção alguma.

JCuritiba

Mas em momento algum estou discutindo a necessidade de contrução de HAS nas bases da FAB, apenas que os hangaretes que abrigam aeronaves tão valiosas sejam melhor dimensionados para aguentar vendavais mais severos (não estou falando em tornados ou similares).

Aqui no sul a gente tem passado por poucas e boas com o clima. Creio que se possa até admitir telhas voando, porém estruturas de concreto armado sendo tombadas sobre aeronaves, ai não dá.

Camargoer.

Concordo. Eu acredito que os atuas hangaretes se tornaram obsoletos nas bases do Sul-Sudeste. Talvez seja preciso substitui-los por hangaretes de estrutura metálica projetados para suportar este novo ambiente climático.

Lembro de casos parecidos ao de Pirassununga em cidades do RS e SC, quando o ocorre o esmagamento de estruturas.

Vale a pena lembrar que os hangares, mesmo sendo estruturas mais antigas, parecem suportar bem estes eventos climáticos.

Acho que os primeiros hangaretes foram construídos em Natal para proteger os A29. Depois, a ideia foi replicada em todas as bases da FAB.

Last edited 10 meses atrás by Camargoer.
Nunão

“ Acho que os primeiros hangaretes foram construídos em Natal para proteger os A29.” Olá, Camargo. Foram construídos nas bases aéreas da FAB muito antes disso. Hangaretes já protegiam os AT-26 Xavante em Natal antes da introdução dos A-29. Lembro de pousar mais de uma vez em Natal, no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, e ver a longa linha de hangaretes com os Xavantes do outro lado da pista, quando o aeroporto era vizinho à Base Aérea em Parnamirim (hoje o aeroporto é em outra localidade). Os primeiros hangaretes para a linha de voo e para… Read more »

Camargoer.

Valeu!

Conseguiu ir no show do Paul?
Aqui, quase deu errado… mas no fim, deu certo.
Milha filha adorou.
Eu também.

Last edited 10 meses atrás by Camargoer.
Fernando "Nunão" De Martini

Consegui sim. Adorei, apesar da qualidade ruim do som (uma pena, pois já estive em shows com ótima qualidade sonora no Allianz). Emocionante ver um Beatle tocar minha música preferida do Sgt Pepper’s (Getting better) e o duo com Lennon em I got a feeling. Mas já está na hora do Paul desistir de cantar algumas músicas ou chamar uns dois backing vocals pra ajudar em algumas partes. De resto, ótimo show. Voltando ao assunto dos hangaretes da linha de voo, me lembro de ler que os hangaretes de alerta de Anápolis tinham sido recém-implantados em 1982, quando da interceptação… Read more »

Camargoer.

81 anos… espero ter o mesmo pique quanto chegar lá.

Dia 16, de noite, o Dysney+ vai transmitir o show do Maracanã ao vivo.

Fernando "Nunão" De Martini

Também espero, até por também ser músico. Espero ainda frequentar palcos vez por outra com a idade dele.

Camargoer.

Que legal. Também espero ter pique para tocar meu violino.

Santamariense

Na BASM, já na primeira metade dos anos 1990 existiam os hangaretes.

JSilva

Em Anápolis talvez não seja tão necessário, uma vez que a própria localização da base já é uma defesa.
Mas em base como Santa Maria, Canoas, Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande, que ficam perto das fronteiras, eu acho que deveria sim ter um investimento em hangares reforçados, pelo menos para os caças do alerta.

Ribeiro

Pergunta de um leitor leigo. Em caso de um hipotético conflito com a Venezuela nossos Gripens já estariam aptos a enfrentar os SU-30 e F-16 deles ou este combate seria feito pelos nossos F-5?

L G1

Os gripens em caso de urgência iriam para a guerra sim. Pôr isso os treinamentos noturnos e BVR mísseis meteor com alcance de até 200km.

Ribeiro

Mas estes armamentos já estão no país integrados as aeronaves e a disposição da FAB para serem usados? Nossos pilotos já estão operacionais a ponto de estarem preparados para um combate BVR no Gripen?

Minha pergunta foi sobre a atual situação dos Gripens na FAB e se hoje eles poderiam entrar em combater caso fosse necessário.

Rinaldo Nery

Sim, os armamentos estão em Anápolis e os pilotos treinaram BVR na Suécia (já sabiam fazê-lo no F-5) e estão aptos, sim.

Jadson S. Cabral

Não acredito que os caças estejam operação operacionais para isso e muito menos que os pilotos estejam aptos

Rinaldo Nery

Engano seu.

Heinz

Você não acreditar não muda os fatos..

Jadson S. Cabral

Eu não via a FAB divulgar que os caças estão operacionais, muito menos que já dispararam mísseis em exercícios.
Uma coisa são os pilotos terem realizado treinamento na Suécia, outra é os caças que a FAB recebeu já estarem prontos para plena operação, coisa que eles mesmo falaram que ainda levará anos para estarem

Last edited 10 meses atrás by Jadson S. Cabral
Camargoer.

Olá Jadson. Também acredito que a FAB não disparou nenhum míssil Iris-T ou Meteor com os F39. Contudo, é possível que os pilotos tenham treinado a sua operação tanto no simulador quanto com mísseis de treinamento.

Quando a FAB adotou o Derby como míssil BVR, o Esquadrão Pampa treinou muito com ele, mas acho que nenhum deles foi disparado.

Rinaldo Nery

Se apertar o botão garanto que o míssil é lançado. O avião vem de fábrica pronto pra isso. Não há absolutamente nada a fazer. Não há nenhuma restrição mecânica, elétrica ou eletrônica pra isso. O sistema d’armas de todos os F-39 já recebidos funciona perfeitamente.

Camargoer.

Também acho. Aliás, não vejo razão para disparar um míssil homologado e certificado em treinamento.

Nunão

Jadson,
Já foi dito mais de uma vez que a meta é estarem prontos para as missões ar-ar (que são a IOC) no ano que vem, a tempo da Cruzex.
Os treinamentos de combate BVR e WVR já começaram para parte dos pilotos.

Camargoer.

Oĺa R. Hoje, a defesa aérea do Brasil é realizada pelo F5M. Qualquer ameaça do espaço aéreo brasileiro aciona os F5M. Não há razão para a FAB acionar o F39, ainda que possa fazẽ-lo.

Agora, por que a Venezuela iria iniciar uma guerra contra o Brasil? Isso não faz sentido algum.

Funcionário da Petrobras

Amigo Camargoer.
Ele usou a palavra “hipotético”.

Camargoer.

Pois é. O problema do hipotético é que as condições de contorno são tão abertas que qualquer coisa pode acontecer.

Qual cenário? Os SU35 estariam indo bombardear Brasilia? Haveria movimento de infantaria? O objetivo seria ocupar permanentemente Roraima? Daqui a pouco tem gente falando de Sukhoi sobrevoando Santa Maria.

A FAB tentaria impedir a invasão do espaço aéreo de Roraima ou também iria tentar bombardear algum alvo estratégico na Venezuela? Então, hipoteticamente falando, qualquer coisa é possível, mas praticamente tudo é improvável.

Carvalho2008

Mestre Camargoer, por óbvio a pergunta do leitor está relacionada aos temas em discussão no Forem Poder Terrestre, onde os cenários estão bem desenhados.

Camargoer.

Hipótese por hipótese, alguém ainda vai dizer que Maduro está de jogo combinado com Netanyahu para desviar as atenções da crise em Gaza em troca de algum benefício de caráter pessoal.

Nonato

Discurso da turma de Putin para desviar o foco do que estão aprontado no oriente médio.
Desnecessário argumentar.
Mas…
Irá e Hamas são aliados da Russia.
Maduro e Israel não são aliados…
É subestimar a inteligência dos foristas…

Bosco

A ditadura russa invade a Ucrânia. A ditadura iraniana aliada russa financia o braço armado palestino para atacar e praticar atos terroristas em Israel. A ditadura venezuelana , aliada da ditadura russa, ameaça invadir a Guiana. Sabemos que o atual feche do Executivo nacional está automaticamente alinhado com o “amor” onde ele existir e se manifestar, como nos casos acima e sempre contra a exploração e opressão capitalista. *Opressões e explorações de igual ou pior teor são não só aceitas como incentivadas, desde que os que a perpetrem se auto definam como sendo contra a opressão capitalista e imperialista. Aí… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bosco
carvalho2008

o representante Venezuelano, diz, jura e promete….não é uma hipotese ao vento…não é um desejo de acreditar…

é um dever acreditar…

Camargoer.

Olá C. Não entendi. Dever acreditar no quê?

carvalho2008

“acreditar que quando alguem diz que vai fazer, é porque vai fazer e esta determinado a fazer..” não é uma hipotese…

não há hipotese por hipoteses ou relativisação…

A venezuela se comprometeu em fazer, então do ponto de vista de segurança, aquilo obrigatoriamente tem de ser tomado por verdade…recusar isto, é prevaricar….

É um dever acreditar, pois desacreditar não é tomar o cenario nacional seguro, salvo roraima não ser considerado como tema nacional pelo brasileiro

Camargoer.

Creio que a situação entre a Venezuela e a Guiana é mais complicado que isso. As relações entre países é um processo dinâmico. Governos comentem erros de avaliação que demandam mudanças. Negociações oferecem oportunidades novas. Declarações podem ser apenas balões-de-ensaio para avaliar as condições. Creio que é dever desconfiar e ser prudente. Alguém que diz que vai fazer, pode desistir. Alguém que diz que não vai fazer, pode estar mentindo, e fazer efetivamente. O método de análise materialista, proposto por Marx, foca apenas nas relações materiais quantificáveis e verificáveis, evitando análises psicológicas ou ideológicas. É um método mais eficaz. As… Read more »

carvalho2008

Uma declaração de Estado foi realizada.

Acreditar é ser fiel ao objetivo da comunicação

Desacreditar e revelando-se verdadeira, será catastrofica e registrada na História com adjetivos desabonadores

Marcelo Baptista

Camargoer, só palpitando, concordo que todas as hipóteses, em caso de defesa, devem ser levadas em consideração, tomando como premissas os fatos obtidos até o momento. Estas hipóteses vão sendo ajustadas ao longo do tempo conforme novos fatos se apresentem, e assim vai. A atual hipótese é que o Maduro irá invadir a Guiana, pois as premissas obtidas indicam isto (não significa que ele vá ou que possa fazer isto, mas quer!!). Lembro que li, a muuuuuito tempo (revista Manchete), uma entrevista de um General americano que os EUA tinham contingência para quase tudo, inclusive uma invasão pelo México (impossível… Read more »

Santamariense

As pessoas podem fazer um exercício mental? Desenvolver uma hipótese, mesmo que improvável, para ilustrar um cenário? Para um “professor”, tu te mostras bem limitador do pensamento alheio.

Jadson S. Cabral

Olha… a Venezuela iniciar uma guerra com o Brasil eu não acredito, mas não acho impossível que nessa loucura deles, se forem mesmo em diante, que alguma escaramuça na fronteira acabe acontecendo. E nesse caso o Brasil fingiria que nada está acontecendo para não entrar em guerra, pois temos medo de dar até uma declaração mais enfática, quem dirá entrar no provável conflito. Se essa guerra não acontecer, será mérito dos EUA, que já se adiantaram e fizeram no nosso papel, enviando aeronaves para exercícios na Guina e dando a declaração correta que não aceitaria uma invasão da Guiana. Foi… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Jadson S. Cabral
Carvalho2008

Eu não diria isto….muitos deixam de desenhar todas as hipóteses e os caminhos em que cada um as leva…Isto por exemplo, foi o erro argentino nas Falklands… A única maneira de garantir a segurança de Roraima num cenário de forças estrangeiras na região e novos subconjuntos artificializados ao estilo operação Surumu, é o Brasil a convite Guiano, levar tropas para exercícios conjuntos lá. Paralelamente Guiana pede tropas de paz a ONU no CS e solidificam nossas tropas sob este bandeira. Em qualquer pior cenário, nos sairemos ganhando, mesmo que ocorra o pior de um ataque venezuelano destruindo boa fração de… Read more »

Sensato

Você sabe, perfeitamente bem, que não é por medo, assim como sabe que não somos nós, apenas o PR atual.

Camargoer.

Uma boa estratégia de análise baseada no método científico, é listar uma série de princípios e condições de contorno. Então, elabora-se uma série de hipóteses e cenários. O mais difícil é avaliar quais são os mais prováveis. Geralmente, o mais provável é o mais simples. Então, a cada novo fato que se descobre ou que se torna conhecido, ajusta-se as hipóteses prováveis. Eventualmente, descarta-se algumas. Este processo é dinẫmico Então, alguns princípios. 1) toda ação deve garantir o sucesso de médio e longo prazo. Nenhum país irá tomar uma decisão que possa resultar em um fracasso a médio prazo, mesmo… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Camargoer.
Nonato

Capaz de o Brasil ajudar na invasão já que os ditadores são aliados…

Joao

Camargoer Concordo, que teoricamente não faz sentido. 1º. A Venezuela invadirá um pais com quem não tem problemas, tem governo aliado, inclusive tem a cidade que dá nome ao grupo de presidentes com a mesma concepção de política? 2º. O Brasil deixaria passar por aqui, pro governo perder toda sua legitimidade, que não conseguirá recuperar nunca? 3º O Brasil não cumprirá com um importante tratado de Defesa, com a Guiana, mostrando sua total falta de compromisso, pcp quando busca o Conselho de Segurança da ONU? Por essas questões, dentre outras, concordo contigo. Mas…. Existe a figura de Maduro…. Que falou… Read more »

Camargoer.

Está história de político dar uma de maluco é antiga. O Maduro falando com passarinho, o Milei falando com cachorro, o Bolsonaro falando com Ema…

… A gente pode concordar, discordar, gostar, desprezar.. mas ninguém chega a ser presidente de qualquer país sendo burro. O Jânio Quadros comia pao com mortadela na frente dos jornalistas para que fosse fotografado. O ouro comia pizza na calçada… Lula comeu jabuticaba no jardim do Alvorada.

Ninguém ali é burro.

Last edited 10 meses atrás by Camargoer.
Santamariense

A então ocupante do Planalto fazia discursos ininteligíveis e bizarros … o atual já fez discursos embalados por ingredientes etílicos …

Carvalho2008

Avaliou bem, então o Brasil está na vantagem de decidir se Roraima vale a pena correr o risco de permitir tropas estrangeiras lá que arrisquem nossas reservas. Pelo analisado, confirma que o Brasil é o único país capaz de trancar o jogo antes dele iniciar….basta mandar tropas para exercícios na Guiana….

No final de tudo, mesmo o pior acontecendo quem ganharia mais é muito? MADURO OU L U L A….??? Oras oras oras….sempre pode ter uma Tatcher no caminho….com algo a ganhar em última instância….

Alexandre

Além disso, o avião que altera a balança a favor da FAB na América Latina, hoje, nem mesmo é o Gripen (ainda), mas o E-99M. Com o Gripen operacional+E-99M+Meteor+IRIS-T+IFF Mod4BR+Link BR2 o salto será gigantesco…

Sensato

Faz algum sentido quererem iniciar guerra com a Guiana? No entanto….

Nonato

Considerando que o de lá é amigo e aliado do daqui, né.
Apoiam-se mutuamente.

Pedro Fullback

Foi necessário um possível incidente na fronteira para as coisas andarem.

Camargoer.

Não. Um F39E leva de 24~36 meses para ser fabricado. Significa que a construção do 4107 deve ter começado pelo menos em dezembro de 2021. Naquele ano, até o presidente do Brasil era outro.

Funcionário da Petrobras

Continua a “passos de tartaruga”, não mudou nada, inclusive foi veiculado em outras fontes que o Florijngracht que chegará na segunda ou terça-feira em Navegantes estaria trazendo 2 aeronaves (4107 e 4108), já nessa matéria fala que é apenas o 07.
Entendo e acredito que a aquisição de um vetor de primeira linha não é como comprar um tênis, mas tenho a impressão que as coisas estão muito lentas.

Last edited 10 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Camargoer.

As entregas dos F39 estão dentro do cronograma. Nem lento nem rápido.

Funcionário da Petrobras

Dentro de qual versão do cronograma?
Salvo engano, a versão original é que seriam todas as unidades entregues até o final de 2024.

Last edited 10 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Camargoer

A mais recente.

Funcionário da Petrobras

A mais recente extrapola a orinal, ou seja, está em atraso.

Alexandre Fontoura

Não está em atraso. O cronograma original foi alterado em 2021, esticando as entregas em 3 anos, para adequação ao cronograma financeiro, afetado pela pandemia de Covid-19, que aumentou em muito os gastos do Governo. Mesma razão do corte nos pedidos e da alteração no cronograma de entrega dos KC-390. Só que, neste caso, é outra rubrica orçamentária.

comment image?rlkey=lpy14z48qibm3y5al0e7a16bw&dl=0

Funcionário da Petrobras

Alexandre, se no primeiro cronograma (original) foi previsto que seriam entregues todas as aeronaves agora em 2024, e há diversos cronogramas “a posteriori” alterando o ano após 2024, há atraso sim oras.

Renato

Sem querer me intrometer, já intrometendo.. Acho que a frase correta então seria: O cronograma do Gripen é lento, muito lento..

Alexandre Fontoura

É uma aeronave em desenvolvimento. Muitos esquecem disso, mas o primeiro voo do Rafale ocorreu em 4 de julho de 1986 (há 37 anos), o Rafale C1 (primeiro de série) só foi entregue em 2001 (há 22 anos) e ele entrou em serviço somente em 2004 (Rafale M) e 2005 (Rafale C/B). A primeira exportação (Egito) ocorreu em 2016, 15 anos após entrar em serviço, com as entregas ocorrendo em 2018. O primeiro protótipo do Gripen E voou em 2017. O FAB 4100 (aeronave FTI para a FAB, quase um protótipo) foi entregue em 2019 e chegou ao Brasil em… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Alexandre Fontoura
Alexandre

E uma coisa é a Saab entregar em Linkøping. Outra é a FAB despachar para o Brasil. Lembrando que existe uma COMFIREM da FAB na Suécia.
Se o FAB 4107 chegar ao Brasil já com os novos elevons, saberemos porque demoraram a ser despachados para o Brasil, uma vez que deveriam chegar, em 2023, os FAB 4107, 4108 e 4109.
Até agora, a Saab entregou as aeronaves no cronograma. O envio para o Brasil é que foi diferente.

Santamariense

Tu leu o texto?

Chega de navio nos próximos dias, mais um F-39, o FAB 4107. O FAB 4108 chegará em fevereiro, estes dois ainda sem o novo elevon.”

Sensato

Essas coisas andam no ritmo proporcional ao dinheiro que se dispõe para investir nelas.

Santamariense

A crítica não necessariamente e à aeronave. É endereçada à demora, existente, e não interessa quem seja o responsável. E, segundo o texto, chegará apenas uma aeronave nos próximos dias, sendo que pelo cronograma vigente seriam 2.

Sensato

Não critiquei a aeronave, fabricantes ou o que seja. O que digo é: se o governo decidir enfiar um caminhão de dinheiro nesse projeto, a Saab e Embraer são perfeitamente capazes de entregar um navio inteiro de vetores em muito menos tempo que o cronograma atual.

Santamariense

Eu sei que vc não falou da aeronave. Sua explicação quanto ao aporte maior de dinheiro é bem na linha do que eu quis dizer. As entregas acompanham o ritmo do aporte financeiro.

Matheus

Muito bacana.
Agora bote 4 Meteors debaixo das asas e 2 IRIS-T nas pontas e bora pra base de Manaus, que tal? rsrsrs

Douglas Rodrigues

Ou Belém, ficaria ainda mais próximo da possível zona em conflito…
E teria que ser um par de Gripen e uns 4 ou 6 F5M para complementar, além de uns 8 A29…
Mas duvido muito que o governo atual iria autorizar ou ordenar isso, a não ser que o conflito realmente escale para algo maior.

Rinaldo Nery

Macapá é mais próximo.

Douglas Rodrigues

Sempre confundo Belém com Boa Vista (esse sim bem mais perto e com uma Base Aérea) fica do lado da Guiana, a alguns quilômetros da região contestada pelos Venezuelanos.

Rinaldo Nery

Sim, claro.

Jadson S. Cabral

Pra quê? Até de escrever a nota têm medo…

Overandout

Agora é só soldar

Renato

“Chega de navio nos próximos dias, mais um F-39, o FAB 4107. O FAB 4108 chegará em fevereiro, estes dois ainda sem o novo elevon.
Os aviões FAB 4109 e FAB 4110 chegam ano que vem já com o novo elevon. Em dezembro de 2024, os aviões já entregues começam a receber o upgrade.”
.
Ué.. Jurava que estavam vindo mais dois nessa leva, acho que foi isso que eu havia lido em algum lugar..
De toda sorte, interessante a informação sobre os próximos, já com os novos elevons.
Parabéns Aéreo e Juliano Lisboa.

Funcionário da Petrobras

Foi isso mesmo.
Outras fontes veicularam que o Florijngracht estava trazendo o 07 e 08. Aqui, somente o 07.
Em 2050 receberemos o 4136 com a perspectiva de que seja assinado a aquisição do segundo lote, para mais 10 unidades com previsão de entrega em 2060.

Last edited 10 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Camargoer.

Não. Considerando que a FAB use a mesma sequência de matriculas tanto para o E quanto para o F, o 2036 será entregue em 2027 ou 2028. Agora eu não lembro exatamente o ano, mas o cronograma foi publicado aqui diversas vezes.

Funcionário da Petrobras

Amigo Camargoer.
Liguei o modo irônico rs.
Sim, foi publicado aqui e em outras threads, diversas versões.

Last edited 10 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Alexandre

Não existem “diversas versões” do cronograma. Existe a original e a alterada em 2021.

Funcionário da Petrobras

Alexandre, mais uma vez.
Se há um cronograma inicial com previsão de entrega de algo na data X, mesmo que há alteração deste (como você disse) ou novas versões de cronogramas, pouco importa, que muda esta data para X+1, X+2, X+3, …. há atraso sim meu Deus.
Qual dificuldade de entender e reconhecer isso?

Last edited 10 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Camargoer.

Oi FP. Entendi. Tenho estado mais distraído do que de costume. De vez em quando, tomo a ironia como literal.

Deve ser a fadiga do fim de ano. Aliás, já estou desejando “boas festas e feliz ano novo”

Funcionário da Petrobras

kkkk boa.

Camargoer.

#tamojunto. #feliz2024.

Rinaldo Nery

Aviões de caça começam com 4 ou 5.

Rafael Pinheiro Machado

4

Rinaldo Nery

Se consideramos o A-1 e o A-29 como aeronaves de ataque você está certo. A matrícula destes começa com 5.

Eleomar José Santos

Já está em águas brasileiras o navio holandês trazendo dois gripens ng pra ser mais exato entre o Rio de janeiro e o espírito santo e dia doze deste mês se atracara no Porto de navegantes em Santa Catarina

Manuel Flávio Vieira

O Juliano Lisboa faz um trabalho de utilidade pública. Parabéns.

Jadson S. Cabral

É a única coisa que veremos os gripens brasileiros carregando com frequência

Fernando Vieira

Vai ficar carregando míssil expondo os armamentos às intempéries para quê? quando o Gripen assumir a defesa aérea, os aviões nessa função carregarão mísseis mas os demais não tem a menor necessidade disso a menos que estejam em missão.

Eu se fosse a FAB montaria os mísseis em um só para fotos mesmo e saciar a curiosidade do pessoal.

Sensato

Concordo contigo. A FAB podia comprar umas versões de manejo, pintar igual aos reais e pendurar nos aviões só para os garotos enxaqueca dos fóruns de defesa arrumarem outra coisa de que reclamar.

Bernardo

Muito embora as estruturas dos aviões de caça sejam homologadas pra milhares de horas (não sei a do Gripen, mas o normal são 8-10 mil horas. o F-15 EX vai sair homologado pra 20 mil, muito acima do normal), os mísseis são mais… frágeis. é da natureza deles mesmo. são homologados pra dúzias ou algumas centenas de horas (centena baixa). Considere que um Meteor custa no mercado uns 2 milhoes (de dolares) [nao sei por quanto a MDBA fechou com a Força Aérea, mas difícil ser mto mais barato que isso] e o que cada piloto voa por ano. Vai… Read more »

Alexandre

Você deve saber que a vida útil de um míssil, quando submetido à dinâmica de voo é medida em centenas de horas e não em milhares de horas, como no caso dos caças, não é? Se for para missões de treinamento apenas, usa-se os mísseis de treinamento, próprios para isso. Se for para treinamento de pessoal de solo, usa-se as versões inertes do armamento. Mesmo na USAF, você só verá mísseis de combate (identificáveis pelas faixas em amarelo e vermelho escuro no corpo da arma) se for em área de conflito. Fora isso, verá mísseis e outras armas nas respectivas… Read more »

Santamariense

Acho que a maioria aqui sabe identificar um míssil de manejo, de treinamento ou real. Tambem sabem do desgaste, provocado por voos desnecessários, nos misseis reais. O que muitos questionam é que, na FAB é raríssimo ver um caça equipado com mísseis de treinamento ou mesmo de manejo.

Jadson S. Cabral

Bla bla bla, vida útil isso e aquilo… todos sabemos que não temos dinheiro o suficiente pra ficar queimando míssil em exercício pq compramos apenas 100 e provavelmente esse será o único lote de BVR dessa capacidade que veremos essa caças utilizando até o final de sua vida útil. Aí quando o Brasil entrar em guerra de fato (e tomara que isso nunca ocorra) vocês verão que 100 mísseis e 36 caças não darão nem para o começo. Vocês têm que para com esse papo terceiromundista de que tem que guardar os mísseis, pq é caro voar com mísseis, pq… Read more »

Rodolfo

Eu acho que essa tensão entre Venezuela e Guiana leve a alguma mudança de postura no Planalto e enfoquem em maior gasto em defesa. Se isso não acordar o governo federal, aí pode esquecer mesmo. Quando estourar uma guerra depois vai ter CPI pra culpar seja lá quem estiver no poder e não toda a podridão que esteve no poder antes.

Matheus

Como você é patético cara.
Pessoal aqui numa boa explicando o porque e você vem com essas respostas de baixo calão. Cresça.

Wagner

Da para ir até Caracas e voltar com esse tanque?

Piadinha vai rsrsrsr

Alexandre

A partir de Boa Vista, dá sim!

ODST

Olhando por esse ângulo ele lembra uma mistura de F-5 com F-18

Abner

Uma pergunta além dos mísseis Meteor e Iris-t, quais outros mísseis podem ser usados?

Camargoer

Creio que os Python e Derby da FAB podem ser usados no F39.

Rinaldo Nery

Camargo, eu não tenho certeza. Talvez essa informação devesse ser checada. Provavelmente o Bosco sabe. “Senhor das armas”.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Acho que já tivemos uma discussão sobre isso há algum tempo … Muito tempo aliás. Pelo que lembro, alguém havia comentado sobre os armamentos integrados no F39.

Pelo que lembro, o Python e Derby estão integrados. Mas foi como escrevi… “creio que… “

Sensato

Os misseis integrados, segundo a SAAB, são Iris T, Python 4, Python 5, A Darter, AIM9X, Meteor, Derby,
AIM120.

Alexandre

A Saab assinou um contrato com a Rafael, anos atrás, para integração de Derby, Python, SPICE, pods Litening e RecceLite etc ao Gripen. Se a FAB irá usar ou não, é outra história…

Camargoer.

Era o que eu lembrava…

Rinaldo Nery

Obrigado pela informação.

Fabio Araujo

Que bom que os testes seguem de vento em popa!

Gustavo

Uma pergunta..em caso de guerra, os gripens entrariam em combate?

Camargoer

Depende… Guerra contra quem? Qual intensidade da guerra? Em qual situação? Não dá para responder isso sem ter uma compreensão do cenário.

Jorgemateus77

Ou seja: não

Robson

Alguém informa se o Gripen NG já teve integração com os misseis…Pois em caso de guerra nós não podemos usar o Gripen

Rinaldo Nery

Lá na Suécia, quando foi certificado. Faz algum tempo. A sua pergunta é o mesmo que perguntar se pode colocar álcool no carro flex que acabou de comprar na concessionária. Ou seja, vem de fábrica com a relação de mísseis que pode usar. E são vários.

Robson

Entendi… mas sabe como que é enquanto a gente não vê os mísseis embaixo da asa do Gripe A gente não tem tanta certeza se ele está 100%

Rinaldo Nery

Está sim.

Camargoer.

Sim. O F39E já tem integrado o IrisT, o Meteor, o Python, Derby, Sidewinder, e o AIM120. Acho que também temo RBS55. Talvez o MICA também esteja integrado, já que a Tailandia também usa este míssil

Rodolfo

Espero que essa tensão na America do Sul envolvendo a Venezuela faça o governo federal acordar e aumentar a ordem de Gripens com o objetivo de pelo menos uma esquadra permanente na região Norte em Manaus, quiçá uma segunda em Boa Vista, pra resguardar o espaço aéreo e como dissuasão.

Rosi
Last edited 10 meses atrás by Rosi
carvalho2008
carvalho2008
Antonio Neto

O navio com o 4107 chegou em Navegantes.

https://www.vesselfinder.com/vessels/details/9428413

CRSOV

A FAB já recebeu algum dos armamentos comprados para equipar nossos Gripens ?

Camargoer.

Sim. Recebeu lotes de Iris-T e Meteor, só não sei quantos.

Angelo

Um of topic: Gripen C puxando 9 G.

HUNAF Gripen solo display

https://www.youtube.com/watch?v=SLQCXd3ZNew

Scudafax

Excelente. Agora basta produzir o avião aqui no Brasil, incluindo as turbinas. Depois basta construir hangares reforçados, alguns subterrâneos. Após é necessário desenvolver sistema de defesa aérea nacional em camadas. Por fim, mas não cronológico, lançar satélites.

Rafael Cordeiro

Off-topic: Chegou ontem mais um Gripen em Navegantes, deverá ser desembarcado hoje e no período noturno ser levado até o aeroporto e então deverá ser preparado para o voo até Anápolis. Esse é o oitavo Gripen da FAB, sendo o sétimo operacional (4107), o 4100 está em testes em Gavião Peixoto.