Pilotos da Força Aérea Sueca treinarão na Itália a partir de janeiro
ESTOCOLMO — As forças armadas suecas assinaram um acordo com a Força Aérea Italiana segundo o qual parte do treinamento de voo sueco para pilotos de caça ocorrerá na Itália a partir de janeiro de 2024 até dez anos depois. O acordo foi assinado pelo Chefe da Força Aérea, Major General Jonas Wikman, e pelo homólogo italiano, Tenente General Luca Goretti, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Italiana.
Em janeiro do próximo ano, a primeira leva de alunos de pilotos de caça da Escola de Aviação começará a treinar na Itália. A unidade aérea italiana que treinará os alunos suecos é a 61ª Stormo, e o treinamento ocorrerá na base aérea de Galatina, nos arredores de Lecce, bem como na base aérea de Decimomannu, na Sardenha.
“Estou feliz que o acordo tenha sido agora assinado e que tenhamos as condições necessárias para iniciar um treinamento de voo qualificado que atenda às exigências do futuro”, afirma o Chefe da Força Aérea, Jonas Wikman.
O treinamento é realizado pela Força Aérea Italiana com o apoio da empresa Leonardo. A Força Aérea Sueca enviará instrutores de voo a ambas as bases aéreas para serem treinados na aeronave de treinamento italiana e em seu sistema de treinamento. Depois disso, os instrutores de voo suecos atuarão como instrutores de voo na escola de voo italiana.
FONTE: Forças Armadas Suecas
Rapaz, as viúvas do lift tão demorando. Rsrs
Você foi a primeira Viúva a comentar e eu serei a segunda!!! O Mundo todo faz de um jeito mas a FAB decidiu reinventar a roda, por que será que a Suécia que inventou e produz o F39 identificou a necessidade de um “Lift” para ele e a FAB não ???
Aparentemente, eles estão dando baixa a um treinador a reação e vão testar esta trilha de treinamento.
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Nosso contexto foi escolhido o uso do A29.
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Em 10 anos veremos se a Suécia permanecerá na ITalia, terá solução própria ou, quem sabe, seguirá o exemplo da FAB.
A França e a Espanha trocaram jatos (Alpha Jet e C-101, respectivamente) pelo turboélice PC-21. O Chile substituiu o jato A-36 pelo A-29. Então, a FAB não está sozinha nessa metodologia.
Tem gente na FAB (pilotos) que não quer ouvir falar em transição do A29 para o F39 eu concordo plenamente com eles…
Por que não querem ouvir falar? Dê exemplos que embasem estas opiniões.
Amigo, leia esse trabalho feito por um Ten Cel aviador, compartilhado nesse blog há alguns anos: https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/07/O-impacto-da-desativa%C3%A7%C3%A3o-do-AT-26-Xavante-na-progress%C3%A3o.pdf Resumidamente: a aposentadoria do AT-26, sendo ele substituído pelo A-29, gerou uma clara deficiência de pilotos de caça na transição para primeira linha (F-5, A-1, Mirage 2000), aonde houve um aumento na taxa de atrito (esse pilotos reprovados no curso da primeira linha eram pilotos que foram declarados líder de esquadrilha de aviação de caça no A-29). Ou seja: não é opinião, é fato. A transição do A-29 para o Gripen vai seguir a mesma linha, e muitos pilotos terão seus sonhos de… Read more »
Meu caro, a qual atrito você se refere? “… muitos pilotos terão seus sonhos de pilotarem o Gripen ceifados devido a FAB não ter implementado um caça lift no meio.” Se tem pilotos que são aprovados e seguem normalmente à primeira linha, mostra que o sistema funciona. E aqueles que são reprovados, sinto muito, não tem a capacidade suficiente para a aviação de caça. O piloto-aluno é que deve se adequar e vencer o desafio, nao o contrário. E volto à dizer, duas das principais Forças Aéreas da OTAN usam turboélices na formação dos seus pilotos de caça. Não é… Read more »
Mas dizem que o Gripen é muito mais simples e intuitivo de operar.
Os suecos desativaram o jatinho de treinamento da Saab com jeito de fusca (era até lado a lado) que usavam pra tudo há décadas. Vão agora de turbohélice no básico (Grob, se não me engano) e a mini-Ferrari voadora da Leonardo no avançado/transição para os Gripen. Mas não compram as Ferraris. Vão comprar horas de treinamento na jato-escola pra piloto de F-35 que a Leonardo montou com a Aeronautica Militare numa ilha do Mediterrâneo (a comida do rancho deve ser bem acima da média). Seria bom saber por que a bossa nova na instrução de pilotos. Será que os suecos… Read more »
A mecânica…o motor do Fusca foi um motor de avião.
“motor quatro-tempos de quatro cilindros horizontais e opostos arrefecido ar ou um motor dois-tempos radial de três cilindros arrefecido a ar. Ventilador de arrefecimento no eixo auxiliar elevado no arranjo de quatro cilindros opostos. Ventilador combinado de arrefecimento e exaustão no virabrequim no arranjo em estrela”.
O mundo gira.
Uma outra camada é a questão meteorológica, certamente a Sardenha, por exemplo, deve ter (muito) mais dias de sol que qualquer cidade sueca…
https://www.edrmagazine.eu/dispersed-operations-multidomain-centred-and-multinationally-connected-these-are-the-three-pillars-of-the-swedish-air-force-development-which-gets-ready-to-train-its-pilots-in-italy
Foi o que disse o chefe da Força Aérea sueca há alguns meses: Talking training, the Swedish Air Force started receiving its new Grob G 120TP training aircraft, known as SK 40. These are currently flying but not yet operational, Phase 1 syllabus not being yet provided on those aircraft. To reach the skills required to fly the Gripen the small turboprop is definitely not sufficient. Maj.Gen. Wikman predecessor already highlighted the fact that due to the fact that Saab Gripen C/Ds are back to full operational use due to the geopolitical situation, and will remain so for quite some… Read more »
É isso então, marcelo, os suecos acham que não dá pra saltar do turbohélice básico Grob direto para o Gripen. E vão fazer a ponte mandando 12 pilotos por ano para a IFTS, a escola mantida pela Leonardo com a força eérea italiana, para voar o M346 numa base da Sardenha. Essa rota de treinamento vai servir tanto para a frota atual de Gripens C/D (que vai continuar a receber atualizações e reformas) quanto para os novos Gripens E, que começam a ser recebidos. Quem diz isso é o comandante da Força Aérea da Suecia. Discordâncias e reclamações devem ser… Read more »
Óbvio que do Grob não da p ir pro F-39. O A-29 é muito superior ao Grob. A França usa o PC-21.
Tenho a impressão que o Grob é um “T25” moderno.
https://www.aereo.jor.br/2021/05/06/suecia-encomenda-o-grob-g120tp-para-treinamento-basico-de-pilotos/
Mas quem acha que dá para ir de um Grob 120 direto para um Gripen? O Grob é um avião de treinamento primário e básico. Você não acha que ele está no mesmo nível do A-29, né?
Não arrisquei palpite sobre a situação da FAB, perguntei sobre as razões da mudança dos suecos. E o marcelo achou uma resposta aplicável a eles lá, que comentei.
Por aqui, segue a discussão, como deve ser. Vc e Rinaldo Nery chamaram a atenção para as diferenças de categoria entre os tipos de avião, na hora de comparar as possíveis soluções sueca e brasileira.
Valeu, às vezes o óbvio para especialistas pode não parecer tanto assim para os curiosos… (que esperam ter sempre mais perguntas do que opiniões).
Depois do Catar, Japão, Alemanha, Singapura, Áustria, Canadá, Reino Unido e Arábia Saudita… Agora é a vez dos pilotos suecos, jogada de mestre essa da Leonardo em parceria com a força aérea italiana.
A Grécia também criou um cento de treinamento internacional com M-346 junto com a Elbit israelense.
Quem sabe a Suécia não venha a ser uma operadora do A-29 após perceber que é plenamente possível passar do ST para o Gripen. E se o Brasil criasse um sistema parecido entre a FAB e a Embraer?
Verdade quem sabe? é possível seria mais uma grande conquista pro Super Tucano a Suécia vir a opera-lo, Lembrando que aqui a FAB vai usar junto o Gripen F, biposto… para fazer esta converção e treinamento, encomendamos 8 destes e a FAB vai ser a única (por enquanto) a usar esta solução , Por isso no pouco que entendo do assunto, não vejo mesmo a necessidade deste lift, nunca houve.
Eu não vejo o M-346 como transição para o gripen, mas sim como complemento de frota ou volume assim como foi com o xavante.