Demonstração do A-29 Super Tucano em Gana
A Força Aérea de Gana, em conjunto com a Embraer Defesa & Segurança do Brasil e a Sierra Nevada Corporation dos EUA, realizarão uma demonstração estática e de voo da aeronave A-29 Super Tucano.
O evento estava marcado para acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro na Base de Acra, mas hoje a Força Aérea de Gana informou que ele foi adiado e novas datas serão comunicadas em breve.
A demonstração estática e de voo será testemunhada pelo Ministro da Defesa, Hon Dominic Nitiwul, Membros do Parlamento, o Chefe do Estado-Maior da Defesa e Oficiais Militares Superiores.
FONTE: @Jakepor21, no X
Adoro essa pintura e a escolha de nomes brasileiros para os produtos nacionais.
A Embraer só errou no nome do Kc390
Quem sabe KC-390 Harpia? Periquitos, papagaios e até mesmo aves de rapina como a harpia (uma das maiores do mundo) só existem aqui na nossa terra.
Harpia é ave de rapina. Não seria bom para um avião de transporte. Talvez para o futuro substituto do Gripen, um caça.
O nome que melhor se encaixaria no KC-390, para mim, seria Zeus. Além da fácil pronúncia por estrangeiros, trata-se do pai do Hercules, hahahaha
Sabia que o nome Hércules do cargueiro da Lockheed não vem do deus de mesmo nome, e sim da constelação? Era tradição a fábrica de Marietta dar nomes de Constelações a seus aviões. Um concurso havia sugerido o mesmo nome do nosso recente caça sueco. Versão de Gripen (Grifo, criatura mitológica com corpo de leão e asas de águia), em inglês, logicamente.
Nessa linha eu sempre achei que poderiam focar nas aves de grande porte, como a Harpia, Anhuma, Garça, Cegonha, Tuiuiú, etc. Poderia até ser Arara,duvido que aceitassem o nome Arara-Vermelha, mas tem a Canindé. Jacu e Jacuaçu estão excluídos por justificadas razões de quinta série.
Tem os nomes indígenas também.. Tupi seria legal. Kuará em tupi-guarani é Sol. Batarra em tupi é Forte. Bororó é gordo.
Sim, seria legal ir além das etnias, eu gostei da escolha de Guaicuru para a viatura 4×4 do EB. Por sinal, os submarinos com nomes que remontam à guerra do Paraguai dãoá uma desagrável impressão que a MB está com os olhos colados no retrovisor. Como se não houvessem ocorrido duas guerras mundiais nesse meio tempo.
Já era, Millennium é um bom nome e já pegou!
Se soldar um F-16 no dorso, vira millennium falcon?
Riso.. boa.
Hermes. Para enfatizar a velocidade dele sobre o Hercules.
Outra opção seria jogar para deuses indigenas. Tupã não soa mal se jogar para Tupan.
Eu sou tupãense, melhor Tupã. Mas entendi seu ponto. Rss…
Riso. O risco era ser Arcoirisense.. riso. Lá pelo menos deve ter um pote de ouro enterrado, riso
Concordo, acho o nome do KC-390 horrível, consigo imaginar esse nome para um SUV genérico que vai sair de produção e ser esquecido.
Entendo que a Embraer quis enfatizar que esse era um projeto pós ano 2000, ao contrario do Hércules e do A400.
E aquela história que a Holanda tava interessado no ST, alguem tem mais detalhes?
Encomendaram 5 KC 390 Millenium para Holanda + 5 encomendas para a Áustria(operação comercial realizada com HOLANDA/ÁUSTRIA, por questões de custos)
A Holanda estava interessada no ST?
Um dos demonstradores de A-29 é o Torres, da minha turma. Jaguar, fumaceiro e ex cmt do 3°/3°.
A Embraer precisa desenvolver um caça lift para oferecer para o mercado africano e sulamericano e vender em conjunto com o A-29 e o P-600 formando um bom trio de defesa e policiamento aéreo!
Caro Fábio, o mercado de LIFTs já tem modelos novos e consolidados para todos os gostos e orçamentos. Seria uma aposta muito arriscada por parte da Embraer. No máximo uma produção sob licença, mas não vejo necessidade se não for para atender uma demanda local.
Em 2024 o Super tucano fará 20 anos de incorporação a FAB. Tem previsao de algum tipo de atualizacao prevista para ser feita no aviao?
A FAB esta estudando um MLU.
Complementando:
https://www.aereo.jor.br/2023/06/19/embraer-e-forca-aerea-brasileira-iniciam-trabalhos-visando-atualizacao-tecnologica-da-frota-de-a-29-super-tucano/
Tem previsão para adquirir mais A-29?
Não
Nem M346 nem F16. riso
Talvez alguns planadores e um Ipanema elétrico para o CVV-AFA. [ironia]
Rinaldo, vc fez parte do CVV?
Sim. E fui rebocador quando era instrutor.
Nem F-35!
Verdade.. riso… Nem F5 espero…
É o melhor!!! viva a Embraer ! Viva o Brasil!
Sou leigo e sempre fico com essa duvida. Sera que não cabe a producao de jato leve? Um super tucano v2 kkkkk Para nos aqui do sul Acho que Algo nessa simplicidade ja bastava.
Olha, dada a situação geopolítica da região, Gana cercada por Mali e Burkina Fasso, que recentemente passaram por golpes militares, e estão com escaramuças com alguns vizinhos e potências estrangeiras, é grande a chance de venda de um ou mais lotes de ST para eles…
FALCÃO seria a melhor designação para o KC-390.
Quantas unidades será que Gana tem intenção de comprar?
Eu chutaria uns cinco ou sete. Eles já operam cinco certo?