SAMI e Embraer assinam Memorando de Entendimento para iniciar cooperação entre Brasil e Arábia Saudita em Defesa e Segurança

81

Acordo marca o primeiro passo na integração da indústria aeroespacial dos dois países

Riad, Arábia Saudita, 29 de novembro de 2023 – A SAMI, principal companhia de Defesa e Segurança da Arábia Saudita e subsidiária do Fundo de Investimento Público local, e a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) assinaram hoje um Memorando de Entendimento para início de cooperação em suas respectivas indústrias aeroespaciais, com prioridade para Defesa e Segurança.

O acordo busca ampliar a presença de ambas as empresas no Reino da Arábia Saudita, com os objetivos conjuntos de promoção das capacidades do C-390 Millennium e do fornecimento de suporte local associado aos requisitos do Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita. A SAMI e a Embraer também trabalharão para estabelecer uma ampla capacidade de manutenção das aeronaves da Embraer no país.

Nesse sentido, ambas as empresas também têm como alvo o estabelecimento de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita. Além disso, a Embraer e a SAMI se engajarão em atividades de treinamento, que possibilitarão a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial do Reino da Arábia Saudita e região.

“Estamos muito satisfeitos pela assinatura do acordo com a Embraer, que poderá trazer novas instalações de suporte e produção no país. O crescimento em nosso escopo de negócios e de capacidades destaca a dedicação da SAMI em avançar e apoiar o desenvolvimento do setor aeroespacial no Reino da Arábia Saudita. É mais um passo importante nos esforços da SAMI em apoiar a Saudi Vision 2030, para fortalecer a autossuficiência do país em defesa e contribuir para a localizar de 50% dos gastos com defesa no Reino da Arábia Saudita até 2030”, afirma Eng. Walid A. Abukhaled, CEO da SAMI. “Ainda que a expansão de nossas capacidades de MRO sejam importantes, a chave para esse acordo é o estabelecimento de atividades de treinamento conjuntas, para apoiar o desenvolvimento de talentos sauditas e a transferência de habilidades valiosas no setor aeroespacial”, completa.

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura desse acordo com a SAMI. Esse é o primeiro passo para avançar na cooperação em Defesa e Segurança envolvendo as cadeias de produção entre os dois países. Com esse Memorando de Entendimento, a Embraer avança ainda mais em um mercado estratégico. Trabalharemos para agregar valor para a indústria local, para a Royal Saudi Air Force e para o Reino da Arábia Saudita”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O Memorando de Entendimento reforça os esforços da SAMI em empoderar talentos locais e contribuir para a Saudi Vision 2030 nos objetivos de ampliar o conteúdo local no setor de defesa do Reino da Arábia Saudita.

Sobre a SAMI

Fundada em maio de 2017, a SAMI é uma subsidiária integral do Fundo de Investimento Público (PIF), que trabalha alinhada com as diretrizes da Saudi Vision 2030. Com o objetivo de estar entre as 25 maiores empresas do setor de defesa do mundo até 2030, SAMI busca desempenhar um papel fundamental na localização de 50% dos gastos totais de defesa do governo do Reino da Arábia Saudita.

A SAMI está combinando as tecnologias de ponta e os melhores talentos sauditas para desenvolver produtos e serviços de defesa de acordo com os padrões internacionais em suas cinco divisões de negócios: SAMI Aerospace, SAMI Land, SAMI Sea, SAMI Defense Systems e SAMI Advanced Electronics. Também está focada em aumentar as exportações e trazer investimentos estrangeiros para o setor de indústrias de defesa do Reino da Arábia Saudita.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

A Embraer está mesmo empenhada em vender o C-390 para a RSAF. Na próxima segunda dia 4 sai o resultado da concorrência Sul Coreana e os finalistas são o C-390 e o C-130J.

Matheus

Claro que querem, Sauditas tem tanta grana que nem eles devem saber o que fazer.
Só mostrar o C-390 pra qualquer príncipe lá que eles compram umas 100 unidades e ainda pagam pelo desenvolvimento de novas configurações, tranquilo.

Emmanuel

O problema da Coréia do Sul é o pesado lobby norte-americano. O caça KF-21 tem a mão da Lockheed Martin. Fora todo o aporte que recebe para se proteger do gordinho treloso do norte.

Essa concorrência, não sei não…espero que dê C-390, mas…

Carlos Campos

LM e EUA ajudaram muito a industria aeronautica da Coreia, então vai dar C130, se der contrário, vai ter gente chorando sangue

adriano Madureira

Já o príncipe MBS, apesar de alinhado com os eua. pode-se dar ao luxo de comprar oque ele quiser, apesar os eua não estão com essa moral toda com o Reino, assim como a múmia da white house, que já foi relatado que o MBS já falou dele com escárnio, zombando dele em sessões privadas. O Wall Street Journal, citando fontes sauditas, disse que Bin Salman zomba de Biden em privado, zombando das suas gafes e questionando a sua acuidade mental. Se o reino decidir comprar uns KC-390 seria um grande feito para a embraer, isso poderia levar outros membros… Read more »

Emmanuel

Eu estou torcendo para que isso aconteça.

Marcelo

Tudo muito bonito tudo muito lindo,faltou só anúncio de aquisição do kc por parte saudita para fechar com chave de ouro.

LucianoSR71

“Nesse sentido, ambas as empresas também têm como alvo o estabelecimento de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita” – pra mim essa é a parte principal do comunicado oficial da Embraer.

LucianoSR71

Acho que por ter usado aspas destacando parte do texto, meu comentário ficou bloqueado.

LucianoSR71

Liberaram rápido, obrigado.

Slow

( O governo saudita fechou um acordo com a Embraer e estuda um aporte de US$ 9 bilhões (R$ 43,9 bilhões) em investimentos no Brasil até 2030, principalmente nas áreas previstas no Novo PAC… )

Muito bom e dessa vez nada de joia .

Carlos Campos

já que fugiu do tema, fica sabendo que esse acordo já era costurado no governo anterior

Ed Sanches

Na verdade engrupiram o governo anterior que voltou de la dizendo que tinha um acordo de investimento de 10 Bi de dolares deles aqui no Brasil. Isso foi em 2018 ou 2019 e até hoje nada. Agora vamos ver se o atual governo trabalha para que esses 10 Bi não fique só na promessa de novo.

Carlos Campos

Sim que foi prejudicado pela Pandemia, o atual vive viajando e o investimento caiu, veio com a promessa de investimento da China de míseros 50mi de dolar

Camargoer.
André

Ui…..na cara não. Para não estragar o velório. (Referente ao infeliz comentário de Carlos Campos).

Carlos Campos

sim, mas isso não foi assinado na viagem do PR atual, que foi contexto do meu comentário

Camargoer

Caro. Como assinar um acordo com a China se a viagem foi aí Oriente Médio? Não faz sentido.

Camargoer

Quase isso. O Arábia Saudita tem um fundo soberano para ser investido ao redor do mundo. Como todo fundo deste tipo, ele possui regras e diretrizes.

Ainda que o governo brasileiro tenho assinado um memorando, faltava indicar os projetos brasileiros adequadas as regras deste fundo, o que só foi feito agora.

Carlos Campos

fato que não aconteceu devido a pandemia, ainda bem que já passou e o dinheiro vai vir

Camargoer.

Caro. Se o governo brasileiro não apresentou os projeto por causa da pandemia ou outro coisa, isso teria que ser pesquisado. Eu não sei.

O que sei é que havia o memorando de entendimento mas não foram apresentados projetos no escopo das regras do fundo soberano. Para que os administradores do fundo possam aprovar os financiamentos, é preciso que o projeto atenda aos requisitos.

Isso só aconteceu agora.

Nilo

Grande parte deste investimento da Arabia Saudita se dará a pprodução de energia renovável, mas a ausencia de marco legal para o setor marco regulatório é um obstáculo para o avanço do setor,a minuta de regulamentação deve ficar pronta no próximo mês, a toque de caixa estão correndo contra o tempo perdido no governo anterior. Estimativa de comercio para daqui a dez anos de 20 bi de dolares com Arabia Saudita, isso para um governo que quer trabalhar e o Estado invertir e trazer o setor privado junto. UE sinaliza investimento de R$ 10,5 bi em hidrogênio verde no Brasil.… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Nilo
Realista

Oque o governo anterior fez foi vender uma refinaria pra Arábia a troco de banana.

Carlos Campos

Pra um Realista vc parece mesmo Desonesto

Camargoer.

Que deselegante ofender as pessoas assim. Credo.

Carlos Campos

não fui, só falei a vdd, ele simplesmente por sentimento pessoal, mentiu

Camargoer.

Não justifica. Quem ofende perde a razão. Regra basilar dos debates.

André

Poderia moderar as palavras. Imagine se ele dizer que o senhor é “passador de pano” da ineficácia e ineficiência do governo anterior… ou pior: tiozão do Whatsapp.
Portanto, moderação.

Carlos Campos

O governo anterior colocou o Brasil no ranking dos países que mais receberam investimentos estrangeiros, o atual causou uma queda no investimento estrangeiro, o atual chamou o C390 de cópia de C130, que a guerra na Ucrânia dá pra resolver no bar, que o Zelensky é um Bossal, que Israel é tão terrorista quanto o Hamas, e etc, é cada coisa, mas eu sei que dói ouvir verdade, já viu o Rombo esse ano, todo esse dinheiro vai parar na mão de banqueiro. inéficácia e ineficiência né.
Portanto Faz L

André

Você tem comportamento de torcedor. É burrice discutir com o senhor. Não soma nada. Última mensagem ao senhor.

Camargoer.

Olá R. O fato da Petrobras vender uma refinaria nem é bom nem ruim. O problema é outro. O país tem uma capacidade de refino menor que a sua demanda por combustíveis e bem menor que a sua capacidade de produção de petróleo. Quando a Petrobras vende uma refinaria, a capacidade de refino do país continua a mesma. E o resultado da venda for distribuído para os acionistas como dividendos, é pio porque a empresa perdeu capacidade de investimento. Outro problema em vender uma empresa nacional para um grupo estrangeiro é que ele passará a remeter lucros periodicamente. Como o… Read more »

Allan Lemos

E você acha que essa refinaria vai para frente? A Petrobras já está a caminho do buraco de novo.

Camargoer.

Creio que sim. Uma empresa precisa investir para garantir o retorno de médio e longo prazo. Uma empresa que mira apenas na rentabilidade a curto prazo tende a cortar investimentos e reduzir custos, como por exemplo contratando terceirizadas ou reduzindo equipes de manutenção, como aconteceu com a Enel em São Paulo. Se por um lado, estas açẽos de controladores “mão-de-tesoura” garantem os dividendos a curto prazo, isso significa o fim da empresa a médio prazo. A lista de empresas que tomaram esta direção e não existem mais é enorme. Considerando que o produto de uma refinaria (combustíveis e matéria-prima para… Read more »

Carlos Pietro

Boa noite, como assim? Explique melhor seu comentário. Com qual embasamento?

Allan Lemos

Perda de valor da Petrobras só esse ano: 30 bilhões.

Rombo nas estatais: 6 bilhões.

Lei que proibia indicações políticas: desfeita.

Saia do 247 que você fica sabendo das notícias verdadeiras.

Camargoer.

Não. A Petrobras atingiu o seu maior valor de mercado da história em outubro de 2023, chegando a R$ 525 bilhões, superando o valor de R$ 520 bilhões de out/2022.

https://br.investing.com/news/stock-market-news/petrobras-petr4-atinge–maior-valor-de-mercado-da-historia-com-alta-do-petroleo-1167414

Allan Lemos

Errado.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/10/23/petrobras-perde-uma-sabesp-em-valor-de-mercado.ghtml

O valor de mercado caiu. Rombo de 40 bilhões. Esse valor de 525 é anterior.

Camargoer.

Agora há pouco, o valor de mercado da Petrobras é de R$ 482 bilhões,quando a sua ação valia R$ 35,46. Um pouco antes do meio dia, vaia R$ 35,78. Como o valor da empresa é enorme, pequenas variações na cotação da bolsa elevam e reduzem o seu valor em bilhões de reais, principalmente quando há algum movimento especulativo. Movimentos especulativos reduzem o preço, os quais abrem a oportunidade de negócios. Outros movimentos elevam o preço, abrindo outras oportunidades. Se a empresa decide aumentar a taxa de investimento, reduzindo os dividendos pagos, é provável que alguns especuladores prefiram vender as ações,… Read more »

Nilo

Preço das ações da Petrobras (PETR4)
03/01/2022 – R$13,16
01/12/2022 – R$20,79
29/12/2022 – R$19,54
04/01/2023 – R$17,17
29/11/2023 – R$35,23
“A Petrobras já está a caminho do buraco de novo.”
Que buraco Allan?

Last edited 11 meses atrás by Nilo
Allan Lemos

Piada, né? Você defende tanto a estatização, falou do “desmonte” feito no governo anterior e agora vem falar de ações?

Você tem PETR4? O pessoal que mora nas comunidades tem?

A Petrobrás perdeu mais de 30 bilhões de valor de mercado só esse ano e já há um rombo de 6 nas estatais.

Quando a “PETR4” lucra, você não ganha um centavo, quando a empresa perde valor, você é quem paga a conta. Acorde.

Cuidado para o taxad não colocar um imposto no seu comentário.

Carlos Campos

o mesmo povo que destruiu e quase faliu a PETRO tá de volta esperar o que, COMPERJ, PASADENA, ABREU e LIMA, tudo atrasado ou parado, se tivessem saído o Brasil ganharia doláres para exportar combustível, ridículo a gente importar gasolina

EduardoSP

Enquanto a Petrobrás, como empresa dominante, vender combustíveis ao preço que lhe interessa, nenhum grupo estrangeiro vai querer construir refinarias no Brasil.

Camargoer.

A venda da refinaria da Petrobras para os sauditas na Bahia mostra que sua análise está errada. Como a importação de derivados de petróleo é livre, se a Petrobras aumentar os preços acima do valor internacional, as empresas vão importar, deixando o produto das refinarias da Petrobras encalhado. Se a Petrobras vender o seu produto abaixo do preço de mercado, ela irá atingir a plena capacidade, contudo como a demanda no mercado interno é maior que a capacidade de produção da Petrobras, ainda será necessário buscar produtos no mercado externo para completar a oferta. Neste caso, os preços serão maiores… Read more »

Nilo

A Petrobras neste governo tornou-se uma empresa de produção de energia, Pergunte aos Australianos, Alemães, Arabes, se eles estão rasgando dinheiro ou são do partido do governo rsrsrsrsr.

Rafael Oliveira

Alguns adendos: Cerca de 47% dos acionistas da Petrobrás são estrangeiros. Então quase metade do lucro distribuído em forma de dividendos vai para fora naturalmente. A margem de lucro das refinarias é baixa principalmente se comparada com a extração de petróleo. Por isso, o mais economicamente racional para a Petrobrás é investir em extração e não em refino. No Brasil o CADE proibiu a concentração de mercado de cerveja, pasta de dente e chocolate, mas gasolina e diesel ele ignorou por um longo tempo. A Petrobrás deveria ter sido obrigada a vender refinarias há décadas para que exista concorrência. Petrobrás… Read more »

Camargoer.

Olá Rafa. A Petrobras tem um papel fundamental na economia brasileira. O fato dela ter a maior capacidade de refino no país, ter um enorme impacto sobre a industria de bens de capital, máquinas e indústria naval, mostra que a empresa é mais que petroleira. Uma empresa privada, por exemplo, irá optar pela simples importação caso isso signifique um desembolso menor. No caso da Petrobras não. Ainda que o governo federal seja o sei maior acionista (e por isso controlador), o principal objetivo da empresa não é gerar dividendos para o Tesouro, inclusive por meio de programas de nacionalização de… Read more »

Rafael Oliveira

Caro Camargoer, Realmente já saímos do tema faz tempo rsrs. Toda grande empresa tem impactos em outros setores. Quanto às empresas privadas, teoricamente seria assim, mas na prática não é. Se assim fosse, as siderúrgicas nacionais estariam importando aço da China em vez de produzir aqui. No caso da Petrobrás, o GF tem a maior quantidade de ações com direito a voto e não a maior quantidade total de ações. Por isso ele controla a empresa. Quanto às novas refinarias tem outro ponto: com a adoção cada vez maior de carros elétricos, faz sentido construir novas refinarias? De qualquer forma,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu, tudo eu…

Allan Lemos

Melhor vender a preço de banana e movimentar a economia do que usá-las como cabide de emprego para os “companheiros”.

O ano fiscal nem terminou e o governo do amor já causou um rombo de R$6B nas estatais.

Prepare o bolso.

Camargoer

Não. A simples privatização não movimenta a economia porque isso não representa investimento na ampliação da capacidade de produção ou da prestação de serviço.

O viria movimentar a economia teria que ser necessariamente investimentos.

Como os recursos das privatizações deve ser obrigatoriamente usados no pagamento da dívida pública, os recursos de toda privatização acaba na verdade sendo direcionado para um pequeno setor da sociedade aumentando a desigualdade social.

Seria diferente se os recursos fossem obrigatoriamente usados em infraestrutua ou saneamento, por exemplo.

Rafael Oliveira

Camargoer
“Como os recursos das privatizações deve ser obrigatoriamente usados no pagamento da dívida pública”
Essa informação é falsa.
O artigo 44 da LRF apenas proíbe o uso dos recursos das privatizações para pagamento de despesas correntes e ainda assim permite o gasto com previdência.
Ou seja, o dinheiro pode ser utilizado para investimentos a depender da vontade do Governo do Congresso.

Victor

Que traga bons frutos a Embraer e consequentemente ao Brasil!

Bardini

Quase uma década atrás, os sauditas queriam produzir localmente o An-178, que não deu em nada… O desejo de produzir um cargueiro localmente parece ter permanecido, podendo agora ser de fato atendido.
.
Tem que fazer isso aí acontecer.

Camargoer.

Uma situação curiosa. A Arábia Saudita possui 33 C130H e comprou outros 20, além de possuir 7 KC130H, tendo comprado 5 KC130J. Seria curioso se eles comprassem alguns KC390/C390 para ter uma frota mista. Os números parecem dificultar a aquisição dos aviões da Embraer. O exército, marinha e guarda-nacional sauditas só usam helicópteros. Eles possuem Typhoon com mais 40 comprados novos, além de cerca de 250 F15 de diferentes versões e algo com 80 Tornados. São todos aviões mais pesados que o F39. Pelo que lembro, os EUA vetaram a venda de F35 para os sauditas, o que deve favorecer… Read more »

JSilva

Naquela região, assim como na Ásia, parece haver uma preferência por caças pesados de superioridade aérea.

É curioso que a maior parte da frota saudita seja de F-15, quando geralmente o caça mais pesado (e consequentemente mais caro) é operado em menor quantidade, em relação aos caças mais leves.

Israel é outro grande operado de F-15.

E o Irã segue o mesmo caminho ao adquirir o Su-35, que seria a alternativa mais parecida ao F-15.

JSilva

Em relação ao KC-390, a Embraer está no lugar certo, se tem alguém que pode dar escala ao KC-390, são os países árabes e a Índia.

Camargoer.

Pois é. Os caças mais pesados são também mais caros. Como os países exportadores de petróleo tẽm uma balança comercial superavitáia com os principais produtores de armas, é comum que os países do Oriente Médio comprem grandes quantidades de armas sofisticadas.

No fim, isso acaba criando o perfil dos equipamentos na região.

Rui Mendes

A Arábia Saudita queria mais Typhoon, mas os Alemães vetaram essa compra, o que não se compreende, depois de durante tantos anos, negociarem com a Rússia e só não continuaram com negócios com os Russos, por causa da invasão da Ucrânia.
Pelo menos, a Arábia Saudita não invadiu ninguém.

Last edited 11 meses atrás by Rui Mendes
Carlos Campos

eles compraram o Rafale só falta entregar, Alemanha não quis vender mais

Rafael Cordeiro

Vi matéria (não sei se nesse mesmo site), falando que a Alemanha negou a venda de 48 Typhoons para a Arábia Saudita, por isso optaram pela compra dos Rafales franceses. O prazo para resposta de Paris era o último dia 10 de Novembro e a negociação envolvia 54 aeronaves Rafales, sendo que desconheço o desfecho dessa história.

EduardoSP

Camargoer, o Dpto. de Defesa dos EUA informaram ao Congresso americano a possibilidade de venda de 20 C130J, mas isso foi lá no começo da década passada.
Nas buscas que fiz encontrei a Royal Saudi Air Force operando só o KC-130J. Nos transportes, só os C-130H.
Parece que essa venda não foi concretizada.

Camargoer.

Que legal. Seria uma excelente notícia para a Embraer. Torço por isso.

Rafael Oliveira

Eu ia escrever isso. Essa compra não foi feita.

Neto

Se vier a existir uma planta da embraer na arabia Saudita para montar o C390, talvez surja uma oportunidade para o F39.
.
É uma triangulação possível?

Fabio Araujo

Beleza assinaram a cooperação técnica agora e o mais importante quantos C-390 vão querer?

Last edited 11 meses atrás by Fabio Araujo
Camargoer.

Olá. Está é a pergunta de bilhões de dólares. A Arábia Saudita já tem um enorme contrato com a LM para a compra de quase 30 C130J/KC130J.

Seria curioso ver a Arábia Saudita compondo uma frota mista.

Rui Mendes

Se assinaram este acordo, lógico que vão comprar o C-390.

Camargoer.

Olá Rui. Eu espero que sim. Estou curioso para ver um país com uma frota mista de C130J e Kc390. Vai ser uma excelente comparativo de custos de manutenção, operação, disponibilidade e desempenho.

adriano Madureira

mas para a arábia saudita acho que isso pouco importa, mesmo se eles comprassem o KC390 e eles vissem o quanto o C-130 é inferior e consumo de combustível entre outros fatores, acho que isso não faria no futuro eles pensarem em substituir os cargueiros yankees.

Fabio Araujo

Se não for comprar que pelo menos ajude a vender na região!

adriano Madureira

seria bom…

comment image?itok=DDfyDaNg

Rafael Oliveira

Que a Alemanha não me venha querer vetar essa venda de KC-390 para a Arábia Saudita, pois o sistema de pressurização e ar-condicionado são da Liebherr e os motores são da IAE, uma joint-venture da americana Pratt & Whitney com a alemã MTU e a Alemanha vetou a venda de caças Typhoon para os sauditas.

Camargoer.

Você tem razão. Eu não sei ainda se a Arábia Saudita ira comprar o C390/Kc390. Torço para que comprem. Neste caso, a diplomacia brasileira teria que fazer um bom trabalho junto ás autoridades alemâs para evitar surpresas. A Alemanha importa relativamente pouco da Arábia Saudita, cerca de US$ 1,4 bilhão ao ano. Por outro lado, os sauditas importam quase US$ 6,5 bilhões da Alemanha, ou 4% das importações, praticamente o dobro das importações brasileiras. Seria benéfico ao Brasil aumentar o comércio com os sauditas. Há um espaço para um comércio de produtos industrializados, principalmente bens de capital e máquinas. O… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Camargoer.
Rafael Oliveira

Sim, a diplomacia brasileira precisará trabalhar, assim como as empresas envolvidas, as alemãs e a Embraer.
Um avião de transporte, ainda que militar, tem menores chances de ser vetado do que um caça, mas, de todo o modo, o risco existe.

Nilo

US$ 12,8 bi de importações da Alemanha para o Brasil em 2022.
Quarto maior parceiro comercial do Brasil no mundo e o primeiro na Europa.
Primeiro parceiro na América do Sul.
Alternativa cobiçada de fornecedor de hidrogênio verde para os chucrutes.
Já esta dificil para os alemães acompanhar o pedido dos americanos de embargarem os russos, agora vcs estão dizendo que os alemães vão embargar o KC-390 para a Arábia Saudita.
“Você tem razão.”. Dificil em rrsrsrsrs.
Descupa senhores, mas em salão de dança que falta homem, mulher dança até com jacaré

Last edited 11 meses atrás by Nilo
Manuel

mas o KC 390 não é um avião brasileiro? rs

Camargoer

O problema sempre são os componentes. Não lembro se o Kc390 tem componentes alemães. O Guarani tinha a caixa de transmissão

adriano Madureira

“Componentes russos,componentes americanos,tudo made in Taiwan”…



Camargoer.

Riso. Boa…

Santamariense

“ Guarani tinha a caixa de transmissão”

Tinha? Continua tendo.

Neto

Rapaz, quando a embraer tiver um pé na Arábia Saudita acredito que as chances do Gripen lá começará a aparecer.
.
Vai que.