UAC patenteou versão biposto do caça Sukhoi Su-57
A United Aircraft Corporation (UAC) recebeu uma patente para uma “aeronave tática furtiva de dois lugares”, descobriu o Izvestia. Fontes da publicação do complexo militar-industrial confirmaram que se trata de uma versão biposto do caça supersônico de quinta geração PAK FA / Su-57. Os especialistas compartilham a mesma opinião.
“Todos os nossos principais tipos de aeronaves táticas têm versões de dois lugares”, disse Dmitry Kornev, editor do portal MilitaryRussia, ao Izvestia.
A “Descrição de uma invenção para patente”, que o Izvestia revisou, afirma que a nova aeronave foi projetada para detectar e atacar alvos aéreos, de superfície e terrestres com armas guiadas e não guiadas. Também pode servir como posto de comando para “operações orientadas em rede de grupos mistos de aeronaves”.
Existem várias opções de utilização do caça Su-57 de dois lugares de quinta geração: treinamento de combate, líder de formação de UAV e também ataque – com operador responsável pelo uso das armas, observou o especialista.
“O fato de a cabine estar equipada com tudo o que é necessário para transferir o controle de um piloto para outro sugere que a nova aeronave também está sendo projetada como treinador de combate”, disse Dmitry Kornev.
Ao usar o Su-57 como parte dos sistemas de reconhecimento e ataque, o trabalho do piloto se tornará significativamente mais difícil, enfatizou. Ele precisará filtrar as informações, fazer a escolha final do alvo e escolher uma arma.
“É quase impossível para uma pessoa fazer isso, então as aeronaves de ataque se tornarão mais capazes se tiverem dois tripulantes, um dos quais é operador de sistemas de armas. Essa abordagem é eficaz, pois o piloto não ficará sobrecarregado, mas se concentrará no controle da aeronave e no combate aéreo caso ocorra repentinamente”, disse o especialista.
FONTE: Izvestia
Olha, ficou menos horroroso que a versão monoplace. Levemente…
Cara, se você acha esse avião feio, não consigo nem imaginar o que deve ser bonito pra você.
Apesar de gosto ser algo pessoal, os únicos stealth com linhas belas são o SU-57 e o F-22, na liderança da feiura segue o J-20 e o F-35
Concordo em gênero, número e grau! Os mais bonitos são o SU-57 e o F-22, já o J-20 é feio que dói…
Ele não é feio. Ele é horroroso. Até o F-22 é menos feio que isso, e olha que o bichinho é feio. Se olhar meu histórico de comentários sobre gosto de aeronaves vai ver que não acho nenhum avião de 5a geração bonito. Na verdade, na maior parte do tempo eu os acho entediantes.
Avião bonito? F-15, F-14, MiG-29 (em especial o MiG-35), F-4, A-4, Skyraider, P-47, Sopwith Camel… aviões com ‘personalidade.’
O Supermarine Spitfire é quase um símbolo sexual!!! 😀
Gosto pessoal varia de pessoa para pessoa mas o Spifire é imbatível Para mim é de longe o mais bonito, depois vem o Su27/35, F 14, P 51, Mig 21-13, e o Mig 27
de fato uma reliquia
Você colocou o F-15 na frente do F-14? Perdi a fé no seu senso de estética.
Estou tentando parecer não tão parcial 😛
Em quesito beleza da série Teen,F-16 e F-14 travam uma bela luta!
Nem um sukhoi na sua lista ??
Não foi uma lista pensada, Joanderson, foram apenas exemplos. Acho os Sukhoi da família do Su-27 muito bonitos, especialmente os biplace.
Realmente os sukhoi são belíssimos, principalmente o su-35 .
SU-35 nada! Su-22 Fitter-H. Era bem charmosinho… Ele e o MiG-21SMT como representantes dessa época.
_____
COMENTÁRIO APAGADO POR PROVOCAÇÃO TOTALMENTE INÚTIL AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
______
COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ele não disse feio,disse HORROROSO!
Eu só o considero um pouco menos que feio…
Eu não acho feio….acho horroroso….
A Rússia iniciou o processo de produção do Su-75 Checkmate. O primeiro voo está previsto para 2025.
Vou acreditar porquê é vc que está dizendo…
Até o desenho da própria empresa reconhece que as lâminas do compressor ficam expostas ao radar inimigo…
E mesmo assim há quem insista que o Su-57 é tão stealth quanto um F-35 ou F-22.
Ele possui bloqueador de radar nessa área:
https://theaviationist.com/2020/12/13/lets-talk-about-the-su-57-and-the-radar-blockers-allegedly-sighted-for-the-first-time-inside-the-felons-air-intake/
Fan exposto é motivo para desqualificar o Su-57 como aeronave stealth? Então da uma olhada nisso daqui:
É sério isso? Usar uma foto em ângulo é ___________
EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
o túnel faz um S, supostamente os Russos musaram o túnel do SU57
Essa foi uma comparação sem muito sentido. Quando um radar conseguirá esse ângulo do B-2? É uma janela extremamente pequena para que isso seja um problema (e mesmo assim os americanos mudaram o design das entradas de ar no B-21).
No caso do Su-57, por outro lado, as lâminas estão expostas quando a aeronave está sendo vista de frente, algo MUITO mais provável de ocorrer.
Pra mim esse Su-57 nada mais e do que um SU-27 metrossexual so isso.
A patente diz respeito apenas ao modelo ser de dois lugares? Há algum mecanismo inovador que justifique haver uma patente?
Agora só falta discutir o sexo dos aviões, se F15 ou SU57 é masculino ou feminino. Só me faltava essa agora 😝
Americanos usam o pronome feminino para máquinas voadoras: her.
não, ambos são aeronaves de combate estratégiques…
No ranking de beleza dos caças de quinta geração vocês não disseram qual é a posição do caça iraniano Qaher 313 .
É um absurdo vocês terem se esquecido dele.
Essa foi boa
Alguns sites indianos indicam que este avião pode ser um Su-30 furtivo e até indicam o interesse da Índia em uma possível modernização de sua frota de Su-30…
Difícil. Bem difícil.
Os mesmos já fez parte do programa de desenvolvimento do SU-57, mas decidiu sair devido ao projeto não atender os requisitos de um caça de quinta geração, principalmente no que tange à aviônicos e furtividade. Também teve a baixa taxa de colaboratividade da parte dos Russos.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Diferente de nós, acredito que os indianos não vão embarcar nessa novamente.
Caça bonito mas para mim não está no nível tecnológico do f35, e em eletrotécnica o j20 também deve vencer o su57.
Mas se ele for melhor do que qualquer caça de 4 geração ja vale o investimento.
Na Ucrânia poderemos ver o desempenho do su35 e d5is f16, caso o caça russo faça bonito ja vai dar para ter uma ideia da capacidade do su57.
Quis dizer eletrônica *
Já existem relatos que o caça Su-35 está fazendo um excelente trabalho na Ucrânia.
Tem até declaração de ucraniano dizendo que é uma maravilha tecnológica e tem também ucraniano dizendo que os F-16 são inferiores aos Su-27 que eles possuem que dirá o Su-35 que é bem superior aos Su-27 ucranianos.
Mas veremos agora o su-35 caças ocidentais.
Quiz dizer Su -35 contra caças ocidentais.
Joanderson, os F-16 que a Ucrânia receberá são das versões iniciais. Os Su-35 são décadas mais novos. Seria uma comparação sem muito sentido.
Geralmente tem pessoas que desmerecem equipamentos russos, essa guerra vai servir para ambos os lados se testarem.
Respeito sua opinião, mas só pra lembrar que quase tudo que os chineses tem hoje em dia é graças aos russos, principalmente em matéria de aviação. Enquanto os chineses estavam pensando em construir caças, os russos já faziam aos montes.
Deve estar operacional por volta de 2040
Patente? Para impedir cópia? Em uma arma de guerra? Avisaram os chineses?
Como assim patentear um avião?
Entendo patentear algo tipo fuzil ou granadas por serem coisas fáceis de serem copiadas.
Mas um avião, e ainda mais furtivo? Me parece mais perigoso fazer a patente do que não fazer.
Se não me engano a Coca-Cola nunca patenteou a sua formula justamente para que não a copiem. Achei que materiais caros e complexos tinham a mesma justificativa…
Vivendo e aprendendo.
Enquanto isso Lockheed solta outro esboço da sua versão do NGAD (30 segundos do vídeo).
https://youtu.be/XduTN53gjdI?si=tJohQ_iqzi5BZ-sA
Olá Brasil, Dispor de um avião de dois lugares de nova geração é, segundo as intenções tácticas russas, muito lógico. Além disso, os russos, sempre muito sensíveis ao bem-estar dos seus militares, talvez também tenham a intenção de diminuir fortemente a carga de trabalho do piloto (um piloto dedicado ao funcionamento do avião em todas as suas áreas de voo de combate e um operador dedicado aos diversos sistemas de armas, entre os quais a gestão dos drones companheiros). Não surpreendentemente, como outros países, os russos pretendem usar drones de combate e, neste caso, o casal composto pelo Su-57 e… Read more »
Os futuros drones serão operados por inteligência artificial, não haverá necessidade de um segundo piloto. F35, NGAD são/serão de único piloto e espera-se que irão liderar uma esquadra de 6 avioes nao tripulados para cada piloto. Seria esse tipo de investimento que o Brasil deveria fazer. A Embraer tinha iniciado estudo dessa plataforma em 2021 mas por falta de dinheiro da FAB parece ter ido pro mesmo caminho do STOUT. Acho que outra desvantagem do 2o piloto é a perda de alcance que deve ser pouco, mas pra um país grande que não conta com muitos caças e poucos tankers… Read more »
O B-21 é um novo bombardeiro tripulado dos EUA…
Todo bombardeiro americano desde a segunda guerra tem 2 pilotos, mas nada relacionado a drones. Durante missões que podem durar mais de 24 horas incluindo reabastecimento aéreo, os pilotos trabalham em turnos.
Meu ponto é que com drones movidos a IA, os americanos não tem necessidade de um segundo piloto nos seus caças de 5a e 6 a geração.
Boa noite Rodolfo, Sim, a IA é essencial e tem o potencial de revolucionar a forma como os pilotos de caça irão operar. Mas no que diz respeito à Rússia e ao Su-57, mesmo que a IA vise aumentar as capacidades humanas, proporcionando complementaridade com a aeronave e os seus sistemas de armas. De momento e segundo os russos a escolha é o Su-57 de dois lugares (2 tripulantes a bordo do avião) e drones. De memória e em relação à IA, compartilho o ponto de vista da Dassault: A natureza do domínio aeronáutico exige a concepção de sistemas dos… Read more »
Curioso isso, pois normalmente não se faz registro de Patente para segredos industriais.
Um registro de patente dá detalhes suficientes que permitem a reprodução por terceiros. Vale para garantir direito sobre a invenção e permitir royalties. Já o segredo industrial, é interesse do inventor/empresa não revelar suas características, pois estas são consideradas vantagens competitivas.
Só quero saber como e com que serão produzidos esses aviões! Os caras não estão conseguindo nem produzir T90 completo por falta de componentes.