Atividade marca o início de um novo capítulo na cooperação bilateral, ao mesmo tempo em que a Indonésia e o Brasil reafirmam o seu compromisso com a colaboração na aviação militar

Após cinco anos de cooperação em regime de reciprocidade, o Programa de Treinamento em Simulador da aeronave C-130 entre Brasil e Indonésia chegou ao fim, à medida que a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza a transição para o KC-390 Millennium, produzido pela EMBRAER. No entanto, em vez de significar uma despedida, marca o início de um novo capítulo na cooperação bilateral, já que os dois países reafirmam seu compromisso com a colaboração na aviação militar.

A cerimônia de conclusão realizada em Jacarta, na Indonésia, foi uma prova da colaboração entre as Forças Aéreas da Indonésia e Brasileira. O Chefe do Simulador na Base Aérea de Halim, Major Aviador Arif Rahman Hakim, expressou gratidão pelos anos de cooperação e pelo compromisso partilhado com a excelência. “Ao mesmo tempo em que damos adeus ao treinamento no simulador C-130, saudamos uma nova era de cooperação com o Brasil”, declarou.

O Embaixador do Brasil em Jacarta, George Prata, recepcionou a tripulação e explicou a importância dessa parceria para a diplomacia. “A relevância estratégica da região do Indo Pacífico tem aumentado significativamente para a política externa brasileira, abrindo novas oportunidades de cooperação e de fortalecimento das relações bilaterais”, declarou.

A última tripulação a realizar o treinamento em simulador em Jacarta concluiu o programa com sucesso em 01/11 e foi composta pelos seguintes militares: Major Aviador Nelson Dias da Silveira Costa; Capitão Aviador Cayo Cesar Magalhães Santos; Capitão Aviador Arthur Souza Rodrigues da Costa; Capitão Aviador Hugo de Paiva Magalhães; Tenente Especialista em Aeronaves Maurício dos Passos Toledo, e Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Alex Carvalho Pereira.

A cordialidade, profissionalismo e dedicação de todo o pessoal envolvido no treinamento e no suporte às equipes do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, deixaram marca indelével em todos que tiveram o privilégio de realizar o treinamento no simulador do C-130 em Jacarta.

O Programa de Treinamento

Começando em 2019, a iniciativa de treinamento em simulador C-130 serviu como uma plataforma fundamental para aprimorar as habilidades das tripulações da Força Aérea Brasileira operadoras do Lockheed Martin C-130 Hércules no Esquadrão Gordo. Em contrapartida, militares da Força Aérea Indonésia realizam treinamento em simuladores das aeronaves A-29 Super Tucano e C-105 Amazonas.

Embora o programa de treinamento do simulador C-130 esteja concluído, o espírito colaborativo entre a Indonésia e o Brasil persiste. Já estão em curso planos para explorar novos caminhos para programas de treinamento conjuntos.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Que no futuro a indonesia venha a ser um operador do C-390 Millenium. Apesar de estar recebendo C-130J.

Willber Rodrigues

Qual a chance da Indonésia ir de 390 num futuro próximo?

Fabio Araujo

Pouca chance, faz pouco tempo que compraram cinco C-130J-30 novos, e receberam o primeiro deles em Fevereiro desse ano!

Clésio Luiz

Para você ver como o mundo dá voltas. 20 anos antes o Brasil era um dos países que enviava tropas para o Timor Leste para ajudar a consolidar a independência deste da Indonésia. Agora os países estreitam laços diplomáticos e militares.

JORGEMATEUS77

e eles acabam executando nossos traficantes