A empresa aeroespacial brasileira Embraer demonstrará ainda este mês sua aeronave de transporte C-390 Millenium para a Força Aérea Sul-Africana (SAAF).

A aeronave estará na Base Aérea de Waterkloof na sexta-feira, 24 de novembro, informou a SAAF em comunicado, onde será mostrada ao Ministro da Defesa e Veteranos Militares Thandi Modise; Chefe da Força de Defesa Nacional, General Rudzani Maphwanya; e o Chefe da Força Aérea, Tenente General Wiseman Mbambo. Representantes de vários departamentos governamentais também estarão presentes, “uma vez que irão beneficiar-se desta aeronave multimissão ao necessitar de apoio à mobilidade aérea”.

A SAAF disse que o objetivo do evento será mostrar a capacidade de ponta do C-390 para reabastecimento ar-ar, entrega de ajuda humanitária, busca e salvamento e combate aéreo a incêndios.

A demonstração ocorre após uma visita ao Brasil em abril de 2023 para discutir o envio do C-390 para a África do Sul para testes e demonstração, disse a SAAF. Em maio, Modise disse ao Parlamento que o seu departamento esperava anunciar publicamente em breve uma parceria com a Embraer, mas deu poucos detalhes além de que incluiria a fabricação e reparação de aeronaves na África do Sul.

Seus comentários foram feitos semanas depois que o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, disse ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro que o Brasil estava negociando com vários países a venda do C-390, incluindo a África do Sul.

A SAAF gasta milhões de rands no fretamento de aeronaves para fazer a rotação de tropas e equipamentos da República Democrática do Congo e de Moçambique, uma vez que não possui aeronaves de transporte em condições de aeronavegabilidade suficientes. Embora R1 bilhão tenha sido alocado pelo Tesouro Nacional para tornar a frota de transporte aéreo médio de C-130BZ Hercules da SAAF em condições de aeronavegabilidade, em janeiro Mbambo disse que “há muita conversa em torno da capacidade de transporte estratégico. Não é nenhuma surpresa o motivo pelo qual essa capacidade está sendo mencionada. A realidade que enfrentamos é que a África do Sul não está numa posição estratégica. Nossa localização não pode ser alterada. Precisamos de ter pernas muito fortes para nos ligarmos ao resto do continente e ao mundo.”

A Embraer acredita que uma aeronave multimissão capaz como o C-390 é a melhor opção para muitas nações africanas, pois executa uma ampla gama de tarefas, desde o transporte de carga e tropas até a evacuação médica, busca e salvamento, reabastecimento aéreo (caças e helicópteros configurado como KC-390), combate aéreo a incêndios e assistência humanitária.

A Embraer afirma que o C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (870 km/h) e mais longe. Técnicas digitais de design e fabricação, aliadas a um design aerodinâmico, tecnologia fly-by-wire e propulsão turbofan comprovadamente eficiente, contribuem para alta eficiência e desempenho, redução de custos do ciclo de vida e maior disponibilidade, afirma a empresa. Ter dois motores a jato comerciais IAE V2500 prontamente disponíveis (em vez de quatro como o Il-76 ou C-130) significa menos manutenção – usar os mais recentes aviônicos (Rockwell Collins Pro Line Fusion) e sistemas também resulta em menores requisitos de manutenção.

A Embraer estima que África necessitará de 105 aeronaves na classe do C-390 durante os próximos 20 anos, com a procura global para esta categoria a ascender a 490 aeronaves. No ano passado, o C-390 percorreu dois países da América e oito países do Oriente Médio, alguns dos quais pediram especificamente para ver a aeronave, indicando forte interesse no tipo. Ruanda, em particular, acredita que o C-390 é um bom candidato para as nações da União Africana que poderiam utilizá-lo para missões humanitárias e outras em todo o continente – possivelmente numa unidade multinacional.

A Embraer está acumulando rapidamente novas vendas de suas principais aeronaves de transporte, com a Áustria se tornando o mais recente cliente em setembro. A Áustria irá adquirir quatro C-390, avaliados em cerca de 600 milhões de euros, para substituir os seus C-130K. A Áustria e a Holanda estão comprando juntas nove aeronaves. Outros clientes existentes incluem Brasil (19), Hungria (dois) e Portugal (cinco). Em Outubro, a República Checa iniciou negociações sobre a potencial aquisição de dois C-390.

Todos os clientes existentes do C-390 estão adquirindo o jato para substituir suas frotas de C-130. Embora o C-130 e o C-390 sejam semelhantes, o C-390 tem um compartimento de carga um pouco maior e transporta 26 toneladas contra 20 toneladas do C-130J. Uma análise conduzida pela Holanda descobriu que o C-390 oferecia carga útil/alcance superior, custos reduzidos de manutenção e operação e maior disponibilidade e eficiência geral quando comparado ao C-130J.

O C-390 pode não ser capaz de ir exatamente em todos os lugares como um turboélice menor como o C-130, mas é capaz de operar em pistas não pavimentadas e em velocidades lentas (graças aos controles de voo fly-by-wire e aos enormes flaps), e também voar alto, rápido e longe.

KC-390 lançando carga

FONTE: defenceWeb

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