A OTAN selecionou as suas aeronaves de comando e controle da próxima geração, à medida que a frota existente de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) da Aliança se aproxima da reforma. A produção das seis novas aeronaves E-7A Wedgetail da Boeing está prevista para começar nos próximos anos, com a primeira aeronave pronta para serviço operacional em 2031. Um consórcio de Aliados deu sua aprovação ao projeto, uma das maiores compras de capacidade da OTAN, este mês.

“As aeronaves de vigilância e controle são cruciais para a defesa coletiva da OTAN e saúdo o compromisso dos Aliados em investir em capacidades de ponta”, disse o Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg.“ Ao reunir recursos, os Aliados podem comprar e operar coletivamente ativos importantes que seriam demasiado caros para serem adquiridos por países individuais. Este investimento em tecnologia de ponta mostra a força da cooperação transatlântica em defesa à medida que continuamos a adaptar-nos a um mundo mais instável”.

O E-7 Wedgetail é uma aeronave avançada de alerta e controle antecipado que fornece consciência situacional e funções de comando e controle. Equipada com um radar poderoso, a aeronave pode detectar aeronaves, mísseis e navios hostis a grandes distâncias e pode direcionar caças da OTAN para seus alvos. Os Estados Unidos, o Reino Unido e a Turquia também voam no Wedgetail ou planejam operá-lo. É baseado em uma versão militarizada do jato 737.

A OTAN opera uma frota de aeronaves E-3A de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) desde a década de 1980. Baseados na base aérea de Geilenkirchen, na Alemanha, os AWACS participaram em todas as principais operações da NATO, incluindo a luta contra o ISIS, bem como no flanco oriental da NATO, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Espera-se que o E-7 tenha a sua base principal em Geilenkirchen e possa operar a partir de vários locais avançados em toda a Europa. O Wedgetail fará parte do futuro projeto de vigilância e controle da Aliança, que colocará em funcionamento a próxima geração de sistemas de vigilância da OTAN a partir de meados da década de 2030.

FONTE: nato.int

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Alecs

Nada além do esperado. Atualmente a melhor aeronave AWACS.

Tallguiese

Mesmo porque não tem outro modelo que se possa escolher. Igual ao F-35 B, não tem outro vstol pra escolher. E só esse aí mesmo. Não desmerecendo as aeronaves é claro!

Rui Mendes

Não têm outro modelo???
Tanto tem, que a Saab concorreu com o seu Globaleye, que em nada é inferior, embora perceba a escolha, EUA, Reino Unido e Turquia também o operam ou vão operar e se calhar, também Franceses o irão escolher, quando substituírem o E-3F.
O Globaleye na NATO, só os Suecos o vão operar, mas também tem os 4 Embraer 145 Erieye Gregos e os 2 S100 Erieye Polacos.

Bruno Vinícius

“Saab concorreu com o seu Globaleye, que em nada é inferior”

O GlobalEye é sim uma boa solução, porém, dizer que ele não é inferior ao E-7 é fechar os olhos para a realidade. A aeronave tem um número muito menor de consoles e uma menor autonomia; o Erieye tem 300⁰ de cobertura, contra 360⁰ do MESA; e o MESA é consideravelmente maior e opera na banda-L, indicando um maior alcance.

Antonio Cançado

Sei não…

Matheus

OFF TOPIC: a Embraer tem grandes chances de fechar o ano com ótimas notícias para sua divisão militar. Isso porque na concorrência Sul Coreana o C-390 se sobressai sobre seu rival C-130J. O resultado deve ser divulgado em 4 de Dezembro. https://www.lrcadefenseconsulting.com/

Carlos Campos

Embraer podia conversar com a EDGE para barrar o desenvolvimento dos Coreanos com eles de um avião parecido com o C390. em troca a EDGE integraria aviônica nos EAU

Henrique

“Isso porque na concorrência Sul Coreana o C-390 se sobressai sobre seu rival C-130J”

ai chega no dia e eles escolhem o C130H kkkk
foi pressão demais da Lockheed

Matheus

Bem, se a DAPA for uma agência séria vai levar o resultado da sua avaliação adiante.

Fabio Araujo

Foi o esperado, entre os países da OTAN teria outra opção?

EduardoSP

Saab GlobalEye.

Rinaldo Nery

Não é da mesma categoria.

Rui Mendes

Não é da mesma categoria???!??

Rinaldo Nery

Um tem mais de 14 consoles, outro tem 5. A capacidade de geração de energia elétrica do 737-800 é bem superior à do Globaleye. A autonomia é superior. O número de tripulantes é superior. Quantos mais consoles, maior a capacidade de controle de COMAO. Acho que o amigo está comparando somente a capacidade do radar. Mais consoles para controle e SIGINT.

rui mendes

Pode se dizer que uma é superior á outra, agora são da mesma categoria.

Rinaldo Nery

Disso eu entendo um pouquinho… A diferença entre aeronaves AWACS está no tamanho dela e número de consoles.

Rui Mendes

Os aviões AWACS Israelitas têm menos consolas, mas eles dizem que o seu AWACS é o melhor do mundo.
Eu o que quis dizer serem praticamente iguais, foi que o Global da Saab e o E-7 são excelentes, os dois, mas não duvido que um seja melhor que o outro, neste caso, como dizes, o E-7.

Rinaldo Nery

Consoles, não consolas. Cada fabricante pode dizer o que quiser. Não falei melhor, falei categorias diferentes. O tamanho É toda a diferença. Acredite em quem voou e comandou Esquadrão AWACS.

Fabio Araujo

Por enquanti a Suécia ainda não faz parte da OTAN.

Fernando "Nunão" De Martini

Wilber,

Na minha interpretação isso apenas significa que estão buscando garantir com uma emenda, no orçamento de 2024, o pagamento do avião a ser entregue à FAB pela Embraer no ano que vem (a cadência de entregas pra FAB foi negociada para 1 por ano).

Neto

Faz todo sentido, Nunão.

Obrigado.

Camargoer.

Olá Nunão. Tenho a mesma interpretação. O Kc390 é pago com recursos do Tesouro. A cada ano, é preciso incluir o valor do programa na LDO. No PPA (página 77 do projeto de lei), o valor total do programa é de R$ 13 bilhões, dividido do seguinte modo nos próximos anos. A conclusão do programa está prevista para set/2035, tendo iniciado em 2014. 2024 R$ 775 milhões 2025 R$ 768 milhões 2026 R$ 826 milhões 2027 R$ 755 milhões. Apenas por curiosidade, na mesma página é informado que o valor do Fx2 é de R$ 24,8 bilhões, iniciado em out/2014… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, porque no caso do F-X2 há um financiamento internacional com parcelas a serem pagas, no caso do KC-390 não.

PS: parabéns pela apuração dos dados.

Camargoer.

Obrigado.

Nilton L Junior

Vai ter que superar o A-100

Jagder#44

Nossa senhora….

Carlos Campos

Era o Esperado, avião já tava pronto, radar bom, várias estações de trabalho, enorme, pode voar por horas,

TJLopes

Um substituti melhor para o E-3 baseado no 707 não seria o 767 ou 787? Falo em questão de autonomia/espaco interno.

Fernando "Nunão" De Martini

A vantagem mais importante é que o Wedgetail já existe.

Overandout

Nunao, o 767 ja existe e o Japao opera. Ainda assim considero a plataforma baseada no 737 a escolha ideal frente ao 767.

Overandout

Sim, o Japão opera o E-767. Porém o custo de aquisição foi altíssimo, na época fazia sentido pois os japoneses participavam da produção.

Sem mencionar os benefícios atrelados a uma plataforma maior, o maior tamanho confere maiores custos operacionais e menor flexibilidade.

Toro

Muito boa compra. Ótima aeronave, com capacidades comprovadas.

F-39 Gripen

A FAB já deveria pensar em um substituto do R-99 pra daqui a alguns anos, um Awacs baseado no E-190. A tecnologia evolui muito rápido.

Last edited 11 meses atrás by F-39 Gripen
Rinaldo Nery

Não confunda E-99 com R-99.

F-39 Gripen

Troquei as bolas

Matheus

Mas esse também precisa de um substituto. E195-E2 seria uma boa plataforma.

Rinaldo Nery

Já apresentei isso pro ex ministro Jobim em 2008.

Matheus

Qual plataforma você sugeriu?

Rinaldo Nery

Qual vc acha? O 737 ou o EMBRAER 195E1 (é o que existia à época)? Que pergunta…

Antunes 1980

Operacional somente em 2031 ?

Fabio Araujo

OFF –  Um grande avião militar (possivelmente um P-8) sofreu um acidente na Baía de Kaneohe (Havaí). Os primeiros relatórios afirmam que todos os 9 a bordo escaparam com segurança.
https://www.hawaiinewsnow.com/2023/11/21/emergency-crews-responding-after-reported-downed-military-aircraft-kaneohe-bay/

Fabio Araujo

Foi um P-8A!
https://www.wsoctv.com/news/trending/us-navy-plane-overshoots-runway-hawaii-tumbles-into-bay/4VSTH5RNIZAZ3GGGAQZRP3CL5Y/
Original report: Marine Corps Base Hawaii confirmed to KHON-TV that the U.S. Navy’s Boeing P-8A Poseidon aircraft landed in the bay at about 2 p.m. local time.