Acidente com duas aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea da Indonésia
Duas aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea da Indonésia perderam contato e foram encontradas destruídas no solo em uma área de penhasco em Pasuruan, Java Oriental na quinta-feira (16/11).
Os aviões pertenciam ao Esquadrão Aéreo 21 da Base Aérea Abdulrachman Saleh. Os destroços dos A-29, registrados como TT-3103 e TT-3111, foram encontrados por moradores. Os quatro tripulantes faleceram no acidente.
O Chefe do Serviço de Informação da Força Aérea da Indonésia afirmou que, no momento do acidente, estava sendo realizado um treino de voo de rotina.
Os nomes da tripulação dos dois aviões eram os seguintes:
- Tenente Coronel Pnb Sandhra Gunawan (assento dianteiro) (TT-3111)
- Coronel Almirante Widiono (assento traseiro) (TT-3111)
- Major Pnb Yuda A. Seta (assento dianteiro) (TT-3103)
- Coronel Pnb Subhan (assento traseiro) (TT-3103)
Segundo a Força Aérea, o mau tempo foi um dos fatores contribuintes no acidente. No entanto, outros fatores serão investigados.
A Força Aérea da Indonésia interrompeu todas as operações das aeronaves Super Tucano por enquanto.
Seria alguma anomalia no tempo / ar ?
voo em formação ¨caixa ¨deu nisso dai. ( problema atrás do manche )
Como tu pode afirmar isso? Com base no que? Ora, por favor …
Não tinha sirene…
Hehehe…deve ser por isso.
E isso. ( Ponto)
engraçado , olha a patentes desses caras!
O que isso tem a ver?
Sirene. Não tenho certeza.
Boca de tubarão sim. Bocão de tubarão. ( By coronel Carlos Alberto ) RIP
Repito. Formação caixa e mal tempo. Copiou
Que bobagem…e ainda insiste, repetindo a própria bobagem.
há de si confirmar : ¨voo em formaçao cx +mal tempo ¨ fato ocorrido .
O que é “formação caixa”? É um display específico da Indonésia?
Tipo de formação de vôo executada por 2 elementos, cel.
Um elemento são dois aviões. Eram quatro aviões? Uma esquadrilha? Que tipo de formação?
Ah, esqueci: essa caixa é de papelão, plástico ou madeira?
RIP aos 4 envolvidos.
Por ser uma queda simultanea so consigo supor uma colisao
Imaginei o mesmo. Provavelmente em baixa altitude. Me lembrou o caso do AF-1 da MB.
Seria muito difícil duas aeronaves (e todos os assentos ejetores) falharem simultaneamente. Portanto, achei curiosa a decisão de groundear a frota. Talvez essa opção tenha mais a ver com procedimentos do que com a aeronave?
Enfim, meus pêsames aos amigos e familiares.
Eu diria que sim… as chances de uma falha técnica ocorrer ao mesmo tempo é ridiculamente baixa, para não dizer impossível
impossível é convencer a dona da pensão sobre a mancha de baton na cueca,
AVISO DOS EDITORES:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Entendido. Desculpem-me pelo comentário inapropriado.
Acidente super estranho, parece que ninguém ejetou
Talvez tenha sido colisão entre eles, entraram em atitude anormal e não deu tempo de ejetar
Não sou técnico, creio ser praticamente impossível , dar pane nesse tipo de avião simultaneamente.
Alguém pode ter errado a manobra.
Se havia mal tempo, outra possibilidade é colisão com o solo por falta de visibilidade. Teve um caso dos Russkie Vityazi (cavaleiros russos), onde 3 Su-27 colidiram com uma montanha no Vietnã, durante mal tempo.
Clésio, os aviões estão parecem “inteiros”. Se fosse colisão contra o solo ou montanha, deteriam sido feito em pedaços.
Está com cara de CFIT.
Acho que não, a foto mostra um dos ST no dorso praticamente “intacto” no solo, dando a impressão de um impacto com uma baixa velocidade vertical.
Obviamente isso é achismo meu.
Cooncordo.
Interessante é ver que 2 coronéis, 1 tenente-coronel e 1 major realizavam voo de rotina. O major tudo bem, o tenente-coronel ainda dá pra entender, mas 2 coronéis? Lá eles voam operacionalmente até irem para a reserva?
Quem sabe. ..
em vôo militar é muito comum se operar no limite de segurança. Qualquer erro pode ser fatal.
Eu não estou me referindo à capacidade dos pilotos. Eu me refiro a ser incomum patentes tão altas voarem operacionalmente. Na FAB, coronel é comandante de Base Aérea, Tenente-coronel é comandante de esquadrão. São patentes que tem muito mais responsabilidades e atividades administrativas do que o voo em si.
Chama a atenção a graduação dos pilotos voando os A-29.
Muito difícil afirmar qualquer causa que possa ter provocado esse duplo acidente. O fato das tripulações serem de altas patentes depende da sistemática de cada Força Aérea. Neste momento cabem apenas especulações e só