Mais dois caças Saab F-39 Gripen destinados à Força Aérea Brasileira (FAB) chegarão em dezembro, segundo informações que circulam nas redes sociais. Os aviões devem embarcar em um navio em porto na Suécia no próximo final de semana.

Como aconteceu com as entregas anteriores, o navio desembarcará os caças no Porto de Navegantes (SC).

Com a chegada de mais dois F-39, a FAB terá 8 aviões operacionais (FAB 4101, FAB 4102,FAB 4103, FAB 4104, FAB 4105, FAB 4106, FAB 4107 e FAB 4108). O primeiro avião, FAB 4100, segue em GPX vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP).

Nas imagens, o F-39 Gripen em fotos recentes da Força Aérea Brasileira.


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André Bueno

Ótima notícia e que sacia a ânsia de muitos pela chegada das noves aeronaves.

Camargoer.

A nova pergunta é sobre as asas… virão com as superfícies das asas modificadas? riso

Fernando "Nunão" De Martini

Os novos elevons já vêm com seus próprios IRSTs? Tem que ter um IRST em cada elevon aumentado, no mínimo.

Camargoer.

Talvez, estes dois F39 venham acompanhados de F16.

Rinaldo Nery

A Millenium Falcon vem voando! Kkkk

Camargoer.

Riso, Talvez levem a Millenium para a Ucrânia… mais provável. riso

André Bueno

Já que é para chutar o pau da barraca, os substitutos dos Gripen já estão escolhidos e serão X-Wings. Com Jedis pilotando.

Camargoer.

Baby-Yodas.

Fabio

Carmogaer a vinda de F16 para FAB pode acontecer?

Rinaldo Nery

Melhor perguntar p EMAER…

Camargoer.

Eu acho improvável, tão improvável quanto o F35. O mais provável é um aditivo no primeiro lote de F39 ou um segundo lote. Quando comentei que os F39 viriam junto com os F16 foi apenas uma brincadeira em torno deste boato que a FAB teria interesse no F16. De tempos em tempos, surge um boato em torno do F39… uma vez foram os sensores, depois as armas, depois que a Suécia iria abandonar o F39E para comprar F35…. agora tem as novas asas dos F39E da Suécia que seriam negadas aos modelo da FAB. O boato mais recente é que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Camargoer.
BLACKRIVER

Já tem meia dúzia em Manaus no TECA
Não fosse o feriado o desembaraço aduaneiro saia essa semana!

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade. Afinal a Dinamarca, que virou a fornecedora preferida de F-16 usados, tem até ligação com a Suécia por ponte.

Vamos ficar de olho nessa ponte.

Carlos
Beto

UOL leia-se Folha de São Paulo, matéria tendenciosa, para atender interesses escusos.

Camargoer.

Riso. Isso explica a confusão. O nome da ponte que liga o dois países é “Ponte do Poder”, que o google traduz como “Power Point”.. riso.

Fernando "Nunão" De Martini

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Douglas Rodrigues

Essa história de F-16 nasceu de um slide? Apenas um slide de Power Point? Acho que falta aos que confeccionam tal slide alguém que confira e manda tirar essas viagens, coloca um desenho de caça de 5a geração tipo o Tempest, mas não coloca outro caça qualquer não – ainda mais um que concorra diretamente com o Gripen NG. Aliás, essas viagens que fazem nascer as teorias da conspiração quanto ao futuro da FAB.

MMerlin

Não. Da bendita foto de um slide de Power Point.
E vai longe.
Capaz de FAB até ter que fazer uma declaração oficial, assim como foi com o IRST.
Quando entra a ideia na cabeça de alguns, mesmo sendo boato ou absurdos, é difícil tirar…

Santamariense

Os questionamentos do IRST eram sem fundamento, pois foi anunciado desde o início que as aeronaves da FAB teriam o equipamento. Já no caso dos elevons maiores é algo que foi apresentado pela SAAB e implantado no primeiro Gripen para a FA sueca, mas que já se tem posicionamento oficial da FAB sobre implantação nas aeronaves brasileiras. Pessoalmente, creio que receberão tal modificação. A pergunta se essas duas aeronaves que virão em breve já terão tal modificação é válida.

Fernando "Nunão" De Martini

Santamariense,
Eu só fiz uma piada.

Santamariense

Claro que sim, eu percebi. Mas, aí começou uma sucessão de piadas que colocaram num mesmo patamar os questionamentos infundados sobre o IRST e a dúvida pertinente sobre as modificações aerodinâmicas nos novos exemplares. Mas, toca o barco. Aguardemos a chegada desses novos exemplares.

Fernando "Nunão" De Martini

Tem hora que só rindo, não dá pra aguentar. E não é questão de patamar de comparação. A mudança dos elevons nos aviões da FAB, num contrato em andamento e numa aeronave da qual participamos do desenvolvimento, é algo pra mim tão óbvio quanto era a instalação do IRST nos primeiros aviões que vieram sem. Apenas uma questão de quando, não de “se”. Aliás, tem até sujeito que vai olhar receoso nos próximos dois a chegar pra ver se estão com IRST, pois (trolador que é a figura) já tinha mudado o discurso pra dizer que só os seis primeiros… Read more »

rosario

mas qual o problema de se questionar sobre isso?aqui nao seria um forum de debates e para que pessoas leigas tirem suas duvidas? a pessoa ja comessa criticando algo que se quer ninguem comentou ainda e as pessoas que se apresentam como entendidas e que poderiam tirar as duvidas de quem nao sabem passam a ridicularizar pessoas que por ventura venha a questionar algo sobre um assunto que e sim pertinente.eu proprio sou um entusiasta da aviacao de caca e tudo que sei e baseado nestes meios de comunicacoes que se dizem “especializados” .acho que estao exagerando, se nao podem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Mas alguém fez uma pergunta a sério sobre isso?

Se fizesse eu responderia tranquilamente e seriamente como já fiz milhares e milhares de vezes. Alguém fez piada e eu respondi com piada. Simples assim.

rosario

antes que fizessem ja tinha gente supondo que alguem iriam perguntar a respeito, sitando inclusive o bem dito irst.e o pior nao e criticar comentarios/questionamentos, e criticar em tom de deboche .nao tenho nada contra criticas a comentarios mas que sejem construtivos .

Fernando "Nunão" De Martini

Alguém debochou de você especificamente? Alguém lhe desrespeitou pessoalmente?

Camargoer.

Qual a sua dúvida?

rosario

nao me referi especificamente a vc , comentei em resposta a seu comentario por vc ser editor do site e poderia mim entender melhor.mas se observar nos comentarios existem varios com vies de deboche por comentarios de pessoas que como eu nao entendem muito ou nada mas e um maluco por informacoes e curiosidades que muitas das vezes so sao satisfeitas nestes espacos como este aqui, o qual acompanho desde quando foi criado.sendo assim e normal que aparessa estes tipos de perguntas,que pra quem ta por dentro paressem absurdas mas pra mim sao muito nomais.mais uma ves nao mim referi… Read more »

Camargoer.

Caro, O quê você gostaria de perguntar?

Renato

Amigo, quando eu não gosto de um canal de TV eu não o assisto.
Quando não gosto de um tipo de música eu não escuto.
Quando não gosto de um site eu não o visito.
Simplesmente escolho os que mais me agradam.
Não fico pentelhando tentando mudar espaço alheio, apenas sigo minha vida..
É tão simples quanto andar para frente.

Last edited 1 ano atrás by Renato
Camargoer.

Caro. Qual a sua dúvida? Não ficou claro.

Underground

E a FAB vai optar pelo Phalanx para o Gripen?

Rinaldo Nery

A pista de Navegantes está operando com 1.551 m de extensão, devido descolamento do asfalto na cabeceira 25. Um 737 da GOL, ontem, durante a decolagem, descolou o asfalto e danificou o profundor. Creio que essa extensão será suficiente pra decolagem dos F-39 com combustível suficiente pro translado.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Creio que sim. Já li que o F39 precisa de 500 m para decolar, mas não sei com qual peso. São menos de 900 km entre Navegantes e Araraquara. O F39 tem um alcance de 4 mil km (creio que vazio) mas de 1500 km para combate (creio que carregado e considerando ida e volta.

Parece que dá sim.

Considerando o tempo para a chegada dos aviões, talvez até dê tempo de reparar a pista.

Rinaldo Nery

Provavelmente. Farão reparo de madrugada, conforme NOTAM.

Zenótico

Se é assim, as criticas durante o FX-2 de que o Gripen não era adequado para um país-continente com o Brasil, por ter alcance limitado, eram infundadas.

JSilva

As críticas eram baseadas em seu antecessor, o Gripen C/D, estes sim tem perna curta. Realidade que conhecemos bem, pois o F-5 sempre sofreu do mesmo mal.
Mas o Gripen E/F, com a mudança do trem de pouso, resolveu esse problema com louvor.

Fernando "Nunão" De Martini

Desde a seleção do Gripen o próprio comandante da Aeronáutica à época (Saito) informou que o alcance dos três finalistas era parecido.

Mas as lendas da Internet nunca cessam.

Fernando "Nunão" De Martini

O F39 tem um alcance de 4 mil km (creio que vazio)”

Esse alcance máximo de traslado é com tanques externos. Os caças que já vieram decolaram de Navegantes sem tanques externos.

MMerlin

Lembro que fui acompanhar a decolagem do primeiro F-39 partindo de navegantes.
Estava junto com a “plebe”.
Pessoal (inclusive eu) estava filmando e preparado para acompanhar o caça por toda a pista.
Mas o piloto Sueco resolveu demonstrar a decolagem em pista curta.
O pessoal só percebeu que a aeronave sumiu do equipamento de filmagem depois que ela estava alta.
Foi desolador, rs.
Mas valeu a ida, ver e ouvir a aeronave.

RSmith

Com oito unidades operacionais já podemos dizer que vamos começar o ano de 2024 com um esquadrão de Gripnes operacional… agora é TREINAR, TREINAR e TREINAR!

Lucio

Mas esses gripen tão sendo feitos a mao e vão vir de barco a vela da Suécia, nunca vi uma coisa tão demorada, tá loco

Last edited 1 ano atrás by Lucio
Leonardo Bastos

Depois o pessoal ainda reclama da demora na fabricação dos Su 57….

Chris

Voce acha que a SAAB iria criar uma linha de fabricacao similar a do F-16 ou F-35 para tao poucos caças ?

Paciencia !

MMerlin

Fala isso para o T-14 Armata. O blindado russo que é (ou seria) o ápice da tecnologia de blindados que, desde que entrou em produção (+ ou – uns 10 anos) não possui mais que 20 unidades. O Su-57 foram 10 depois que entraram em produção (não incluso as versões de testes). E aí já se passaram mais de 15 anos. Dá a entrega de dois Armatas por ano e menos de uma aeronave por ano. A Suécia começou a produzir em 2014 as versões brasileiras, que dá quase uma aeronave por ano. O importante é a meta que, depois… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“A Suécia começou a produzir em 2014 as versões brasileiras, que dá quase uma aeronave por ano.”

Na verdade em 2014 a Saab estava focada em produzir os primeiros protótipos do Gripen E da própria Suécia. Estivemos lá em maio de 2016 quando foi apresentada a primeira aeronave Gripen E, que após uma campanha de testes em solo fez seu primeiro voo em 2017.

Por volta dessa época (2016-17) é que deve ter começado o corte de metal para produção do primeiro exemplar brasileiro (FAB 4100), que em 2019 era mostrado na linha de montagem final em Linkoping:

https://www.aereo.jor.br/2022/12/18/os-principais-marcos-do-programa-gripen-brasileiro/

MMerlin

É vero.
Em 2014 foi assinado o contrato entre as partes.

Camargoer.

Dez/13 foi feita a escolha. O contrato com a Saab foi assinado em 2014. O financiamento foi assinado em agosto de 2015.

Camargoer.

Olá Nunão. Segundo um vídeo da Saab, a fabricação de um F39 leva entre 24 e 36 meses. O primeiro F39 de séria da FAB chegou em setembro de 2020. Então, a ordem de serviço para a sua fabricação deve ter sido emitida entre 2017~2018.

Camargoer.

Um F39 leva entre 24 e 36 meses para ser construído. Então, o que ser vê agora é o resultado de uma decisão de gerenciamento de 2 anos atrás.

Henrique

nem de dois.. é gerencia lá de 2014 feita sobre outra gerencia lá de 2006 por falta de visão lá em não importa o ano

Camargoer.

Henrique. A decisão de comprar o F39 foi tomada no fim de 2013. O contrato de financiamento foi assinado em agosto de 2015. Portanto, não há como a Saab ter feio um planejamento de produção antes de 2014 porque nem a Saab, nem a Boeing nem a Dassault sabiam qual o modelo que seria escolhido pela FAB. Isso é fácil de entender. O primeiro planejamento de produção foi feito pela Saab em 2014, após a FAB ter definido o F39. Não poderia ser antes e foi a primeira coisa que precisou ser definida. Como o avião leva de 24~36 meses… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Camargoer.
Leandro Costa

É porque à partir de outubro a mão de obra barata contratada pela SAAB para a fabricação do Gripen, é devolvida à seu empregador original, Papai Noel, por motivos contratuais. Mas eles retornam após o ano novo, então fique tranquilo. Esses Gripens que receberemos em Dezembro devem estar apenas levando os ajustes finos para a viagem de entrega. Uma solução para isso seria escrever para Papai Noel e pedir um Gripen de Natal, o que pode fazer com que a mão de obra permaneça um pouco mais de tempo na SAAB. 😉

Henrique

tu nunca fez uma compra parcelada na vida pq vc não tem dinheiro pra pagar a vista… outro ponto é que sujeito acha que é só receber o avião e está de boa… ele desconsidera que precisa ter a base adaptada, precisa ter o pessoal da base treinado, precisa ter o equipe de manutenção treinado, precisa criar os manuais e procedimentos, precisa ter o piloto treinado, precisa homologar tudo isso, ai precisa rescrever tudo uqe deu errado, ai precisa homologar de novo…. a SAAB pode entrega os 36 aviões pra ontem… a FAB vai ter que estocar eles e largar… Read more »

Funcionário da Petrobras

Ótima notícia, mas salvo engano, pelo cronograma alterado algumas vez, em sua última versão seriam 5 células neste ano, ou seja, restariam 3 agora em dezembro.
Pelo jeito alteraram o cronograma de novo né?
De olho no VesselFinder para acompanhar a embarcação.

Não.
O cronograma mais recente é de três aviões neste ano.
Lembrando que os dois entregues em maio deste ano foram atrasados de 2022.

Funcionário da Petrobras

Então Nunão, isso corrobora o que escrevi acima.
Excluindo os dois de maio (atrasados de 2022), deveriam ser três este ano.
Virão dois.

BK117

Caro Nunão, se refere a este cronograma, certo?

https://www.aereo.jor.br/2023/08/11/cronograma-de-entregas-do-f-39-gripen-e-kc-390-millennium/

Eu reforço a ideia de que o cronograma em questão foi um erro de quem preparou a apresentação e uma adaptação incorreta de um cronograma apresentado pelo cmdt anterior (utilizando o mesmo layout).
O cronograma apresentado pelo cmdt no senado parece refeito do zero (inclusive com o mesmo layout do crono. do KC apresentado na matéria) e considera um total de 4 aeronaves para 2023.
Creio que a chegada de mais duas aeronaves comprova que este é o cronograma atual.

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Last edited 1 ano atrás by BK117
Leonardo

Só eu vendo, esses 10 e 11 sendo entregues em 2026 e 2027, em 2025 sai um novo cronograma pode anotar

Marcos Silva

Exato! Esticando as entregas além de 2030. Desses 36 iniciais…

Vitor Botafogo

Esse cronograma pelo visto já é revisado agora em 2023 e deve estar a refletir o acordo de transferência da montagem do modelo F na Suécia a ser entregue em 2025 , passando os E para a fabricação no Brasil. Interessante!

Camargoer.

Observe que há um erro no slide. Ele menciona que o valor do contrato é de Sek$ 39 bilhões, sujeito á variação cambial. Ao contrário. O contrato foi assinado em Sek (SEK$ 39,5 bilhões), além de uma pequena parte em dólar e libras. O que estaria sujeito à variação cambial seria o equivalente em reais ou o equivalente total em dólar. O valor em coroas está definido no contrato. Poderá ser alterado se for assinado um aditivo. Em 2015, eram SEK$ 39,9 bilhões. Após o nono aditivo, o valor caiu para SEK$ 39,5 bilhões. mais uma vez o risco de… Read more »

L G1

O que parece é que até o final do governo atual serão entregues 25 Gripen. Esse número de 2027 será no próximo governo, infelizmente não acredito que serão entregues todos até 2027. Quem sabe até 2029 haverá 36 Gripen na FAB. Mas está melhor que a Marinha e exército.

Sequim

Poderiam aproveitar o aditivo contratual de mais 14 unidades e comprar um lote de 15 a 20 RBS-15. Seria uma interessante capacidade de guerra anti-navio para a FAB.

Marcelo Bardo

Um lote de 50 RBS-15 logo. Chega de armamentos a conta-gotas.

L G1

O Brasil irá produzir o mansup ar mar.

Juarez

O aditivo contratual não permite este nu.ero de anvs de ido ao montante envolvido. É necessário um novo contrato.

Santamariense

Pois é, Juarez. Pelo que entendi o aditivo é limitado em valores $$$ e não em quantidade de aeronaves. Quanto o aditivo em $$$ vai permitir adquirir em quantidade de aeronaves? Isso é o que veremos. Mas, só veremos depois de assinado.
De qualquer modo, esse programa tá ficando demorado e com um quantitativo pequeno de aeronaves. O contrato foi assinado 9 anos atrás e recém receberemos a 7ª e 8ª aeronaves…

Vitor Botafogo

Juarez, lembro que foi comentado que a FAB retiraria certas peças de reposição no contrato atual e as trocaria por Aeronaves, tendo assim que fazer um contrato de fornecimento de peças e de manuteção mais a frente como hoje é feito com a Força Aérea Sueca. O problema é que isso não é o ideal né? Essa estrategia também foi feita com a troca de 1 x H225 do HX-BR negociado com a Helibras por vários Esquilos novos.

Camargoer.

Caro. A ideia original seria reduzir as armas e outras coisas para incluir 4 caças no financiamento original. Agora se discute um aditivo para comprar mais aviões. Sao ideias diferentes.

Felipe M.

Aditivo de 14 aeronaves?
Salvo engano, é possível adquirir até mais 9 unidades por meio de aditivo.
25%

Camargoer.

Olá Felipe. Já publiquei o trecho da lei que autoriza aditivos de até 25% do valor do contrato. É uma regra geral que se aplica para compras de equipamentos, obras, serviços, etc.

Santamariense

E como tu sabe que 25% do valor do contrato permite adquirir 14 novos Gripen?

Vitor Botafogo

A Lei diz uma coisa, o TCU diz outra, o Ministro da Economia tem um teto de gastos pra respeitar, o STF pode ter um entendimento diferente etc etc etc… O Brasil não é preto no branco não.

Pela lei, o Brasil poderia até ser de primeiro mundo.

Camargoer.

O TCU segue a lei. Se ele falar algo diferente da lei, comete um crime. O teto dos gastos não tem nada a ver com o limite de 25% do aditivo.

Aliás, o Nunao (sempre ele) publicou uma matéria dobre um aditivo de quase 20% no projeto Tamandaré.. e continuam sendo 4 barcos.

Sequim

Vamos trocar o termo “aditivo” por repactuação. Me expressei mal. Repactuar significa refazer o acordo. Nisso cabem novos caças e até os 15/20 RBS-15 os quais defendo a compra. Já que estamos falando nisso, e aproveitando a oportunidade do lançamento oficial do MANSUP versão estendida, a FAB poderia já contratar a aquisição da versão ar-ar do MANSUP, o MAN-AER. Dirão que se trata de um conceito, mas o MANSUP perna longa também não é?

Last edited 1 ano atrás by Sequim
Santamariense

Se comprar o RBS-15, não precisa comprar o MANAER.

L G1

Verdade. A siatt já avisou que irá fabricar no Brasil o mansup ar mar.

Camargoer.

Olá Sequim. O problema dos mísseis antinavio é mais complicado. A aviação miltiar brasileira começou com o EB e com a MB, que transferiram seus meios para a criação da FAB. Desde a II Guerra, a patrulha naval é feita pela FAB. A MB foi autorizada a (re)criar uma aviação naval de asas fixas no final dos anos 90 para operar nos porta-aviões. Com a desativação do A12, a aviação naval da MB vem operando a partir de sua base aeronaval. Então, antes de comprar mísseis antinavio para os F39, é preciso resolver o que será feito da aviação naval… Read more »

Boitatá

O aditivo de 25% é em cima do valor, não do número de unidades.

Groosp

Belas fotos.

Cansado

Muito bom. Se não podemos ganhar na qualidade, ganhemos na quantidade.

Marcos Silva

Quantidade? Quantidade de quê?
36 aeronaves! E só.

Edmundo Teixeira

Mais 2 caças multimilionários para perseguir avião de traficante cheio de drogas. (ironia)

Orivaldo

É só ir no Ministério da Justiça

Camargoer.

Para isso, basta usar o A29, Não precisa ser nem F16 nem M346.

Fábio

Demora pra construir, demora pra entregar e demora pra chegar, ainda tem iludidos que tem orgulho disso.

Camargoer.

Um F39 demora entre 24 e 36 meses para ser construído.

Funcionário da Petrobras

Apostava que seria bem menos que isso.
Então todos ou quase todos os encomendados (Brasil e Suécia) já estão em produção?

Camargoer.

Acho que não. Se a gente pensar que os últimos do primeiro lote serão entregues em 2027, provavelmente começarão a ser construídos no final de 2024 ou início de 2025.

Vitor Botafogo

Com dinheiro e pagamento em dia pode ter certeza que entregam mais rapido. Mas você esquece que teve uma Pandemia, crise na cadeia de suprimentos, inflação global e a nossa economia não vai bem, pior ainda que agora estamos gastando mal e porcamente.

Camargoer.

Vitor. Segundo a Saab, ela precisa de 24 a 36 meses para construir um F39. As entregas este ano refletem uma decisão tomada há três anos atrás.

Como o programa tem um financiamento externo, a Saab recebe os recursos diretamente do banco.

Santamariense

E o banco paga para a SAAB depois de receber do Brasil. Aquele conversa inicial, de que o Brasil começaria a pagar depois de receber as aeronaves, não aconteceu. O GF está pagando e recebendo. Onde tu acha que estão indo os bilhões de reais já destinados para esse programa nos orçamentos dos últimos anos? Inclusive, conforme o slide colocado mais acima pelo BK117, nesse ano há um déficit de 500 milhões de reais.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Fernando "Nunão" De Martini

Santamariense, Não é exatamente assim. O que mudou, até onde sei, foi o prazo de carência original ofertado. Foi renegociado para redução de juros. O que é pago em duas parcelas anuais desde o início do contrato, também na minha interpretação dos relatórios da FAB, são os juros e seguro / garantias do crédito – não é pouco dinheiro (sendo que provavelmente atrasos ou repactuações dessas parcelas impactam no cronograma de desembolsos pelo banco). E mais recentemente, também na minha interpretação dos relatórios, começaram os pagamentos do principal (havendo impacto também na repactuação destes). Sugiro a pesquisa e leitura dos… Read more »

Santamariense

Talvez eu não tenha sido claro. A história, divulgada lá ao redor de 2013, de que os pagamentos iniciariam após a entrega da última aeronave, isso não existe. Como vc mesmo colocou, os pagamentos que vêm sendo feitos são os juros e garantias contratuais e agora, também o pagamento do principal. E no slide mais acima mostra um déficit de 500 milhões de reais. Déficit no pagamento dos juros? Das garantias? Do principal? Enfim, a cada dia que passa me torno mais cético quanto à esse programa ser cumprido dentro do prazo (até 2027) e mais ainda quanto à aeronaves… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ A história, divulgada lá ao redor de 2013, de que os pagamentos iniciariam após a entrega da última aeronave, isso não existe.” Sim, isso não existe desde que se assinou o contrato financeiro em agosto de 2015, mas existiu enquanto parte da oferta que venceu a disputa no final de 2013 (e já tinha sido divulgada anos antes). Na negociação entre a seleção no final de 2013, a assinatura do contrato com a Saab em 2014 e com o banco sueco em 2015, isso foi alterado, como escrevi, para reduzir juros, principalmente (o que foi divulgado pelo MD da… Read more »

Santamariense

Quanto à aquisição de um LIFT, sou contra, ainda mais se a modernização dos A-29 de fato sair. Quanto à um caça usado, sou contra pelos motivos que tu colocou (custos, em suma), sempre fui a favor de um caça único. Mas, a realidade está mostrando que a possibilidade de ficarmos em apenas 36 Gripen é real…e as entregas estão lentas…sei, lá…a FAB está começando a ficar naquele dilema entre o fogo e a frigideira.

Fernando "Nunão" De Martini

A solução é óbvia, nessa altura do campeonato, a persistir a dificuldade: reduz ainda mais a quantidade de esquadrões e bases operando com caças a jato para se adequar à realidade de só conseguir adquirir 36, ou 40, ou 50 caças modernos. Ao menos enquanto essa realidade desfavorável persistir. E se essa realidade voltar a ser favorável, amplia. Mas mantém o programa e seu potencial, sem partir para gambiarras de caças usados ou soluções discutíveis operacionalmente como um punhado de jatos de treinamento armados. A França, por exemplo, reduziu consideravelmente a quantidade de esquadrões de caça nos últimos 20 anos,… Read more »

Bardini

A solução é óbvia, nessa altura do campeonato, a persistir a dificuldade:
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Last edited 1 ano atrás by Bardini
Marcos Silva

Então,aquele F-16 não foi colocado lá à toa. Ou a fab é tão incompetente até pra montar um slide. Ou o pessoal que revisa as artes fez de sacanagem.

Camargoer.

As forças armadas têm uma comunicado social mequetrefe

Fernando "Nunão" De Martini

Desconheço qualquer conversa sobre a conversão completa dos A330 da FAB em MRTT incluir sistema Flying Boom, mas obviamente posso estar desatualizado a respeito… Enfim, aumentou a quantidade de coisas a ficar de olho: – Eventual detalhamento da conversão em MRTT. – Eventual envio de pilotos para treinar no F-16 no exterior (por enquanto, só vão para treinar no Gripen C/D). – Eventual envio de comitiva para inspecionar F-16 usados no AMARG. – Eventual envio de comitiva para inspecionar F-16 usados na Dinamarca, onde esses caças parecem brotar do chão. – Manter um espião de olho na ponte que liga… Read more »

Santamariense

“– Eventual envio de pilotos para treinar no F-16 no exterior (por enquanto, só vão para treinar no Gripen C/D).”

Pilotos irem treinar no Gripen na Suécia é algo mais que esperado e deve continuar acontecendo, pois é um programa em andamento. Já para algum piloto ir treinar no F-16, somente se a FAB adquirir o caça norte-americano.

Fernando "Nunão" De Martini

Por isso disse que é pra ficar de olho… justamente por não ser o esperado.

Marcos Silva

Tá! Vamos supor que a fab compre os F-16 ano que vem,como ficam as coisas?
Vai ter gente aí rasgando a calcinha de raiva…

Fernando "Nunão" De Martini

E se não comprar, vai ter gente fazendo a mesma coisa?

Tive uma ideia agora, quem sabe lançaremos um novo site, o PC, Poder Calcinha, onde todos poderão debater no nível “rasgação de calcinha”, deixando os outros sites livres desse estilo de discussão.

MMerlin

Discordo do Bardini no que tange o F-16.
Mas concordo no que tange o REVO, bastando colocar o KC-390 e o F-39 na foto.

Camargoer.

Olá Nunão. As dificuldades orçamentárias continuarão pressionando o orçamento de defesa. Os equipamentos são mais caros de adquirir e operar e a sociedade continuará pressionando por outros gastos sociais, como educação, saúde e infraestrutura. Pelo que lembro, o Royal Navy consumia 25% dos gastos públicos do Reino Unido no início do Séc.XX. Hoje, segundo o Sipri, todo o gasto de defesa deles corresponde a 5,3% dos gastos públicos (no Brasil são 2,35). O que é interessante é que os gastos em defesa do UK são da orde de US$ 68 bihões (2,2% do PIB) contra US$ 20 bilhões (1,1% do… Read more »

Neto

É isso.

Vitor Botafogo

O Custo do militar no Brasil é barato. Compare com os custos no UK. Pessoal lá é CARO e dificil de encontrar pois a iniciativa privada oferece muito mais oportunidades..
Ja citei aqui varios exemplos de assessores, taifeiros, ascensoristas e seguranças que ganham mais que generais dentro do GF. O Judiciário então nem se fala. Precisamos de uma reforma Administrativa e corte de gastos do GF, com isso a economia cresce e sobra mais pra defesa que é o seguro desse país continuar existindo no longo prazo. Caso contrário vamos nos tornando em uma força de GLO apenas.

Santamariense

Nunão, sei disso. E isso não se resumiu à França, como tu sabes. Mas, a França perdendo 10 esquadrões de caça ainda manteve uma capacidade dissuasória crível e respeitável, com muito mais que 36 caças e com um território muito menor que o brasileiro. Acredito mesmo que só serão mantidos 3 esquadrões com 12 Gripen em cada e ponto final. Mas, apesar disso vir a acontecer, nunca vou achar minimamente aceitável uma situação dessas. Apesar de muito moderno, o Gripen não consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Fernando "Nunão" De Martini

Em nenhum momento disse que isso seria aceitável.

Marcos Silva

Mas a realidade da fab sempre foi essa,desfavorável. Nunca muda. Desde que comecei a acompanhar as notícias das FA’s é sempre isso. Mil planos e delírios,muita encomenda de tal equipamento somente pra cortar as quantidades mais tarde. Se estiver falando besteira me corrija,mas desde o Mirage lll é assim. Isso se não vier de épocas anteriores. Diz a lenda que a frota do caça francês seria ampliada no futuro. Só vieram aeronaves usadas de reposição. O AMX eram pra ser em número de 80 e poucos,parou nos 53. O KC-390,a mais nova vítima,caiu de 28 pra 19…. Nunca vai mudar.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Qual a sua ideia para essa situação? (A pergunta não é provocação, é um estímulo ao debate) Sobre os exemplos citados, houve epocs de restrições e houve épocas de expansões. Por exemplo: sobre a compra original do Mirage III ficar em apenas 16 aeronaves (completadas mais tarde por exemplares usados para compensar o atrito operacional) dotando um único esquadrão, isso se deu porque a FAB, ao invés de contratar novos lotes do caça francês para seus outros esquadrões de primeira linha, decidiu adquirir 42 jatos F-5 (quantidade que não seria possível adquirir, pelo mesmo valor total, de Mirage III, que… Read more »

Vitor Botafogo

O problema é que na França , Defesa é levado a sério, aqui não. Sempre tem outras prioridades. Uma vez que a FAB perca a capacidade nunca mais irá recuperar.

Fernando "Nunão" De Martini

É levada a sério na França mas tem seus problemas também, assim como momentos em que seus gestores saem do sério, digamos assim. A Força Aérea Francesa teve que enxugar muito mais do que o previsto inicialmente, houve muita discussão a respeito (nem sempre educada – acompanhei e publiquei matérias a respeito) e ainda tem um bom caminho para chegar onde estava previsto, com diversos atrasos. Nada é tão perfeito lá fora nem tão imperfeito aqui dentro como imaginamos. Os fatos mostram isso. E a história também. Por exemplo, a Aviação de Caça da FAB praticamente deixou de existir como… Read more »

Camargoer.

Oi Nunão. Para facilitar a compreensão dos colegas. O Contrato com o banco sueco foi assinado em agosto de 2015. Desde então, já foi pago cerca de SEK$ 22 bilhões, US$ 97 milhões e Libra$ 36 milhões. Isso representa cerca de 50% do valor do projeto (segundo o relatório da FAB). A previsão é concluir o pagamento em 2028. Após 9 aditivos (lembrando que podem ocorrer outros), o valor do contrato é de SEK$ 39,5 bilhões, US$ 245 milhões e LIbra$ 185 milhões. Este valor é menor que o assinado em 2015. Desde 2015, estão sendo pagos tanto o principal… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Ok. Obrigado.
Mas achava que o principal só tinha começado a ser pago alguns anos depois, com o início das entregas.
Enfim, é um tormento ler e pesquisar de novo os relatórios de gestão da FAB para verificar tudo isso a cada vez que a questão ressurge. Precisaria ler tudo de novo e fazer as contas. Por isso falo pras pessoas pesquisarem por elas mesmas.

Camargoer.

Sofro do mesmo desânimo.

Manuel

Quando o último gripen chegar o primeiro vai estar fazendo overhaul do motor.

Jonas

E nações desenvolvidas tecnologicamente, já terão operacionais ,vetores de 6a. Geração ,e quiçá , protótipos de 7a. 🤷🏻‍♂️ Desde a IIWW, estamos cerca de 8 décadas defasados tecnologicamente e em quantidade na área Militar !

Camargoer.

Caro Jonas. Não é preciso imaginar que o sucessor do F39 seja um avião 5G porque tem que diz que o F39 é um 4G+. Aliás, hoje, o único caça 5G seria o F35. Talvez daqui 15 ou 20 anos, quando a FAB começar a pensar no sucessor do F39, existam outros modelos 5G europeus disponíveis. Quem sabe o sucessor do Rafale. Quem sabe a Embraer participe do desenvolvimento do sucessor do F39 com a Saab, visto que os suecos só vão pensar nisso depois de 2030. Talvez a FAB esteja em um programa de um caça 6G. Quem sabe… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Camargoer.
Vitor Botafogo

“O mundo abandonado as armas e esteja sob uma governança mundial” . Não é o primeiro nem o quinto progressista que eu vejo falar isso. Vocês propagam isso nas escolas também?

Recomendo alguns filmes pra que vejam como o mundo seria sob um regime desse que seria inclusive “Autoritario” pelo “bem de todos”:

  • Star Wars
  • Jogos Vorazes
  • Série “Corpos” no stream
  • Pra fugir da ficção basta ver qualquer coisa da União Soviética =)
J Moura

Sarcasmo

Camargoer.

Caro. O meu comentário tem uma parte seria e outra uma brincadeira. Você terá 50% de chance de descobrir. Riso. Sobre StarWars, recomendo o livro “O poder do Mito” de Campbel para entender do se trata a luta de Skywalker contra o Império. Sugiro uma série mais antiga… “V a Vitória Final”, mais ou menos baseada na história da “Guerra dia Mundos”. Faltou em sua listinha os clássicos “Invasores de Corpos”, “1984”, “Brazil o filme”, “A revolução dis bichos” e claro “A noite gus mortos vivos”. Pouca gente realmente sabe do contexto político. Da ideia de zumbis. Tem tudo a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Camargoer.
Marcelo Baptista

Eu vejo Star Trek. ehehe

Santamariense

Quem sabe o mundo tenha abandonado as armas e o mundo esteja sob uma governança mundial. – Tu só pode estar brincando, né? Quem sabe Israel tenha começado a III Guerra e estejamos todos mortos em um holocausto nuclear. – Quem sabe a Coréia do Norte comece essa guerra…ou o Irã…ou a rússia…? Quem sabe a LM enfim ofereça o F35 ao Brasil com ToT para ser fabricado na Embraer. – Por que? O avião já tá pronto. Quem quiser que compre de prateleira. Quem sabe o 5G chinês seja superior ao F35. – Só nos teus sonhos. Quem sabe… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Fernando "Nunão" De Martini

Quem sabe o Esteves já tenha conseguido mandar a sogra pra Saturno.

Camargoer.

Quem sabe as pessoas entendam uma piaga… Riso.

Santamariense

As vezes, se usam piadas para falar o que se pensa.

Marcos Silva

Já falei muita verdade em formato de piadas…

Santamariense

Pois é …

Saldanha da Gama

Bom dia CAMARGOER, se me permite um adendo?
” Quem sabe o Brasil tenha passado por guerra civil e o país esteja sob uma ditadura de extrema direita de natureza teocrática como em “Os contos da Aia””
Quem sabe, estejamos em uma ditadura do proletariado?
Abração

Fernando "Nunão" De Martini

Quem sabe todos se toquem que esse assunto fora de tópico já deu o que tinha que dar.

Camargoer.

Riso. A melhor foi a sogra do Esteves… riso. Não está sendo fácil. riso

Saldanha da Gama

Concordo, não mais o farei……..

Santamariense

Olha, dependendo de quanto tempo demorar para o 36⁰ exemplar ser entregue, pode ser que isso aconteça mesmo. Abaixo, dados sobre o motor F414 retirados do site da GE: ” O F414 tem uma vida útil de seção quente de 2.000 horas e uma vida útil especificada de 4.000 horas para todos os outros componentes rotativos e estrutura do motor.” Se o primeiro exemplar do F-39 entregue ao Brasil em 2020 voar 200 horas por ano, em 10 anos precisará da primeira grande inspeção de motor, ou seja, em 2030. Se voar mãos que 200 horas/ano, essa revisao ocorrerá antes,… Read more »

Santamariense

mãos = mais*

Fernando "Nunão" De Martini

É bem provável.

Tuxedo

Será q até 2025 teremos os 36 F-39 Gripen?

Camargoer.

Segundo um cronograma publicado aqui no “Aéreo”, as entregas dos primeiros 36 caças vai até 2027.

https://www.aereo.jor.br/2023/08/11/cronograma-de-entregas-do-f-39-gripen-e-kc-390-millennium/

Renato

Por esse cronograma (foto enxambrada de um slide) já está tudo furado.
Caça top etc, mas o ritmo de produção/entrega é péssimo.

Last edited 1 ano atrás by Renato
Camargoer.

Concordo. Considerando a inauguração da linha de produção da Embraer este ano, torço para que isso acelere as entregas dos aviões para a FAB.

Fernando "Nunão" De Martini

Não.
No cronograma atual as últimas entregas são em 2027. E mais da metade das entregas estão concentradas nos últimos anos do cronograma.

Satyricon

Lindíssima fotos

Excelente notícia

Natal chegou mais cedo este ano

Last edited 1 ano atrás by Satyricon
Ramon Grigio

Boa notícia.

E também: Que fotos lindas!

Gilson

Em 39 comentários eu contei 107, negativos ou seja aqueles que não concordo com os positivos. Sei que com o meu comentário vai aumentar mais ainda. Mas eu fico com aqueles que positiva os comentários. Grippen F39, melhor caça da América latina, FAB, está na melhor fase de sua estória.

ted

Será que o local de entrega dos F39 e de fabricação das Tamandaré serão transferidos? pois o centro de instrução da policia federal já foi batido o martelo, sai de Floripa e vai para Brasília.

Vitor Botafogo

não tem qualquer relação

Camargoer.

Ted. Centro de Instrução é uma coisa. Escritório da alfândega é outra coisa. Portos e aeroportos internacionais têm um escritório da alfândega.

Magalhaes

Nada a ver uma coisa com a outra.
E não é o centro de instrução da PF e sim Universidade Corporativa da PRF (UNIPRF) que está voltando para Brasília, pois em Casnavieiras é alugado.

Antonio Neto

A FAB possui História, com H.

Nárnia, Senhor dos Anéis e equivalentes é que possuem suas estórias.

Chris

Estoria ? Aquele momento onde vc tenta elogiar… Mas cag… tudo !

Matheus

A FAB recebe mais um KC-390 esse ano? Li algo falando nisso mas infelizmente não me lembro onde.

Orivaldo

Mais nove e sem sombra de dúvidas a FAB volta a ser a melhor Força aérea da AS

Dod

As fotos estão excelentes!!!!

Heinz

Estas, sem dúvidas foram as melhores fotos que eu já tive o prazer de ver do nosso caça gripen, sensacionais, até atualizei meu plano de fundo do PC. Meus parabéns ao sargento Muller, e ao Soldado Jhonson.

Last edited 1 ano atrás by Heinz
adriano Madureira

Amigos, virei fã do sargento Marin! Que imagens…

GRAXAIN

Lindas fotos!

GRAXAIN

De grão em grão… A FAB já confirmou se estes já chegam com os novos elevons e canards da versão entregue à Força Sueca? Já confirmou se serão atuazilizados para o mesmo patamar aerodinâmico?

Rafael Gustavo de Oliveira

Papai noel vai trazer esse presentão para fab, mais uma vez são belas imagens…bacana mesclar o F5 com Gripen….gerações diferentes, mas a missão nobre de defender os céus do Brasil continua a mesma (hora de passar o bastão).

Douglas Rodrigues

Que boa notícia, sinal de que podemos chegar em 2025 com um esquadrão totalmente operacional de Gripen, quem sabe em 2024 já também tenhamos algo mais concreto relacionado a aquisição de mais 14 unidades no primeiro lote (esses sendo montados aqui no Brasil) e depois da entrega de todos do primeiro lote ou próximo ao final, seja anunciado um segundo lote junto com a participação no desenvolvimento de um novo caça de 5a ou 6a geração!

Douglas Rodrigues

E baixei todas as fotos para fazer um rodízio de papel de parede aqui… Belíssimas fotos, embora aquele R99 pareça ter sido incluído em montagem.

Camargoer.

Olá Douglas. Temo que a operacionalidade do primeiro esquadrão esteja ligada á outras coisas, não necessariamente ao número de aeronaves.

Douglas Rodrigues

A falta de pilotos capacitados para operar o Gripen por exemplo?

Camargoer.

Tambem. Tem as homologações de procedimento, ensaios, etc… Da para formar um esquadrão com. Poucas aeronaves mas tem que ser tudo homologado antes.

Douglas Rodrigues

É, de fato as homologações carecem de mais testes e muito mais voos, como de reabastecimento em voo – ainda não realizado no Gripen, nem pelo KC-130 e nem pelo KC-390 (há possibilidade que não homologuem para o 130 deixando apenas o 390 para tal tarefa, e mais tarde para os MRTT).

Santamariense

Quanto ao KC-130 acredito que não ocorrerão missões de REVO com o Gripen, pois circula a informação de que os Hércules ainda ativos serão desativados no final de 2023.

Felipe

Aleluia, 9 caças Gripen E , quase um esquadrão (12).

Funcionário da Petrobras

Logo, poderíamos ter 3 esquadrões de Gripen.
Um em Anápolis, outro em Sta. Cruz e outro em Canoas.
Com o possível segundo e terceiro lotes de 4+ 26 aviões, mais dois esquadrões.
Um em Manaus e outro em Natal.
Sobrariam 6.
Nada mal hein. kkkkk

FELIPE

12 é o mínimo mas o ideal são 16 a 18 por esquadrão

Marcos Júnior

Entra e sai ano, e o F5 vai ficando mais charmoso!

Marcelo Andrade

Já virou papel de parede! ” O Natal vem vindo, vem vindo o Natal, o Natal vem vindo…”

Roberto

Qual caça está fazendo o ” plantão 24 horas ” em Anápolis no momento ? Já é o Gripen ? ou ainda o F5 ?

Camargoer.

O F5M.

Roberto

Por que ? O Gripen está aqui o armamento está aqui . O que impede ele de interceptar e cumprir a missão ?

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto, o treinamento dos pilotos e a certificação do Gripen E obedece a fases, confira nestas entrevistas com o comandante do esquadrão: https://www.aereo.jor.br/2022/11/16/entrevista-com-o-tenente-coronel-aviador-gustavo-de-oliveira-pascotto/ https://www.aereo.jor.br/2023/04/23/laad-2023-palestra-do-comandante-do-1o-grupo-de-defesa-aerea-1o-gda-sobre-a-implantacao-dos-novos-cacas-gripen/ A IOC (capacidade de operação inicial, ar-ar) provavelmente será atingida em 2024, a tempo de participar da Cruzex. Por enquanto, o Gripen E da FAB ainda está na certificação anterior, que é o Certificado de Tipo Militar Restrito, recebido após cumprir os requisitos de segurança e navegabilidade estabelecidos em projeto. Isso permitiu avançar nas fases de treinamento dos pilotos do 1º GDA. Enquanto isso, o alerta 24/7 é cumprido por caças e pilotos desdobrados dos dois… Read more »

Roberto

Obrigado Camargoer e Fernando pelas informações .

Rinaldo Nery

Quem faz plantão é médico/ enfermeiro…

Camargoer.

Delegado e escrivão também.

Marcos Borges

Com ou sem IRST?

Fernando "Nunão" De Martini

Com ou sem Phalanx?

Magalhaes

Nunão tem uma paciência de jó pra responder e ainda mais numa boa….

Antonio Marcio Leao

Neste ritmo, se adquirir o 2° lote, vamos receber todas as aeronaves daqui 20 ou 30 anos. Além disso, as aeronaves para a força aérea da Suécia são melhores e com aperfeiçoamentos não oferecidos a força aérea brasileira. Por exemplo, essas aeronaves já estão com o novo formato das asas?

L G1

Meu amigo. Quando a FAB tiver 20 caças Gripen operando, com mísseis meteor e iris t que o Brasil já tem em estoque,na América do Sul ninguém fará frente a FAB. É um poder muito acima da região.

Por exemplo, essas aeronaves já estão com o novo formato das asas?

Saberemos quando o navio chegar.

BK117

Posso fazer um chute?
Já comentei de maneira bem humorada sobre os dois navios “AlgumacoisaGRACHT” que transportaram Gripens no passado, o Minervagracht e o Marsgracht.

Curiosamente, o Florijngracht está ancorado no ponto de ancoragem de Oxelsund, a uns 60km de Norrkoping. Segundo o MyShipTracking, aguarda para entrar em Norrkoping. Será que é?

Last edited 1 ano atrás by BK117
Funcionário da Petrobras

Ia postar sobre este navio e vi sua postagem.
Segundo outros sites, será este navio que trará os Gripens.

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras
João

Lamentável. Quando chegar o último dos Gripenzinhos, TALVEZ EM 2028, ele estarão ainda mais obsoletos. Um design de 1988, 35 anos de idade! A FAB, que está inebriada com a propaganda da SAAB, deveria abrir os olhos e cancelar a compra desses cacinhas, usando como argumento e extrema (e única no mundo) lentidão nas entregas. E, então, partir para a compra de fighters mais avançados e mais poderosos. Observem bem: NEM A SUECIA USA O GRIPENZINHO!

Fernando "Nunão" De Martini

“Observem bem: NEM A SUECIA USA O GRIPENZINHO!”

Hein?

Renato

Pelo seu comentário vc não costuma acompanhar assuntos sobre a FORÇA AÉREA.

FELIPE

A SUÉCIA encomendou 60 GRIPEN NG, e poderá encomendar mais nos próximos anos, todos especialistas reconhecem a qualidade deste caça, e a versão E/F tem maior alcance, autonomia, raio de ação e etc. F-18 , F-15, e F-16 são projetos antigos mas com novas versões até hoje e vão muito bem, obrigado.

Nunes Neto

Ótimo, para quem estava usando F5 com 50 anos ,o Gripen é um sonho, é sair de uma brasília e ir para um Yariszinho 2023, uns 70 gripens já ajudaria bastante,os esquadrões onde têm os A1( pouquissimos por sinal),poderiam operar VANT de ataque ( Predador, MQ-9 ,algum nessa categoria) , já foi provado que nas guerras de hoje uma nação não ter vants de ataque, inclusive são mais baratos que caças,gastam menos e ficam mais tempo em patrulha….

Renato

Finalmente as FAs poderão ano que vem (2024) dar continuidade aos seus programas estrategicos com o aumento do PIB em 2%.

Renato

Se for verídica a matéria veiculada no DEFESANET em que a FAB se nega prestar informações sobre sua atuação no policiamento do trânsito aéreo de drogas no espaço aéreo nacional, em que diz que é segredo de segurança nacional e não repassa a situação para a PF é uma atitude no mínimo suspeita.
Muito estranha essa not[icia.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Funcionário da Petrobras

Segundo alguns sites o navio Florijngracht trará os caças.O mesmo está ancorado em Norrkoping desde o dia 15/11.
Em breve iniciará navegação rumo ao Brasil, lembrando que a viagem levará algo em torno de 25 dias.

Funcionário da Petrobras

Acabou de deixar o porto na Suécia, agora 12:20 (Brasília) 20/11.

FELIPE

Devem chegar no dia 05/12

Funcionário da Petrobras

Chegará por volta de 15/12.