Saab Gripen C e D da Força Aérea Sueca

Curso de conversão para o Gripen C/D, já cumprido por pilotos do 1º GDA e do IPEV, será realizado na Suécia por piloto do esquadrão de Santa Cruz a partir de fevereiro

Na semana passada foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria informando o envio, à Suécia, de um capitão aviador do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), baseado em Santa Cruz – RJ.

O piloto deverá realizar, entre o início de fevereiro e o final de maio de 2024, o “Curso de Conversão na Aeronave JAS 39 Gripen C/D”, ministrado na Ala F7 da Força Aérea Sueca, em Såtenäs.

Recentemente a Revista Aerovisão, da FAB, informou que foi completado o quadro de 14 pilotos operacionais que realizaram o curso de Gripen C/D na Suécia. Este é o total de pilotos que está agora no 1º GDA (Base Aérea de Anápolis – GO) realizando fases sucessivas de adaptação e treinamentos no Gripen E.

Além deles, 3 oficiais aviadores do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, de São José dos Campos – SP) realizaram na Suécia o curso de piloto de provas no Gripen C/D. O envio de um quarto piloto do IPEV, um capitão-aviador, foi informado em agosto no DOU, e uma portaria recente alterou a data prevista de viagens de ida e volta para coincidir com as do piloto do 1º GAVCA.

Será que esse envio de capitão-aviador do 1º GAVCA de Santa Cruz, informado agora em novembro, é uma pista sobre qual esquadrão de caça e qual base da FAB serão os próximos a abrigar mais jatos Gripen E/F?

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Tutu

Interessante, muitos tinham comentado que o 1° GAVCA seria o reduto final dos F-5EM nesse período de transição, mas isso é uma dica importante da futura distribuição da frota de F-39E.

Tutu

Talvez Canoas vá ser o reduto derradeiro dos Tigres, e quem sabe no futuro receba os F-16 (ou o segundo caça que parece que a FAB tem interesse).

Willber Rodrigues

A possibilidade da FAB comprar F-16 é a mesma da MB comprar o USS Gerald R. Ford:

É nula.

Tutu

Eu tbm acho, e na realidade abomino a ideia, se é para ter outro caça que seja algo melhor que o Gripen.

Mas aquele slide que vazou é deveras enigmático.

Tutu
Maurício.

Não creio que depois de anos e anos para finalmente se chegar em um vencedor do FX-2, no caso o Gripen E, a FAB possa adquirir F-16 usado para ser uma espécie de low, não faz o menor sentido. Ainda mais que são caças equivalentes em performance. Mas, que está esquisito esse F-16 ao lado do Gripen, está, mas pode ser só um amadorismo de quem fez o slide ou da própria FAB mesmo, que deixou passar.

Camargoer.

Olá Maurício. Além de desempenho parecido também tem custo de operação parecido. Um luxo de “low”. riso.

A comunicação social das forças armadas é bem amadora. Acerta na sorte.

Aliás, considerando o tempo que essa coisa do F16 está rodando, a comunicação social da FAB já deveria ter soltado um “X” (twitter) esclarecendo isso.

Já teria encerrado o boato.

Last edited 1 ano atrás by Camargoer.
BK117

Caro Tutu, se o slide é real e não foi só um erro do estagiário, o máximo que dá pra inferir é que a FAB estaria aberta a discutir novas possibilidades. O uso do F-16 é meramente ilustrativo. No slide completo, também temos o que parece ser um MQ-9 Reaper e um P-8 Poseidon, não quer dizer que vamos comprar esses modelos.

Last edited 1 ano atrás by BK117
BLACKRIVER

MQ-9 seria um sonho bem vindo, é uma ferramenta que pode e deve ser usada de norte a sul e de leste a oeste do Brasil
Com certeza uma ferramenta que pode agregar muito a nosso país.

P-8… não não não…
Vamos de EMBRAER… O B737 é bananeira que já deu cacho!

Rinaldo Nery

Eu sei: nada.

BLACKRIVER

Prefiro acreditar ser um erro do estagiário que passou despercebido, afinal!

Temos o GRIPEN que é uma excelente vetor, já tem pessoal treinado e infraestrutura implantada….
F16 pra que? Pra que vamos gastar dinheiro com um F16 e toda a infraestrutura e lobista que vem a reboque?

Sério?
Será que os brigadeiros tiveram aula com os almirantes?

Já o Cessna 408 SkyCourier é uma excelente escolha para substituir os E110

RSmith

Acho que o slide é o que diz, dentre os projetos futuros da FAB existe um que estuda a aquisição de novos caças, o fato de que usaram uma foto do f-16 não quer dizer que este vai ser o escolhido… quer dizer que além da aquisição de mais F-39, pode ser adquiridos outros modelos …

Willber Rodrigues

Não ví nada de enigmático alí.
É só um monte de slides desconexos acompanhados por um texto sem nenhuma fonte com credibilidade.

O futuro ( presente ) de aviação de caças da FAB é o Gripen, esqueçam hi-low, caça tampão, etc.

Rinaldo Nery

Exato.

Camargoer.

A comunica só social das forças armadas brasileiras é mequetrefe. Alguém fez bobagem.

MMerlin

Concordo. E as falhas vão desde a resolução de vídeos (que as vezes são bem baixas) até relacionadas à informações.

A imagem do f-16 não deixa de ser estranha.

Mas, das três Forças, a FAB é a que tem melhor administrado seus recursos. Então, improvável colocar um F-16, na sua linha de aeronaves.

Camargoer.

Provavelmente, a imagem do F16 era protegida por copyright também.. e mandaram bala.

Mario José

Acho que a unica possibilidade de a FAB adquirir algo diferente dos Gripen seriam os treinadores Italianos mas tbm acho pouco provavel..

Camargoer.

Olá MJ. Se a FAB preparou os aviadores para o F5M, para o A1M e para o Mirage2000 com o A29, não me parece razoável achar que vai precisar de um jato leve para preparar o piloto para o F39, que já tem um excelente simulador em Anápolis.

E olha que nunca vi um M346 em um slide da FAB, riso. Já pensou?

Mario José

É tbm concordo mas vc sabe essa internet é cheia de fofocas…kkk
Abraços..

MMerlin

Mario. O nível dos simuladores que acompanharam a vinda do F-39 é altíssimo. A possibilidade de treino e de execução de missões está em outro patamar e é altamente realístico. Isso não quer dizer que o mesmo substitui o treino prático. Jamais. Mas sem dúvida é uma etapa adicional (e bem vinda) no já estabelecido processo existente na FAB. Referente a um treinador, que até poderia ser considerado um LOW, é bastante improvável. O foco da FAB é manter o parque existente e garantir o orçamento para as entregas já contratadas do Gripen e do C-390. Colocar mais um programa,… Read more »

Marcos Silva

Sei não! Com os Gripen vindo a conta-gotas e os F-5 dando baixa,há alguma chance sim.
Ou ficaremos com os 36 Gripens apenas e F-5 e A-1 sem substitutos imediatos.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Silva
Camargoer.

Caro, Se a FAB comprar o F16 pode chamar o Poggio de Topo Gigio. RIso.

Camargoer.

Se a FAB tivesse interesse no F16, ele teria sido selecionado no Fx2.

Camargoer.

Sim. Lembro destas discussão, inclusive sobre os Kfir. No fim, a FAB ficou com o F5M e com o M2000.

Falar em F16 de segunda mão justo agora, com a pressão para fornecer aviões para a Ucrânia… aliá, fique pensando a razão dos EUA buscarem F16 usados na Europa para a Ucrânia ao invés de ceder os aviões de seus excedentes…

para que a estratégia é mesmo a compra casada de F35 em troca dos F16 de segunda mão dos europeus.

Cleiton

Pode ser que agora com o começo do envio desses f16 enviados para a ucrania não deva sobrar muitos no mundo se a AAA russa entregar tudo oque a propaganda fala.

Vitor Botafogo

Me pergunto se não poderia haver um trade entre KC-390 e venda de F-16 via FMS, ja que pra aprovar um novo contrato de F-39 poderíamos ter problemas com políticos. A FAB teria autonomia com recursos próprios para fazer isso?

Juarez

Vou te dar mais algumas variáveis que podem responder a tua pergunta ou ainda gerar mais questionamentos: É muito provável que o F 5 deva se despedir da operação aqui no 14, porém vai estar em um “,quadrado” de restrições de “G”, de velocidade, de payload, em fim…. O AMX está com a disponibilidade muito baixa, como tu bem sabe, as linhas suprimento da Itália estão encerradas e a cada dia fica mais difícil manter a segurança das operações com esta Anv. As entregas do Gripen estão atrasadas, problemas de integração ainda não foram resolvidos a contento. A FAB optou… Read more »

Santamariense

Juarez, quanto aos F-5M tem células passando por revisão de 1200 horas no PAMA/SP e acredito que vão ter que manter isso por mais um tempo para que os esquadrões tenham com o que voar. Quanto aos A-1M, a disponibilidade média observável é entre 3 e 4 aeronaves e creio que essas aeronaves não passem de 2024/25 em operação. Ou se aumenta o quantitativo adquirido de Gripen e a velocidade das entregas ou se parte para uma solução de aeronaves de 2ª mão ou ainda se extingue esquadrões.

Vitor Botafogo

Se extinguir esquadrões é o fim. Não espere dos políticos comprometimento a repor perdas, visto que não vão ter interesse nesse gasto e vão ver como economia pra reduzir o orçamento e realocar pra outro lado e ser mal gasto pra variar. Basta ver a redução da modernização do AMX que atrasou muito, dos A-4, e na época ficou claro que a FAB deu preferência ao F-5. Perdemos os Mirage 2000 também e como contrapartida receberíamos 36x F-39. Agora ta atrasado e a situação se complicando e em vias de atrasar mais. Pra convencer político adquirir algo hoje , digo… Read more »

Juarez

Fala Andre, pois é, se mudaram o planejamento e enviaram células para check Delta é porque algo muito errado não está certo.

Santamariense

Exato, bem por aí.

Neto

Se for pra comprar tampão para o esquadrão de A1s, que sejam A29s novos.
.
Se há, e deve haver, tecnologias embarcadas novas no A29, já vale o esforço e temos domínio da logística, aviadores já treinaram nele … E segue o jogo até a chegada dos F39s necessários.

Juarez

Pois e Nunao como comentei no posto anterior, planejamento era para se efetuar mais este nível check, provavelmente em função da alteração do cronograma de entregas do Gripen estás atrasado.

Alexandre Fontoura

Matou a pau…

Camargoer.

Pois é. Originalmente, os 36 F39 ficariam em Anápolis. Quando o comandante da FAB comentou a aquisição de 4 unidades adicionais, era no contexto de equipar duas bases. Quase todo mundo, eu inclusive, apostou no Pampa.

Esta informação parece indicar que o segundo esquadrão de F39 será mesmo em Santa Cruz. Isso é um bom indicativo sobre o aditivo do primeiro lote, ainda que 36 aviões permite equipar dois esquadrões com 12 aviões, considerando uma disponibilidade de 60%.

Maurício.

“Vou pedir ao Galante pra publicar a porcaria da tela do powerpoint, se ele ainda tiver. Quem sabe isso ajudará a livrar outras matérias pra falar de fatos mais importantes.”

Não seria muito mais fácil a trilogia pedir uma explicação para a FAB? Assim ninguém mais falaria do tal slide.

Rinaldo Nery

Acho que há uma chance de comprarem a Millenium Falcon… Agora que Hans Solo morreu.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Quando a gente estuda a Segunda Lei da Termodinâmica, sobre entropia, a gente sempre toma o cuidado de lembrar que “algumas coisas são possíveis, mas improváveis”. riso.

Em química, a gente já assume que aquilo que é improvável não vai acontecer (e provavelmente não vai mesmo) e só trabalha com aquilo que é provável acontecer (e que acaba acontecendo mesmo). É uma simplificação justificada.

Bardini

Dentro de poucos anos, a FAB só terá este punhado de Gripens atrasados do atual contrato. Não tem como sustentar isso aí, dentro do conjunto de necessidades dos Esquadrões de Caça, que estão prestes a desaparecer. Atrasou demais e a perspectiva de aumento da frota perante outras necessidades e a situação econômica do país, é pífia, ficando muito abaixo do mínimo necessário… Pode-se achar muito ruim ou o que for, mas outro caça deve ser discutido com urgência. . A visão pelo caça único deve morrer, para assegurar capacidades a FAB. . E cabe lembrar que uma década atrás, dentro… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Santamariense

Pois é…mas, muito acreditam em contos de fadas e em 50, 60, 80 Gripen…escondem a cabeça no chão enquanto a realidade bate à porta…

bjj

Comprar caças de segunda mão, considerando nosso histórico de descontinuidade de programas, é bastante arriscado. É um “pulo” para que alguma autoridade pense que caças usados dispensam a necessidade de novas unidades do Gripen, e aí o programa pode acabar morrendo no primeiro lote de 36. No melhor dos casos isso pode atrasar bastante a aquisição de novas unidades ou até mesma as entregas do primeiro lote. Como não surgiu nenhuma nova ameaça no nosso cenário, o negócio é enfrentar a penúria por um tempo até que as coisas melhorem. Não é o ideal, mas meia dúzia de Gripen operacionais… Read more »

Underground

Não virá F16 porque isso seria muito caro. Treinamento de pilotos, mecânicos, engenheiros, aquisição de ferramental, peças de reposição, documentação técnica, criação de doutrina, etc.

Camargoer.

Não existe planos da FAB para adquiri F16 nem M346. A FAB está ficada em aumentar o número de F39 do primeiro lote.

Juarez

Camargoer, não sei de onde tu baseou a tua afirmativa tácita, mas como o objetivo é tentar trazer um pouco mais de realidade as discussões, vamos lá: O 1° lote de Gripen está e deverá ficar nas 36 anvs, apesar da tentativa que se fez no passado para aumentar este número mediante aditivo contratual, que não foi adiante por razões diversas. A FAB precisaria ter pelo menos uma quantidade de células para três esquadrões em um prazo mais curto o que demandaria pelo menos mais 14 células, pero não gay plata. Com relação ao 346, existe sim um estudo a… Read more »

Rinaldo Nery

Desconheço esse estudo. Mas posso perguntar.

Rinaldo Nery

Fui atrás da informação: há, sim, um estudo na 6SC, nada além disso. A prioridade do EMAER é estabelecer os requisitos do MLU da frota de A-29. Não há nenhuma NOP do COMPREP p aquisição de LIFT. Não há orçamento pra abertura de novas frentes. Prioridade total pro F-39. Os caçadores voarão o A-29 por muitos anos, ainda. E, sim, voarão o F-39 de milhões de dólares.

Camargoer.

OIá RInaldo. Obrigado. Faz sentido todo o sentido.

Juarez

Boa tarde Cel. Como eu afirmei há um estudo para a viabilidade de aquisição desta anv, para que não se corra o risco de pegar um piloto jovem, sem nenhum convívio com uma anv a reação e colocar no cockpit de um F39 de 200 milhões dólares e ainda, não sugar as poucas células Fox que teremos para efetuar a conversão operacional. O MLU do ST que deve acontecer devendo priorizar aviônicos de missão e integração com armas stand off vai abranger inicialmente os STs dos “Terceiros” o que nada tem a ver com o problema da conversão operacional que… Read more »

Rinaldo Nery

Juarez, o A-29 e o F-39 são bem diferentes do binômio AT-26 (que voei)/F-5E. São aeronaves de outro século, e o F-39 é INFINITAMENTE mais fácil de voar que o F-5. Afirmativa de TODOS os pilotos brasileiros qualificados no F-39. Há alguns podcasts, do João Paulo Moralez, sobre o assunto. Além do que, grande parte do treinamento primário do F-39 é realizado em simuladores de última geração. Já foi matéria aqui. Nenhum Tenente vai “marcar chumbo” no F-39 porque não voou aeronave à reação. Eu saí dum AT-27 prum E-99 e não quebrei nenhum. Você ainda está com esse paradigma… Read more »

Juarez

Coronel, o grande problema do hiato é diferença desproporcional do comportamento aerodinâmico e um motor turbo hélice para o “motorzao “a reação. O dependente dos controles Fly by do Gripen que o deixa mais redondo principalmente no pouso, a diferença na minha opinião é muito grande.
Simulador ajuda,mas não vai apartar o hiato.
Sem contar o que economizaria em.horas de formação e conversão operacional.
O tempo nos dirá que tem razão.
Um abraço Cel.

Rinaldo Nery

Ainda acho que o A-29 dá conta.

Alexandre Fontoura

Principalmente pós-MLU.
Só vejo possibilidade da aquisição de um M346FA ou FA-50 na FAB, pós-segundo lote de Gripen e pós-MLU de A-29 se for para criar uma unidade de tática aérea em Natal (estilo Top Gun School) em Natal, com um Pacau reativado com 12-18 dessas aeronaves.
Assim mesmo, pouco provável.

Nada de M346 para substituir A-1 ou como “caça Low” da FAB.

Felipe

Um Gripen E custa em torno de 80 milhões de dólares.

Zenótico

Oi ! Dá para traduzir, por favor ? Que tal um mini-glossário?

Zenótico

Erro meu … isso era resposta ao post do Rinaldo Nery logo acima. Um mini glossário viria a calhar.

Rinaldo Nery

6SC = 6a Subchefia do EMAER; NOP = Necessidade Operacional; COMPREP = Comando de Preparo (“dono” de todas as Bases e Unidades Aéreas).

Zenótico

Grato

Juarez

Cel, respondi ao sua postagem, mas o post “tomou Doril”. Talvez tenha fica no filtro

Alexandre Fontoura

Seria interessante especular o que seria incluído no MLU do A-29: eu aposto no cockpit com WAD e um sistema de treinanento virtual, que possa emular os sensores do Gripen.
No mais, o que poderia ter: MAWS? Chaff/Flare? FLIR MX-15?

MMerlin

“Fui atrás da informação: há, sim, um estudo na 6SC, nada além disso. A prioridade do EMAER é estabelecer os requisitos do MLU da frota de A-29. Não há nenhuma NOP do COMPREP p aquisição de LIFT. Não há orçamento pra abertura de novas frentes. Prioridade total pro F-39.”

Rinaldo, palavras da salvação!

“Enquanto não receberem os 36 F-39 e, Deus queira, comprarem outro lote, isso NUNCA vai acontecer.”

De acordo.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Camargoer.

Olá MM. A ideia de fazer estudos é um hábito saudável de qualquer instituição. Como o contexto vai mudando, é preciso reavaliar os programas em andamento e avaliar outras alternativas, mesmo que a conclusão seja manter o que andando.

A FAB deve ter estudos sobre o M346, sobre o F35, sobre o Su35, sobre o Rafale. Tejas.. riso.. inclusive sobre o F16.

Ao contrário da “Gabriela, que nasceu assim, que cresceu assim, que é mesmo assim e vai ser sempre assim, sempre Gabriela”, é importante avaliar e reavaliar as coisas. Se for preciso muda. Se for preciso, mantém.

Rinaldo Nery

A 6a Subchefia do EMAER trabalha com cenários estratégicos.

Santamariense

A fonte dele é arial. Nada além. E ainda não se dá ao trabalho de escrever “minha opinião”, ” creio que”…escreve de forma taxativa, como se verdade absoluta fosse.

Rinaldo Nery

A minha? Não entendi. Sobre o que?

Rinaldo Nery

Desculpe se entendi errado. Pensei que falava do meu post.

Rinaldo Nery

A informação sobre aquisição de LIFT é verdade absoluta porque conversei com um Cel, que trabalha no setor pertinente, sobre o tema. Se é essa a sua questão. Quando não conheço um assunto eu escrevo, sim, “minha opinião “, “creio que” etc.

Santamariense

Não foi pra ti que eu escrevi o meu comentário. Foi para o camargo.

Rinaldo Nery

Quem te disse?

Alexandre Fontoura

A FAB não deve adquirir um segundo tipo de caça.

Alexandre Fontoura

A última unidade a operar o F-5 será o 1⁰/14⁰ GAv “Pampa”, em Canoas.

Underground

A questão é: com tantos pilotos fazendo conversão no Gripen C/D haverá um Gripen F?

Alexandre Fontoura

Um vez entrevistei o brig. Bonotto, quando à frente da COPAC. Ele foi bem explícito ao dizer que usar Gripen F como conversor operacional é uma subutilização da aeronave e que existem várias missões que podem exigir um segundo tripulante: SEAD, EW, Controle de drones etc.

Santamariense

Mas, o F poderá cumprir todas essas missões que tu citou. E também vai fazer a conversão operacional.

Alexandre Fontoura

Não disse que não pode. Só não precisa. Tanto que a Suécia, ao menos por hora, não irá adquirir o F.

Santamariense

Como não precisa? Tu acredita que a FAB, tendo 8 Gripen F, não vai usar essas aeronaves como parte da conversão operacional? Vai continuar mandando pilotos para treinar na Suécia no Gripen D? E a Suécia não adquiriu o F porque tem o Gripen D.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Manuel

Desnecessário.Não tem gripens suficientes em Anápolis. Apenas 6.

Marcos Silva

Pois é! Nunca mais chegou outros caças. Nem notícias sobre o assunto.

Camargoer.

Dois F39 chegaram em maio. Segundo o cronograma, seriam 3 aviões em 2023. Falta um. Pode ser que seja entregue em breve.. pode ser que venha junto com os 3 aviões programados para 2024.

Mais importante do que completar os três aviões programados para 2023 seria a negociação dos 14 aviões adicionais do primeiro lote.

Camargoer.

Verdade. Bem lembrado sobre a modificação das asas.

Alexandre Fontoura

Os FAB 4107 e 4108 chegam em dezembro. O 4109 no 1⁰ trimestre. É o único atraso, no cronograma atual.

Hercilio

E aquela matéria na National Interest, em que um suposto ex-oficial da OTAN declara que o gripen faz frente a f22 e f35?

Santamariense

É óbvio que a segunda Unidade Aérea a ser equipada com o F-39 será o Grupo de Caça. O último operador do F’5M na FAB será o Pampa. Isso eu já tinha percebido há tempos.

JSilva

Será que isso deixa nas entrelinhas o que a FAB pensa sobre. Força Aérea Argentina?

Rinaldo Nery

Vocês sabiam que tem um Capitão da FAB ministrando instrução de T-38 nos EUA, pros futuros caçadores da USAF? Por que não fazem uma matéria sobre isso?

Rinaldo Nery

Ah, e pra quem afirma que as “FFAA são mal treinadas”, acho que a USAF não aceitaria esse Capitão lá ensinando seus futuros caçadores…

Rinaldo Nery

Exato.

Mat

Bom dia.

Esse piloto está no GAVCA, vai fazer o curso ao mesmo tempo que irá pro GDA quando voltar. N há nenhuma relação com uma possível segunda unidade de F39.
Os próprios pilotos atuais do GDA foram pra lá oriundos do GAVCA e PAMPA.

Valeu a especulação, mas nao procede.

Abraços

Rinaldo Nery

O povo adora especular. Colocaram um F-16 na transparência e vão comentar isso por um mês. Se fosse a imagem dum F-35, daí danou-se…

Juarez

Cel, eu penso que o povo não tem culpa quando reage a uma publicação da própria Força Aérea. O que deveria ter sido feito era uma revisão do “cartaz” pelo a A 2 do Comaer, mas…….

Rinaldo Nery

Sim quanto ao slide. Mas falta um pouco de raciocínio lógico pra alguns…

Santamariense

Eu sou um dos que mais defende a FAB aqui, mas fazerem uma apresentação no EMAER usando um slide com um F-16 junto a um F-39 e se nao é intenção da Força adquirir a aronave dos EUA é, no mínimo, ridiculo. Quanto à necessidade de adquirir mais aeronaves do que a pífia quantia de 36 Gripen qualquer um sabe. Mas, isso vai ocorrer? Uns acham que sim, outros acreditam que não. Tu mesmo serviu numa FAB que tinha 6, depois 7, esquadrões de 1ª linha, com Mirage III/Mirage 2000, F-5 e A-1. Hoje são 5 esquadrões, que na prática… Read more »

Rinaldo Nery

Não discordo. Mas não teremos F-16. Ponto. Ridículo? Sim.

Santamariense

Pois é….também acho que será só o Gripen e em quantidade pífia. Nada que me surpreenda. Aliás, me surpreenderia se tivéssemos Gripen para equipar os 7 esquadrões de primeira linha que já possuímos no passado recente.

Rinaldo Nery

Vou continuar acreditando no aumento dessa quantidade. Mas você é bem mais realista, e não está errado.

FELIPE

Meu caro, acredito no aditivo de 14 mais um segundo lote no futuro, creio que a FAB vai buscar sim ao menos ter 70 caças GRIPEN E/F

Santamariense

Felipe, nem esse número de 14 aeronaves num suposto aditivo contratual é real. O aditivo é em $$$. Um percentual de 25% sobre o contrato inicial. Daí devemos fazer a pergunta: quantos Gripen podem ser comprados com esses 25% adicionais? Os 14 aventados? 8? 12? Ninguém sabe ainda. É tudo especulação.Quanto à FAB querer ao menos 70 aeronaves é o mínimo que se espera dela enquanto instituição responsável pela defesa de nosso espaço aéreo.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Gynaviacao

Foi a mesma coisa que pensei, provavelmente ele tá indo pra Anápolis e como o F5 já tá sendo desativado por lá ele foi direto pra Suécia, lógica pura.

Last edited 1 ano atrás by Gynaviacao
Juarez

Sim, até porque implantar o Gripen naquela pocilga disfarçada de base aérea precisariam já estar em obras a algum tempo.

Rinaldo Nery

“Vale do Pó”… Cercado de milícias que encerram o expediente na Base…

Mat

Pocilga? Bom, entendo sua opinião.
O bairro ali se “desenvolveu” muito mal ao longo das décadas. O terreno é pantanoso, muito fértil pro mato.
Mas a BASC sempre foi historicamente e continua sendo uma das nossas principais bases! Solo sagrado!
Abraço

Juarez

Prezado Mat, estive lá na década de 80 durante um TAC, e rezei para não precisar voltar lá nunca mais.
De la para ca só piorou, uma OM que ninguém quer servir, uma estrutura de base decadente, que teima em viver de “Glórias do Passado” do Grupo de Caça.
Realidade, bateu lá naquela porta a muito tempo e a única obra feita por lá foi espetar um A 1 com a bolacha do Adelfi, enquanto a base vai aos pedaços, porque o sem serventia do Bermúdez queria se auto homenagear.
Servir na BASC é castigo

Rinaldo Nery

Mudou muito dos anos 80 pra cá. Mas concordo que a BASC é castigo.

Rinaldo Nery

Oliveira, da minha turma, quando comandou o 1° GAvCa fez uma bela reforma na “cidade da Caça”. A sala de estar ficou linda. A Globo ajudou na decoração, por ele ter apresentado a Ópera do Danilo no Teatro Nacional, com o apoio da Globo.

Rinaldo Nery

Acho que sim. Não lembro desse do Cassino, e sim na salade estar de oficiais no Esquadrão. Tomei muita cerveja lá. E joguei truco.

Santamariense

Juarez, na realidade a cidade do Rio de Janeiro é decadente e uma fábrica de milicianos e traficantes. E aqui não vai nenhuma crítica ao cidadão comum que vive lá. As FFAA deveriam rever as suas Unidades localizadas lá e transferir tudo que puder para outras cidades.

MMerlin

Segundo estatística, até 90% da população que reside na região metropolitana do Rio de Janeiro vivem em regiões controladas por grandes grupos criminosos (milícias ou CV). Mas São Paulo está seguindo pelo mesmo caminho, mas como PCC se expandindo praticamente sem concorrência. Basta ver Guarujá e outras cidades litorâneas deste estado. Recentemente fui em um município (que não ia fazem 20 anos) no litoral sul de São Paulo. Impressionante a situação do local. E tem gente que acha que uma GLO irá resolver essa situação, rs. A MB já andou reclamando que o Governo ainda não está arcando com os… Read more »

Rinaldo Nery

Na realidade não foi a MB. Foi o Vice Chefe de Operações Conjuntas do MD, que é Vice Alte. Ele falou em nome do MD.

Vitor Botafogo

Nunão, certamente o post e a especulação foi valida! é legal poder discutir um pouco sobre o futuro.

Angelo Duarte

Meus amigos quando esses caça vão estar prontos mesmo pq parece que até agora nada de entrega esses. Caças. Que demora em quando chegar aqui já virou sucata

Alexandre Fontoura

Desculpe, mas isso de um caça que entrou em prodção há pouco tempo “virar sucata” ao ser entregue não existe quando se trata de aeronaves pós-4a. Geração. Podia ser verdade para caças da 2a ou 3a Geração, extremamente dependentes do hardware.
Atualmente, a maior parte das atualizações são feitas via software. Veja o próprio Gripen e o F-35. No Gripen E/F, então, onde o software de missão é separado do software de voo, isso é ainda mais simples e rápido.

Vitor Botafogo

Excelente noticia! Tomara que cheguem mesmo (e eu queimar minha lingua porque acreditei fortemente que ia atrasar…)!
Acho que o piloto do GAVCA deve ser transferido pro GDA ou pra ganhar experiência. Implementação de segundo esquadrão acho que somente em 2026…

GRAXAIN

Alguma previsão para início das entregas da meia dúzia de “moscas azuis”, digo, F39-F da FAB?

Alexandre Fontoura

A partir de 2025. E são 8, não 6.

Felipe

Com certeza a Base Aérea de Santa Cruz RJ será a próxima a receber caças Gripen NG. Talvez a FAB até divida 18 para Anápolis e 18 para Santa Cruz do primeiro lote e o aditivo de 14 vai para Canoas.

Edson

A birra que fica, isso é por conta do ainda pequeno, alias, pequeno não, irrisório numero de aeronaves entregues, aeronaves de quarta geração, que ainda estão previstas para chegarem depois da década de 30. Não tem em número suficiente, treina-se com uma similar. Como fica a cabeça do piloto? Voa num teco teco, depois num da decada de 70, depois noutro modernizado que descola os arrebites, depois, se ainda tiver tempo de serviço pra tirar, voa no avião aguardado, que chegou atrasado e ainda cheio de restrições. Porque no mundo militar da República Federativa da Banânia, viatura nova não é… Read more »

Rinaldo Nery

O teu comentário não tem sentido algum. Um amontoado.