ISLAMABAD: A Força Aérea do Paquistão (PAF) está preparada para uma participação retumbante no prestigioso Dubai Air Show 2023, apresentando seu altamente avançado caça JF-17 Thunder Block 3 ao lado da versátil aeronave de treinamento Super Mushshak.

O megaevento de cinco dias que começou na segunda-feira marca a primeira aparição da aeronave JF-17 Thunder Block-III da PAF em um show aéreo internacional, simbolizando o compromisso do Paquistão com a inovação e a excelência na aviação.

A participação histórica também marca um ponto significativo para a PAF, mostrando as suas capacidades de aviação de ponta num cenário global, disse o porta-voz da PAF na segunda-feira. O caça JF-17 Thunder Block III resume o auge da moderna tecnologia de guerra aérea. Equipado com aviônicos de última geração, armamento aprimorado e sistemas avançados de guerra eletrônica, o JF-17 Block III possui capacidade de manobra superior, alcance estendido e capacidades de combate aprimoradas.

A sua participação no Dubai Airshow significa a confiança que o PAF deposita nesta maravilha autóctone, destacando o compromisso do Paquistão em promover a autossuficiência na indústria de defesa.

Acompanhando o JF-17 Thunder, a Força Aérea do Paquistão também apresentará a aeronave Super Mushshak, conhecida por sua excepcional capacidade de treinamento e versatilidade. Esta aeronave robusta e confiável tem sido fundamental para nutrir as habilidades de inúmeros pilotos da PAF, contribuindo para a sua excelência e experiência. Com seu notável desempenho e adaptabilidade, o Super Mushshak conquistou reconhecimento internacional como uma aeronave de treinamento confiável.

O Dubai Airshow serve como uma plataforma principal para entusiastas da aviação, profissionais de defesa e líderes da indústria de todo o mundo testemunharem tecnologias de ponta e promoverem colaborações globais. “A participação da PAF, além de reafirmar o compromisso do Paquistão em fortalecer a cooperação internacional e promover a estabilidade regional, é uma prova do compromisso da nação com a paz através da força e do seu papel como um ator global responsável na indústria da aviação”, disse o porta-voz da PAF.

Super Mushshak

FONTE: The News International

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Groosp

Estranho essa janela na porta do que parece ser o compartimento de carga.

Overandout

Estranho esse aviao inteiro kkkkk

A6MZero

O Mushshak é uma versão sob licença com algumas modificações do Saab Safari e herdou do Safari esse desenho “exotico” haha.

Murder Nova

MiG 21 imortal

Marcelo Andrade

Acho esse avião bem interessante do ponto de vista custo-benefício para substituição de MIGs-21 a Mirages mais antigos, F-5s, etc. Sei lá. Talvez a falta de tradição comercial do Paquistão e o Lobby da industria européia/americana impeça suas vendas, salvo melhor juízo aqui dos foristas.

Cansado

Esse JF17 é curioso. Na primeira foto, no chão, parece uma versão reduzida de um Saab Viggen. Na segunda foto, no ar, parece um F-5.

Groosp

IAR 95 da Romênia.

comment image

Cansado

Realmente, bem parecido.
Uma coisa que acho interessante na Romênia: o idioma deles contém várias palavras parecidas com o português.
Nada a ver com o tópico, só uma curiosidade mesmo.

JS666

Romeno e Moldavo (são praticamente a mesma língua) também são derivados do latim.

Iran

É um idioma latino, assim como português, italiano, espanhol e francês, creio inclusive que a proximidade do romeno com português seja até maior que o francês.

Maurício.

O JF-17 tem que ser exposto com mísseis mais modernos que esses PL-5 e PL-12, a China já está usando o PL-10 e PL-15, apresentar essa cópia do AIM-9L dá uma impressão de coisa velha, o Paquistão deve adquirir mísseis ar-ar mais atuais para os seus JF-17.

Heinz

O caça que a Argentina deveria adquirir, se quer ter alguma autonomia de equipamento nas suas FA, lembrando que os ingleses sempre vão barrar algo mais tecnológico para os argentinos, obviamente que não há plata, mas poderiam negociar com os chineses com um financiamento a perder de vista, chinês é o maior agiota do mundo.

Rafael Gustavo de Oliveira

JF-17 com Revo + míssil antínavio C-802 + reclamações argentinas sobre malvinas….é a combinação perfeita para incomodar…..nunca iria acontecer, muito óbvio.

Willber Rodrigues

Por algum motivo, sou fãn desse caça.

Akivrx

A Birmânia manda lembranças.Rss.

Maurício.

A Birmânia não tem nem pessoal qualificado para fazer uma simples revisão nos JF-17, literalmente não sabem nada do próprio caça que operam, aí fica difícil, o Paquistão aparentemente está voando e muito com o JF-17.

Rafael Gustavo de Oliveira

Não é um bom negócio no momento, com a guerra russa em curso seria um problema logístico na entrega dos motores desse avião pois essa aeronave usa o mesmo motor do mig-29 (RD-33) e a Klimov está empenhada com esforço de guerra Russo.
Obs – A china está a acelerar o desenvolvimento dos motores dela com risco de ameaçar seus negócios, culpa dos russos.

L G1

A China já produz esse motor engenharia reversa.

Rafael Gustavo de Oliveira

Prezado, você deve estar falando dos motores Guizhou WS-13, eles ainda estão em fase finais de testes, tanto é que o Paquistão decidiu equipar o ultimo lote com os motores RD-93 russos, esse exposto está com motor russo inclusive.

Hm1

O JF-17 usa motores fabricados na China, engenharia reversa do RD-93 russo. O WS-13 é um motor chinês novo, que será implementado em breve no JF-17.

Rafael Gustavo de Oliveira

Prezado ….será implementado….note que eu comentei….”não é um bom negocio no momento….”

Hm1

Hj cerca de 80% do motores militares chineses já são fabricados na China.

L G1

É na verdade a nova geração do mig 21.

Fabio Araujo

Sempre achei o JF-17 seria a melhor opção para a Argentina se levar em conta que ele possui tecnologia mais moderna, armas modernas sem limitações de uso, por ser um caça novo teria um tempo de uso bem maior que qualquer caça usado, mas o que pesa é a qualidade da construção, Mianmar que é o primeiro cliente externo do JF-17 só tem feito críticas a qualidade do caça com problema estruturais, capacidade de combate entre outras críticas, se os chineses e paquistaneses conseguiram resolver esses problemas nessa versão mais recente esse caça poderá ser uma boa opção para os… Read more »

Machado

Pensei que o bloco 3 desse caça ia vir com probe de reabastecimento.

Fabio Araujo

Ele esta pode olhar direito que na primeira foto e na última foto aparece o probe de reabastecimento!

Antunes 1980

Nem de graça! Projeto Frankenstein.
mistura de mig-21 com mirage f1 e F-16.

gastar bilhões pra isso, era melhor ter adquirido direto um vetor já consolidado.

Emmanuel

Paquistão e China discordam de você.
Logo, eles estão certos e você errado.

Fabio Araujo

Mianmar não esta gostando do JF-17!

Iran

País com 400 de IDH não tem capacidade de operar caça nenhum.

Machado

Esse caça bate de frente com F-16.

Neto

Herdeiro do Mig 21, me parece o verdadeiro sucessor do F5. Em termos de leiaute e por ser, comercialmente indicado como, pé no chão.