Jato E195-E2 da Embraer recebe certificação para aproximação íngreme no Aeroporto London City

O E195-E2 será a maior e mais sustentável aeronave autorizada a operar no aeroporto mais central da capital do Reino Unido
São José dos Campos, 10 de novembro de 2023 – O Embraer E195-E2, jato mais eficiente, silencioso e avançado da nova geração, recebeu certificação para aproximação íngreme (steep approach, em inglês) da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para operar no Aeroporto London City (LCY). Essa conquista é um passo importante, pois permitirá que as companhias aéreas operem o jato no London City, que é conhecido por sua aproximação desafiadora em pista curta. Com a certificação da aeronave do E195-E2, ambos jatos da família E2 estão autorizados a operar no LCY – o E190-E2 já havia sido certificado em 2021.
O processo de certificação destacou o baixo nível de ruído do jato E195-E2 na comparação com outras aeronaves narrowbody. O modelo superou a rigorosa regulamentação estabelecida no Capítulo 14 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), oferecendo assim uma experiência de voo mais silenciosa comparada com a primeira geração do E195. O nível de ruído do E195-E2 na decolagem é 60% menor em relação a aeronaves da geração atual, e também em relação ao E190, trazendo benefícios aos moradores locais. Além disso, o jato oferece emissões reduzidas e eficiência de combustível aprimorada em comparação com a geração anterior.
Em 2022, a Embraer e a Pratt & Whitney realizaram um teste bem-sucedido com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF, na sigla em inglês) no E915-E2. O uso do SAF poderá permitir a uma redução de até 85% das emissões no futuro.
O E195-E2 pousou pela primeira vez no London City Airport em julho de 2022, em um voo de teste. O aeroporto é o mais central de Londres e atende tanto a passageiros de negócios quanto de turismo. O London City oferece um acesso rápido à Europa continental e é a escolha preferida dos passageiros para voos de curta distância, sendo vital para a conectividade de Londres. Os jatos da Embraer operam grande parte dos voos do LCY, em rotas diversificadas, como Edimburgo (Escócia) e Mykonos (Grécia). Para operar no local, os jatos devem cumprir com os regulamentos de aproximação íngreme, pista curta e normas rigorosas sobre ruídos. O E195-E2 poderá substituir a atual frota de E190 que opera atualmente no aeroporto.
“A certificação do E195-E2 inaugura uma nova fase para o London City. Com sua capacidade de transportar mais passageiros, menor emissão de ruídos e mais eficiência em combustível, o E915-E2 evidencia nosso compromisso de trabalhar de maneira próxima com os fabricantes de aviões de nova geração para certificar jatos mais limpos e silenciosos. Estamos ansiosos para o início das operações com o E195-E2 pelas companhias aéreas”, afirma Alison FitzGerald, Diretora de Operações do London City Airport.
“O London City é um aeroporto especial para a Embraer e único de muitas maneiras, não apenas por seus famosos 20 minutos da calçada ao portão de embarque. Nossos jatos dominam as operações no aeroporto com 85% dos voos, o que nos orgulha muito. Isso ocorre graças ao desempenho das aeronaves, que não exigem o bloqueio de assentos para reduzir seu peso. Os jatos da Embraer já respondem por grande parte das movimentações de um aeroporto com condições exigentes e esperamos que o E195-E2 faça parte dessa história de sucesso”, afirma Marie-Louise Philippe, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Embraer Aviação Comercial na Europa e Ásia Central.
Sobre o Aeroporto de London City
Somos o aeroporto mais central de Londres e reconhecidos internacionalmente por nossa pontualidade, rapidez no serviço e uma premiada experiência ao cliente.
Nós conectamos mais de 30 destinos na Europa e no Reino Unido, e em 2023, o LCY foi nomeado o Melhor Aeroporto de Londres pela revista Which? e o aeroporto mais eficiente do Reino Unido pela Time Out.
No ano passado, nós publicamos nosso Roteiro de Sustentabilidade, indicando nossos planos para se tornar o primeiro aeroporto de Londres a atingir a emissão zero em 2030.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Parabéns a Embraer, isso eleva e muito o potencial do E2 na Europa. Ansioso pela estreia da KLM com o E295 nesse aeroporto.
Menini e o copila são Jaguares. O copila é da turma de baixo da minha, esqueci o nome. Muito gente boa. Menini foi o que salvou aquele KC-390 que entrou no dorso no teste de gelo. Ambos pilotos de prova muito competentes.
Um golaço da Embraer, uma vitrine da eficiência e da teccnoloogia de ponta emprega na classe Jet E2, mais que isso é ver o sucesso destes aviões no mercado europeu, sem a dependencias do mercado americano, esse que logo não resistirá aos Jet E2.
São poucas as boas noticias que nos Brasileiro temos hoje em dia, obrigado Embraer
Interessante… neste momento que estou fazendo esse comentário este tem 3 comentários já feitos, do Matheus, Rinaldo e Nilo… o do Matheus levou duas negativação e o do Rinaldo um… li todos e não entendi o porque da negativação? parece que tem gente que negativa só por esporte :-/
“Parece que tem gente que negativa só por esporte”
Esses são os admiradores do hamas e ditaduras em geral, que odeiam apenas por odiar, e levam tudo para o lado pessoal…
Já gostei muito do aéreo, mas uma hora desisti, e agora vejo que além de não melhorar piorou muito…
Uma sugestão:
Porque vocês simplesmente não ignoram esse bando de trolls, deixando suas mensagens sem resposta?
Eles querem mesmo é atenção e “causar”, se ficarem sem retorno talvez uma hora desistam e migrem daqui…
“Don’t feed the trolls”, simples assim…
Concordo. Não dou atenção às negativações. Alguns aqui receberam respostas malcriadas e “magoaram”. Tudo que eu posto negativam. Os cães ladram e a caravana passa…
Parabéns a todos da Embraer!
Empresa que também faz sucesso se não me engano na Ilha de Santa Helena, um cadim pra lá da ilha de ascensão.
O A 220 pelo jeito não consegue essa certificação.
É isso?
A Embraer precisa capitalizar melhor em cima disso.
Vet alguma parceria para tanto o aeroporto quanto a Embtaer bombarem.
Parece que a Embraer domina os voos mas que eu saiba isso não tem gerado altas vendas.
Precisaria alguma empresa apostar alto.
Aumentar muito o número de voos (não sei se há limites por ser central) e chegarem ordens de 100, 200, 300 E 195-2
O A220/100 opera normalmente em LCY; já o A220/300 não.
O 195E2 é o maior e mais eficiente avião para esse aeroporto.
136 pax.
Pelo jeito não conhece LCY. É um aeroporto limitado em termos de esforço de pátio, o que limita as operações.
A matéria é clara ao falar nas limitações.
E que o E 195 E 2 conseguiu a certificação.
O A 220 é um concorrente importante só que maior.
Daí minha dúvida.
O A220-300 está há mais tempo no mercado, ainda que com outro nome. Não deve ter conseguido a certificação por algum motivo.