Saab recebe pedido para atualização do Gripen C/D para a Força Aérea Sueca
A Saab recebeu um pedido adicional da Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) para garantir a operação contínua e o aprimoramento da capacidade do Gripen C/D. O pedido está avaliado em SEK 579 milhões (US$ 52 milhões)
O pedido adicional inclui o projeto de novos ambientes de desenvolvimento e simulação para o Gripen C/D, bem como o desenvolvimento de novos sistemas de suporte que facilitarão a harmonização do Gripen C/D e do Gripen E para o cliente sueco. O pedido também inclui pedidos complementares de equipamentos e hardware.
“A atualização do Gripen C/D é um passo importante para manter um alto nível de capacidade operacional no mundo turbulento em que vivemos. Também é importante para que o Gripen C/D opere além de 2030”, diz Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger as suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e comunidades. Com mais de 20.000 funcionários qualificados, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, mais sustentável e mais justo. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas aeronáuticos avançados, armas, sistemas de comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia, mas com operações globais onde a Saab faz parte das capacidades de defesa de muitas nações.
FONTE: Saab
off-topic – sugestão de matéria: A Arábia Saudita não conseguiu adquirir +48 Eurofighter por causa da Alemanha. E agora, pretendem adquirir 54 Rafale, solicitaram uma proposta para o dia 10 de novembro, ou seja, uma compra rápida. Alguns meses atrás algumas mídias indicaram a possibilidade de até 200 Rafale para a Arábia Saudita. Será que a Alemanha, além de vetar a venda de 48 EF novos, poderá complicar a vida para a Arábia Saudita continuar operando os 72 Eurofighter que possui (48 tranche 2 e 24 tranche 3A)? Será que existe a possibilidade da Arábia Saudita fazer uma grande aquisição… Read more »
Não sei se o problema é antigo e se refere ao caso de um jornalista morto numa embaixada na Europa
Muito mimimi.
Tem que ter pragmatismo.
Não se está lidando com o Papa.
Sim esse assassinato motivou tudo.
Alguns sites estrangeiros tiram sarro escrevendo o título da matéria mais ou menos assim:
Alemanha vende Rafale para a Dassault. kkk
O Reino Unido tinha firmado um MOU para 48 Eurofighter por cerca de 5 bilhões de euros, mas a Alemanha vetou. O Reino Unido está bravo, pois os caças seriam produzidos lá. Isso que da arrumar parceiros. kkk
A França pode levar mais um contrato, mas o seu caça de próxima geração tem a Alemanha como parceiro. O mundo da voltas.
A Arábia Saudita deveria vendet todos Eurofighter, e comprar F35, afinal dinheiro é o que não falta.
A Alemanha está inventando um jeito de ninguém mais querer desenvolver nada em conjunto com eles.
Perceberam que a Saab contratou mais pessoal?
Pode ter sido apenas 100 funcionários.
Mas agora em vez de 19 falam em 20 mil funcionários.
Acho muita gente.
Não sei nem em que setores são
Aviões não fabricam muitos.
Sei que trabalham com submarinos, navios, mísseis mas não sei se produzem tantos.
A não ser que seja uma questão de arredondamento: se tinha 19499 funcionários vira 19 mil, 19500 já viraria 20 mil, considerando apenas os milhares.
E de 19 mil pra 20 mil seriam aparentemente 1000 a mais, não 100.
Esses anúncios, contratos são muito vagos.
Fala em harmonizar gripen c, d e E…
O que seria isso na prática?
Usar um maior número de equipamentos e tecnologias comuns entre os modelos C e D, melhorando as capacidades do C e D e facilitando e barateando a logística e manutenção.
Harmonizar eu entendo como “integrar”.
Provavelmente os Gripens C/D não devem ter capacidade de usufruir de todas as informações que o E deve ser capaz de compartilhar, esse contrato deve ser pra nivelar a comunicação e integração deles por cima.
E por falar em Gripen…
Caminhamos para o fim do ano e, entrega que é bom, nada…
Olha amigo, pelo cronograma a remessa desse ano já tá 100% completa, se não tá faltando só 1 aeronave, agora só pra 2024, e é até bom, pq eu fui em Anápolis e a turma de pilotos ainda é pequena, avião ocioso também gasta.
Pelo último cronograma divulgado pela FAB, até o final de 2023 seriam 10 Gripen entregues. Portanto, faltam 3 aeronaves.
Na verdade 9.
O cronograma tem aquele “erro” de um desenho a mais de aeronave, mas a conta final é de 36.
E sim, faltam 3 para entregar neste ano, pelo cronograma mais recente.
Caro Nunão, acho que já postei o seguinte, mas esses cronogramas que a FAB apresenta são bem confusos, por exemplo esse mais recente que dizia que foram entregues 6 em 2022. No cronograma apresentado no senado, correto quanto a quantidade entregue no ano de 2022, teríamos 4 unidades em 2023. Faltariam duas. Vai saber… Ainda tem dois meses para entregar, mas não sei. Será que aquela alteração dos canards e elevons tem algo a ver? Talvez alguma campanha de testes para já entregar os próximos com as alterações? Sei que seria melhor postar na matéria, mas como toquei no assunto,… Read more »
Bk, é a única explicação plausível.
E sim, a conta precisa ser feita pelo acumulado previsto, não pelo previsto exclusivamente no ano em questão (2023).
Nunão, encontrei essa informação sobre uma atualzação nos caças Gripen E. Trata-se da substituição das baterias originais por outras de litio. Com isso , o caça ficou mais leve e com mais capacidade energética.
Vc sabe mais alguma coisa sobre essa modernização?
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4482891/saab-logra-bajar-peso-caza-gripen-e-adoptando-baterias-iones-litio
Sim, foi divulgado pela Saab há duas semanas.
Os editores da Trilogia chegamos a compartilhar links a respeito, mas se não me engano não deu tempo de publicar aqui, na ocasião, provavelmente foi um dia de muito trabalho nos outros dois sites.
“ E sim, faltam 3 para entregar neste ano, pelo cronograma mais recente.” Mas, se já temos 7, incluindo o 4100, e faltam 3 até o final desse ano, totaliza 10 aeronaves. Se é um erro, como tu entende, é porque tu considera o 4100 um dos 36. Já eu acredito que o 4100 é uma aeronave que não será operacional e não faz parte das 36, haja visto os exemplares 6001 e 6002 do Gripen E, que voam na Suécia, mas o primeiro entregue para a Força Aérea Sueca, dia desses, é o de matrícula 6003. Porém, isso já… Read more »
Perdão, o primeiro entregue para a Suécia é o 603, não 6003. Mas, não muda o meu raciocínio.
Mas aí que está: o contrato é de 36 aviões. Não faz sentido contar, hoje, o 4100 fora desse contrato de 36.
Se mudarão o contrato para 40 ou 50 aviões tudo bem. Mas no momento, e também por ocasião de divulgação de todos os cronogramas, há 37 silhuetas mas numericamente está escrito 36, que é o número contratado.
Nunão, os pormenores contratuais desse processo devem ser infindáveis. Pode ser que esse primeiro exemplar esteja entre as muitas transferências e transações envolvidas. Por exemplo: os A-29A 5700 e 5701, A-29B 5900, AMX 4200, 4201, entre outros. Todos pagos pela FAB, mas que não entraram em operação e que não fazem parte dos totais adquiridos. Mas, isso é uma discussão longa e que não leva a nada até o final das entregas do primeiro lote. E não quero parecer teimoso, é só um entendimento e um sentimento.
Soca dinheiro na retaguarda da Saab que ela entrega quantos você quiser. Simples.
Atualiza mais que Windows na atualização automática. Tomara que no Brasil se mantenha esse ritmo.