O voo de 60 metros que rendeu a Alberto Santos-Dumont (1873-1932), o aviador brasileiro, um prêmio de 3.000 francos, em Chateau de Bagatelle, Bois de Boulogne, Paris, França. Um voo posterior também em seu biplano '14-bis' em 12 de novembro de 1906 de 220 metros rendeu-lhe o prêmio Aero Club de France de 1.500 francos e estabeleceu o primeiro recorde mundial reconhecido pela FAI para distância voada

Alberto Santos-Dumont, nascido em 20 de julho de 1873 em Palmira, Minas Gerais, é uma figura icônica na história da aviação mundial. Ele não apenas contribuiu para a evolução do voo, mas também capturou a imaginação do público de sua época com suas invenções e proezas aéreas.

Desde jovem, Santos-Dumont teve uma paixão por máquinas e o sonho de voar. Mudou-se para a França na década de 1890, onde dedicou sua vida ao estudo da aviação. Na virada do século, ele já era amplamente reconhecido por seus dirigíveis pioneiros e tinha um objetivo ainda mais ambicioso em mente: criar uma máquina mais pesada que o ar que pudesse voar por seus próprios meios.

Em 23 de outubro de 1906, em um campo nos arredores de Paris, Santos-Dumont fez história com seu avião, o “14-Bis”. O voo do 14-Bis, embora tenha durado apenas alguns segundos e alcançado uma distância de 60 metros, foi uma conquista monumental para a época. Foi um dos primeiros voos públicos e verificáveis de uma aeronave mais pesada que o ar sem a ajuda de catapultas ou de ventos fortes para decolar. Em voos subsequentes, ele melhorou seu recorde, chegando a voar mais de 200 metros em 12 de novembro do mesmo ano.

O 14 Bis era uma estrutura peculiar, feita de madeira e bambu, com grandes asas de superfície curva e uma hélice na parte traseira. O avião era propulsado por um motor Antoinette de 50 cavalos de potência. Seu design e estrutura podem parecer rudimentares hoje, mas o 14-Bis incorporou muitos princípios fundamentais da aviação que ainda são usados em aeronaves modernas.

O voo do 14 Bis teve repercussões profundas. Representou um dos momentos cruciais na transição da humanidade de sonhadora do voo para verdadeira aviadora. Além disso, o feito de Santos-Dumont foi realizado sob as vistas do público e de especialistas, diferentemente de outros inventores que alegaram voos anteriores, mas em condições não verificadas.

A importância de Santos-Dumont na história da aviação não pode ser subestimada. Enquanto os irmãos Wright são muitas vezes creditados como os pioneiros do voo controlado em uma aeronave mais pesada que o ar, foi Santos-Dumont quem popularizou e demonstrou a viabilidade do voo diante do público europeu e mundial.

Alberto Santos-Dumont não foi apenas um engenheiro ou inventor, ele foi um visionário. Ele acreditava firmemente que a aviação não deveria ser apenas para competições ou demonstrações, mas deveria servir para melhorar a vida das pessoas. Seu legado é sentido até hoje cada vez que olhamos para o céu e vemos a maravilha do voo humano.

O voo do 14 Bis, e a dedicação incansável de Santos-Dumont à aviação, pavimentaram o caminho para o rápido desenvolvimento da tecnologia aérea no século XX. Ele não apenas deu à humanidade asas, mas também inspirou gerações de inventores, engenheiros e sonhadores a olhar para o céu e ver o infinito potencial do espírito humano.

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André Sávio Craveiro Bueno

É provável que não tenha sido o primeiro a voar mas, sem sombra de dúvida, é uma das pessoas mais importantes da aurora do voo. Além das invenções que permitiram a dirigibilidade de balões e o voo de aeroplanos, era um entusiasta dessa nova era, promovendo e participando de eventos públicos o que levava esse novo mundo a população em geral. Um dos maiores nomes da aviação!

marcus mendes

Existem fotos ou filmagens dos irmãos Wright ou outros inventores conseguindo levantar voo sem auxilio de uma catapulta?
Não existem?
Então Santos Dumont é o inventor do avião.

Carlos Campos

e mais, nunca conseguiram fazer o avião dos Irmãos Embuste voar, nunca, lembro de uma réplica que fizeram e o Bush tava lá vendo a patifaria, muito vergonhoso

JBS
Wilson Look

É meio complicado, afirmar isso, pois a única fonte de época usada para validar toda a narrativa dos Wright de 1903 até maio de 1908, são as declarações de Orville Wright, escritas em uma biografia autorizada(o autor consultou apenas Orville e mais ninguém, nenhuma testemunha).

Outras fontes trazem um panorama bem diferente.

Underground

Testes computacionais indicam que a resultante aerodinâmica da primeira versão do Flyer era negativa, portanto há sérios questionamentos se eles realmente voaram antes de Santos Dumont.

Rinaldo Nery

“Terceira aeronave”…

JNWatanabe

Leia o primeiro parágrafo do link que você postou:
“O Wright Flyer III (ou simplesmente Flyer III) foi a terceira aeronave motorizada bem sucedida, projetada e construída pelos Irmãos Wright.”

https://www.aereo.jor.br/2016/08/10/replicas-do-flyer-dos-irmaos-wright-cairam-5-vezes-em-uma-decada/

Diferente do 14 Bis:
https://www.youtube.com/watch?v=TxTx3jWpbaA

IvanF

A questão é que o tal Flyer III voou em 1905, o 14bis em 1906.

Então mesmo que os Flyer I e II não tenham voado, o III pelo jeito voou.

Wilson Look

É provável que tenha, mas tenho minhas dúvidas quanto ao seu real desempenho, ou mesmo se ela de fato voou em 1905. Um estudo detalhado visando datar as fotografias poderia ajudar nisso e inclusive apresentar evidências de quem está falando a verdade(os relatos das testemunhas são bem contraditórios).

marcus mendes

Tem fotos? Filmagens? Centenas de testemunhas que viram o voo do 14 Bis no campo de Bagatelle em Paris, isso não conta?

obi wan

A sim como muitas outros invento foi roubado pele estadunidenses! Thomas Edison roubo lâmpada incandescente de Heinrich Gobel. Santos Dumont Foi roubado peles os  irmãos Wright. Mas um pedra que incomoda os estadunidenses, é o primeiro satélite artificial lançado pelo homem, e o primeiro homem em orbita. Já existe até um movimento pela internet para roubar os feitos do Soviéticos. É claro que os mamadores vai vim falar que não foram os Soviéticos que inventaram o Foguetes lançadores, eu sei que foi o Von Braun “Alemão”, mas quem mais se benefício do Von Braun foi os estadunidenses.

Carvalho2008

Pois eh…numa catapulta, ate uma pedra voa…

Jadson S. Cabral

Voa não. É arremessada, mas cai. O avião do Wright não só voava, como voava mais alto, por mais tempo e fazia manobras que o 14-Bis era incapaz de fazer.
Se você quiser mesmo usar esse argumento da catapulta para dizer que não é avião, aeronaves que decolam de porta-aviões tbm não são.
Dumont foi sim importantíssimo para aviação, mas esses argumentos são muitos infantis.

Carvalho2008

Tecnicamente por equacoes fisicas, tanto uma pedra como um aviao tem taxa de planeio….entao, de novo..
ate uma pedra voa, para quem desejar considerar que um objeto arremessado ira percorrer xmetros ate alcancar o solo.

JPTapi7

O avião mantém o vôo, a pedra só decola. Santos Dumont manteve o vôo e executou manobras controladas, ou seja vôo sustentado e controlado.

Wilson Look

Mas aqui estamos falando de 1908, o recorde de voo mais longo na Europa era de Leon Delagrange, com incríveis 40 Km, em 1907 Henry Farman estabeleceu o recorde do ano em 970 metros, ou seja o desempenho do 14-bis já havia sido superado menos de 1 ano depois. Sobre a manobrabilidade do Flyer, isso se deve a instabilidade maior do Flyer em relação aos aparelhos europeus, mas isso também tinha um custo muito alto, pois deixava o Flyer extremamente difícil de pilotar, com o aparelho apresentando forte tendência de stall e de entrar em parafuso caso a inclinação lateral… Read more »

Santamariense

“ O avião do Wright não só voava, como voava mais alto, por mais tempo e fazia manobras que o 14-Bis era incapaz de fazer.” Tem fotografias, filmagens ou algo que comprove isso, ANTES do voo do 14-bis? Tem pelo menos um público de dezenas de pessoas que assistiu esse voo do Flyer, como houve com o 14-bis? “ Se você quiser mesmo usar esse argumento da catapulta para dizer que não é avião, aeronaves que decolam de porta-aviões tbm não são.” As aeronaves que operam em porta-aviões não conseguem decolar por conta própria quando operando fora de um porta-aviões?… Read more »

Jagder#44

Logo o F18 não é avião. =)

Underground

O Flyer III realmente voava, mas o Flyer III só veio ser apresentado muito tempo depois.

marcus mendes

As Aeronaves que decolam de porta aviões são motorizadas, se fossem somente catapultadas cairiam no mar.

Last edited 1 ano atrás by marcus mendes
Camargoer.

“teóricos dos deuses alienígenas acreditam que o Flyer dos Write tinha tecnologia… alienígena

Rodrigo Maçolla

Putz grilo então os Alienígenas em questão estavam ruin de tecnologia hein … 🙂 kkk.. Sorte nossa que o Santos Dumont era brasieliro e Mineiro, no nosso caso é tecnologia das alterosa mesmo e do pão de queijo….

Zenótico

O resultado do lançamento de um avião por uma catapulta chama-se vôo.

Trata-se de uma solução, bem sucedida, de engenharia para um problema de engenharia.

Dito isso, nos primeiros vôos do Flyer na Carolina do Norte teriam usado trilhos (porque estavam numa praia), mas não uma catapulta.

Wilson Look

Mas eles usavam os ventos. Os trilhos eram posicionados para terem vento de proa e eles estavam em um declive e tinham uma curvatura para aumentar a aceleração do aparelho induzida pela gravidade, e como os ventos tinham uma velocidade maior que 20 milhas por hora, no dia em questão, e teve maior participação na sustentação do aparelho, podemos dizer que ele planou e não voou(o único critério que eu conheço que teria sido usado para avaliar os “voos”, teria sido a distância percorrida, mais nada). A adição do lançador, ou catapulta, em 1904 é para não terem mais dependência… Read more »

Carvalho2008

Nao importa…a questao eh que apos o impulso da catapulta, ele sequer ganhava altitude, cabou impulso qie nao eh do proprio modelo, ele apenas descia planando…e descer planando nao eh voar…queda planada nao eu voar..
do contrario, vamos passar o trofeu entao aoLeonardo D’Vinci, porque ele projetou e fez prototipos de para quedas…e para quedas tambem tem queda planada…

Ele ganhou altitudefinalizada a inercia da catapulta? Nao! Apenas desceu planando e de novo…qualquer coisa plana….a diferenca eh a tx de planeio…ate uma pedra tem…das enrugadas as lisinhas…

Wilson Look

Estou ciente disso, as testemunhas de 1903 mencionam a decolagem no topo de uma colina de areia com o fim do planeio na base dela(também mencionam que teriam sido 2 tentativas, e não 4 e que não teria sido tirado nenhuma foto), dos de 1904 a correspondência dos Wright menciona a queda em um milharal que ficava ao lado(é do dia em que teriam, supostamente, feito um voo circular de 10 minutos), além de outros problemas de estabilidade e controle, mas era isso acabava a força do impulso da catapulta a maquina caia, pois seu motor era fraco demais para… Read more »

Carvalho2008

Negativo, o resultado de um aviao por catapulta eh a taxa de planeio conferida ao modelo ate que ele atinja a velocidade de sustentacao propria. nem tente colocar um aviao de porta avioes no meio porque ai so piora. Quando o motor do aviao no lancamento falha e oerde potencia,o que a acontece? Ele cai…cai porque nao teve re ursos proprios para alcar o voo mesmo sendo lancado…inclusive eh classico aquele afundamento de altitute nas aeronaves de ate 3a geracao em que apos lancado ele caia um pouco e so depois recuperava apos boa distancia suficiente para acelerar ate a… Read more »

Jadson S. Cabral

1- o simples fato de não existirem fotos não prova, sozinho, que não aconteceu
2- o fato de ter precisado de catapulta para decolar não faz com que não seja uma aeronave
3- Naquela época existiam várias pessoas ao redor do mundo tentando fazer a mesma coisa, e provavelmente nem os Wright e nem Dumont foram os primeiros

Wilson Look

Para determinar se algo aconteceu ou não temos que verificar todas a evidências disponíveis, no caso específico dos Wright, as evidências apontam para pelo menos 2 ou até 3 cenários diferentes dependendo do evento analisado.

Santamariense

“ o simples fato de não existirem fotos não prova, sozinho, que não aconteceu”

E também não prova que aconteceu. Quando tu pedires fontes aqui, sobre qualquer informação, a pessoa poderá te responder isso e vc terá que aceitar.

Carlos Campos

kkkkk esse pioneirismo deles carece de provas, e isso é suficiente para que eles não sejam os criadores do avião

Carvalho2008

Olha…os pontos 1 a 3 elencados invalidam ou covalidam minha afirmativa de que eu garanto que ja fui para Marte?

minha afirmativa passaria por este crivo…

Cristiano GR

Irmãos Wright são o maior embuste da história da aviação.

Mesmo que tivesse sido um grande criminoso foragido da prisão que tivesse conseguido lançar com uma catapulta um aparelho que não se sustentasse no ar com o projeto e motor que tinha, os americanos iriam usar toda sua influência econômica para engrandecer o fato e dizer que um americano foi o primeiro a voar e inventar o avião.

A geringonça horrível que os Wright fizeram não voou por conta própria e não houve público testemunhando.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano GR
Carvalho2008

A pergunta eh….para encerrar…e veja que ninguem vai responder….

a) Em algum momento, este aviao dos Wright obteve taxa de planeio positiva???

Resposta: Nao…ele cai planando….nao se sustenta finalizado o efeito inercial da catapulta….pedra , rinoceronte, aviao de papel, para quedas, tudo desce planando com base na regra matematica da velocidade de lancto, energia, resistencia aerodinica, etc…

JPTapi7

O feito de Santos Dumont foi realizado diante de inúmeras pessoas, incluindo gente estudada.

Jadson S. Cabral

Dumont era rico e tinha espírito humilde. Queria apenas provar que era possível e contribuir para a humanidade, não se importando em ficar rico com aquilo, pois dinheiro ela já tinha. Ele participava das competições (imagino eu) não por dinheiro, mas para aparecer, para divulgar suas ideias. Já os irmãos Wright eram pobres e ambiciosos. E como todo americano, pensavam em ganhar dinheiro e prosperar. Há quem diga que os primeiros voos deles não foram muito bem documentados porque eles queriam esconder o que estavam fazendo até que tivessem a patente. Se eles voaram primeiro ou não. O fato é… Read more »

Wilson Look

Os Wright não eram pobres, eles tinham dinheiro suficiente para contratar pessoas, como o mecânico que construiu o motor deles e tinham empreendimentos como a loja de bicicletas e uma gráfica. E eles se preocuparam tanto em serem os inventores, que processaram todos os outros alegando que eles os estavam copiando, estagnaram a indústria aeronáutica dos EUA, fizeram campanha de difamação ao ponto de apagarem da história nomes muito importantes para o desenvolvimento aeronáutico, e Orville manipulou fatos para ter mais prestígio que o próprio irmão que já estava morto e desmerecendo o trabalho de todos os que vieram antes… Read more »

Jagder#44

Invenção = Patente

Carlos Campos

Invenção = Invenção

Mafix

Impressionante como hoje em dia existem pessoas que acreditam nos Irmãos Forest Gump digo wronght?

Não existe registro de foto ou video de algum avião voando antes do Santos Dumont mas mesmo assim os irmãos Gump ‘inventaram’ o avião…

Allan Lemos

Infelizmente o mundo comprou a narrativa dos irmāos farsa.

Camargoer.

Pois é. E por que o A11- MInas Gerais não recebeu o nome de Santos Dumont? Ou 14-bis? Ou Demoiselle?

Rinaldo Nery

Porque era da Marinha…

Camargoer.

Pois é… riso. Por pouco, o A11 não foi batizado de Tamandaré ou Riachuelo., riso

Groosp

Hoje vi a passagem de dois F-5 em formação cerrada a baixa altitude em São Paulo. Estavam no eixo oeste-leste na margem norte da marginal Tietê e iriam sobrevoar o PAMA (Campo de Marte). Foi por volta das 11:00. Acho que tem algo a ver com as comemorações da data de hoje.

Rinaldo Nery

Solenidade do Dia do Aviador. Tem entrega de medalhas de tempo de serviço. E Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

Rodrigo Maçolla

É simples o 14-bis , decolou e voou por meios próprios. foi fato e amplamente documentado, logo Santos Domont é o invertor do avião.

O resto é “mimimi” de quem até hoje tem “pesar” inveja por não ter conseguido antes…

“O 14-Bis, ao contrário do Flyer dos irmãos Wright, não precisava de trilhos, catapultas ou ventos contrários para alçar voo, bem como teve muita cobertura da imprensa, de aviadores e de cronometristas do Aeroclube da França, e é por isso que este voo é considerado por vários especialistas em aviação como o primeiro voo bem sucedido de um avião”.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo Maçolla
Camargoer.

Caro Rodrigo. Tenho a impressão que o Demoiselle é mais revolucionário que o 14-bis ou a máquina dos Write. O Demoiselle é a gênese de todos os aviões.

Rodrigo Maçolla

A sim claro Camargoer, concordo, fiz o comentario “em cima” do 14-bis porque era o que estava em evidência na discução, Mais assino em baixo o Demoiselle é o avião propriamente dito… e foi possível pela evolução do 14-bis. Santos Dumont era um Engenheiro nato um inventor revolucionario , um piloto corajoso.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo Maçolla
Juscelino de Oliveira

Não foi o primeiro a voar pois antes já acontecera vários voos em balões e ultraleves como o de Otto Lilienthal, mas foi o primeiro a voar num aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria, essa é a definição para avião. Os americanos dizem que o primeiro voo com o mais pesado que o ar foram os irmão Wright, mas nunca foi provado esse suposto voo uma vez que as “provas” apresentadas são apenas fotos e ainda deve considerado que a propulsão para o voo era feito através de catapultas e não por força propria.

bit_lascado

Vou ser polêmico, podemos deixar os Wright como os primeiros a voarem. Mas nós como brasileiros devíamos exaltar mais o Demoiselle do que o 14-Bis. Além de suas demonstrações tanto com dirigíveis, quanto com o 14-Bis e posteriormente com o Demoiselle ajudaram a popularizar a aviação. O fato do Demoiselle ter seu projeto publicado na Popular Mechanics de Junho de 1910 ajudou a popularizar a aviação no mundo.
Santos Dumont, pode não ter sido o primeiro a voar, mas é o pai da Aviação.

https://en.wikisource.org/wiki/Popular_Mechanics/Volume_14/Issue_1/How_to_Build_the_Famous_“Demoiselle”_Santos-Dumont_Monoplane

Nonato

“Quem acha que tudo é difícil não chega a lugar nenhum”.
By Nonato.

Cansado

Já dizia o saudoso Padre Quevedo: “os irmãos Wright eram dois charlatães!”
Como cristão, acredito no que dizia o sábio padre.

Rinaldo Nery

Eu só acredito naquele caboclo de Pará de Minas que postou que o padrinho dele ia pra lá de T-27 com sirene e boca de tubarão, pra almoçar com a família. Pena que sumiu…

Marcelo

Deixando de lado a questão do pioneirismo, a evolução da aviação em seu nascedouro era difuso e incremental não dependente de individualismos para saltos técnicos notórios.
Tanto Santos Dumont quanto irmãos Wright são parágrafos menores na história do homem nos céus.

Groosp

Foi só os motores se tornaram leves e potentes que os aviões começaram a pipocar.

Osvaldo Silva

Tom D. Crouch, autor do livro ASAS. Uma história da aviação: das pipas à era espacial trata Santos Dumont com o desprezo que se espera de um preconceituoso norte americano. Afirma que o 14 BIS é “uma interessante reinterpretação da configuração dos Wright.”  Aos cem anos do “voo” a tentativa de repetir o feito dos irmãos Wright falhou, pois a réplica do Flyer partiu-se antes de decolar tendo os organizadores atribuído o acidente ao mau tempo. O fato ocorreu diante do então presidente George W. Bush, convidado de honra. O evento deveria ser o mais importante dentre as comemorações do centenário da… Read more »