Saab JAS 39E Gripen

O caça Gripen E recebeu elevons internos e externos com maior área, mudança revelada pelo @Fighterman_FFRC no X (ex-Twitter). A mudança pode ser verificada na foto de abertura, em comparação com a foto abaixo, do protótipo 6002.

De modo geral, os elevons (que também atuam como flaps) com maior área proporcionarão maior autoridade de rolagem e arfagem, além de melhor desempenho em baixa velocidade, podendo reduzir o comprimento de pouso e decolagem.

Os elevons são superfícies de controle aerodinâmico encontradas em aeronaves, especialmente em caças, que combinam as funções dos ailerons (responsáveis pelo controle de rolagem) e elevadores (responsáveis pelo controle de arfagem). São tipicamente encontrados em aeronaves que possuem asas em delta ou asas em formato de “asa voadora”, que não têm empenagens horizontais tradicionais.

E os caças Gripen brasileiros?

Segundo fontes do Poder Aéreo, essa alteração dos elevons do Gripen E já está programada para os exemplares da FAB e deverá começar em breve. Além dos elevons, os canards também mudaram, e essas alterações permitirão menos arrasto e mais sustentação aerodinâmica, favorecendo o voo a baixa velocidade.

 

Os elevons de maior área também podem ser vistos neste ângulo do Gripen E 6002
O Gripen E 603, primeiro de série para a Força Aérea Sueca entregue à FMV, também recebeu os elevons maiores
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