Primeira missão operacional do KC-390 na Força Aérea Portuguesa
Pelas 16h30 de hoje, 19 de outubro, aterrou na Base Aérea N.º 11, em Beja, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa que realizou a primeira missão operacional.
O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início da atividade operacional do KC-390 que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.
FONTE: Força Aérea Portuguesa – www.emfa.pt
Lindão sob chuva
Essa pintura realmente é muito bonita, comparado aos da FAB ficou parecendo outro avião.
Sou um ferrenho crítico das camuflagens usadas pela FAB, mas não vi nada demais nessa pintura do KC português, prefiro o cinza escuro da USAF, acho que ficaria bem no KC.
O cinza quase preto do Cazaquistão é bonito.Também imagino o amarelo com faixas vermelhas dos Canadair, a camuflagem de deserto do A-29 da Mauritânia, uma camuflagem toda preta brilhante, uma tipo militar com tons de verde intercalados com tom de pele de amendoim, camo digital em tons de cinza e preto, só pra começar.
Adorei sua expertise em cores aeronáuticas militares. Parabéns 👏🏻
Graças a Deus não vestiram os gripens com essa camuflagem do KC-390!
Visual dele é muito legal e unico.
A FAB devia pintá-los com o mesmo padrão camuflado do primeiro lote de F-5, estilo Southeast Asia. Inclusive com o radome preto. O que acha da ironia, Rinaldo Nery? :😀
Prefiro “rosa Marikay”.
Olá Rinaldo. Lembro de bombardeiros Victor pintados de rosa. Eram lindos. Tinha outro em um castanho muito bonito e tinha os camuflados. Os rosa eram os mais bonitos.
Pegou pesado no modo sarcástico irônico.
Esse debate sobre camuflagem já deu. Como foi dito, camuflagem tem um motivo operacional, e não é a beleza ou agradar pagador de imposto.
O pior nem é a camuflagem dos KC-390 da FAB.
O pior é o que ninguém até hoje percebeu:
O KC-390 não tem IRST!!!!!
😱😱😱😱
Cadê o IRST do KC?!?!?!?
Jogou querosene na fervura!!! Kkkkkkk…
Vixi… é mesmo!!! … er… hum.. quero dizer…. pra q um cargueiro vai precisar disso? oxe!
IRST não, mas falta aquela contramedida de mísseis guiados por calor que fica na cauda, bem acima da porta de carga. Só vi instalada em um modelo. Cadê os outros? Será que faltou dinheiro? Porque se faltou, não duvido que as aeronaves estejam voando por aí sem chaffs e flares. E ainda há quem vá dizer que não precisa porque as aeronaves sempre voam em seus tranquilos.
O pagador de impostos não escolhe/decide nem se o banco da praça será pintado, quanto mais a cor… e seeeeegue o jogo, como diria ML.
Caro Isso depende… algumas prefeituras tem o orçamento participativo há muitos anos. Alguns incluíram isso em suas leis orgânicas. Alguns vereadores (ainda poucos) abrem editais para projetos que serão apoiados com suas emendas parlamentares.
Lembro que no Japão, a maioria das praças são cuidadas pela própria comunidade local, geralmente os moradores aposentados, que recebem os recursos da administração local. O trabalho comunitário é parte fundamental da ideia de democracia.
O espaço público deve ser apropriado pela comunidade local.
Aparentemente o cinza é sem graça, mas na chuva é outra estória.
Se fosse um Hércules só teria chegado amanhã!
Essa velocidade deve ser útil nas missões para os Açores e Madeira.
Velocidade do KC390 é claro
Sim. Maior velocidade é uma grande vantagem.
Até que enfim. Os velhinhos C130 já precisam de se retirar. Mas os C130 depois de terem levado um glass cockpit parece novo.
O pessoal que faz o avião tá de parabéns, já o pintor da FAB ainda precisa evoluir muito, rs
A pintura da Fab é muito estranha. Atrás da asa na fuselagem, parece que faltou tinta verde.
Será que a camuflagem adotada pela FAB não seria devido a operação na Amazônia?
Esse tipo de camuflagem não funciona mais nos dias de hoje, tanto que foi uma Briga da SAAB com a FAB para não pintar os Gripens como os F5, eles tiveram que explicar o porquê não se usa mais…. Isso só mostra que nossa FA vive nos anos de 1980, não só de equipamentos mas de pessoal.
Putz, não sabia que a FAB fazia tanta questão da pintura camuflada. Meu Deus!
Poderia deixar as aeronaves (as mais novas pelo menos) todas no padrão de pintura dos KC-30 e dos Gripens.
Veja lá se os aviões de Israel (só para citar um único exemplo) não usam camuflagem….
Tem mais detalhes sobre isso?
Nunca ouvi falar dessa briga.
Também queria saber detalhes dessa briga, mas que não faz mais sentido camuflagem em aeronaves, não faz mesmo. Combate hoje em dia se dá quase 100% fora do alcance visual, onde o inimigo será engajado pelos sensores da aeronave, no espectro electromagnético, mas deixando de fora os comprimentos de onda visíveis. Se você o seu inimigo precisar chegar perto o suficiente de você para não só o enxergar, mas precisar o distinguir visualmente entre nuvens e o solo, tem algum muitíssimo errado. É porque todo os sistemas falharam, os dele e os seus tbm, para que você tenha o deixado… Read more »
Procura na internet…tu vai achar explicações sobre camuflagem de aeronaves. E camuflagem de avião também serve para quando a aeronave está no chão e o inimigo também. De resto, conversa chata pra caramba…infantilidade ficar discutindo beleza de pintura em tudo que é tópico…barbaridade…
O Jadson, quanto tempo vc acha que os aviões permanecem estacionados em terra? Voce vai querer colocar pneus encima dos Gripens….
De onde tu tirou isso, cidadão?
Quem te disse isso? Vc tem a ICA de pintura do EMAER?
Praticamente todos os prototipos da SAAB possuem camuflagens. Foram testados vários padrões para otimizar a eficácia de cada um em relação à função esperada: tentar esconder a aeronave em relação ao inimigo, seja estacionada em terra seja voando….
Considera o mesmo da forca aerea israelense?
Os novos jatos israelenses possuem apenas um padrão de cor. Os mais antigos que ainda usam camuflagem.
E mesmo que usem, Israel é muito pequeno, só possui um bioma desértico e se for pra camuflagem oferecer alguma vantagem como muitos acham que ofereceria, faz sentido serem do jeito que são. E aqui? É tudo verde como se o Brasil inteiro fosse coberto por selva, ou como a FAB só fosse voar sobre a Amazônia.
Aliás, eu acabei de perceber de um ponto. Se for pra seguir o argumento desse pessoal, o EB, que voa majoritariamente da Amazônia, deveria usam a camuflagem verde e as aeronaves da MB deveriam ser azuis.
“… o EB, que voa majoritariamente da Amazônia, deveria usam a camuflagem verde …”
Mas, qual é a cor dos helicópteros do EB?? Não é verde??
Não. São pretos. Verdes são os da FAB.
Esse ângulo das asas quais os benefícios e as limitações(Se é que há alguma possível) ?
https://www.aeroflap.com.br/_tiposdesasa_diedro/?amp=1
👍
Embraer é o maior patrimônio do Brasil. É natural que uma empresa desse porte passe por períodos difíceis, mas nunca pode ser entregue a outro país. Deveria se investir hoje na CEITEC para a mesma daqui 10 ou 20 anos ser uma “Embraer” na área de semicondutores.
Embraer só se tornou o que é após a privatização e porque existe um ITA por trás
Não adianta nada disso, se não tiver que compre os produtos a empresa ou qualquer empresa fecha as portas por falência
Uma empresa precise ter perspectiva de mercado.
CEITEC é da área de semicondutores… acho que mercado não é problema 🙂
Com o tamanho do rebanho brasileiro deve ter um amplo mercado para o chip usado para monitoramento do gado, que é o que eles fabricavam.
Olá Edu. Os chips de rastreamento de animais para produção de carne é apenas uma das aplicações. Além do rebanho bovinho, tem outras espécies também. Tem o rastreamento de animais de estimação. Outro setor é o de cargas, contêiner e todo o setor de logística, incluindo o armazenamento. Um setor importante é o rastreamento de substâncias químicas (inclusive as controladas) e arsenais (armas e munições). Também tem toda o setor de patrimônio (público e de empresas). Também existe um setor pouco explorado que é a organização de acervos domésticos. Quase todo mundo tem uma coleção em casa ou uma pequena… Read more »
Basicamente, a CEITEC pode ser a “Embraer” dos semicondutores: não tem como propósito concorrer com os grandes, mas pode se especializar em determinados nichos. Espero que haja mais investimento nela.
Exato. Há uma confusão muito grande ao imaginar que “chips” são restritos aos microprocessadores, que equipam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.
Existem diferentes tipos de chips. Tem os microprocessadores que são os mais caros e sofisticados e tem os mais simples, muitos dos quais descartáveis.
Além dos exemplos que eu coloquei, ainda existem os testes clínicos e outros sensores químicos construídos sobre chips, que servem para acompanhar diabetes, presença de vírus, detecção de doenças, detecçao de poluentes e compostos químicos controlados, sensores de umidade e de iluminação…
E isso porque você focou somente na utilidade de rastreamento. Semicondutores e circuitos estão em praticamente tudo movido a eletricidade que o ser-humano moderno utiliza no dia a dia. Dizer que não existe mercado para isso é simplesmente surreal. Principalmente com esse argumento do chip do boi. Aliás, que bom que existe o chip do boi. Uma baita aplicabilidade para algo extremamente presente no nosso território e em vários territórios de outros países. Eu vejo esse tipo de discurso contra a CEITEC e fico pensando o que de fato pensam essas pessoas. Será que eles pensam que as atuais grandes… Read more »
Exato. O setor das internet das coisas é algo que continua engatinhando.
A CEITEC tbm fabrica os chips do passaporte brasileiro, chips para rastreamento veicular, tags NFC para controle de mercadorias… tem uma infinidade de aplicações e um mercado enorme para esses produtos. Se continuarem investindo, dá pra desenvolver produtos cada vez mais capazes
Se ninguém tem interesse pelo produto que é capaz de produzir e não tem preço competitivo, não tem perspectiva de mercado. A Unitec teria perspectiva de mercado, mas o BNDES não quis vender sua parte e perdemos algo que poderia dar certo. Agora Ceitec, dinheiro jogado muito fora.
Não vejo a hora dele começar a fazer missões da OTAN para impressionar mais ainda futuros novos cliente da OTAN!
Na Europa o C-390 já firmou os dois pés, precisamos agora conseguir um bons clientes na Ásia e na Oceania! A Filpinas esta comprando 3 novos C-130J Super Hércules!
https://twitter.com/LMNews/status/1715012563711234207
The
@dndphl
recently announced the acquisition of three new C-130J-30 Super Hercules tactical airlifters from
@LockheedMartin
. The
@philairforce
is a long-term Herc operator who will gain increased power, range, integration, space and capability with the Super Hercules.
Oceania pode esquecer, pois Austrália e Nova Zelândia selecionaram o C-130.
Operando diretamente para a Otan, ele vai chamar ainda mais atenção dos europeus, via está lado a lado com C-13o e o A-400..
Ficou lindo!
Off topic: E os F-16 Portugueses, vão receber a modernização para o padrão “V”? Nunca mais li nada a respeito.
A intenção é apenas parte da frota receberer, mas ainda nada foi decidido, a FAP só tem olhos para o F35.
Podem me cancelar hehehe Mas foi um golaço da FAB e Embraer esse projeto! Vai vender muito!!!!
Trabalho com propaganda, faz mais de 30 anos. Imagem diz muito sobre um produto. Ninguém me convence que o KC-390 “parece”(entre aspas mesmo, porque não vi nenhum deles de perto) menor que o C-130J. Nesse exato momento na capa do Airway tem uma foto do C-130 que foi comprado pelas Filipinas e a matéria seguinte fala do KC-390 chegando em Portugal. O C-130 parece maior no comprimento.
O C-130J parece um avião maior, apesar de carregar menos. Tenho até reparado em fotos em ângulos diferentes no KC-390 que diminuem essa impressão, mas a impressão de menor existe sim!
Provavelmente essa ilusão é criada pelo tamanho do para-brisa e das janelas da cabine de pilotagem, que são muito maiores que as do C-130. E como as do C-130 são pequenas e sobrepostas, isso reforça a ilusão na comparação, além do fato de um ser quadrimotor de asas retas e o outro um bimotor de asas enflechadas. Já vi as duas aeronaves próximas, e o KC-390 tem fuselagem mais larga e aparência mais “forte”. O C-130 tem envergadura maior. Para desfazer a ilusão, só mesmo com com ângulos diferentes em voo que privilegiem o aspecto bojudo do KC-390 ou, no… Read more »
Mas se olharmos no KC-390 a inclinação da rampa traseira começa logo após a porta lateral e no C-130 temos um bom espaço até a inclinação da porta traseira começar.
A carga pode ser transportada também sobre a rampa. O maior comprimento dela é justamente para facilitar as operações de carga e descarga em relação ao Hercules.
Capacidade de carga está claro, mas vc entende o motivo de quando quero dizer que o KC-390 parece menor?
É que não sei anexar foto aqui, mas pelas fotos dá para perceber a percepção de diferença de tamanho
Prezado Zehpedro: concordo que a imagem para o povo leigo em geral é muito importante. Mas para o profissional que seleciona e opera a aeronave é de segunda ou terceira importância. Concordo (mais uma vez) com o Nunão, quando disse que o principal aspecto que leva à percepção de que o C390 seria fisicamente menor esta na ampla área das janelas frontais.
Pra quem vê ele voando lá em Deodoro lançando PQDT’s, ele parece bem mais gorducho que o C-130.
Comprimentos:
KC-390=35,2m
C-130J=29,3m
C-130J-30(alongado)=34.69m
ou seja, nem na versão alongada o C-130J é maior.
É off topic, mas tem relação…
EMBRAER oferece à Índia a opção de montar o sistema AEW&CS Netra-MK1A em um Praetor 600.
https://idrw.org/embraer-to-introduce-praetor-600-business-jets-in-india-targeting-iaf-and-corporate-sector/
Esta é uma opção ao plano da Índia de comprar jatos ERJ-145 usados no mercado e convertê-los em AEW&CS Netra-MK1A. Esta conversão seria feita pela HAL com o apoio da EMBRAER.
A opção agora oferecida pela EMBRAER é mais atrativa comercialmente para a empresa brasileira.
Eu odeio esse conceito cara, a Embraer lançou isso quando os E2 iria para a Boeing, lá em 2019. Já passou da hora dela oferecer plataformas militares baseado no E2. Gosto da Embraer, mas acho que a área militar precisa de um pessoal mais “esperto”.
Acredito que a Embraer está oferecendo essa plataforma baseada no que os indianos querem.
Duvido.
Faz tempo… Demitiram o Anastacio Katsanos…
Ma minha opinião, essa pintura cinza ficou mais bonita que a pintura camuflada dos nossos!
essa pintura fez ele parecer vagamente com um Dornier 328JET, rs. tá bonito!
Parabéns a Portugal pela excelente escolha ao participar no desenvolvimento e produção do Gorducho e agora pela aquisição… vamos torcer que o resto da Europa, tanto da OTAN e demais países, bem como do resto do mundo continuem a adquirir essa magnifica maquina.
Cheirinho de “carro novo”! é bom D+