por Guilherme Poggio (*)

(…) Do lado israelense não foi diferente. Desde o dia 9 de outubro itens de alta prioridade como bombas inteligentes, cartuchos de chaff e mísseis AIM-7 Sparrow foram despachados para Israel via oito jatos comerciais do tipo Boeing 747 da companhia aérea israelense El Al. Mas isso não era suficiente. Em 13 de outubro o governo de Golda Meir declarou que só possuía material bélico para mais quatro dias de guerra. Os Estados Unidos temiam que com o enfraquecimento militar, Israel pudesse empregar eventuais armas nucleares (tese que nunca foi reconhecida/provada).

A ajuda militar norte-americana foi ampliada no dia 13 e um pacote no valor de 202 milhões de dólares foi encaminhado ao Congresso para aprovação. O Comando de Transporte Aéreo da USAF definiu uma “ponte aérea” entre a costa leste dos EUA e Israel. Muitos aliados europeus negaram o uso de suas bases e do seu espaço aéreo. Portugal foi uma exceção, permitindo que os aviões utilizassem o aeroporto da Ilha de Lajes.

Denominada Operação “Nickle Grass”, a USAF realizou 567 missões que, ao final, transportou mais 22.000 toneladas de equipamento militar dos mais variados tipos, incluindo desde mísseis anticarro TOW até helicópteros CH-53.

Trinta e dois caças F-4 foram retirados das unidades da USAF e seguiram diretamente para o Oriente Médio. Sem tempo para repintá-los com o padrão de camuflagem da FAI os israelenses simplesmente adicionaram a estrela de Davi e os mandaram para o fronte. Outras três dezenas de Skyhawk também foram despachadas em caráter emergencial para Israel.

(*) o texto acima fará parte de um futuro livro que ainda está em produção

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Macgaren

Praticamente uma simbiose o relacionamento entre ambas nações.

Não é tio sam é pai sam.

Silas

Melhor que tio Putin, né!!!

Mirade1969

Putin era apenas um jovem nesta época, quem mandava era Leonid Brejnev.

George

Essa relação foi sempre assim?

Mirade1969

Sempre achei que Israel era o Filho de Sam.

L G1

Israel enfrentou um poder bélico muito forte. O pessoal fala aqui de baixas na G Ucrânia. Mas em 1973 as baixas foram muito mais altas. Em 15 dias milhares de tanques e centenas de aviões haviam sido destruídos. O uso de munição foi altíssimo em poucos dias estava faltando munição tanto em Israel quanto para os árabes.

Rinaldo Nery

Os pilotos israelenses não gostaram nada do F-4, pesadão. Estavam acostumados ao Mirage III, menor e mais leve. A vantagem do F-4 era a quantidade de bombas que podiam carregar. E a Pkill dos AIM-7 era muito baixa.

Jagderband#44

Esses AIM7 deviam usar válvulas nos circuitos.

Leandro Costa

O AIM-7 era notório pela PKill baixa, e foi por diversos fatores, principalmente treinamento e acondicionamento do míssil. Isso melhorou bastante com as versões ‘F’ em diante, mas ainda assim era relativamente baixa. É interessante dar uma olhada no ‘Relatório Ault’ feito por um capitão da USN (chamado Ault) que foi estudar por que os mísseis estavam fazendo um trabalho tão ruim no Vietnã. É bem interessante.

Leandro Costa

Ah sim, OBS.:

O Sparrow nunca foi projetado para abater caças em combate aéreo. Isso contribuiu demais.

Rinaldo Nery

Foi projetado pra que? Foi o primeiro míssil BVR.

Leandro Costa

Foi projetado para abater bombardeiros, alvos grandes com retorno radar grande e que faziam leves manobras evasivas, voando alto sem ground clutter por perto e por aí vai. O Sidewinder foi projetado tendo essa mesma premissa em mente, com seeker IR, mas mesmo o AIM-9B se saiu melhor em combate. Só depois que pensaram em atualizar esses mísseis para combates contra caças em manobras. Com o Sparrow isso só aconteceu com o AIM-7E-2 que eles apelidaram de ‘Dogfight Sparrow,’ com espoleta, e distância mínima para lançamento modificada, e chegou em 1969 só, mas ainda falhava demais. Interessante que tanto o… Read more »

Jagder#44

excelente relato

L G1

Foi o primeiro míssil BVR é lógico que não tinha a eficiência de hoje. Estamos falando da década de 60. Esse míssil é que permitiu o desenvolvimento dos mísseis BVR da atualidade. Foi o começo. Começar sempre é difícil. Depois vai melhorando.

Leandro Costa

Sem experiëncia fica sem melhoria. O Sparrow inicialmente nem era BVR, mas isso até bem antes da designação AIM-7 se tornar oficial. Quando foi adotado em grande escala já era teoricamente BVR, mas foi raramente usado dessa forma. A maioria dos abates por Sparrows foi feito WVR.

Recruta Zero

Os F14 tinham um sistema que identificava os Mig21 árabes além do alcance visual sem prescisar do radar que utilizava sinas do próprio IFF dos Migs,os F4 da IAF tinham ou eram somente os da USAF ?

Last edited 1 ano atrás by Recruta Zero
Leandro Costa

Eu realmente não sei dizer se os F-4 Israelenses usaram o Combat Tree.

Mirade1969

Ele foi pioneiro no uso de IRST não seria isso? mas os Mig21 muitas vezes não usavam os radares já que eram guiados por radar de solo o que dificulta mais localizar dele.

Last edited 1 ano atrás by Mirade1969
Leandro Costa

Não tem nada ver com RWR, tem a ver com IFF/Transponder. O radar do MiG-21 era basicamente para interceptação de grandes bombardeiros e guiar o piloto na fase final da interceptação e não exatamente para busar um alvo. Toda a interceptação era feita por GCI (Ground Controled Intercept), que deixava os MiG de cara para seus alvos, quando então o piloto poderia ter a iniciativa de apontar seu avião em direção ao alvo e lançar os mísseis quando tivesse indicação auricular para isso. Geralmente disparavam em salvas. Quando havia algum dogfight, não era por escolha dos Vietnamitas, mas sim por… Read more »

L G1

A Coreia do Norte enviou os seus melhores pilotos de MiG 21 para defender o Egito.

Eram ases da guerra do Vietnã com muitos abates contra aviões dos EUA. Pilotos com 2.000 horas de vôo em MiG 21.

Só podiam combater sobre o Egito e até hoje o Egito e grato aos pilotos norte coreanos. Os pilotos egípcios eram muito ruins.

Jagder#44

Interessante. Não sabia destes detalhes envolvendo a Coréia do Norte e Cuba.
Como sempre as ditaduras unidas contra a democracia.

L G1

Na época era a G fria o mundo estava dividido entre os EUA e URSS. Israel tinha e ainda tem os melhores pilotos e soldados do mundo. Os pilotos egípcios e sírios e Árabes em geral eram muito ruins. A Rússia soviética chegou a enviar pilotos para o Egito antes,na época da G de atrito, parece 1970 a 1972. A força aérea de Israel na época preparou uma armadilha para os Russos. Reuniu os seus melhores pilotos e aconteceu uma batalha aérea de dezenas de caças sobre o canal de Suez. Resultado final Israel 4 x 1 Rússia em aviões… Read more »

Mirade1969

A tá o EUA na mesma época apoiava uma centena de ditaduras mundo afora, como a brasileira, a argentina, o Uruguai, o Chile, El Salvador, Guatemala, Coreia do Sul, Vietnan do Sul, Persia (Irã do Xá outro ditador) só para ficar nas mais conhecidas e muitas sangrentas, Israel era só mais uma. Acho que vc não leu muitos livros de história da época.

Rinaldo Nery

Os ases da Guerra do Vietnã eram vietnamitas. Um deles tem 11 vitórias. Acho que ainda vivo.

L G1

Oficialmente. Mas pilotos da China, Coreia do Norte, URSS, etcetera, lutaram pelo Vietnã do Norte. Igual hoje soldados da OTAN lutam na Ucrânia, más não oficial.

L G1

Cuba também enviou tropas e pilotos para a guerra do yom Kippur. Na Síria 2 brigadas de tanquistas, tripulação de tanques T-54, de Cuba lutaram bravamente. Informações falam que 150 soldados cubanos morreram e que 280 ficaram feridos.

L G1

Eu estudo e analiso a história. Sempre torço e torcerei pôr Israel. Eu aguardo a contrução do terceiro templo. Do milênio. Do Armageddon. Do quinto império no Brasil. Professias do padre vieira nós idos de 1600. E que fez a família real mudar para o Brasil em 1808 e transformar o Brasil na capital do império de Portugal no mundo. E muita informação. Só aqueles que estudam muito consegue entender.

Mirade1969

A tá

Jonathan Pôrto

🎵 chefe é chefe né Pai 🎶

Pedro Manaças

Só uma correção: “Ilha de Lajes” não existe. Existe sim, a Base Aérea n.º 4, nas Lajes, na ilha Terceira, Açores, Portugal. A foto com o C5 foi obtida na referida BA4.