Praga, República Tcheca, 17 de Outubro de 2023 – O Ministério da Defesa e as Forças Armadas da República Tcheca anunciaram hoje o início das negociações para a potencial aquisição do Embraer C-390 Millennium como sua aeronave de transporte militar. A decisão de iniciar as negociações para a possível compra foi baseada em uma avaliação e análise de mercado preparada pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, que identificou o C-390 como a solução mais adequada para atender aos requisitos do Exército do país.

A República Tcheca pretende adquirir duas aeronaves que ampliarão significativamente sua capacidade de transporte aéreo, permitindo que o Exército da República Tcheca realize operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios. Além disso, o C-390 Millennium tem menos manutenção quando comparado a outras aeronaves, resultando em maior disponibilidade e menores custos ao longo de seu ciclo de operações.

“Estamos honrados pela seleção do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para iniciar as negociações desta aquisição significativa. Estamos prontos para fornecer à República Tcheca a mais avançada aeronave de transporte tático disponível no mercado”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 Millennium está atraindo a atenção de várias nações ao redor do mundo, devido à sua combinação imbatível de alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais.”

As negociações iniciais já começaram e preveem a assinatura de um contrato de aquisição de duas aeronaves e suporte associado. O contrato inclui também uma solução completa de treinamento para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e um plano robusto de entrada em operação com a presença local da equipe da Embraer no país no início do processo.

Após esse anúncio, a República Tcheca se torna a sexta nação e o quarto país da OTAN na Europa a escolher o C-390, seguido do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a mentalidade por trás das plataformas de geração atual e futura, com capacidade multimissão e interoperabilidade construídas por design.

Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual de seis aeronaves apresentou uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com uma taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.

A República Tcheca é uma parceira ativa no desenvolvimento e produção do C-390 Millennium, e o anúncio de hoje fortalecerá a cooperação da Embraer com as indústrias locais. A empresa tcheca Aero Vodochody já é uma parceira estratégica e fornecedora do programa, produzindo partes da fuselagem traseira, as portas para paraquedistas e tripulação, a porta de emergência e as escotilhas, a rampa de carga e o bordo de ataque fixo.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como tanque quanto como receptor, nesse caso recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Overandout

Parabens!! Aos poucos conquistando a Europa e criando uma vitrine invejavel. O futuro reserva gratas surpresas ao KC-390

Antonio Cançado

Gostaria de saber quem são os 2 “do contra”…rsrsrs

Saldanha da Gama

os de sempre………….

Emmanuel

Alguém que queria um transporte russo ou chinês para a República Tcheca.
Ou o velho Hércules.

Maurício.

Tinha um tal de “Mauricio R” que era contra tudo da Embraer, e agora durante a guerra na Ucrânia o tal “M4|4v1t4” também era contra tudo da Embraer, dizia que era o fim da Embraer, e que ela nunca mais venderia nada para os europeus e americanos. Esses se não deram o deslike agora, pode ter certeza que vão dar depois.

Heli

Devem ter tentado emprego lá e nao conseguido

Frederick

Mauricio R. era refinado, ao menos. Até para provar seu ponto para “fracassos” da Embraer tinha um jargão engraçado.

Acho que era “Off topic. Mas nem tanto!”.

Turrão e equivocado. Mas era divertido.

Jadson S. Cabral

Eu apostaria que um deles é aquele português viuva do Atlas, mas nunca mais o vi comentando por aqui

Rui Mendes

O Atlas não concorre com

Santos

Aquele português ainda não nos deu a oportunidade de ter sua ilustre presença aqui nesta publicação! Mas na página do Aviação TV no Facebook, outros portugueses já fizeram questão de dar suas opiniões tão “relevantes” acerca do modelo da Embraer! Um deles chegou ao ponto de chamar o modelo brasileiro de PORCARIA e ainda teve a coragem de dizer que se não fosse por eles cooperarem, o C-390 não seria metade do que é! O mesmo sujeitinho ainda também fez questão de perguntar se alguém tinha dúvidas de que a Embraer é inferior a concorrência e que Brasil e qualidade… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Santos
Ozires

Depois de falar tanta asneira é capaz de ir viajar no final de semana pela TAP Express num E190!!!! kkkkkkk

Bispo

Deve ser “bot” da Lockheed 😁

leonidas

Negativar comentário parece ter efeitos terapêuticos em algumas pessoas…

Palpiteiro

Voe cada vez mais alto Embraer!!!

Palpiteiro

E parabéns REP. Tcheca. Parceiros desde o ini

Palpiteiro

Início

leonidas

As vezes tenho uma esperança meio que perdida que ele repita o efeito Rafale, no inicio ninguem comprava mas depois estourou em vendas…rs

Zorann

Parabéns à Embraer e à Fab pela conquista.

O kc390 resolveu vender. Muito bom

Underground

Acho que a FAB nada tem a ver com isso.
A ideia do projeto foi da Embraer.
As negociações foram entre Embraer e RT.
GF pagou mal e porcamente a empresa.
E a FAB cancelou quantidade significativa de aeronaves.
Esse povo, quando muito, quer é aparecer na foto.

Zorann

Foi a FAB que bancou o desenvolvimento da aeronave. Sem a FAB, mesmo com os cancelamentos, não haveria kc390

Underground

Lembrando o passado….
Uma certa empreiteira, támbem envolvida no projeto de submarino, havia acordado com o grupo EADS tornar-se representante dos mesmos no Brasil. Essa informação levou a todos na Embraer a subir no telhado e houve grande pressão por parte da Embraer. O KC390 foi parte de uma fatia que se destinava a outro grupo.
Só as crianças acham que seus “representantes” estão pensando no país.

Antonio Cançado

Nunca ouvi falar nessa história…

Frederick

Pois, uma informação facilmente verificável e quem acompanha o Poder Aéreo tem entendimento de sobra sobre o tema.

Trata-se de um “polemizador”, que só contribui para a bagunça. Nada do que escreve é sério, pensado ou pesquisado.

Ao contrário do caro confrade a quem respondo, que, embora por vezes descorde, se vale do trabalho de fundamentar o que escreve.

Underground

Não foi a FAB, foi o teu dinheiro.
FAB e Governo tiraram fotos.

Overandout

A FAB tem tudo a ver com isso. Basta uma pesquisa simples no Google e vc podera se informar melhor

adriano

Perfeito, quanto de dinheiro a mais a EMBRAER não gastaria para desenvolver a aeronave sem o apoio da FAB para os ensaios de REVO, lançamento de PALETS , PARAQUEDISTAS,COMBATE A INCÊNDIOS( pois o kit é da FAB)transporte de helicópteros, blindados(EB), etc.

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ozires

A FAB tem MUITO a ver com isso…

A ideia original partiu da Embraer que, ciente das restrições orçamentárias da FAB, propôs uma aeronave com custo de desenvolvimento mais modesto (usava partes dos Ejets).
A FAB comprou a ideia e estipulou requisitos que levaram a Embraer a propor uma nova aeronave, muito melhor.
A FAB apoiou a Embraer durante todo o desenvolvimento com a sua larga experiência na operação do C-130.

O Governo bancou o projeto e a Embraer o desenvolveu.

Não tem essa de que a FAB não ajudou… ela foi fundamental!!!

Antonio Cançado

Acha errado, amigo…a parceria com a FAB é um fato, e foi fator decisivo pro sucesso da aeronave, já que os portfólios de missão foram todos elaborados pela Força e trabalhados em conjunto com a Embraer.
O fato de a FAB ter reduzido o número de unidades já é outra história.

Rinaldo Nery

Vou lhe corrigir: o projeto final foi, sim, TODO da FAB. Que pagou e é dona do projeto. O projeto INICIAL da EMBRAER era uma ______. Eu estava na COPAC em 2009, quando projeto iniciou, sob a chefia do então Cel Zavaroni, hoje Brig R1. Graças a ele o avião é hoje o que é. Pára de postar bobagens.

EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

Carvalho2008

Mestte Underground,

O projeto pertence a Fab e ela recebe royalties por ele a cada unidade vendida a exemplo de como tbem eh com o A29.

Camargoer.

Creio que os royalties só seriam repassados após um determinado número de aeronaves produzidas. No caso do A29, a FAB tem preferido abrir mão dos royalties para destravar a venda.

Carvalho2008

Se ela tem os royalties, eh porque o projeto eh de quem? mestre Camargoer?

se abre mao na negociacao, eh mera liberalizacao de seu direito naquela negociacao, sendobque no entanto, o direito se mantem…se decide cobrar ou nao sao outros quinhentos…

Camargoer.

O projeto do A29, do T27 e do KC390 é do governo federal. Ao contrário do F35, cuja propriedade do projeto é da LM (pelo que eu entendi), a propriedade do projeto do Kc390 é da FAB (ou do governo federal, dá no mesmo). Eu creio que a Embraer também é proprietária, mas teria que verificar.

Willber Rodrigues

“Após esse anúncio, a República Tcheca se torna a sexta nação e o quarto país da OTAN na Europa a escolher o C-390, seguido do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria”.

Com um portfólio desses, é impossível que a Índia não olhe o 390 com olhos atentos.
Parabens a Embraer.

Antonio Cançado

Já está olhando, pode acreditar.

Jadson S. Cabral

Eu já diria que é certeza que a India vai de kctão. A questão não é mais se, e sim, quando

Filipe Prestes

E tomara que não somente a Índia, Egito e Arábia Saudita mas outros países da OTAN que receberam visita do KC-390 recentemente como Croácia e Finlândia. Há ainda o mistério das duas visitas que o KC fez essa para a Suíça.

L G1

Egito é difícil. Eles vão receber de graça o C130, com o dinheiro que os EUA são obrigados a lhes dar todos os anos pelos tratados de paz.

JSilva

A Embraer foi competente em identificar o mercado, que praticamente só tem um concorrente, e lançou um produto muito mais atualizado e que é melhor em quase todos os quesitos…. Era uma questão de tempo as vendas começarem, há cada vez mais C-130 saindo de serviço.

Matheus R

Isso é que eu acho o mais curioso, como assim mais ninguém identificou essa necessidade de substituição do Hércules, somente a EMBRAER?

Last edited 1 ano atrás by Matheus R
Adriano RA

Muitos viram, mas não tiveram a ousadia de concorrer contra o todo poderoso Hércules. Então lançaram modelos ou mais leves, ou mais pesados. O timing do KC-390 foi também muito bom, no sentido de que a grande quantidade de C-130 no mercado envelheceu rapidamente, sem células mais novas que pudessem substituir a contendo. Por fim, a LM está chutando o balde no custo de manutenção do C-130. O próprio fato de ser quadrimotor se tornou um problema na última década. Ninguém mais quer quadrimotor.

EduardoSP

Só lembrando que de 1996 até hoje já foram fabricados mais de 500 C130J, ou seja, tem muita célula no mercado e a produção tem estado entre 20/25 unidades por ano.

Jadson S. Cabral

Todo mundo enxergou que o substituto do Hercules é outro Hercules. O Super Hercules poderia tranquilamente voar por mais 40 anos, recebendo apenas atualizações pontuais. É um projeto atinge, que não tem muito mais o que melhorar, mas funciona muito bem para o que foi criado. Sabendo dessa hegemonia, ninguém acreditou que seria possível brigar com a Lockheed para substituí-lo, pois os EUA e os aliados mais ricos iriam de C-130J e os mais pobres se contentariam com Hercules usados que ainda dariam um bom caldo, que em algum momento seriam substituídos por C-130J. Era o cenário mais provável. Mas… Read more »

Palpiteiro

E parece que a LM não está interessada em competir oferecendo preços menores.

Jadson S. Cabral

Todos esses até aqui são mercados pequenos, não faz muita diferença para a LM ganhar ou perder esses contratos. É a Lockheed Martin. Agora, numa concorrência por 200 aeronaves nos EUA…

rommelqe

Primeiramente parabéns à FAB, à EMBRAER e aos TCHECOS, os quais desde o inicio apoiaram positivamente o desenvolvimento do KC390 (fato que não pode ser dito a respeito de alguns outros …) . Quanto a outros possiveis concorrentes lembrar que houve – e ha – varias aeronaves que começaram a ser desenvolvidas mas não conseguiram competir seja tecnica ou economicamente, com o produto da EMBRAER, o que confirma a excelencia do projeto do KC390. Mas não devemos dormir sobre os louros. Acho que o próximo passo da EMBRAER é procurar aumentar a autonomia e alcance do C390, desenvolvendo uma variante… Read more »

Frederick

Os outros parceiros apoiaram positivamente o desenvolvimento do cargueiro por igual. Todos contribuíram tecnicamente, conforme a definição dos seus importantes papéis. Uma nota pitoresca sobre a escolha dos Tchecos e Portugueses para a parceria; visão de mercado. Se um desses países, membros da OTAN, adquirisse, seria uma vitrine para o produto. Uma estratégia arriscada, pois não havia qualquer obrigação de aquisição dos KC-390 pelos parceiros, cujo objetivo está hoje materializando-se. Não tenho a supracitada obrigação, a vantagem, para eles, de participar do programa é conhecimento adquirido. Aero Vodochody, por exemplo, jamais tinha construído peças tão grandes quanto as que desenvolveu… Read more »

Nonato

Esse foi o objetivo.
Quando alguém está no negócio, há uma tendência a querer além de ser uma boa justificativa para a opinião pública.
O que pagamos volta para nós.
E quanto mais vender mais nos damos bem.
É o que se chama de risco compartilhado.
Você colocar no negócio outros players que terão interesse nas vendas e lhe ajudarão a divulgar.

Nonato

Basta alongar um pouco e encher de combustível.
Ai tem de ver se os motores e asas dão conta do peso adicional, ver questão do centro de gravidade…
E se não reduz o peso máximo e aumenta o consumo
Tanques externos não poderiam ser usados?
Se bem que para a maioria dos usuários a autonomia (que é baixa) parece não ser problema.

Fabio Araujo

A FAB também tem seus méritos a Embraer fez um primeiro projeto que seria basicamente um E-2 ampliado e ao apresentar para a FAB esta pediu as modificações no projeto que resultou num avião praticamente novo o C-390!

JSilva

Sim, bem lembrado.

Underground

Protesto!
Não devemos vender nossos produtos aos norte-atlanticitas. (rs)

Parabéns a Embraer!

Felipe M.

Sei que foi irônico.
Mas, se os marcianos estiverem procurando algo que vendemos, devemos vender a eles.

Oráculo

A EMBRAER está entrando na OTAN aos poucos.

Quando conseguir um contrato com algum dos “tubarões” da organização na Europa, ninguém segura.

Rodolfo

Tem ainda o projeto com a Harris do Agile Tanker pra USAF, fora a chance de venda direta para o JSOC (forças especiais) que em geral é menos burocrática.

Nilo

As chances de venda são iguais ao de vendas do ST para o projeto COIN rsrzrzrz

Mirade1969

São pequenos países que fazem pequenas aquisições, os grandes tem indústria própria e vão tentar manter ela funcionando, fazendo acordos e construção própria. Vc esqueceu do A400 que é mais o menos isso sendo que ele é uma categoria acima do nosso avião mesmo assim eles já estão especulando fazer uma versão menor dele .

Antonio Cançado

Pois é, já nós deveríamos fazer uma versão com fuselagem alongada do C-390…

Jadson S. Cabral

Calma. Tudo no seu tempo. Começamos a vender agora. Para que a Embraer desenvolva uma versão alongada a aeronave tem que estar consolidada no mercado e tem que haver um mercado. Concorrer com o A400M na Europa não dá, porque ainda que ele seja caro e problemático, o amigo acima já explicou que os países que compraram, compram para manter sua industria.

Jadson S. Cabral

Uma versão menor do A400M não rola, porque ela manteria justamente o seu maior problema, os motores. Seriam dois a menos, mas ainda problemácos

Koprowski

Sempre tem algum espírito de porco clicando deslike em todos os comentários, sem motivos.

Ozires

Deve ser aquele frustrado que dizia que a Embraer não venderia sequer uma aeronave para a OTAN, que o contrato com a Holanda seria cancelado e que se o KC ou os Ejet´s E2 quisessem ter alguma chance, teria obrigatoriamente de ser na África ou Ásia…

Nem vou me dar ao trabalho de procurar o nick do cidadão!!!

Felipe Augusto Batista

Lembra de que durante o projeto tinham até dado o apelido pro avião de +1 porque ele seria apenas mais um projeto que não ia dar em nada?

Mirade1969

O nosso pais é uma democracia, ninguém é obrigado a concordar com tudo…..kkkkk

Camargoer.

Pode discordar, só não pode chutar o vizinho nem fazer quebra-quebra.

Antonio Cançado

Recalcados sem noção, nada mais…

AVISO DOS EDITORES A TODOS:
O COMENTARISTA “ANTONIO CANÇADO” FOI BANIDO POR INSISTIR EM CONDUTA BASEADA EM TROLAGEM, MESMO APÓS DIVERSAS ADVERTÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CORRIGIR SEU COMPORTAMENTO AO LONGO DOS ANOS.

Orivaldo

Muito bom. Não dizendo pelo conflito atual, mas esse avião não cairia como uma.luva para Israel ?

Last edited 1 ano atrás by Orivaldo
Antonio Cançado

Ih!, agora vai ter morte…rsrsrsrsrs

Jadson S. Cabral

Num território tão pequeno quanto Israel? Pra quê? Eles têm Hercules? Porque se tiver, todas as vantagens do Millennium sobre o Hércules seriam praticamente irrelevantes para eles pela questão do território.

Palpiteiro

Basta comprar com os territórios de Holanda, Hungria, Áustria e REP. Tcheca. Para estes fez sentido.

Jadson S. Cabral

1- Três desses países são membros da OTAN e têm obrigações a cumprir, dentro e fora de seu minúsculo território
2- Todos esses países são pelo menos duas ou três vezes maior que Israel

Camargoer.

Os países da Otan não comprariam o Kc390 em represália ao Brasil não mandar armas e soldados para a Ucrânia.

Waldir

Nossa nada a ver… não entra na noia

Camargoer.

Caro Waldir. Eu nunca afirmei isso.. só estou repetindo o que muita gente escreveu aqui há poucos meses, lembra? RIso. Eu sempre afirmei que a venda do Kc390 dependeria do desempenho da aeronave, das condições orçamentárias do comprador e das condições de venda, incluindo financiamento para exportação.

Orivaldo

A Holanda é muito grande

Jadson S. Cabral

Bem maior que Israel. E é membro da OTAN, precisa voar para outros países o tempo inteiro

Silva gladiador

Se não estou enganado no final da década de 70 as forças de operações especiais de Israel tiverem que fazer um resgate de refém na África, então aí a necessidade de uma plataforma tática de médio alcance, assim como o Brasil regasta seus cidadãos lá agora, Israel poderá ter uma necessidade semelhante em algum momento, nunca se sabe !

Joelson Almeida

Não só o KC 390 como Tucanos também.

Orivaldo

O Astros na Fronteira Norte seria interessante

Tomcat4,5

Parabéns pela conquista Embraer/FAB,baita e vencedor projeto q se tornou uma bela realidade .👏👏👏🇧🇷

Rafael Oliveira

Quando o produto é o melhor da sua categoria e o preço é compatível com sua qualidade, ele vende.

Mais uma compra racional de um país europeu. O quinto.

Suécia é questão de tempo. Pouco tempo, diria.

Aos poucos os céus da Europa estarão repletos de KC-390/C-390.

E, espero, que os da Ásia, África e Américas também.

L G1

O problema da América latina é a quebradeira. Todos os países só vivem quebrados. Do contrário já teria vendido o 390 também nessa região. Mas vamos aguardar alguma novidade.

Rafael Oliveira

México, Colômbia, Peru e Chile tem condições de comprar C-390 novos e são países que já utilizam aeronaves da Embraer. Comprar de duas a cinco aeronaves não é algo proibitivo para eles.

Acho que é mais uma questão de necessidade. Uma hora será necessário substituir os C-130 da região e aí os países terão que optar por C-130 usado, C-390 novo, C-130 novo ou uma aeronave menor.
A meu ver, o principal rival é o C-130 usado a preços significativamente mais baixos ou até mesmo doados pelos EUA.

Waldir

Sim culpa de nossos povos. Todos, em menor ou maior grau, são corruptos e sem resiliência moral. E tem gente que culpa tudo. Mas nós somos os culpados. Comecemos a mudança por cada um de nós sem esperar o próximo. É um caminho.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Caro.. nada a ver. Pessoas são corruptas ou criminosas. Corrupção ou mal-caratismo é uma característica individual. Não existem povos corruptos. Existem pessoas corruptas e, no limite, instituições corruptas e criminosas (como a Máfia). Nem mesmo dá para dizer que corrupção é aprendida em casa… famílias honestas eventualmente têm filhos ou filhas desonestos. Eventualmente é o contrário. Podemos discutir a eficácia e a estrutura de nossas instituições políticas e de Estado. No mundo inteiro estas instituições tem problemas. Em alguns lugares os problema são mais graves e urgentes. Em outros nem tanto. É um erro e uma simplificação achar que existem… Read more »

L G1

” O homem já nasce mau?… Ou o meio que ele vive o torna mau?..”

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Camargoer.

Caro. É uma pergunta sem sentido. Outra pergunta sem sentido é sobre quando começa a vida, se no nascimento ou na concepção. Na verdade, o gameta tem que estar vivo antes da concepção. É óbvio que o contexto na qual a pessoa está inserida interfere. Contudo, ao longo da vida as pessoas podem lutar contra o contexto na qual estão inseridas. O famoso livro de Arendt “Eichmann em Jerusalém” discute a “banalidade do mal”, na qual pessoas comuns podem cometer as maiores atrocidades em um contexto naturalizado”. Aliás, é a tese defendida para os atos de destruição em Brasilia. Outro… Read more »

Santamariense

Afirmação simplista e que talvez demonstre uma visão pró-aborto. Os gametas, sozinhos, serão apenas isso…gametas. Vivos ou mortos, nunca passarão disso. No momento que se unem e formam o zigoto, uma nova vida, com capacidade de se desenvolver e tornar-se um ser humano, se inicia. Se não é ali que se inicia a vida, não sei então o que é!

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L G1

Parabéns Santamariense, também achei estranho a resposta. Eu apenas fiz uma pergunta filosófica sobre o porquê alguns países dão certo e outros não, como a América latina.

Camargoer.

Caro. Para explicar. Algumas perguntas mesmo filosóficas, não tem sentido porque nunca serão respondidas. Por exemplo, “Como a ciência explica a origem do Universo”. Não explica porque não há como acessar o pré-universo… nem as leis da física faziam sentido no pré-universo. Ainda assim, a discussão é relevante, mesmo sabendo que não há resposta adequada. A mesma coisa para a pergunta “O indivíduo nasce mal ou o meio o torna mal”. Não há como responder esta pergunta. Por isso, a pergunta não faz sentido, ainda que a discussão seja pertinente e importante. Por séculos, a filosofia ocidental pergunta sobre o… Read more »

Santamariense

É mau-caratismo…mal caratismo não existe.

Antonio Cançado

Índia já praticamente fechada…

Ivan herrera

Torcendo por isso 👏👏

Juarez

Torço pelo 390,mas na Índia o jogo é muito pesado. Não dá para cantar vitória

JuggerBR

Os americanos não concordam com vc… arranjaram desculpa pra não comprar o KC da Aerbus e estão amargando problemas com o KC da Boeing, bem inferior…

737-800RJ

Já errei algumas vezes em previsões na Trilogia, mas acertei nessa há alguns anos e vou continuar repetindo: o (K)C-390 está fadado ao sucesso.
Parabéns, Embraer, orgulho do Brasil!

Magalhaes

Concordo !

Robson Rocha

Como diz o velho ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo”. Apesar de serem encomendas pequenas cada uma delas, no conjunto já ostentam uma interessante variedade de países compradores, sendo 4 deles membros da OTAN o que agrega um valor a mais na escolha pelo KC-390. Essa escolha pela República Tcheca era algo que se esperava ter acontecido mais cedo, visto a indústria do país participar do programa, mas antes tarde do que nunca. Cada novo cliente do KC-390 amplia a confiança no avião para clientes em potencial. Vamos torcer por boas notícias vindo da Índia, mas… Read more »

Rodrigo LD

Essa camuflagem em tons de cinza é muito bonita e ficou perfeita para a operação com o Gripen. Veremos a mesma dupla (C-390 e JAS-39) operando aqui e lá. Excelente notícia. Parabéns por mais essa conquista do nosso KCTão.

Leonardo

E na Suécia…

Ricardo Marsaro

Concordo. Ficou muito bonita. Alias, o avião é muito bonito e eficiente.

RPiletti

Aeronave por aeronave o KC bate o Hércules.
Governo por governo… outros 500…

Macgaren

Seria legal o Neymar participar da entrega com a camisa do brasil e segurando uma bola e depois dando algumas embaixadinhas.

RPiletti

Aham… escala a Marta também, assim todes ficarão felizes.

Carlos Campos

todes kkkk

Antonio Cançado

Não, faria apenas consolidar a idéia tosca de que o Brasil é o país do futebol, e o sucesso do C-390 é justamente uma prova de que não é…

Adriano RA

Que tal por o Neto junto?

Camargoer.

Provavelmente, ela vai cair contundido antes de chegar na décima embaixadinha.

Camargoer.

Pois é. Escrevi isso antes da derrota para o Uruguai.

Valmyr

Embraer deve ser motivo de orgulho para a nação!

Stene Pires

Podem me xingar à vontade, mas coincidência ou não, foi depois que o modelo de Portugal com uma pintura bonita decolou que a coisa começou a acontecer! Não tem jeito, a primeira impressão é a que fica, a pintura camuflada de verde é muito útil para a nossa realidade, mas é feia de doer para os países europeus! Ficou muito melhor com o padrão Europeu, supimpa!!!

Ozires

Quer dizer que o motivo da compra foi a pintura??? Jesus!!!

Antonio Cançado

Você não entendeu…

Mirade1969

É se for verdade esta afirmação, hoje se compra pela aparecia, não mais pelo custo da hora voada, economia, capacidade de carga, alcance com carga paga e outros fatores. Tá melhorando o mercado.

Santamariense

Quando a gente pensa que já leu todos os tipos de bobagens, aparece isso … barbaridade!!

Antonio Cançado

Idem…

Antonio Cançado

Concordo, essa camuflagem da FAB, além de medonha, é total e completamente inútil, não faz o menor sentido pra ninguém. Parece que foi tipo “ó, precisamos de um padrão de camuflagem pras nossas aeronaves”, “ok, pede pro teu filho de cinco anos desenhar uma”…rsrsrsrs

Aliás, isso se aplica também aos padrões de camuflagem dos uniformes de combate de nossos militares…

Rinaldo Nery

Não entendi… E o comentário “idem” acima?

Santamariense

O idem dele foi que ele quis dizer que o meu comentário é que era uma bobagem…hehehehe. Isso, vindo de alguém que concorda que as vendas do KC-390 deslancharam devido à pintura cinza, fala por si só…

Rinaldo Nery

Ah, sim. Impressionante essa fixação de alguns por camuflagem.

Camargoer.

Fashionistas.

Mirade1969

Mas não é a camuflagem padrão sudeste asiático enquanto a de Portugal é a de baixa visibilidade em voo? os portugueses poderiam usar uma com cores berrantes e vibrantes não camuflava nada mas ficava muito bonito…..kkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

A pintura da FAB não é mais no padrão sudeste asiático há uns 20 anos.

O padrão sudeste asiático era esse:
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Santamariense

Pelo visto tu nunca procurou referências ou imagens dessa camuflagem da FAB “em ação”, por assim dizer. Aliás, todos que a criticam nunca devem ter visto. E aprendam, ao menos isso, que camuflagem não é feita para ser bonita e sim, eficiente. Isso já foi discutido um zilhão de vezes aqui na Trilogia,

Stemp

Como eu sabia que o forte de muita gente não é “interpretação de texto”, lá vai: O ser humano vive de “aparências”, não fosse isso a Ferrari naõ se empenharia tanto em usar as suas cores, e segue o baile. Chamar atenção também faz parte do jogo, uma pintura bonita não determina a escolha de uma aeronave por nenhum país, eu não seria ingênuo ao propor isso… Mas, desenhando para alguns entenderem, a nossa camuflagem é excelente para a nossa realidade, mas a que Portugal usa é fantástica, bonita de doer e isso chama atenção.. Este é o detalha, quando… Read more »

Santamariense

Vocês dois são a mesma pessoa? Mas, em relação ao tema, tu volta a te enganar. A Ferrari tem as cores dela, como o vermelho, amarelo e preto. Mas, quem compra um carro dela, não compra pela cor. Compra pelo desempenho esportivo superlativo e pela grife e tudo que ela representa. E, em aviação militar, a cor da aeronave não tem importância alguma. O que importa é o desempenho, capacidade em cumprir as missões, custos de aquisição, manutenção e operação, etc. Portanto, o que você escreveu lá em cima não é questão de interpretação de texto, tanto que você repetiu… Read more »

Stene Pires

Eu não repeti, eu DESENHEI, e mesmo desenhando, não adianta muito. Normal. Isso acontece quando a mente é bloqueada, quando a pessoa lê sem estar desarmada, eu compreendo isso. Não é qualquer um que alcança certas explanações, a não ser que ela se adeque ao interlocutor.

Santamariense

Tá bem…fica no teu looping de auto-convencimento…abraço….vai pela sombra.

bit_lascado

Minha opinião, ninguém quis bancar a integração dos equipamentos padrão Otan, depois que Portugal fez, acabou abrindo as portas pro C-390

L G1

Parabéns Embraer, orgulho brasileiro, junto com Petrobrás,WEG,Vale, etcetera.

O C-390 é o melhor avião da sua categoria.

O C130J é muito inferior em todos os aspectos.

Se fosse analisar apenas o melhor avião até a força aérea dos EUA iria de C-390.

Mas infelizmente nem sempre o melhor vence na área militar, existe muitos outros interesses, alianças, etcetera.

A Embraer deveria aproveitar e criar um 390 Patrulha marítima para substituir os obsoletos P 3, que fica mais no concerto manutenção do que voando. Só a FAB poderia comprar 12 390 patrulha marítima além das exportação. Vamos lá Embraer. Parabéns.

Ozires

Para Patrulha, melhor uma versão feita com base na plataforma dos Ejets.

Jadson S. Cabral

Exatamente. Plataforma mais barata e com mais espaço interno para instalação dos equipamentos. Embora o C-390 seja maior e consiga levar mais carga, acredito que o formato/volume de uma aeronave civil seja melhor para a disposição interna das Suites eletrônicas e os operadores.

Santamariense

“Concerto manutenção”

Isso seria uma apresentação musical da turma da graxa da FAB??

Rinaldo Nery

Vão tocar o Hino do Especialista…

Jadson S. Cabral

Cheguei a aprender esse quando achava que ia ser especialista. Paguei a inscrição e não fui nem fazer o concurso

Santamariense

Hehehehe…boa!

L G1

Rsrs. Santamariense está ficando zuador. Está melhorando. Rsrs.

Santamariense

Tem umas que não dá pra perder…hehe

Antonio Cançado

Primeiro que patrulha marítima deveria ser atribuição da MB, não da FAB…
Segundo que a Embraer já tá desenvolvendo uma versão do E-190NG com essa finalidade.

Jadson S. Cabral

De onde saiu essa informação?

Makarov

Um novo Awacs também já deveria ser pensado, maior e com maior alcance, talvez baseado no E-190.

Leonardo

A tendência são awacs cada vez menores e baseados em jatos particulares de longo alcance e não mais em jatos comerciais regionais

Rinaldo Nery

Não, amigo. AWACS pequenos são pra quem não tem dinheiro, ou pra operar em porta aviões. Não há tendência alguma. Um AWACS que vai controlar um pacote de 50 aeronaves deve ter muitas consoles e muitos rádios. Quem tem somente três consoles não consegue. Na CRUZEX tínhamos que usar dois E-99 ao mesmo tempo.

Elintoor_

Parabéns!
Nada como ler um comentário de “quem é do ramo…”

Leonardo

Obrigado pela resposta amigo.
Mas até quem tem dinheiro tá saindo do 707 pro 737 rsrs.

Jadson S. Cabral

Porque o 707 é uma plataforma antiga, que já deixou de ser fabricada há décadas, que tem uma manutenção caríssima e que tem cada vez menos disponibilidade. E o 737 já tem alcance o suficiente para a missão. Não é possível que você esteja comparando um 737 com um ERJ-145 ou com um jato executivo de pequeno porte

Santamariense

Da cabeça dele.

Magalhaes

Novo 190 pra patrulha ?

Nemo

Não acredito na viabilidade para a patrulha aérea, ele não foi projetado para isso. Um ótimo serrote não substitui um martelo. Rsrs

Diego Tarses Cardoso

Maravilha, o KC390 está se tornando um campeão de vendas.

Felipe M.

De grão em grão se enche o bico.
Bom demais.
Mas, no caso da Rep. Tcheca, não tem como não soltar um “finalmente”.
Como parceira no projeto, não tinha como não esperar.
Portugal e Rep. Tcheca foram.
Faltam os argentinos, o que não acho tão fácil.
De toda forma, está se encaminhando para as expectativas. Uma aeronave com um mercado relevante.
Na expectativa do eventual acordo com a Suécia e com um país do OM, que seria ótimo para consolidar a aeronave na europa e abrir as portas da Ásia.
Tomara que os EAU estejam interessados.

rommelqe

Faltou o Chile…..

glasquis7

Interesse o Chile tem, o que não tem é dinheiro pra uma compra dessas.

Antonio Cançado

Prova de que somos bons no que fazemos, quando queremos fazer bem feito.

Fernando

Enquanto isso, nossos “hermanos” vizinhos seguem comprando C130 de segunda mão dos EUA.

Ivan herrera

Estão quebrados , e a questão dos componentes britânicos na aeronave.

Jadson S. Cabral

O UK vetaria mesmo a venda de uma aeronave tática de transporte? Será que o Brasil não conseguiria convencê-los? E se o UK realmente vetar, de qualquer forma, a culpa não é dos argentinos do mesmo jeito com essa loucura de Las Malvinas Son Argentinas?

Magalhaes

Acho que vetaria sim.

Jadson S. Cabral

E pedindo ajuda ao Brasil para repatriar seus nacionais, enquanto os sites especializados argentinos cobrem a operação brasileira e cobram de seu governo investimento maior.
Ora, que ironia, não é? Não cobra C-390, mas precisa pedir ao Brasil para trazer seus nacionais para casa, pois não têm aviões

Magalhaes

Ter tem. Que usem até o 757 novo que está a serviço da presidência deles. Vai fazer boas escalas, mas consegue ir. Se estamos usando até os VC2….

Last edited 1 ano atrás by Magalhaes
EduardoSP

Tem 737 também.

Magalhaes

Sim sim…também tem.

Santamariense

Pra que eles vão comprar, se quando precisam os EUA doam dois ou três Hércules usados ou o Brasil trás os paisanos deles de graça?

glasquis7

Pra que eles vão comprar, se quando precisam os EUA doam…”

Muitos países recebem doações americanas, inclusive o Brasil.

Não vejo erro nisso.


Santamariense

Eu não disse que há erro. Leia de novo. Eu falei que eles receberam, inclusive nesse ano mesmo, doação de C-130 dos EUA. Assim, não tem interesse em comprar aeronaves novas, até porque eles não tem aviação de caça supersônica há anos, sendo portanto mais premente a solução desse problema.

glasquis7

É o que dá pra comprar.

A gente compra o que se pode, algumas vezes (poucas) o que se quer.

Trocar de plataforma de um C 130 pra um KC 390, é um salto substancial e principalmente, significa uma mudança na doutrina de operação. Isso sai caro.

Não é só a plataforma que vc troca, vem todo um pacote junto.

GRAXAIN

Embraer fazendo aquilo que melhor sabe fazer… além dos aviões é claro…

Rogério Loureiro Dhiério

Vão Abastecer os Gripens e depois os F-35.

Olha ai que bacana.

Palpiteiro

3 operadores de gripen com KC390

Rogério Loureiro Dhiério

Exatamente.

Só falta a Índia entrar para o grupo com quantitativos significativos.

Tanto com Gripens quanto com KC-390.

Já pensou?

Bruno Vinícius

Rogério, no caso do F-35 isso não seria possível. A versão A da aeronave (que está sendo adquirida pela RT) só está equipada com receptáculo para reabastecimento com o boom.

Embora, como diz minha avó, o futuro a Deus pertence e, quem sabe, o KC-390 venha a ter uma versão com boom no futuro (algo que já foi aventado no passado, com parceria entre Embraer e L3 Harris).

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
EduardoSP

Interessante que os KC-390 não estão substituindo C-130. É uma efetiva ampliação de capacidades. Hoje a Força Aérea Tcheca utiliza o LET-410 e o CASA 295 como aeronaves de transporte.

E vão substituir 12 Gripen C/D por 24 F-35A e os Mil-8/17/24/35 por UH-1Y/AH-1Z.

Ficarão com uma força aérea bem atualizada. Um país com 10 milhões de habitantes e um PIB (PPP) de US$ 540 bilhões.

Last edited 1 ano atrás by EduardoSP
Alexandre

Parabéns A Embraer e a todos os envolvidos, C 390 mostrando a que veio.
Vida dura para quem vem aqui criticar o Brasil, esses últimos anos só tivemos noticias boas.
Até sei quem negativa essas notícias, deve estar chorando muito!
kkkkkkkkkkkkkkkk

AVISO DOS EDITORES: HOJE VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ POR CAUSA DE PROVOCAÇÕES QUE NÃO ACRESCENTAM NADA AO DEBATE. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Alexandre
Jadson S. Cabral

É, meus amigos… o sucesso veio! La jaca du Brésil está vendendo como água, assim como la jaca framçaise

Zé bombinha

Quanto mais passa mais penso na escolha australiana😛… Marmelada!

Renan

Parabéns a Embraer acredito que com todas as encomendas este produto é vencedor
E que os custos de pesquisa e desenvolvimento já se pagam com os contratos atuais
19 Brasil
9 dois paises (5+4)
4 Portugal
2 república T

Total de 34 aeronaves
Se a Índia firmar o contrato será um sucesso e tanto de vendas

Nemo

Uma conversa entre o Lula e o Modi no âmbito do BRICS não atrapalharia em nada.

Ozires

Esqueceu os dois da Hungria.

E o contrato da Holanda + Áustria parece que será de 10 aeronaves, e não 9.

Matheus

Exato. Holanda vai comprar 6 C-390M pra RNLAF.

André Sávio Craveiro Bueno

O projeto e desenvolvimento da aeronave foi pago pela FAB, foi uma encomenda dela.

Nemo

Parece que esse não encolha mais. Havia uma certa torcida contra por parte de alguns, nas praga de urubu não pega em cavalo gordo.rsrs

Leonardo

Linda camuflagem, mas com o mesmo padrão dos c-295 tchecos também ficaria incrível

jose silva

Seria interessante o desenvolvimento do kc 390 com capacidade de ataque ao solo
como este

comment image

Allan Lemos

Não consigo imaginar um cenário onde um desses teria utilidade para nós. Não lutamos guerras assimétricas e o uso de um desses contra alguma outra força armada só seria viável se houvesse supremacia aérea, o que seriamos incapazes de estabelecer. No mais, ataque ao solo já é função do ST, seria melhor modernizá-lo ou desenvolver um outro avião do tipo.

Bueno

Quais países usam este tipo de solução?
Quantas aeronaves destas tem no mundo?

AC-130 Spectre Gunship  é operado apenas pelos Estados Unidos Em 28 anos de operação, foram produzidos +/- 40 unidades

acredito que é muita grana para investir em uma opção deste tipo para oferecer ao mercado, caso um cliente como os EUA queira investir na EMBRAER para ter esta Solução do C390, pagando Bem que problema tem…

Santamariense

Allan e Bueno, uma versão gunship do C-390 é totalmente fora de propósito. São de uso muito específico e em situações também muito específicas. Nos últimos 50 anos ou mais, houveram vários países utilizadores desse tipo de aeronave, todos com a versão gunship do C-47, o AC-47. Vietnã do Sul, Laos, Camboja e Tailândia utilizaram o AC-47, durante aqueles anos conturbados da Guerra do Vietnã e nos anos seguintes. Nos anos 70, a Indonésia usou 1 AC-47, convertido de um DC-3. A África do Sul converteu alguns C-47 em AC-47. Em 1974 as Filipinas converteu alguns C-47, armando-os com metralhadoras… Read more »

Jadson S. Cabral

Seo existe um país no mundo que consegue utilidade para essa coisa e essa utilidade é cada vez mais questionável. Acho que isso impossibilitada de todas as formas uma aventura dessas por nossa parte.

Santamariense

Concordo totalmente contigo, mas só para esclarecer, a Colômbia utiliza a versão armada do C-47, o AC-47T.

Bruno Vinícius

Se fôssemos armar os KC-390, faria mais sentido algo similar ao “Rapid Dragon” americano (ou mesmo a integração deste com a aeronave, o que não deve ser algo difícil de fazer) para torná-lo num “bombardeiro”. Se o MICLA-BR sair do papel, seria uma combinação interessante.

glasquis7

Acredito que esse tipo de armamento não teria emprego nas forças da região. Além do mais, já existe o A 29 que cobre muito bem essa necessidade.

Tal vez desenvolver um KC 390 com capacidade AWS/EAM/ELINT/OTHT/SAR seja mais interessante

Gabriel BR

Show! Viva a Embraer e viva a engenharia brasileira

Bueno

Parabéns a EMBRAER e a FAB….
Elucubração , Dever ter ocorrido uma pressão pela EMBRAER /MD em relação a parceria com os Tchecos.
– Definem e fechem a compra ou estaremos trabalhando (Holanda /Suécia/Portugal) , com um novo parceiro que esta comprando 4 a 6 aeronaves!
 
Não vejo a Hora de ocorrer e correr com a Argentina… passar para outro que interessa comprar a aeronave e absolver parte da produção das peças que eles estão fabricando, tipo um segundo fornecedor destas peças, já que as vendas estão aumentando… (pode ser um atrativo para a Índia )

deadeye

A decisão da Austrália cada dia fica mais dificil.

Rinaldo Nery

“O KC-390 está morto!” Autor anônimo, envergonhado e desaparecido.

rommelqe

E demitido da EMBRAER….rsrsrsr

Abner

Não seriam 4 unidades ou estou enganado ?

Last edited 1 ano atrás by Abner
Filipe Prestes

Parabéns a Embraer! Imagino que com isso a FAA deve ter ficado mordida pq serão os únicos do projeto KC-390 que não o terão, se contentando com C-130 H de segunda e nem tem qualquer perspectiva de adquirir o Millenium sem que haja um hipotético envolvimento da Índia. Antes o Chile tivesse participado da fabricação por meio da Enaer e adquirido as tais 4 unidades para a Argentina, mas faltou vi$ão do Piñera, que preferiu comprar C-130 usado via FMS.

Frederick

Uma emblemática notícia para hoje, dia 17 de Outubro, o Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira.

Leonardo

Praga já foi, próxima parada:Estocolmo

Fabio Araujo

E o C-390 segue levando os contratos como sinal do excelente projeto. Parabéns Embraer!

Luiz Trindade

Que boa notícia. Tomara que venham mais vendas do C-390. Muito boas notícias para Embraer e para o país que cresce e mostra sua capacidade de exportar também produtos com valor agregado e de tecnologia nacional!

Toro

Excelente notícia! De grão em grão!

Ainda mais quando a indústria tcheca e uma das parceiras do programa.

Carlos Campos

Até que enfim, já eram pra ter comprado a muito tempo, só falta a Argentina

Zehpedro

Alguém sabe dizer qual a capacidade de produção anual de KC-390 pela Embraer?

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente 6 por ano, já que se prevê, em caso sucesso na maioria das campanhas em andamento para clientes externos, duplicar a capacidade para 12 por ano:

comment image

Mais informações nesta matéria do final do mês passado:

https://www.aereo.jor.br/2023/10/02/projetos-estrategicos-da-fab-para-a-ciencia-e-a-tecnologia-no-brasil-27-09-2023/

Adriano RA

Pelo jeito já vai precisar. Que bom!

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que ainda vai demorar um pouco para precisar de cadência de 12 ao ano.

José de Souza

Memos porque uma produção cadenciada mantém a linha de produção ativa mais tempo.

Esteves

Aviação Comercial registrou receita de R$ 2,317 bilhões. A margem bruta reportada foi de 12,9%. Aviação Executiva apresentou receita de R$ 1,851 bilhões. A Margem Bruta no 2T23 foi de 19,7%. Defesa & Segurança teve receita de R$ 410,7 milhões, 28% inferior na comparação anual devido ao atraso no reconhecimento de receita no 1o semestre de 2023. A margem bruta reportada foi de -1,0% versus 28,2% no 2T22, devido a receita menor e mix diferenciado, parcialmente compensado por melhora em outras despesas operacionais. Serviços & Suporte reportou receita de R$ 1,681 bilhões. A margem bruta apresentada foi de 24,3%. Então…não… Read more »

Frederick

Como acionista da Embraer, estou satisfeito com os resultados colhidos até aqui e confiante nas projeções da empresa. E não estou só.

Fernando EMB

Não está só mesmo!!!

Esteves

Dois.

Esteves

Quero uma lista.

Frederick

Opa, sem dúvida.

A seu pedido, estamos a CVM, B³, NYSE e eu elaborando uma metodologia de pesquisa de satisfação dos investidores das ações EMBR3. Pessoa Jurídica e Física. Junto a isso, o Grupo de Trabalho formado, cujo nome provisório é “GT Relatório Esteves”, também aventará a disposição de outros investidores em adquirir tais ações.

É só aguardar, Esteves. Estamos todos trabalhando com afinco para responder a essa sua relevante questão.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas você tem poder de veto no Conselho de Segurança desse GT?

Frederick

Meu assento não é permanente, Nunão. Uma lástima.

Carlos Pietro

Boa noite, parabéns Embraer e FAB. É apenas o início, muitas e muitas vendas viram. O kc-390 irá dominar o mundo! Já é, e continuará sendo, por muito tempo, um sucesso de vendas. PARABÉNS.

Santamariense

VirÃO

Carlos Pietro

Grato pela correção gramatical.

El Cid

Voa KCetão!

Bruno Vinícius

Como assim a República Tcheca, um país da OTAN, não optou por uma aeronave americana? Alguns foristas por aqui garantiram – em outra matéria – que a diplomacia americana jamais deixaria isso ocorrer e que o país não faz suas escolhas baseadas nas capacidades do produto, mas sim no quanto vão agradar os EUA… Mas falando sério agora, o KC-390 é – dentro de sua categoria – a melhor escolha, sem sombra de dúvidas. Até mesmo os americanos reconhecem que o C-130 já chegou ao limite da sua utilidade (várias matérias nos últimos anos sugerem que a USAF pretende começar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Fabio Mayer

A EMBRAER e a FAB nunca projetaram bater de frente com o C-130. A ideia inicial (e eu acompanhei isso na revista Força Aérea, aqui, na revista ASAS, etc…) era trabalhar com um nicho de mercado que giraria em torno de 200 aeronaves, sem no entanto, querer ser um “anti C130”, mais para ser um complemento de mercado. A estratégia foi correta, não partiu para cima do concorrente, aguardou apenas que ele ficasse desatualizado, sabendo que os operadores de C-130, tenderiam a ficar com C-130 mais atuais. E agora, que está ganhando mercados iniciais, dentro da OTAN, tem a chance… Read more »

Fabio Mayer

E bem dito: esta estratégia calma, não seria possivel sem o apoio da FAB e do governo brasileiro no projeto, porque quem gasta projetando, precisa vender rápido para aliviar o custo.