Mais de 200 repatriados retornaram ao país em uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira na madrugada desta quarta-feira (11/10)

O coração acelera. O vento, símbolo da liberdade, bate no rosto e oferece a sua especial recepção. Sons e imagens da terra natal, que antes faziam parte apenas da imaginação, agora são realidade. Essas foram algumas das sensações dos 211 brasileiros que embarcaram emocionados de Israel para o Brasil, nessa terça-feira (10/10), no KC-30, a primeira aeronave enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Levando conforto e paz, em um cenário de guerra e ao canto do Hino Nacional, o primeiro voo de repatriação decolou de Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, às 14h13 (horário de Brasília), com destino à capital federal, e pousou no Brasil durante a madrugada desta quarta-feira (11/10). Na ocasião, estiveram presentes o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras autoridades civis e militares.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, o objetivo é repatriar 900 nacionais até domingo (15/10). “A primeira parte do primeiro grupo de missões foi concluída. Essa é uma das maiores missões de repatriação de brasileiros da história da Força Aérea Brasileira”, informou.

O voo de retorno dos brasileiros foi iniciativa do Governo Federal sob coordenação dos Ministérios das Relações Exteriores e Ministério da Defesa. Os regatados manifestaram interesse em retornar em razão do conflito na região iniciado no fim de semana.

Um dos passageiros, o psicanalista Egon Laufe, falou sobre o sentimento de retornar ao Brasil. “Bom, nós tivemos um atendimento da Força Aérea que foi excepcional. A sensação é de alívio, um grande alívio voltar para casa, estar nesse lugar tão abençoado que é o Brasil”, comentou.

A nutricionista Gabriela de Oliveira Palma parabenizou à FAB pela missão. ‘Saber que o meu país estava vindo me buscar, que tinha essa possibilidade de me trazer para minha casa, para os meus familiares, fez eu me sentir muito feliz, muito agradecida e não tenho palavras para descrever como eu estou agora”, ressaltou.

A FAB ainda atenderá à demanda com previsão de mais quatro voos: um com chegada no Rio de Janeiro, na noite de quinta (12/10); outro com escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã da sexta (13/10); o quarto pousando no Rio de Janeiro, na noite de sexta (13/10); e o outro, para chegar no Rio de Janeiro, no sábado (14/10).

Para realizar o translado dos primeiros passageiros resgatados, de Brasília para o Rio de Janeiro, também foram utilizadas duas aeronaves da FAB: um KC-390 Millennium e um VC-99.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Camargoer.

Olá Colegas. Uma curiosidade. Por que depois de chegar ao Brasil, o primeiro KC30 não foi escalado para mais uma viagem? Após um voo destes, o tempo de revisão é tão longo assim? Imaginei que ele estaria em condições de um novo voo depois de um ou dois dias após ter retornado ao Brasil.

FERNANDO

Acho que é por manutenção.

Luiz Antonio

O 2902 está em Telaviv. O 2901 deve retornar para Israel na sexta.
Provavelmente nem é a disponibilidade da aeronave e sim a logística da reunião das pessoas a serem repatriadas. A FAB deve ter um período de permanência bem definido em Telaviv em cada voo por questões protocolares inclusive de segurança.

Camargoer.

Entendo. Creio que foi enviado um Kc390 que já está em missão. Pelo que li, cerca de 36 brasileiros seriam retirados de Gaza pela fronteira com o Egito, mas parece que há uma dificuldade diplomática com o Egito que não tem condições de garantir a segurança do transporte dos brasileiros usando um ônibus até um aeroporto no Egito.

Luiz Antonio

O 390 (FAB 2858) está em Roma com partida pata Telaviv.

Felipe

2901 já está novamente a caminho de Israel, nesse momento cruzando o Atântico.

BK117

Caro Camargoer, o FAB2901 já partiu para mais um voo com destino a Roma, posteriormente Israel. De fato, neste momento que escrevo, o 2901 está cruzando com o 2902, em retorno ao Brasil, sobre o oceano Atlântico.

Camargoer.

Legal. Obrigado.

Rinaldo Nery

Não tem revisão. É só rebastecer.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Qual o ciclo de horas de voo de uma aeronave deste tipo para entrar em revisão?

Jagder#44

6.02×10^23 hs

Camargoer.

Caro. hs é o produto de hora x segundo. Então é um tempo ao quadrado. Riso.

BK117

Aí as revisões iam deMOLrar demais, né não? rsrs

Camargoer.

Química é MOLeza

Santamariense

Esse tipo de aeronave não mede seu uso por horas de voo e sim, por ciclos. Cada ciclo é composto por uma pressurização é uma despressurização.

Rinaldo Nery

As revisões são por horas.

Santamariense

Ciclos é para quantificar a vida útil?

Rinaldo Nery

Sim

Rinaldo Nery

100 horas

Camargoer.

Obrigado Rinaldo. Considerando que um vôo entre São Paulo e TelAviv é da ordem 16h, cada viagem seriam cerca de 32 h. Neste caso, cada Kc30 poderia fazer 3 repatriações antes de demandar uma revisão. Isso, considerando que ele saído de uma revisão e não tenha feito nenhum voo anterior. Isso já dá uma dimensão do tamanho da operação.

Santamariense

Revisão de 100 horas? Com esse número deve ser uma revisão bem rápida e sem complexidade.

Rinaldo Nery

Sim

Underground

Parabéns a FAB.
É para isso que essa aeronave foi adquirida, não para passeio de pessoas que não fazem absolutamente pelo nosso país.

LUIZ

Essas pessoas que foram resgatadas estavam a serviço do governo brasileiro?

Salomon

Provavelmente não, mas seu deslocamento foi necessário, ao contrário de muitos outros e o ESTADO brasileiro se utilizou de um meio para isso.

Pablo

“É para isso que essa aeronave foi adquirida”

Nao so isso, mas para outras missões em benefício ao povo brasileiro.

Diferente de outros que cogitaram/cogitam transforma-lo em um avião de luxo, o que nada refere o motivo de sua compra!!

Cansado

Nessas ocasiões desaparecem aqueles que vivem demonizando o Estado, dizendo que tudo em que ele bota a mão não presta e dizendo que “imposto é roubo” e outras coisas nesse sentido.
Muitos, inclusive, que foram transportados nesse voo.
Típico.

Underground

Eu sou um que demonizo o Estado.
Devo estar errado. Nossos administradores tão bons, tão prestativos, serviço público de causar inveja.

LUIZ

Sem os impostos o estado não tem como socorrer a população em estado de calamidade como em enchentes,guerras,fome e outras calamidades. Tem que cobrar do governo bom uso do dinheiro público e não o fim dos impostos. Diz que “imposto é roubo” mais ele e os filhos vivem do dinheiro público desde que era do exército.

Pedro Fullback

O órgão público é tão prestativo, que se a guerra se escalasse mesmo, não teríamos meios aéreos e navais para socorrer os brasileiros.

Nossos aviões não possuem contra medidas, nossos navios não possuem meios anti aéreos.

FERNANDO

Precisamos de uns 10 C17 e mais KC 30.

Tuxedo

04 KC-30 tá ótimo. C-17 n precisa n pq nós temos o C-390. Esse C-390 precisamos de 24 aeronaves dele, e não somente 19 como a FAB propôs.

Last edited 1 ano atrás by Tuxedo
Jorgemateus77

Só pode ser brincadeira cadeira
C-17 é de uma categoria bem acima do KC-390 e C-130
Mais 2 KC-30 e una 4 C-17 seriam ótimos para logística nacional

Underground

Segundo UK, de vinte anos atrás, o Brasil deveria ter pelo menos 40 aeronaves do porte do C130.
Já C17, quem comprou, comprou.

Santamariense

O C-17 tem o triplo da capacidade de carga do KC-390. Pode carregar 3 Centauro 2, por exemplo, ou 1 MBT pesado. Não tem como comparar o KC-390 com o C-17, são aeronaves de categorias bem diferentes.

Jadson S. Cabral

O C-17 pode carregar um MBT e pode carregar mais de 2 centauros, enquanto o C-390 não consegue carregar nenhum dos dois. Num país com uma malha ferroviária insípida e é com uma rodoviária que segundo alguns é motivo para não termos MBTs de verdade, alguns C-17 seriam a solução para esse descolamento e facilitaria muito a logística.
Entendo que não deva mais haver aeronaves disponíveis tão facilmente para a compra e que não temos dinheiro pra isso, mas dizer que não precisamos porque já temos KC-390… não dá

Tuxedo

Que todos sejam repatriados!!

Dúvida: Será que se o Brasil comprasse +2 aviões KC-30 para totalizar 04 aviões, seria bom ou seria desnecessário?

Camargoer.

Olá T. Eu acho que eles ficariam a maior parte do tempo parados, a não ser que um terceiro tivesse uma configuração presidencial e também pudesse ser usado para transporte e REVO. Até mesmo como avião presidencial, esta terceira unidade faria poucas viagens internacionais neste tipo de missão. A maioria dos das missões continuaria sendo usado o VC1. A hora de voo de um KC30 deve ser o dobro do VC1. Toda a América Latina, Caribe e võos domésticos continuariam sendo feitos com o VC1. Eu não lembro quantas viagens foram feitas estes ano para o Oriente Médio e Ásia,… Read more »

Tuxedo

O VC-1 é presidencial, o intuito de ter 04 KC-30 é na condição de cargueiros mesmo.

Brandão

Boa noite. A operação Acolhida não terminou, grandes contingentes do EB e refugiados são transportados em vôos da FAB, além disso, greves de PM, que são corriqueiras, demandam aeronaves para transporte de tropas, enchentes e até eleições… precisamos sim, transportadores, abastecedores, caças, patrulhas navais…..de tudo um pouco e um pouco de tudo.

Camargoer.

Olá Brandão. Assim como esta operação de repatriação, são missões eventuais. A maioria delas podem ser realizadas com o Kc390. Não faz sentido ter uma enorme frota de Kc30, como muita gente defende. Outros países, com destaque aos EUA, possuem uma demanda de aviação estratégica. O Brasil possui uma demanda de aviação tática.

Jadson S. Cabral

No início defendiam que essas ias aeronaves eram inúteis para o nosso cenário, que iriam ficar paradas, porque não temos necessidades de aeronaves tão grandes, porque esse tipo de voo, àquela época era raro, que era algo que acontecia a cada… sei lá, 10 anos…? Mas de la ela cá, quantas vezes isso já aconteceu? Desde a crise de Wuhan, quantas vezes o Brasil já precisou fazer esse tipo de missão? E não só esse tipo de missão. Pelo que estou vendo, desde quanto essas aeronaves chegaram elas não ficam paradas. Como assim 4 aeronaves seria demais? Nessa situação em… Read more »

Camargoer.

Olá Jadson. Eu mesmo critiquei a aquisição destes dois aviões, tendo defendido que fossem comprados mais Kc390. Estava errado sobre isso, contudo ainda não vejo a necessidade de uma frota tão grande como tanta gente defende. Felizmente, a FAB tinha as duas aeronaves disponíveis para a repatriação dos brasileiros. Talvez uma terceira seja razoável. Mais que quatro ainda me parece desnecessário a partir da análise do contexto de uso destas aeronaves desde que foram adquiridas. Claro que se a FAB tivesse 4, 8 ou 12 aeronaves, elas seriam usadas dependendo do tamanho da missão. Tendo duas, ambas estão sendo usadas,… Read more »

Santamariense

Uma frota de 4 KC-30 seria o ideal, nem mais nem menos. E falando nessa missão atual, o KC-30 leva em um único voo o número de passageiros que seria necessário 3 KC-390 para transportar.

Tuxedo

De 04 a 06 aviões KC-30, seria o ideal para o Brasil. Vou mais longe, encomendaria mais 02 aeronaves KC-30, e depois em 2025 mais duas aeronaves KC-30.

A logística é de suma importância, sem contar que esses aviões tbm fazem reabastecimento aéreo. São de extrema importância para a FAB e demais funções como resgate e repatriação de brasileiros no exterior.

Santamariense

“Eu acho que eles ficariam a maior parte do tempo parados”

Parados? Essas aeronaves, mesmo com a aquisição de mais duas, cumprem muitas missões, principalmente depois que forem convertidas em MRTT. Uso e missões não faltam.

Klesson Nascimento

A FAB precisa de mais unidades destas aeronaves.

Camargoer.

Olá Colegas. Vi a pouco na internet uma imagem de um Kc390 com poltronas que está trazendo brasileiros. O problema é que não sei como colocar fotos no comentário, mas segue o link de uma publicação com a foto.

https://www.otempo.com.br/politica/governo/aviao-da-fab-decola-de-israel-com-69-brasileiros-resgatados-1.3252944

BK117

Caro Camargoer, clique na foto com o botão direito e “copiar link de imagem”. Alguns funcionam, outros não, só tem como saber depois de postar. O critério que eu uso é que se o link terminar com uma extensão de imagem (.jpeg, .jpg, .png), o comentário vai reconhecer.
Exemplo (vou substituir os “.” por “*” para não converter em imagem):
https**//www*fab*mil*br/sis/enoticias/imagens/pub/46378/i23101110430203970.jpg

Orivaldo

Mandaram até o avião presidencial, marketing é tudo

Camargoer.

Caro. O VC2, um Embraer 190, tem uma configuração com 36 poltronas. Este avião já foi usado antes para repatriar brasileiros e também para levar uma missão diplomática ao Líbano em 2020. Ainda que a FAB usasse o VC1 para repatriar brasileiros, ainda estaria certo. A não ser que você ache que se deva deixar os aviões no hangar do GTE e os brasileiros á própria sorte.

Douglas Rodrigues

O VC2 que foi agora tb foi utilizado para repatriar brasileiros de Wuhan no início da pandemia, ainda em 2020… Naquele tempo os KC-390 acredito que ainda não tivessem certificados e preparados para tal e nem sequer tinha sido aventado a possibilidade de compra dos KC-30 (que ainda bem foram adquiridos). Os VC2 foram destinados a repatriar brasileiros que estão em Gaza e talvez precisem ir até um aeroporto menor que o de Telaviv localizado no Egito, ao sul da faixa de Gaza (local em que os palestinos estão sendo destinados por aviso de Israel – que pretende entrar em… Read more »

Lucas

Alguém percebeu pelo flight radar que o kc 390 já estava em cabo verde vindo sentido Brasil e retorno pra Roma, eu não entendi. Saiu de Lisboa em direção a cabo verde e retorno pra Roma, porque??

BK117

Caro Lucas, são aeronaves diferentes. O KC390 que estava vindo era o FAB2858, que já se encontra no Brasil. Ao mesmo tempo, o FAB2854 se dirigia a Roma.

GRAXAIN

FAB cumprindo uma de suas funções mais básicas. Bom!

Rinaldo Nery

Já estamos no quinto vôo de repatriação. Vai ter matéria?