Forças Aeroespaciais Russas recebem segundo lote de caças-bombardeiros Su-34
“A empresa está honrando seus compromissos de entrega dessas aeronaves no âmbito do plano de aquisição de defesa na íntegra e dentro do prazo”, observou Vladimir Artyakov
MOSCOU, 9 de outubro. /TASS/. A Chkalov Aviation Plant, com sede em Novosibirsk (parte da United Aircraft Corporation dentro da gigante estatal de tecnologia Rostec), entregou o segundo lote de bombardeiros Su-34 da linha de frente às tropas russas, informou a assessoria de imprensa da Rostec na segunda-feira.
“Um segundo lote de novas aeronaves Su-34 foi produzido na fábrica de aviação Chkalov, com sede em Novosibirsk, da United Aircraft Corporation (UAC, parte da empresa estatal Rostec) e entregue ao Ministério da Defesa da Rússia este ano. Os novos bombardeiros passaram por um ciclo completo de testes de solo e voo”, afirmou a assessoria de imprensa em comunicado.
Os bombardeiros Su-34 da linha de frente provaram seu valor com as tropas, disse o Primeiro Vice-CEO da Rostec, Vladimir Artyakov.
“A empresa está honrando seus compromissos de entrega dessas aeronaves no âmbito do plano de aquisição de defesa na íntegra e dentro do prazo”, disse Artyakov, citando a assessoria de imprensa da Rostec.
A United Aircraft Corporation já está realizando trabalhos para garantir as entregas no próximo ano e o ritmo das operações da UAC e dos empreiteiros torna possível o fornecimento de novas aeronaves ao Ministério da Defesa da Rússia, disse o CEO da UAC, Yury Slyusar.
No início de outubro, o ministro da Defesa russo, general do exército Sergey Shoigu, inspecionou a fábrica de aviação Chkalov, com sede em Novosibirsk, que fabrica, repara e atualiza caças-bombardeiros Su-34 e definiu a tarefa para a empresa aumentar a produção e reparos de caças Su-34. aviões, a partir da necessidade dessas aeronaves.
O Su-34 (nome de relatório da OTAN: Fullback) é um caça-bombardeiro supersônico de dois lugares projetado para atacar com eficácia alvos terrestres e aéreos inimigos, dia e noite, em quaisquer condições climáticas.
As aeronaves Su-34 constituirão o poder de ataque básico da aviação russa da linha de frente. O avião de combate Su-34 atualizado apresenta capacidades de combate estendidas, permitindo-lhe empregar munições avançadas lançadas pelo ar, aumentar o alcance de ataque a alvos terrestres e navais e expandir as condições e a precisão dos bombardeios.
O Su-34 carrega armamento de mísseis ar-superfície e ar-ar de longo alcance com capacidade de emprego multicanal. O Su-34 tem alcance operacional de 4.000 km, pode desenvolver velocidade máxima de 1.900 km/h e é capaz de transportar carga útil de armamento de até 8 toneladas métricas. O Su-34 tem metade do ruído dos modelos anteriores.
As Forças Aeroespaciais Russas empregam ativamente caças-bombardeiros Su-34 na área da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
FONTE: TASS
Em cirílico moderno, um lote é constituido de quantas unidades?
Não dá pra saber, eles não divulgam. Podem ser 4, 6, 8, 15…
O vídeo só mostrou um! Deve ser esse o lote.
A matéria está dizendo Lote de SU-34 porém desde o ano passado o governo Russo e as empresas citam lote de Caças, sendo 2 Su-30 2 Su-34 ,2 Su-35 e 2 SU-57 a casa 2 a 3 meses desde o ano passado os Lotes que o governo anuncia está sendo assim ,, só pesquisar as entregas e os Anúncio do governo quando se refere a lotes
Em 2022 foram 3 lotes de Su-34M. O primeiro lote composto por 4 aeronaves e os dois últimos por 3 aeronaves cada.
A Rússia recebeu em 2022:
4 Su-30 SM2
7 Su-35S
10 Su-34M
6 Su-57
2 Yak-130
5 IL-76MD-90A
Para 2023 a expectativa dos russos, segundo algumas fontes, é que os números de caças entregues sejam um pouco aumentados para cerca de:
até 10 Su-30SM2
até 12 Su-35S
até 12 Su-34M
7 Su-57
até 12 Yak-130
4 IL-76
1 IL-78 REVO
1 ou 2 Tu-160M2
Em 1 ano a Rússia recebeu a quantia de caças que o Brasil vai receber em o quê, cinco a seis anos? Claro antes de tudo estamos recebendo transferência total de tecnologia, mas ressalto aqui em meu comentário como a diferença no volume de aeronaves incluídas em um ano, claro se for colocar a qualidade de cada aeronave ai já é outra coisa, mas falo da incorporação mesmo.
A Força aeroespacial russa é a 2a maior do mundo em número de aeronaves com cerca de 4.200 aeronaves e helicópteros.
A FAB possui cerca de 600 aeronaves. É 7x menor.
O nosso contexto é diferente. Não estamos em guerra, não temos problemas fronteiriços com outros países, não temos qualquer tipo de ameaça à vista e gastamos 80% do orçamento com salários e pensões. Embora seja essencial para um país estar bem preparado para se defender, aqui no Brasil a coisa sempre foi feita sem pressa nenhuma, justamente por estarmos sempre longe dos conflitos.
Chorei de rir kkkkk
Só tem que avisar lá que eles não podem empregar os antigos e novos lotes na Ucrânia, senão, vão tudo pro chão..kkkkk
E vão usar onde ??? A pequenina Força Aérea Ucraniana tem mais vídeos de ataque que a poderosíssima Força Aérea Russa; a infantaria e a cavalaria mecanizada dos Russos estão sendo massacrados e o apoio aéreo não aparece; não conseguem manter a segurança das bases dentro do próprio território. nada que produzem tem controle de qualidade; corrupção. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Não se baseie apenas nesses vídeos tendenciosos da midia ocidental que só mostram 1 lado da moeda.
Esse eh a parte que nao entendo em voces…
A midia russa eh que controlada pelo governo… A midia ocidental, que é privada (Nos EUA ha ate lei que proibi o estado de possuir radio ou tv)… eh que eh tendenciosa ?
Fonte: vídeos do The Sun
Qual o nome do filme que você assistiu? Ah! Já sei, “Hoje no Mundo Militar”
Ok, e cada lote seriam quantas unidades?
No caso dos caças Su-35, são lotes com duas unidades, creio que deva seguir a mesma quantidade. Geralmente os Russos produzem de três a quatro lotes por ano, em situação normal.
Então eu teria “um lote” de bolas, é isso?
Deve ter sido um lote de 1 porque nem no Telegram sabem informar.
Nilton abusado…. lote de “1” ROFL….
… no mínimo dois ;-]
Estou zuando, nem o canal pro Russo soube dizer e no canal do MD Russo não fala.
O oráculo Telegram
Que aeronave linda!
Deve ser um lote para tirar peça de reposição
Tão precisando pois tem caído bastante esse su34
Não sei se vc sabe ler ou não sabe interpretar um texto. A Rússia fabrica o avião não é como a Ucrânia que precisa importar ou canibalizar aviões pois não tem indústria…..
Pra que falar assim com a pessoa?
Você que parece ter contatos lá na Rússia, conseguiria saber informar se, de brinde, a Força Aérea Russa já ganha um GPS Garmin e um grampo sargento?
Não tanto quanto os futuros F-16 ucranianos….kkkkk
Mais lenha pra Rússia queimar tá chegando inverno
Olhando eles abastecerem eu me imagino no lugar do piloto ,falando: ” Coloca cinquentão, metade alcool e metade gasolina”.
Acredito que os chineses estejam dando apoio logístico em componentes críticos à indústria bélica russa …. isso faz uma extraordinária diferencia para os russos nessa guerra por procuração contra a OTAN que ultimamente …. está com dificuldades de reposição de material bélico para a Ucrânia e até para os seus membros… como se tem retratado por algumas imprensas especializada no assunto militar.
“…isso faz uma extraordinária diferença para os russos nessa guerra de procuração contra a OTAN…” Prezado, não seria o contrário? Tenho a ligeira impressão de que é uma guerra de procuração da OTAN contra a Rússia. Guerra essa que visa enfraquecer uma potência militar (a Rússia) que muito provavelmente estaria fechada em armas, ideias e ideologias com a China. Essa sim o principal alvo do Ocidente (EUA). Lembrando que quem estava a construir bases militares e laboratórios químicos e biológicos em território ucraniano fronteiriços ao território russo eram as forças armadas dos EUA. Se isso não é um passo além… Read more »
The Hellduck…
Belas aeronaves… li rapidamente o artigo mais não vi quantas unidades é composto esse “segundo lote” alguém sabe?
Mais a Rússia não estava desmontado lavadora de roupa , microondas, torradeira , para montar em seus mísseis…esses caças devem ter peças de iPhones contrabandeados.???🤪.rs
O que a Rússia produz de Sukhoi no ano a LM produz de F-35 em um mês (ou menos). Não tem comparação.
Aeronaves como o Su-34 tem falhado neste conflito, porque sua função é a interdição aérea, isto é, a destruição de alvos em profundidade dentro do território Ucraniano. A Rússia só consegue fazer este tipo de ataque utilizando misseis disparados de seu território. A Ucrânia também não consegue fazer interdição aérea, salvo com uso dos Storm Shadow disparados pelos SU-24 de território protegido. Os Su-34 são aeronaves de uma geração à frente, deveriam, ao menos no papel conseguirem cumprir suas missões contra os meios AA da OTAN e elas aparentemente não estão cumprindo a missão a qual foram projetadas. A questão,… Read more »
Como ambas as forças aéreas envolvidas no conflito são provenientes da mesma fonte doutrinária, acredito que a falta de uma doutrina SEAD, bem como equipamentos e, consequentemente treinamento neste tipo de missão, são os fatores que mais contribuem para essa falha do poder aéreo em atuar no conflito.
Eu tbm acredito, que são escolas doutrinárias próximas, cometendo os mesmos erros. Eu lembro de ter lido sobre a força aérea da Ucrânia, antes da guerra, descrita como burocrática, corrupta e mal treinada.
Se os sistemas estão abatendo até drones pequenos e furtivos, pq acha que um caça furtivo teria sucesso nesse cenário? Seria detectado da mesma maneira. Ninguém iria arriscar sobrevoar um F-35 ou F-22 sobre S-400, Patriot, Nasam, pantsir, buk, iris-t, modernos.
Não existem drones furtivos neste conflito. Considerando que drones furtivos são o X-47, Okhotnik, nEUROn, que estão todos na fase de protótipos, ainda não estão prontos. O que há neste conflito são DRONES PEQUENOS, que por serem de pequeno porte e conterem muitos materiais não metálicos são normalmente difíceis de detectar. A estas características se somam o fato destes pequenos drones voarem baixo, o que além de fornecer um horizonte de radar pequeno, quando em visada direta também geram muito retorno de sinal em função do terreno. Novamente tornando sua detecção difícil para estes alvos. Qual a diferença entre… Read more »
Gostaria de corrigir que os alvos de interdição não estão, necessariamente, “em profundidade”. Podem estar próximos à linha de contato. A interdição é a segunda fase da campanha aérea e, como o próprio nome diz, é “interditar o campo de batalha”: destruir vias de comunicação, pontes, depósitos, concentração de veículos, fábricas, geração de energia, refinarias etc. Tudo o que contribua para a logística do inimigo.
Obrigado pelo esclarecimento Nery. Eu sempre associei (erroneamente) interdição a profundidade.
Alvos em profundidade estão no limite do campo inimigo ou no limite de ação do atacante, no caso o Su-34?
Acredito que o Su-34 deva ser capaz de atingir todo território ucraniano. Só que os níveis de perda do jeito que se luta por lá seria enorme. Uma coisa que os generais russos querem mas não conseguem e destruir a malha férrea a oeste da Ucrânia, lá que vem boa parte das armas do Ocidente.
No limite do campo inimigo, mas o raio de ação do vetor de ataque deve ser considerado, também.
E o conceito de ¨operações baseadas em efeitos¨. O que classifica o alvo é o efeito, resultado do ataque, e não a sua localização.
Cara que análise top e bem detalhada, parabéns pelo emprego da informação, você foi bem explicativo no comentário.
Mais alvos para os drones de papelão.
Quem tem indústria aeronáutica Militar de verdade produz caças, com boa parte dos itens produzidos localmente. Não a montagem de caças com peças estrangeiras como acontece no gripen NG.
Mesmo numa guerra tão violenta e desgastante a indústria de defesa da Rússia mostra sua resiliência.
Enquanto o bananal compra caminhões reboque importados, e os idiotizados batem palma.
Cara, a realidade é que nem fuzis a fábrica nacional estatal consegue produzir direito (em escala e qualidade), e ainda querem indústria nacional produzindo coisas complexas como motores a jato para voos supersônicos além de outras coisas.
Fora uma ilha ou outra que é a embraer e duas ou três empresas, todo o resto ainda está engatinhando em modernidade e tecnologia própria.
Em 2022 os russos receberam 10 Su-34M em 3 lotes.
O primeiro com 4 aeronaves e os dois últimos com 3 aeronaves cada.
Portanto, este lote recebido agora, provavelmente deve ser de 3 ou 4 aeronaves.
Apesar das perdas de SU-34 da Rússia nesta guerra de procuração da OTAN na Ukraina, esse avião me parece ser bastante capaz e imponente e com um design excelente. Gostaria de saber do pessoal que tem mais conhecimento, se o SU-34 Fullback poderia ser usado como plataforma de ataque naval a partir da costa? Vamos citar como exemplo a forma como os Super Etendard foram usados na Guerra das Malvinas. Se no lugar do Etendart, fosse o SU-34, ele levaria mais vantagem nas surtidas de ataque longe da costa litorânea, devido a maior capacidade de alcance e armamento? Como o… Read more »
Um SU-34 equipado com BRAHMOS seria um belo conjunto para missões marítimas. Os russos ainda possuem outros mísseis antinavio, supersônicos e subsônicos, mas eu não sei se são projetos soviéticos ou coisa mais moderna, eficiente. Possui um bom raio de ação, capacidade de reabastecimento em voo, consegue levar uma boa quantidade de carga útil num raio de alcance padrão ou combustível externo extra com menos armas, para realmente ir oceano adentro. Não sei dizer sobre os equipamentos eletrônicos dele, eu não sinto muita confiança na eletrônica russa, parece que sempre estão um passo atrás dos outros. Talvez uma boa solução… Read more »
Ola DanielJr, analisando os dados que vc passou, realmente o SU-34 seria uma excelente aeronave a ser usada como plataforma de ataque naval. E igual vc bem citou, eu tbm nao confio muito nos sistemas eletronicos russos. Nessa guerra de procuração da OTAN contra a Russia na Ukraina, nós vemos muitas falhas de sistemas russos que antes eram propagados como surpa-sumo da tecnologia, mas, que na pratica nao estao funcionando. Esses caças seriam sim uma excelente opção para a Argentina, se ela pudesse trocar por commodities, mas, acho que isso nao vai acontecer pois a crise lá é gigantesca e… Read more »
Por que precisaria ser um “Gripen naval”?
Para operar de pistas em terra basta ser um Gripen E/F equipado com mísseis ar-mar.
Nunao, essa é a questão, e a minha duvida seria quanto a capacidade de carga e de projecao alem da costa litoranea. Os caças argentinos tiveram dificuldades em atacar a frota britanica devido a distancia, eles conseguiam fazer apenas uma surtida e voltar. Um Gripen E/F com o armamento que vc citou realmente faria o trabalho, mas o ideal seria um novo Gripen com as caracteristicas do SU-34 no que tange ao alcance em maior profundidade para manter uma frota invasora o mais longe possivel da nossa costa. Logico, uma frota maior de submarinos seria o ideal para isso, mas… Read more »
“Os caças argentinos tiveram dificuldades em atacar a frota britanica devido a distancia” Os caças Mirage e Dagger argentinos não tinham capacidade de reabastecimento em voo, mas os Skyhawks e Super Etendart tinham e fizeram bom uso. A escassez era de KC-130. Já no caso do Gripen E/F, além da capacidade REVO o raio de ação mesmo sem REVO já é bem maior do que qualquer um dos que eu citei acima. Basta adquirir mísseis ar-mar e exercitar. Gripen E/F com um par de mísseis antinavio e dois tanques externos (lembrando também que a fração de combustível interno alta) já… Read more »
Nunão, obrigado por sua analise, por isso eu pedi ajuda aos comentaristas mais experientes iguais a voce. Evitei falar muito do Gripen, justamente pq eu ja deixei claro aqui no blog que eu tenho admiração pelos países nórdicos devido a qualidade de vida e democracia, apesar de alguns comentaristas aqui acharem que eu sou pró-Rússia. Nem eu citando que Dinamarca e Noruega são países fundadores da OTAN adianta, pois cabeças enviesadas são cabeças enviesadas. Mas voltando ao tema, eu acho realmente que uma parceria maior do Brasil com a Suécia renderia bons frutos, ja que a Suecia tem expertise em… Read more »
O Gripen equipado com RBS-15 faz um belo trabalho ar-mar. Como o Nunão disse, existe a possibilidade de equipar o jato com dois deles, acrescentando mais dois tanques extras de combustível ou uma configuração “pesada” com 4 RBS-15 (uma das mais belas configurações do gripen), acredito que deixe a aeronave bastante “lenta” nas manobras, além do consumo de combustível. Para uma missão de perna curta, mas com alvos grandes ou numerosos, deve valer a pena. Não sei se o Gripen está homologado para operar outro míssil antinavio, como o harpoon, ou outro de maior porte. O Su-34 é uma aeronave… Read more »
DanielJr, obrigado pelos seus comentários. Igual escrevi respondendo ao Nunão ali embaixo, a situação da Argentina é realmente ruim, e juntando isso aos dados que vc repassou, com a Russia tambem numa situação péssima, então nossos vizinhos nao terao uma força aerea eficiente durante muito tempo.
MGNVS,
Eu acho essa hipótese (Su-34 na Argentina) tão remota que, sinceramente, não gastaria tempo com ela, independentemente das qualidades do avião.
Entendi. A Argentina realmente esta numa situação péssima. Obrigado.
Os argentinos simplesmente não querem mais aeronaves russas. Basta observar o inferno que está sendo a questão dos Mi-171E para entender parte de seus motivos.
“…visto que o Reino Unido vai embargar qualquer outro tipo de caça ocidental, ate mesmo o Gripen?”
.
A Argentina acabou de ter a compra dos F-16 aprovada pelos americanos. Basta assinar.
Acabei de ver a materia Bardini. Mas, na sua opiniao, vc acha viavel a compra desses F-16 pela Argentina? Digo isso, caso haja algum novo desentendimento dos argentinos com o Reino Unido.
A fonte é russa? Não acredito.
alvos…