Força Aérea Brasileira é acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel
A Força Aérea Brasileira, em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel.
Hoje (08/10), uma aeronave KC-30 decolará ao final da tarde de Natal/RN com destino à Roma (Itália).
Na missão, estarão disponíveis ainda outro KC-30, 02 KC-390 e 02 VC-2, totalizando 06 aeronaves.
Finalmente! Pensei que faria igual ao que aconteceu no Sudão
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COMENTÁRIO APAGADO POR DESENCADEAR UMA SÉRIE DE COMENTÁRIOS DE PROSELITISMO POLÍTICO.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
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COMENTÁRIO APAGADO POR INSISTIR EM USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO MESMO APÓS RECEBER DIVERSOS AVISOS.
ESTA É A SUA ÚLTIMA CHANCE DE LER E RESPEITAR AS REGRAS DO BLOG:
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Ah, pelo amor de deus
O que aconteceu no Sudão?
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/04/23/brasileiro-pede-ajuda-do-itamaraty-para-deixar-o-sudao-estao-todos-os-estrangeiros-saindo.ghtml
Sem ajuda do Itamaraty, brasileiro tenta sair do Sudão por conta própria: ‘Omissos’, diz jogador
Quantos brasileiros tinha no Sudão e qual era o risco se comprado a agora? Porque só em Israel são 14 mil e em Gaza 6 mil. Com 3 brasileiros já declarados desaparecidos
Risco? Tava tendo guerra lá. Eles tinham o mesmo direito de serem repatriados como os que estão em Israel agora. Mas infelizmente não era gente apadrinhada, por isso foram abandonados à própria sorte.
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO SOBRE ESTE OU AQUELE PARTIDO OU “APADRINHADOS” JÁ LEVOU A DEZENAS DE COMENTÁRIOS DE PROSELITISMO POLÍTICO SEREM APAGADOS E ADVERTÊNCIAS TAMBÉM FORAM FEITAS. SUGERIMOS MAIS UMA VEZ FOCAR EM OUTRAS QUESTÕES PARA A BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS DE DISPUTA POLÍTICA NÃO REINICIAR.
Certíssimo no comentário
É uma pena
Não se esqueça que a FAB é a força aérea pra inglês ver
Salvar meia dúzia no Sudão não gera muito engajamento na divulgação midiática, agr ir na China Ucrânia e Israel sim.
ok… não criaria engajamento… e vc proporia o quê? olha o tamanho do Sudão e as dificuldades de se pousar por lá… é muito mais fácil fazer um resgate por terra em Israel para localidades seguras do que num local que nem estradas tem… as pessoas querem é usar esses momentos para fazer política… minha pergunta é? E se enviássemos um avião para o Sudão e ele fosse abatido com brasileiros dentro? Chega de ficar fazendo comentário para plateia e sejamos mias honestos em nossas posições.
Creio que 1 seja mais fácil resgatar do que 14 mil
Creio que valha a pena tentar resgatar centenas entre 14 mil que arriscar ser abatido para resgatar uma pessoa num território sem qualquer controle onde está havendo um golpe militar
Não importa qtos tinham, se for 1 ou 500 tem que criar esforços para retirar…
Quem ti negativou nunca poderia ser um militar.
Não discordo. Mas você sabe se era possível? Qual seria o risco da operação? Tinha local seguro para a aeronave pousar?
Parabéns, nossa FAB! Mais uma vez sendo empregada pra defender brasileiros!
Espero q o conflito diminua de intensidade, pois estes brasileiros terão de levar tudo…. Mas acho difícil acontecer por enquanto…
Nem a FAB,Itamaraty e o Min Defesa… nenhum merece os parabéns.
Quem merece cara pálida?
Há um jargão muito bonito no militarismo:
“Não há mérito no cumprimento do dever”
Oq tem sido feito é o mínimo do mínimo. A FAB talvez mereça 1 ou 2 palmas. Os outros para merecerem algo devem fazer muito mais
Meu Deus. De onde surgiu essa nova geração de comentaristas da trilogia?
Só besteirol
Surgiu dos que trabalham árduo, e pagam cada vez mais impostos, dos que sustentam as forças armadas com 1/3 do seu suor de cada dia!
Com exceção do serviço militar obrigatório; nenhum militar está na força por que lhe foi imposto isso, ele optou por livre arbítrio, igual como alguém opta por aceitar um emprego na iniciativa privada… com a diferença que na iniciativa pública, não existe crise, chuva ou sol o salário tá garantido!
Kkkkk eu sempre digo isso!! Saudades lá de 2009 quando tinha muita gente boa aqui! Eu aprendia muito!!
Isso que você não está lendo as centenas de comentários que os editores estão tendo que apagar de ontem pra hoje, nos três sites.
Uma tristeza.
Treinados em armados no G1 e facebook. kkkk
Sds,
Jairo
Exatamente
Não estão fazendo mais que a obrigação, trabalhamos em torno de 147 dias dos 365 do ano somente para pagar impostos!
então só a prima da rua q merece parabéns…. ela q faz 0800.
Sem querer fugir dó tópico e sem entrar no mérito deste ou daquele ter razão, mas esse discurso que muitos usam de “Eu pago impostos” e, quando se referem aos funcionários públicos, dizem “Eu pago teu salario”, só esquecem de uma coisa: funcionários públicos, em qualquer esfera, também pagam impostos, todos aqueles que qualquer outro trabalhador paga.
Sim,
mas nem por isso você vê esses P. da vida por pagarem tatos impostos, em sua grande maioria são a favor de mais concursos públicos e menos privatizações!
Esse é um perfeito exemplo da necessidade de aeronaves do tipo do C-30 na frota da FAB. Emergências não anunciam que estão chegando. É preciso ter a aeronave na frota pronta para operar quando esse tipo de coisa acontece.
Mas à época da compra teve gente falando que não teríamos mais desastres ou guerras tão cedo para que justificasse esse tipo de missão. “ah, mas quando é que teremos que repartir brasileiros novamente?”
O país tem sérias restrições orçamentárias. Não dá para pagar direito nem o necessário. E a gente fica inventando desculpa paraa justificar o gasto com o supérfluo. Uns 90% ou mais das missões que o Airbus cumpre tambem poderiam ser cumpridas, eventualmente com mais viagens ou mais escalas (e possivelmente com custo maior, claro), pelo resto da frota. No caso de necessidade imperiosa (não é o caso agora), aviões podem ser fretados. Em suma, podemos procurar aternativas que nos atenderiam bem e cujos custos seriam certamente menores do que os custos de aquisição e manutenção dos Airbuses. Esse fascínio de… Read more »
Concordo e vou mais alem, a frota de C(K) -30 deveria pelo menos ser de no mínimo
04 unidades ,
Com a quantidade brasileiros que estão em Israel, seria necessário a utilização de navios.
A Importância da aviação estratégica: KC-30. Devíamos ter uns 8 aviões do tipo e Cargueiros com a capacidade do C-17.
De fato, o Brasil é uma país continental, deveria ter esse tipo de aeronave em mais números. Mas logo,logo aparece o “especialistas” dizendo: Para que? Não temos inimigos.
“O custo da hora de voo é cara” e etc.
Bem isso.
Brasil tb poderia ter um ou dois cargueiros nível C-5 ou An-124 para transporte estratégico de peças gigantes.
Mas como vc bem disse os especialistas sabem mais do q a gnt pq a hora de voo é cara
C-5 galaxy para que?! Para fazer projeção de força?!
2-3 C-17 ou 2-3 Y-20 já cairiam muito bem, acima disso seria exagero…
Mas como o Brasil, seja governantes ou militares se borram de medo de afrontar o grande irmão, não teriam culhões para adquirir um cargueiro chinês.
Esses motores com baixa razão de bypass deve-me consumir um absurdo
Esse chines eu agradeco, beberrão demais. Mas, uns 3 C-17 adquiridos dos usados pelos EUA, seriam ima aquiscao fantástica. Mas, não sei se teríamos interesse por parte do MD e FAB.
Mas será que não poderia ser possível o uso de outra fabricante de turbina?
Pelo que andei lendo, eles deixaram de usar motores russos
Soloniev D-30 KP2 de 12 toneladas de empuxo e agora estão usando o shenyang WS-20 de 14toneladas de empuxo, desde março desse ano.
Será que a China teria interesse nos nossos KC-390? Acho muito improvável! Taí então um bom motivo para não irmos atrás de comprar Y-20… Acredito ser mto mais fácil os americanos comprarem KC-390 (dependente da concorrência Agile Tanker e parceria com a L3 Harris) e aí sim o Brasil adquirir uns C-17.
Não teria, e acho que não seria custoso ter somente 2-3 Globe Master III na FAB, apesar do C-17 ser bem afamado quanto a seus valores de custo.
Ou então em algum futuro, uma versão alongada do KC-390
Seria chamado de KC-395 tal qual os E-195?
Outra questão é, será que seria possível alongar ele ainda mais e adicionar +2 motores?
Será que seria necessário mais dois motores ou uma versão mais forte do motor já não seria uma solução?
Não temos infraestrutura, por isso o KC390 vai muito bem, o C30 não operam nem em todas as capitais.
Infraestrutura se cria. O problema não é este.
Em alguns outros tópicos tenho batido nesta tecla…
Mas a grande maioria dos “especialistas” acham que a FAB consegue abrir uma clareira na floresta amazônica ou no meio dos morros de Santa Catarina e pousar um A330 ou um CK390 em poucas horas!
Nesse caso específico talvez seja desnecessário tantos aviões.
Acredito que parte da evacuação poderia ser aviões de empresas aéreas.
O risco não deve ser tão grande e que eu saiba voos estão ocorrendo normalmente.
Azul e Tam poderiam fazer alguns voos.
TAP.
Normalente não. cias aéreas europeias e asiáticas já cancelaram voos para lá ainda ontem
Os KC-30 realmente mostram a que vieram e que JAMAIS deveríamos perder essa capacidade, após a baixa dos KC-707 que fizeram tanto essas viagens para o exterior.
Deveríamos lembrar porém, que tivemos 4 unidades de KC-707, um fazia as vezes de avião presidencial em viagens longas, embora também adaptado com sonda de reabastecimento. Pelo menos mais um A330 também a ser convertido em MRTT mas para uso dual com VIP igual o usado pelo Reino Unido, faria bem a frota.
Penso igual. Seria melhor mais dois, mas uma unidade a mais com uso dual já faria bastante diferença
No caso dos KC-137, eles não tinham sondas de reabastecimento. Sonda é o equipamento para receber combustível em voo. Eles tinham os pods de REVO.
Opa, isso, pods para realizar REVO em outras aeronaves…
Erro meu.
Parece que 2 estão desaparecidos, espero que não tenham sido raptados pelo hamas, porque se foram, é difícil voltarem vivos. Tomara que tudo ocorra bem e voltem com vida.
Estava tendo uma rave “brasileira” perto da fronteira com Gaza, muitos que estavam no evento foram raptados, acredito que tenha alguns brasileiros no meio, torcer para tu dar certo.
E acabo de receber a notícia que 260 corpos foram recuperados no local do evento. Muito, muito triste, o video da garota morta, que estava no festival, na caçamba de uma pickup destruiu meu coração.
Boa missão a todos os envolvidos!
Ver os C30 nessa missão me faz lembrar da repatriação de Wuhan, com os E190, e da Ucrânia, com os KC390 e Legacy. Esses aviões fizeram falta. A missão do terremoto na Turquia e essa mostram que há espaço e demanda potencial para pelo menos mais uma ou duas unidades.
Curiosa a disponibilização dos E190, mesmo tendo os KC390. Pesquisei e encontrei os mapas das duas missões que citei. Ambas as aeronaves fizeram as mesmas escalas. Será que ambas tem alcance comparável? Não haveria demanda na FAB para uns “C-190”?
Eita Brasilsão.Quando o troço fica preto todo mundo quer voltar.
Uma das poucas vantagens
A chance de uma bomba ou míssil atingir sua casa é nula.
Em compensação a chance de levarem seu carro é imensa
É.
Eu mesmo assisti uma dessas reportagens ,salvo engano no “fantástico “que uma mulher disse preferir mil vezes lá mesmo com guerra do que a violência do Brasil . Então ….
O problema do Brasil é a impunidade.
Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são” Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil.
Tinha turistas lá meu irmão, você não sabe da vida das pessoas, comentário infeliz!!
1a coisa é ter as aeronaves, 2a termos condicoes de aterrisar em seguranca.
Acho que não é para tanto. as coisas vão se acalmar, a não ser que o Irã meta a cara
Mais uma prova do quanto o KC-30 é uma aeronave importante para o país, preenchendo esta lacuna que durou quase uma década desde a desativação do KC-137 em 2013.
O único problema para transporte de gente é que é bem desconfortável.
Não são poltromas mas bancos.
Tropas ainda aguentam
São bem confortáveis sim
São poltronas normais nível classe econômica.
Desconfortável é voar num Bandeirante tremendo pra lá e pra cá
Bandeirante é demais mesmo kkk
Confundiu KC-30 com KC-390…
Ah, sim. Não estou por dentro dessa nomenclatura KC 30. É o A 330, então Um excelente avião Mas o KC 390 são bancos duros para o transporte de tropas. Se bem que para quem quer fugir de uma zona de guerra não pode ficar se queixando de nada. Puores eram os paus de arara de antigamente. Cheguei a andar nos “mistos”, espécies de pau de arara. Caninos modificados com cabine de madeira com “bancos” para passageiros (tipo umaa 4 fileiras para 5 pessoas) e a carroceria para transporte de mercadorias. Na região de caruaru usam muito umas toyotas bandeirantes… Read more »
De qual aeronave você está falando???
É igual a qq avião, de qualquer uma companhia aérea cívil, desconfortáveis???? Não, pelo contrário, são muito confortáveis.
Aproveitando: Parabéns Alexandre Galante!!!! Muita paz, sucesso, saúde e felicidade!!!!
Kc-30 Já decolou de Natal – RN, esta voando em direção a Europa.
https://www.flightradar24.com/325bf09c
Uma pergunta, nossos KC-30 tem contramedidas instaladas? Ou apenas serão instaladas quando da conversão MRTT.
Não, não têm.
Quando convertidos para MRTT terão medidas de contramedida instaladas? Ou seria um item opcional tal qual a lança de reabastecimento (que acredito que a FAB vá dispensar).
Não sei. Tem q ver o q a Airbus Military oferece no pacote.
Oferecer, acredito que eles ofereçam muita coisa. Só olhar os sensores espalhados de elas fuselagens nos exemplares do UK, da França e dos outros operadores. Acho que a frase mais correta é: “tem que ver o que a FAB vai querer no pacote.”
Também. O KC-390 tem todos os sensores de contramedidas.
O Brasil é um país pacífico nunca presisou de tantos aviões, o Brasil nao fez nada! Nao fiquem culpando nosso país!!!
Uma pergunta não seria mais interessante num primeiro momento tirar o maior número de brasileiros de Israel com o KC-30 e levar para um país mais próximo como a Grécia (apenas como exemplo), antes de repatria-los?
Mas aí tem que combinar com a Grécia? Quantas pessoas seriam? Onde ficariam? E por quanto tempo? Quanto custaria isso? A Grécia aceitaria?
Os “grécios”, como postou meses atrás um erudito aqui…
kkkkkk um desses eruditos pagadores de impostos, como tanto gostam….. kkk
essa é só a retirada. Da Grécia, no caso do exemplo, pro Brasil, pode ser empresa aérea.
Nossa, mas pra que complicar? Se você pode trazer todo mundo direto, por que levar para um outro país para de lá organizar dezenas de voos de empresas aéreas pra trazer todo mundo? E quem pagaria as empresas aéreas? O estado do mesmo jeito. Acha que seria muito fácil encontrar 1700 (até agora) vagas em linha aérea da Grécia pra o Brasil? E enquanto não conseguem isso, onde ficariam essas pessoas todas? Acampando no aeroporto? A Grécia permitiria isso?
Difícil, né?
Mas é igual uma empresa aérea faz normalmente. Tipo conexão, já viu?
Freta aviões civis e estes ficam na Grécia.
Com cronograma da chegada dos aviões da FAB, pode ser deixado empresa em condições de embarcar imediatamente e trazer pro Brasil.
Assim, a FAB pode fazer pernadas curtas de Telaviv pra Grécia, tirando muita gente em pouco tempo.
Nao precisa deixar ninguém esperando por muito tempo.
Igual rodoviária… já viu?
Creio que sim. Na própria Itália, onde os aviões ficarão estacionados enquanto se planejam os detalhes das operações. De um lado se teriam gastos com hospedagens, alimentação etc. Mas, caso fique mais dispendioso, não será algo tão substancial em comparação com várias idas e vindas de lá. E daria tempo para planejar melhor a operação. Parte poderia usar voos comerciais. Mas me parece que a dificuldade para algo do tipo é não ter o real dimensionamento da missão. As listas ainda estão sendo montadas. Com certeza, os quase 20 mil brasileiros na região ainda estão no processo de decisão, se… Read more »
Eu penso que ao levar a um país fora da região de conflito parte dos passageiros possuam recursos para pegar voos comerciais. Tendo em vista que o maior problema é o cancelamento de voos internacionais. E otimizaríamos nossos escassos recursos disponibilizados para a missão que por hora é de apenas 1 KC-30.
Vou fazer uma errata, não tinha visto que o FAB2902 decolou rumo a Roma.
Olá. O KC30 foi para Roma para aguardar autorização para pousar em Israel. Primeiro, a Embaixada brasileira precisa organizar os passageiro para lotar o avião. Depois, o avião virá para o Brasil, não sei se para Brasilia ou outro aeroporto. O translado deste aeroporto para sua cidades será por conta deles
Total sentido o que você falou. O importante é sair muita gente. O KC 390 é um avião militar, mais robustos. Teoricamente mais seguro. Seriam voos ponte. Retirar do perigo. Depois qualquer avião da FAB ou não faria a remoção definitiva. Até porque 2 mil pessoas em 2, 3 dias não é nada demais para aeroportos movimentados. E poderíam ser em 2, 3 aeroportos. Por que não em Malta ou Creta? Isso seria para sair e não teriam necessariamente de ficar muito tempo esperando. Empresas aéreas poderiam se disponibilizar, vendendo passagens para ir buscar. Muita gente quer sair e dinheiro… Read more »
As compra dos A330 já compensou!!
O Brasil deveria ter duas aeronaves comerciais de longo alcance e grande capacidade de passageiros especificamente destinada para esse fim, pois, quase todo ano tem ao menos um evento desses de repatriação emergencial. Muitos dirão que na verdade já temos e eu digo que não, Os KC-30 só estão cumprindo essa tarefa porque ainda não foram transformados; os KC-390 cumpre a contento a tarefa parcialmente, visto que são cargueiros (portanto deveriam ser complementares, e não são a melhor opção quando for necessário um único vôo com muitos passageiros) e os VC-2 têm configuração VIP, portanto, acabam incorrendo no mesmo problema… Read more »
“Os KC-30 só estão cumprindo essa tarefa porque ainda não foram transformados”
Após a transformação em MRTT continuarão com a capacidade de transportar passageiros e/ou cargas, tal qual hoje.
Grato pelo esclarecimento. Acreditei que ficariam reservados apenas para o intuito inicial.
O intuito é elevar ao padrão MRTT: Multi-Role Tanker Transport – avião multi-tarefa de reabastecimento em voo e transporte.
Ou seja, continua com a capacidade de transporte, tanto de cargas quanto de pessoas.
https://www.aereo.jor.br/2023/09/09/brasil-assinara-acordo-de-conversao-do-a330-mrtt-com-a-airbus-antes-do-final-do-ano/
Ah sim, imaginava eu que era para ser 100% dedicado a ser um tanque/reabastecedor.
O período de conversão será de pela reportagem, com contrato sendo assinado no final do ano, o primeiro indo em 2025 e retornando em 2026 e o segundo indo em 2026 e retornando em 2027.
Já teremos desfalque de um KC-30 pelo período de 2 anos… Seria interessante termos ao menos mais um, esse último podendo ser convertido para MRTT/VIP, nesse caso o ACJ319 poderia entrar como parte da negociação direta com a Airbus.
Ninguém quer ACJ319
O negócio vai ser vender para algum time de futebol então, ou para algum particular… Como disse, quem sabe a Airbus receba como parte do pagamento.
E qual o time de futebol que vai ter dinheiro e interesse em comprar uma aeronave VIP perna curta com apenas 38 lugares e com uma suite presidencial luxuosa feita sob encomenda? Esse é o problema de criar um produto muito nichado. Na hora de vender, não tem muita gente que queira. Talvez só algum empresário muito rico e com gostos peculiares ou algum presidente de algum país pequeno por aí, talvez africano. A Airbus não acredito tbm
para melhorar a capacidade, só um projeto como esse, que duvido muito algum dia virar realidade, ao menos não para nós
A FAB vai ter que se planejar muito bem, porque talvez, Israel até garanta o pouso seguro em seu território, mas, na Palestina a coisa vai ficar mais complicada, talvez as embaixadas orientem os cidadãos a “se virarem” para chegarem em segurança até as representações diplomáticas ou aeroportos e só depois disso, darem apoio efetivo aos brasileiros, infelizmente, como ocorreu na própria Guerra da Ucrânia em alguns casos. Que todos cheguem a salvo e para o Oriente Médio, só desejo a paz.
A Palestina não tem aeroporto…
Verdade, chequei aqui e o Yasser Arafat, foi destruído e desativado no início desse século.
Pelo que tem sido noticiado, para os brasileiros de Gaza, a ideia é saírem via Egito.
Para isso, necessário um acordo com a Autoridade Palestina, que se espera combinar com os grupos atuantes na região, além do governo do Egito.
Provavelmente o governo tentaria providenciar meios de transporte a partir da fronteira egípcia, até o aeroporto mais próximo, que comporte a operação das aeronaves.
Ou seja, uma operação altamente complexa.
Imagino que seja realmente algo bem complexo e com riscos no deslocamento terrestre.
Os brasileiros da faixa de Gaza serão retirados via terrestre, pela fronteira egípcia em Rafah, no sul da FG. Se realmente são apenas os 26 citados até agora, um ônibus será suficiente. Acredito que serão posteriormente serão embarcados em um dos vôos via TLV.
Para elas verem sentirem na pele como os pacatos Palestinos do Hamas as tratam com dignidade e principalmente respeito
Os KC-30 mostrando sua utilidade, precisamos desses aviões para situações como essas onde existe a necessidade de trazer brasileiros de países distantes, tá certo que pela quantidade de brasileiros na região que é grande só os dois KC-30 sozinhos teriam que fazer muitas viagens por isso o apoio dos outros aviões, mas nem todos brasileiros em Gaza e em Israel vão querer sair, mas por outro lado os nossos países vizinhos sempre pedem para trazermos seus cidadãos e sempre o fazemos, e temos que fazer mesmo seja por boa vizinhança ou caridade se tivermos condições temos que trazer!
Só os dois KC-30 já são quase 500 pessoas. Não deve ter, acredito eu, muito mais pessoas que queiram sair.
Olá Jad. Pelo que lembro (posso estar errado), são cerca de 15 mil brasileiros em Israel e outros 6 mil na Palestina. Eu fico preocupado com os brasileiros que por ventura estejam em Gaza e precisem ir até Telaviv para embarcar nos aviões da FAB, visto a necessidade de cruzar uma zona em conflito e atravessar a fronteira.
Dá para perceber pelos canais de notícias e portais de mídia que praticamente 100% das informações são sobre Israel. A gente tem pouco notícia de correspondentes em Gaza, o quê sugere este cerco em torno de Gaza.
Olá Jad. Li há pouco que cerca de mil brasileiros pediram repatriação/
Ao todo, com essas aeronaves, já dá pra trazer 700 brasileiros na primeira viagem somando todas as aeronaves.
Exato. Felizmente, a FAB tem dois C30 disponíveis, além dos dois VC2 e dos Kc390. Eu não sei como estão sendo feitas as autorizações de pouso em Telaviv. Provavelmente, é preciso primeiro organizar as pessoas antes de enviar a aeronave, talvez por isso o primeiro avião estaria aguardando na Itália. Durante a pandemia, o governo contratou direta e indiretamente aeronaves privadas para o transporte de suprimentos médicos (quando eu lembro daquele período, ainda fico emocionado e assustado). Eu não sei se o governo de Israel estaria liberando este tipo de voo fretado. se este tipo de voo tem o mesmo… Read more »
Pra isso existe o Adido Aeronáutico: pra auxiliar na organização disso.
Olá Rinaldo. Há pouco, ouvindo a GloboNews (vantagem e desvantagem de realizar uma parte do trabalho em casa), alguém comentou que as forças de Israel realmente estão extremamente rigorosas no controle de acesso pela fronteira e que o corpo diplomático brasileiro está todo empenhado para organizar a retirada dos brasileiros que solicitaram ajuda á embaixada.
Como Nery disse, isso é trabalho da Aditância.
O próprio país, neste caso Israel, deve entender como “não estando sendo invadido” por forças estrangeiras em Resgate.
Para tanto, as Relações Diplomáticas com esse país deve ser muito boa.
Inclusive, não ajuda em nada qq tipo de apoio ao Hamas.
Palestinos e Hamas devem ser considerados de forma separada, por mais fácil ou difícil q possa parecer.
Olá João. De fato, desde que começamos a discutir este ataque, tenho tido o cuidado de separar “palestinos” do “Hamas”. Estas distinção é fundamental. O Brasil tem uma excelente relação com Israel, assim como com todos os países do oriente médio. Aqui vivem palestinos, árabes, persas, judeus e um monte de outras etnias. Sempre é lembrado que o número de descendentes libaneses no Brasil é maior que a população que vice no Líbano hoje. O governo brasileiro fez correto ao condenar os ataques do Hamas. Em nenhuma situação é possível aceitar vítimas civis. Isso vale para a população que vive… Read more »
Ah, sim. Falei em não muito mais de 500 por alguns motivos.
1- é mais provável que os turistas desejem mais que os residentes vir.
2- o próprio governo brasileiro disse que a prioridade era quem estivesse a turismo
3- porque as coisas já estão esfriando dentro de Israel e a medida que isso acontece é que os residentes confiam no governo, talvez não vejam muita necessidade em sair agora, tento que voltar mais tarde
Um novo êxodo no futuro a caminho…os povos daquela região já estão acostumados…ja faz parte da sua história.
Só se for êxodo de palestinos…
Acredito que não será só aqueles brasileiros residentes em Israel… também haverá muitos brasileiros residentes na Palestina….todas são brasileiros filhos de D’us.
Aí vc vai pra uma Rave em Israel, se divertir, passear, dançar, encher a cara e outras coisitas, então algo da errado e a nação têm que lhe socorrer, gastar milhares de dólares pra lhe ajudar. Mandar um avião lhe buscar, gastando, diárias, combustível, horas de voo, peças de aviação gastas, locações, tempo e energia. Que bacana tudo isso para o sofrido contribuinte brasileiro, ver seu dinheiro queimado
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ SAINDO DO TEMA. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Caro Roberto. O Estado de um país democrático é o principal agente executivo em situações de emergência. A situação naquela região tem um paralelo com situações de catástrofe em função de um furacão, de um terremoto ou de um desastre radiológico como o que ocorreu em Fukushima. A questão é a ausência de meios para que os brasileiros que estão na região afeta possuem para fuga. Perceba que no limite, o que você está dizendo é que se uma pessoa avançar o sinal vermelho, vindo ou indo para uma festa, não poderá receber o atendimento de urgência pelo SAMU ou… Read more »
Que comentário mais idiota!!! As pessoas vão vijam se divertir, fazer seja lá o que for e ao terem sua viada emaçada numa guerra que estourou do nada, não teriam direito de serem resgatadas porque estariam numa festa??? 1- o que você tem contra festas? Sua vida deve ser muito amargurada. 2- o que te leva a acreditar que quem estava na festa foi para lá só por isso? 3- Quem disse a você que quem será resgatado é apenas quem foi pra festa? 4- você está mesmo preocupado com o dinheiro do contribuinte gasto? Porque tem uma infinidade de… Read more »
Concordo plenamente, o Brasil deve resgatar seus nacionais, não importando se estavam em festas, rezando, trabalhando ou na praia.
Olá Matheus, Creio que sendo possível, vale até mesmo apoiar a retirada de pessoas de outras nacionalidades. Suponha, por exemplo, uma família de argentinos ou chilenos, com crianças, que estivessem no mesmo grupo de brasileiros. Havendo espaço e condições técnicas, é mais adequado completar a lotação do avião do que decolar com bancos vazios.
Os países sul-americanos sempre se auxiliam nesses eventos, na Pandemia, na Guerra da Ucrânia e no Terremoto da Turquia/Síria isso por exemplo ocorreu, inclusive no caso da Ucrânia, os países da América do Sul agiram tão coordenadamente, que para cada cidade ou país do Leste Europeu onde o resgate ocorreria, a embaixada de um dos países é que era escolhida para ser a cabeça das operações ficando à frente do gerenciamento de pessoas e meios, fiquei até admirado à época.
Acrescento ao comentário do mestre Camargoer, embora não sei se ele concorda, essa é uma das funções do Estado e razões de sua existência, a proteção de seus cidadãos, principalmente de ameaças de guerra, entendo que não importa onde eles estejam seja para rezar ou festar são pessoas que pagam seus impostos aqui (que são bem altos por sinal) e fazem sua parte como membros do Estado brasileiro.
Tenho para mim que toda vez que viajamos espalhamos um pouco do Brasil e aos pouquinhos vamos quebrando os preconceitos que possam existir com nossa terra e produtos.
Olá Carlos. Concordo com você.
Culpar os turistas é o fim… Não me impressiono mais com as bobagens que leio aqui.
E o pior é que quem culpa os turistas, normalmente também critica a compra de aeronaves como o C-30. Na verdade, os “pagadores de impostos” escrevem isso como se só eles pagassem impostos e ninguém mais.
Culpar os turistas ñ
Agr fazer uma festa Rave a 300m de distância de uma zona de conflito armado há 75 anos é o fim.
É a missão das FFAA.
Não tem só brasileiro em festa lá. Tem gente tocando a vida também.
Os ucranianos estavam fazendo tudo isso e as FFAA de lá os estão defendendo. Por que os brasileiros não?
Pátria é território, instituições e povo.
Nosso povo lá está precisando de socorro.
Claro, então havia de ser quem???
Por acaso, é proibido viajar, para se divertir, ou são menos cidadãos, por terem se ido divertir?
Isso é mais uma das vantagens das democracias, ter deveres e direitos, já nas ditaduras, o ditador decide, se disserem mal dele, não tinham direito a nada.
Que comentariozinho… Especialmente de tratando de brasileiro turistando por aí. Ué, esse brasileiro perdeu sua nacionalidade? Perdeu sua condição de cidadão? Parou de contribuir com tributos no Brasil? Tudo por uma viagem? Que loucura hein? E mesmo para os brasileiros que optam por viver no exterior. Além de manterem suas nacionalidade (Congresso acaba de aprovar uma PEC para que o brasileiro que adquira outra nacionalidade não perca sua nacionalidade brasileiro, como acontece em vários outros países no mundo), continuam na condição de cidadão (já ouviu falar de votos de brasileiros no exterior? Tem lugares que a participação é enorme). Se… Read more »
É isso. A FAB atuando em prol de brasileiros ameaçados pelo terrorismo. Esses que acham que é um passeio aproveitem a oportunidade para se apresentar à FAB como voluntários e curtirem um rolezinho por lá. Tudo tranquilo, risco zero. No mais uns RPG’s do Hamas para esquentar o passeio.
Cada uma….
Posso estar equivocado e indo contra alguma lei, mas não acho justo isto. As pessoas saíram do Brasil por vontade própria, não temos nenhuma situação que gere refugiados, saíram na maioria das vezes para ganhar mais, viver melhor, sem real necessidade.
Temos que gastar fortunas para resgatá-los? Foram por conta própria, voltem por conta própria.
Caro. Não existe nenhuma lei que obrigue ou proíba o poder executivo de organizar uma missão humanitária para apoiar um país estrangeiro ou para resgatar ou dar apoio a brasileiros no exterior. Esta é uma decisão exclusiva do poder executivo, cuja decisão é tomada a partir de uma análise do contexto de segurança, de viabilidade diplomática e de impacto político (interno e externo). O MinDefesa pode recomendar a missão ou alertar para riscos elevados que poderiam resultar em um agravamento da situação. O setor diplomático pode recomendar algum critério para a missão, expressar incapacidade de prover o apoio necessário ou… Read more »
Seus argumentos (ótimos) são válidos, mas ainda fico com a sensação de que deveriam se virar por meios próprios, com exceção para funcionários do estado brasileiro. Exemplo: O Senhor Alok, que me parece estar lá para um festival musical, ganhando rios de dinheiro, fica com medinho e o governo vai salvá-lo?
Você fala isso porque não é nenhum familiar ou amigo seu quem está lá desesperado e correndo risco de vida, e porque você é do tipo de pessoa que só se importa consigo mesmo e não consegue enxergar a dor dos outros. Egoísmo e hipocrisia que chama. Fosse uma filha sua, uma esposa, um pai, ou até um primo, sem pensar duas vezes você veria a necessidade. Como se os motivos já explícitos ainda não fossem o suficiente, tem o dever da FAB e do Estado. Esse é um dever da FAB e eu prefiro ver meus impostos sendo empregados… Read more »
Parabéns, colocaste o gajo aí no seu devido lugar. Mas deve ser tão obtuso que ainda assim talvez precise desenhar, kkkkk.
Parece que o segundo C30 irá decolar hoje. Para desespero dos “pagadores de impostos”.
O Brasil deve comprar uns 15 C17, eu prefiro ter e não precisar usar, do que, precisar e não ter.
Temos que pensar estrategicamente.
PS: Precisamos de uns 20 black hamk e uns 20 chinnok.
Nem se o Brail (Leia-se FAB) tivesse dinheiro pra isso tudo teria aeronaves disponíveis. O C-17 não é mais fabricado há muito tempo, tem vários operadores e a demanda por ele ainda é alta. Quem tem não quer vender não. Deve ter alguns na reserva americana, mas em quais condições? Os EUA estariam dispostos a vender-los? Quantos desses eles venderiam? Se a FAB diminuiu a encanada de 28 KC-390 para 19 por falta de orçamento e tá com dificuldade para comprar um segundo lote de Gripen (que é a prioridade), imagina comprar 15 C-17… Devaneio.
Linha do C-17 já foi descontinuada. O último fabricado foi em 2015 para o Qatar.
Cada comentário besta, misericórdia!!
Isso porque você não viu os quase 100 que foram apagados a tempo.
Nossa…