Operação ‘Swords of Iron’ – Força Aérea de Israel reage aos ataques do Hamas
Esta manhã (sábado), cerca de 2.200 foguetes foram lançados da Faixa de Gaza em direção ao território israelense. Simultaneamente, vários terroristas do Hamas infiltraram-se em Israel, no sul de Israel.
Em resposta, as IDF – Israel Defense Forces, lançaram a Operação “Espadas de Ferro”.
O público no sul e centro de Israel foi instado a permanecer perto das áreas protegidas e a seguir as instruções do Comando da Frente Interna.
Segundo o Porta-voz das IDF: “As IDF estão atualmente reforçando o sul e as comunidades ao redor da Faixa de Gaza com várias forças operacionais. Os comandantes operacionais estão chegando para gerenciar o combate em cada local. Simultaneamente, iniciamos uma ampla mobilização de forças de reserva para todas as unidades das IDF. ”
O Chefe do Estado-Maior anunciou uma ampla mobilização das forças de reserva. Numerosas unidades das IDF, incluindo forças especiais, foram enviadas para a área em redor da Faixa de Gaza e estão operando em vários locais diferentes na área, a fim de proteger os residentes do sul de Israel.
Nas últimas horas, dezenas de caças das IDF atacaram 17 complexos militares e 4 centros de comando operacional pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
VÍDEO: Caça F-16 da Força Aérea de Israel decola para atacar alvos do Hamas
VÍDEO: Força Aérea de Israel ataca alvos do Hamas
FONTE: Força Aérea de Israel
SAIBA MAIS:
Israel: ataque surpresa do Hamas pode indicar falha na inteligência das forças israelenses
Parece que o Mossad não é mais o mesmo…
O Mossad já fez um monte de bobagens. Não esquecendo uma operação na Holanda em que mataram alguém por engano.
Não sei se hoyve na Holanda, mas, o mais famoso foi na Noruega.
Noruega. Tinha um agente brasileiro. Foi preso.
O mossad é muito eficiente nós filmes de hollywood ! O suprassumo da inteligência militar, mas dessa vez pegaram o mossad de calças arriadas…
O Hamaz agradeceu pelos RPGs desviados da Ucrânia !
“O Hamaz agradeceu pelos RPGs desviados da Ucrânia”
Resumo do post
Você não gostou de o ocidente ter enviado RPGs para a Ucrania, que destruíram tantos tanques russos.
Ai, solta essa pérola…
Não foram da Ucrânia, foram da Rússia, pois quem fornece e treina o hamas, são os mesmos que agora, também fornecem a Rússia, o regime criminoso do Irão.
Já que gostas muito de terroristas, ditadores e toda a espécie de párias internacionais, avisa os teus amiguinhos do hamas, para se esconderem bem nos buracos, pois vai chover grosso.
É verdade, falam tanto do tal do Mossad, mas onde estava o Mossad quando esse pessoal estava se organizando? Onde estava o Mossad que ainda permite que foguetes cheguem em Gaza? O Mossad não sabe as rotas e onde esse pessoal se esconde?
Anti-Israel? Só porque eu fiz perguntas sérias e que até agora ninguém teve coragem de responder, incluindo você?
Tu gostando ou não, nesse caso o Mossad falhou, e falhou feio, Israel foi invadido com extrema facilidade, até pelo céu com terroristas de paraglider, lançaram cerca de 5 mil foguetes contra Israel, tomaram quartel onde tinha tanques Merkava e blindados Achzarit, mataram vários civis e militares, enfim, tocaram o terror, cenas de barbárie, de guerra. Nesse caso ninguém precisa descredibilizar o Mossad, eles mesmos já fizeram isso, por conta própria.
https://www.bbc.com/news/world-middle-east-67040221
How did Israeli intelligence fail to stop major attack from Gaza?
Tem dedo da Rússia e do Irã!
Prove.
Do Irão está mais que provado.
Irã, não falamos Irão pois ai é uma conjugação de verbo….kkkkk
No português de Portugal eles dizem Irão.
Kkkkk boa!
Faltou um pouco de geopolítica linguística nesse comentário
Avisados foram na oportunidade de morte do maior cientista iraniano pelo Mossad Fakhrizadeh.
E precisa????
Ué, mas antes da guerra na Ucrânia não diziam que a Rússia era passado e que ela estava falida? Diziam que o país que realmente representava uma ameaça era a China, agora mudaram o discurso e tudo que acontece no mundo é culpa da Rússia, a narrativa muda conforme os fatos mudam…rsrsrs.
Do Irã pode até ser, mas, Rússia?!! Que bobagem, colega.
Mais um dia comum naquela parte do mundo…
Demonstra desconhecimento total da região…
No caso do Yomkipur se não me engano havia um certo alerta, mas que desconsideraram ser real, deu no que deu, os acontecimentos de hj podem acabar de vez com o Bibi ou deixar ele mais forte do que nunca
Melhor pecar pelo excesso de cautela, do que pela falta dela
Faixa de gaza vai ser terraplanada.
E Israel vai explodir os reféns junto com os sequestradores? Foi por isso que o Hamas sequestrou tanta gente, escudo humano. Chamar o parente dos outros de perda aceitável é fácil.
Nethanyahu sempre usou o argumento segurança, que acaba de ruir. Foi acusado de tentar destruir a democracia israelense quando tentou intervir no judiciário. Criaram uma “guarda nacional” que se demonstrou forte contra dissidentes israelenses e para desalojar camponeses palestinos mas fracassou na hora de enfrentar terroristas de verdade.
Como bem descrito por seu representante na ONU, esse foi o 11 de setembro de Israel.
Exatamente!
Olá Renato. Eu discordo da comparação com 11 de setembro. Os EUA tinham o território praticamente incólume deste o ataque em Pearl Habour, que tinha um objetivo claramente militar. Até o ataque às Torres Gêmeas, os mais graves atentados nos EUA foram domésticos. O impacto de 11 de setembro nos EUA tem mais a ver com o fato de ter sido um ataque estrangeiro nos principais alvos dos EUA (WTC, Pentágono e possívelmente a Casa Branca). O ataque do Hamas se insere em uma escalada de violência de décadas. Israel tem sido alvo de ataques do Hamas (e de outros… Read more »
Foram arrumar problemas p/eles mesmos. Se ninguem lançase foquetinho não teria retaliação. Agora vão sentir…a cassetad@.
Não é verdade, Israel, é um estado terrorista, que é protegido pelas potências ocidentais, devido a isso tem carta branca para cometer inúmeras atrocidades contra o povo palestino impunemente. Assim como os EUA não foram “vítimas” do 11 de setembro, Israel não é a “vítima” desse ataque e nem dos anteriores.
Independente da sua opinião sobre Israel e os bondosos, pacatos e oprimidos palestinos o fato é que o troco vai ser sinistro.
Vai mesmo. Provavelmente vão aniquilar e ocupar para expandir as zonas de proteção das comunidades.
Vão atacar com muita força porém invadir Gaza pode escalar o conflito e o Putin deve estar feliz da vida pois o o velho e cheio da cafubira tio San não vai conseguir segurar mais esse problema, imagina se o China aproveita pra anexar Taiwan!?…
O mundo mudou, a hegemonia já era e se o conflito escalar, quem ganha é a Rússia, China e o Irã pois os EUA não vão poder lidar com tudo isso ao mesmo tempo, sem contar que o Zelensky deve estar se borrando pois o apoio americano vai reduzir…
Não meu caro, eu não apoio nada, porém não sou cego e está muito claro que o Zelensky já está sendo jogado ao mar, quem está abandonando ele é os EUA e a União Europeia pois já perceberam que o Putin montou uma armadilha na Ucrânia e essa armadilha está custando caro demais para Europa principalmente, isso é muito claro de ver e entender, para com torcidinha e vamos analisar as coisas sem tomar partido, se for falar de invasão, os Palestinos estão na mesma posição dos Ucranianos. Torcer eu torço pro Flamengo e pra acadêmicos do Grande Rio, conflitos… Read more »
Verdade…
Fiquei muito satisfeito com seu comentário lucido.
Eu pensava que Israel havia sido atacado hoje
Mas se você diz que Israel não foi vítima hoje, eu acredito…
Que bom que gostou, se você lê-lo novamente após ter algumas aulas de interpretação de texto, garanto que gostará ainda mais.
Não diria isso mas os árabes e palestinos não odeiam Israel por ser anti semita mas que é devido aos conflitos com este país que é a filial do Imperialismo Yanke e Britanico no Oriente Médio. Quando esta nação mata crianças, jovens e velhos, sela fontes de água, toma territórios, segrega populações e outras coisas está construindo o ódio contra eles um dia ia explodir.
Então, em 1948 quando Israel ficou independente, ele foi imediatamente invadido e atacado pelas nações árabes à sua volta. O apoio direto americano à Israel aconteceu apenas após a Guerra dos Seus Dias. Até lá quem apoiava mais Israel era a França. É sempre bom lembrar que você nunca vai ver um militar da Marinha Americana usando um botom de bandeirinha de Israel junto da dos EUA, justamente porque Israel atacou um navio de coleta de inteligência americana em durante a Guerra (USS Liberty), sabendo muito bem que navio era e o que estava fazendo ali.
O Hamaz invadiu o espaço aéreo de Israel com vários para gliders, tire o Hamaz e põe os Ucranianos, tira Israel e põe a Rússia, os comentários seriam: após os drones de papelão agora o poderoso S-400 não detectou os para gliders…
Trocando o S-400 pelo Iron dome…
Mas aí ninguém comenta kkkkkkkkk.
O Hamas fez um ataque em enchame, com cinco mil mísseis. É só essa parte que você esqueceu.
Com toda certeza tem apoio do Irã nisso aí.
Nao foi missil,foi foguete katyusha de fabricação caseira!!!
Foguete de fabricação Iraniana.
Concordo amigo, mas é o mesmo perfil dos ataques ucranianos…
Alguém contou os 5 mil mísseis? Parece que exageraram pra justificar a falha. Nao foi nem metade disso.
Também acho 5 mil um exagero, mas tu contou para afirmar que não foi nem metade?
Cara tente ser Honesto pelo menos uma vez. Comparações com contextos totalmente diferente. Deve ser difícil ___________________
EDITADO
Honesto??? Israel detectou o ataque??? Cadê o Iron dome????? Só observo que a torcida é sempre grande, analisando o contexto militar ouro e simples, o Hamaz fez um ataque de saturação ( sem apoio da Otan) e o sistema de defesa de Israel colou o giglê amigo, honestidade é reconhecer isso, muita gente criticaria diferente se fosse um ataque Ucraniano contra os Russos, só observo a diferença de análise do mesma fato kkkkk .
E você comemora o ataque do Hamas, é isso?
Não cara, estou analisando o contexto puramente militar mas eu vou aceitar sua provocação, quer falar de invasão??? Israel invadiu territórios Palestinos e ampliou suas áreas de assentamento, você acha isso correto????? Só é errado quando é os Russos????? Aí não dá meu caro, vamos ser coerentes… Eu só analisei o aspecto militar do ataque e como está mudando a maneira de se guerrear, paraglider é um veículo lento e dezenas deles entraram no espaço aéreo de Israel sem ser detectado, isso me chamou atenção demais, achei o ataque do Hamaz muito bem elaborado e organizado, parece que os terroristas… Read more »
A diferença é que os ucranianos precisaram de míseros 10 mísseis para saturar a IADS russa, enquanto que o Hamas precisou de centenas/milhares de foguetes para fazer o mesmo contra Israel.
Ouvi falar que foram milhões
10 míseros mísseis e todo aparato de guerra eletrônica da maior aliança militar que o planeta terra conheceu kkkkkk, poxa amigo, vamos analizar com seriedade senão fica difícil…
Não lembro de ter lido em nenhum lugar que o iron dome falhou. Foram entre 2000 e 5000 foguetes com menos de 100 mortos… estaria ai o Iron Dome? Pessoal é dificil hein … uma torcida desgraçada por terroristas e assinamos que não dá pra entender…
Caro Paulo. A gente sabe que um sistema destes tem uma condição de saturação. Provavelmente, o Hamas acumulou muita informação ao longo dos anos sobre o seu funcionamento. Alguma pesquisa na internet também ajuda a entender o funcionamento e a limitação destes sistemas de defesa. Isso nada tem a ver com torcer por um lado ou por outro. Aliás, a situação é muito grave para formar torcidas pró-Hamas, pró-Palestino ou pró-Israel,
E os paragliders???? Voando a 50 Km por hora, não foram detectados porque????? Não é torcida não, só que o ataque mostrou sim ( goste você ou não) que Israel não é tão bem protegido assim, o ataque mostrou isso e se eles lançaram 5 mil foguetes fica pior ainda pois 5 mil foguetes enche uns 3 ginásios pole esportivos de foguetes e o Mossad não detectou nada???????
Acho que a forma de guerrear mudou e o que era excelente 5 anos atrás já está sendo seriamente desafiado, essas guerras mostram isso muito claramente.
Israel diz que o Iron Dome segurou 90% do ataque. Problema é que 10% de 2k a 5k foguetes ainda são de 200 a 500 unidades, que faz um estrago.
Além de que, acho que a maioria das vítimas foram mortas por soldados, só na tal “rave” lá mesmo, parece que foram 250.
Iron Dome o melhor do mundo!
Só que tu comparou o hamas com a Ucrânia e Israel com a rússia…mas, é o contrario. Tem que comparar invadido com invadido, Ucrânia e Israel e invasor com invasor, hamas e rússia.
A ONU creio que nao concorda com voce, já que teve varias decisões apontando Israel como o invasor.
As defesas aéreas de Israel não detectou a invasão do seu espaço aéreo pelos elementos de para gliders, como a guerra está mudando…
Pois é, Iron dome e Patriot de Israel não seguraram buscapé e paraglider. E vem falar de S-400…
É isso aí, isso me chamou muito a atenção.
Analisando essa questão entre a Palestina e Israel e verificando com outra parecida… Ucrânia Vs Rússia … há um espelhamento de circunstância similares entre as duas guerras .
.
Ambas situações…. um dos lados luta para existir como país… no caso palestino… este está quase sumindo do mapa…já a Ucrânia… que vai no mesmo caminho… uma parte vai para a Rússia e a outra parte, se os ucranianos bobear… vai para a Polônia.
.
E pensar que este Hamas é uma criação do governo de Israel junto com a irmandade muçulmana para se contrapor a OLP… é criatura Vs criador.
“Hamas é uma criação do governo de Israel junto com a irmandade muçulmana para se contrapor a OLP”… é sério isto?
É tão sério quanto a parte que diz que uma parte da Ucrânia vai para a Polônia.
Sr.Faver … é só buscar na Historia sobrea a gênese do hasbolar que nela se encontra as digitais do governo de Israel. . O Hamas que tem inclinações sunita … é bem diferente do Hasbolar que é xiita, este recebe auxilio do Irã …já o Hamas como é sunita.. há influência dos sauditas. . Para se ter uma ideia… na Síria … há facções do Hamas que combate contra o governo do Assd.. motivado pelos sauditas em conjunto com o estado islâmico, o Al nusra …um braço da alquaeda e que alias …. há relato do apoio velado a este… Read more »
Fico imaginado se o Hasbolar abrir uma frete ante Israel do lado do Líbano… dois flancos de fricção com Israel….. os americanos terão que fazer uma escolha de Sófia entre Israel e Ucrânia …..uma engenharia financeira tremenda… já que guerras se faz com muito dinheiro e isso é o que está pesando para o lado do Ocidente … lembrando que Israel é um aliado extra OTAN naquela região
Percebo você muito preocupado com a Ucrânia…
Tu está dizendo que a guerra está pesando para os EUA e União Européia, mas é para os russos? Ora, por favor….
Mas e para os russos*
Já aconteceu, ataques vindos do Líbano contra Israel.
A escolha não é de Sofia, é do Biden mesmo, e são duas frentes bem distintas:
Pra Ucrânia eles mandam armamentos, equipamentos e munições, muito disso excedente, e provavelmente alguns consultores. Os ucranianos que estão segurando as pontas.
Para Israel já enviaram um CSG completo, a todo vapor.
E ainda tem quem diga que os russos estão enfrentando a OTAN toda…
(…)Sr.Faver … é só buscar na Historia sobrea a gênese do hasbolar que nela se encontra as digitais do governo de Israel.(…)
.
.
Correção:
.
Não é Hasbolar e sim Hamas.
Cara, o que é Hasbolar??? Por acaso, você quer dizer Hezbollah?
A percepção desse evento coloca em questão muita coisas, se comparamos com o que ocorre concomitantemente entre a guerra russa e ucraniana … levando as devidas proporções entre os dois fatos…..” a Ucrânia está para os palestinos; assim como a Rússia está para Israel” .
.
A outra reflexão que pode fazer … é que isso ocorre logo agora que os sauditas tem “apoio velado” dos americanos para o seu programa nuclear… é para se pensar.
Ambos os lados precisam da guerra, é assim há tempos e sempre será.
Olá Colegas. Colocando as coisas sob outro ponto de vista. Pela manhã, as mídias sociais estavam repletas de vídeos de ataques do Hamas. Era as principais imagens da GloboNews e CNN-Brasil. Israel precisava responder também na guerra de comunicação. Fiquei com essa impressão. A resposta neste momento é no campo da guerra da comunicação. Curiosamente, acompanhei as duas redes de notícia de modo intermitente. Reparei que os dois canais somente apresentaram avaliações a partir do ponto de vista de Israel. Inclusive, algumas pessoas aparecerem nos dois canais em horários diferentes. Ẽ curioso, por exemplo, que a Autoridade Palestina tem uma… Read more »
CS e ONU não tem moral sobre Israel, por um simples motivo: as nucs nos depósitos…
O que tem que ser feito, Israel o fará. Doa a quem doer!!!
Conselho de Segurança da ONU é uma piada, ninguém liga pra aquilo. Apenas países subdesenvolvidos como o nosso. O Hamas começou um banho de sangue, os vídeos de assassinatos de civis são completa barbáries, agora aguentem o revide.
Exatamente, o modelo com o que o CS foi criado é totalmente errado, quase nunca se chega a um consenso, como o que autorizou a Guerra do Golfo e ele não age contra aqueles que são justamente os maiores causadores de conflitos, por exemplo, o que os EUA ainda fazem na Síria? Um CS justo e eficaz já teria ordenado a sua saída de lá.
Como eu disse, CS é uma piada, os países permanentes mandam e desmandam, seja EUA, China, Rússia. O que a Rússia ainda faz na Ucrânia? Na Georgia? Criméia?
Tu citou os EUA mas não deu os exemplos, assim como fez com a Rússia, então vamos lá. O que os americanos ainda fazem no Panamá, Iraque e Síria? 🤷🏻♂️
Correção: Tu *citaste*
Concordo. E também teria ordenado a saída da rússia da Ucrânia.
A ordem de ataque partiu do Irão, país que financia o Hamas e tem dois propósitos, 1 – desviar a atenção da vencedora do Prémio Nobel da Paz e o 2 – minar o relacionamento diplomático entre Israel e a Arábia Saudita, claro que a reação israelense vai ser muito dura no sentido de destruir o Hamas. Muito mau para o Brasil que nem a nota oficial atenua o estrago, logo a partida são dois países convidados (Irão e Arábia Saudita) para o BRICS e o resultado da reunião do CS será o mesmo que todos esperamos ou seja o… Read more »
Mau mesmo ficou pra OTAN, por nao forçar Israel a deixar os assentamentos que tomaram dos Palestinos.
Digo, OTAN e ONU.
“O que era, não existirá mais. Mudaremos a realidade na Faixa de Gaza pelos
próximos 50 anos. Operaremos com força total.”
Yoav Gallant,
Ministro Israelense da Defesa
Para bom entendedor….
Todo apoio a Israel contra o fanatismo de um grupo terrorista que vitima sua própria sociedade que dirá a israelense!
Reação previsível após a Arábia Saudita vir a publico anunciar que esta disposta a reconhecer o estado de Israel e ate troca embaixadores com o estado de Israel desde que os EUA concordem em fazer uma aliança militar com eles (Os Sauditas)
Todos saem ganhando nesse acordo.
..
O problema é que, após esse ataque, é bem possível que o acordo seja engavetado (pelo menos por um tempo). O momento desse ataque foi bem oportuno ao Irã.
Entra ano e sai ano, e o F16 está lá.
Cavalo de batalha!!
Sim,já perderam 3 F-16 e 2 blindados Merkava !!!
Merkava ok mas F16 como, que estavam em bases?
3 é? Bota o link aí.
https://youtu.be/nvcunFvB0E0?si=f_esK4S4ddCikSCk
Não foram abatidos.
Vc não sabe a diferença entra atingido e abatido
Ué, como se o Hamas tivesse força aérea ou mísseis antiaéreos… sem nada já fizeram esse estrago.
Abatidos como sempre.
Abatidos? Sabe o significado do termo em aviação? Não, né? Então, não fala bobagem.
Pela tua lógica, os Tu-22 russos, atingidos por drones ucranianos, em mais de uma oportunidade e ao menos um tendo sido completamente destruído, foram abatidos também.
Anda como iraniano, cheira como iraniano e fala como iraniano… Esse ataque só ocorreu pelo suporte do ira… tanto com inteligência, drones e foguetes… e foi um recado bem claro para os estados unidos da capacidade do ira
Vi notícia agora de que o Hamas já declarou que teve apoio do Irã.
Olá Nunão. O apoio do Irã ao Hamas é conhecido. O estranho seria que não tivesse.
Sim, o Irã foi um dos primeiros a parabenizar.
Mas não estou comentando sobre obviedades.
Comentei pra dizer que o próprio Hamas veio a público dizer que esse ataque teve apoio do Irã, complementando o comentário anterior do Jefferson.
Li um comentário tentando relacionar estes ataques do Hamas como uma resposta do Irã ao assassinado daquele comandante ou de outros ataques de Israel. Acho um erro. O Hamas tem sua própria agenda, ainda que receba apoio do Irã. Neste momento, uma professora da Unifesp está fazendo uma excelente apresentação na GloboNews pontuando exatamente o risco de uma escala na região. Ela também está pontuando que ainda que seja criada uma rede de solidariedade em torno das vítima de Israel, ela deixa claro que Netanyahu sai enfraquecido dentro de Israel. Pitaco meu. Nos EUA, geralmente, os governos chegam mesmo a… Read more »
Ah vá.
Ah vá o quê?
Se o Irã está no meio o dedo de ordenar ataques do Biden coça por mais uma guerra.
Biden é um velho senil, daqueles que mijam no pé.
Será mesmo que o Mossad “deu bobeira”?. Não sei não. O tempo vai mostrar. As vezes deixam o inimigo atacar de “surpresa” para justificar a pesada retaliação para resolver o que de outro jeito seria ataque injustificado.
Até pqnisso fortalecendo governo e une o país…e Israel precisava disso
Provavelmente é o início da criação do Ex-Hamas, para se juntarem ao Setembro Negro, à Al Fatha etc.
Ambos os lados possuem extremistas, tanto Gaza como Israel, Israel está errado em expandir cada vez mais seus assentamentos, não respeitando a ONU (se bem que quase ninguém mais respeita a ONU), e quase ninguém fala nada contra. Por outro lado, os palestinos também são extremistas, afinal, atacar Israel com foguetes, matando civis é um ato terrorista. Acho que nunca esses pois povos vão se dar bem, eles simplesmente não conseguem conviverem em harmonia, é algo enraizado em suas culturas, praticamente já nascem com ódio uns dos outros. O resultado está aí, conflitos e mais conflitos.
O livro “Oh Jerusalem” de Dominique Lapierre e Larry Collins descreve a retirada dos britânicos de Jerusalém na primeira guerra entre Árabes e Israel esses. Um fonte que explica a origem dos refugiados palestinos dentre outros aspectos.
Graças a Deus (Ala Moisés, Thor, Buda, Netuno sei lá qual dos mais 1000 deuses…) um comentário inteligente no site.
Caro, o Hamas não é o povo palestino, nem o governo israelense é uma unanimidade na população israelense.
Camargoer, eu disse que os palestinos também são extremistas, talvez eu deveria dizer que alguns palestinos são extremistas, eu errei em generalizar, mas olhando alguns vídeos no twitter, não sei até que ponto existe essa separação. Provavelmente você viu aquela moça, toda quebrada e morta na traseira de uma picape dos terroristas, homens palestinos comemorando, piores que animais, até uma criança cuspiu no corpo da jovem. Quanto ao governo israelense, tem seus erros, assim como qualquer governo, e eu não estou defendendo Israel, que também comete seus erros, mas o que aconteceu em Israel foi um ato terrorista, por mim,… Read more »
Fiquei até orgulhoso de você, Maurício.
Infelizmente, há muito apoio ao Hamas dentro da população Palestina. Muitos ficaram radicais ao longo dos anos. Nasceram e cresceram dentro de um ambiente radical. A violência precisa parar em algum momento. Mas não tenho muita esperança que isso vá acontecer. À Israel resta tentar defender seus cidadãos da melhor forma possível. Mas é realmente muito difícil distinguir os terroristas da população. Eles usam mesmo o povo como escudo humano. É tristeza demais junto.
Leandro, eu estou vendo um pessoal chamar esses terroristas de “resistência”, agora eu pergunto, que resistência é essa que chega em um festival de música já matando cerca de 260 civis desarmados, incluindo várias mulheres? Estão chamando também essas mortes de “incidentes”.🤦🏻♂️ Quanto aos palestinos e o Hamas, pelo que eu vi de sábado até aqui, é difícil separar um do outro, infelizmente, claro, deve ter as exceções, não posso generalizar. Sinceramente, na minha opinião, isso nunca vai ter um fim (só quando Jesus voltar). Estou vendo agora os palestinos desesperados, chorando com a morte de familiares, incluindo crianças, sei… Read more »
Caro Maurício. Todos estamos condenando o ataque do Hamas contra civis em Israel. Isso é um fato. Outra coisa é entender a origem do Hamas e o contexto de sua luta. O Hamas não é uma facção criminoso como seria o PCC ou o CV. O ataque do Hamas é indesculpável. A luta palestina pelo seu território é outra coisa, ainda que as duas coisas estejam relacionadas.
Olá Leandro. Exato. Fazendo um paralelo com as comunidade pobres e favelas no Brasil. Criminosos são uma minoria, ainda que barulhenta. Quem entra em uma favela não sabe dizer que é criminoso ou quem é morador. Aliás, que vai em uma recepção de empresários e políticos também não sabe quem é corrupto e sonegador. Todos são parecidos.
O Hamas é apenas uma parcela da população palestina em Gaza. Eu não sei o tamanho do Haman, mas são 600 mil habitantes em Gaza. Se todos fossem do Hamas, ele teria o dobro do efetivo das forças armadas brasileiras
Caro. Uma criança repete os hábitos e expressa a opinião dos adultos no meio onde vive. Já vi crianças expressando o mesmo ódio de torcidas organizadas por estarem inseridas naquele meio. Já vi crianças expressando preconceito religioso e até mesmo repetir papagaiada política aprendida em casa. Existe um ódio e um ressentimento generalizado entre a população palestina contra Israel. Isso de modo algum significa que são todos terroristas. È preciso lembrar que existe um conflito de décadas entre Israel e a Palestina. Este mesmo cenário de rancor ocorre em outras regiões do mundo em diferentes intensidades. Quando pensando em Israel,… Read more »
Camargoer, como eu disse, eu tenho as minhas ressalvas contra Israel, nos assentamentos sem apoio da ONU, na forma truculenta como a polícia muitas vezes age contra os palestinos e como o governo as vezes faz vista grossa contra os colonos, que muitas vezes invadem e expulsam os palestinos de suas casas, principalmente em Jerusalém oriental, mais especificamente no bairro Sheikh Jarrah, todos aqui vimos aquele vídeo, de 2021, de um judeu extremista que invadiu a casa de uma palestina, e disse que se não fosse ele, seria outro. Sei também que existem judeus extremistas, como Meir Ettinger que foi… Read more »
Sinceramente, apoio total do Irâ. Ficarei surpreendido se Israel não declarar guerra contra ele. Todos sabemos que o Irã quer exterminar Israel do mapa e nesse ataque agiu diretamente. Acredito que novos desdobramentos estão por vir
Já perderam pelo menos 3 F-16.
https://youtu.be/nvcunFvB0E0?si=f_esK4S4ddCikSCk
Fonte; YouTube kkkkkkk
Ué, usam fonte de Twitter e telegram para criar postagens aqui (principalemnte contra a Russia), então…
Primeiro, tu precisa aprender a diferença entre ser atingido e ser destruído. Segundo, o telegram é a plataforma onde existem mais pró-russos no mundo e é citado por todos estes para mostrar as “vitórias” russas.
Ele disse que os Israelenses perderam 3 F-16, nao que foi atingido ou abatido.
Leia o comentário dele mais acima, anterior à este.
Esse aqui:
“Felipe
Visitante
Reply to Jagder#44
1 dia atrás
Abatidos como sempre.”
Há muito tempo Israel tem deixado Hamas e Hezbollah agirem com certa liberdade e atirarem milhares de foguetes.
Hora de reocupar Gaza já que os palestinos vivem sob o comando do grupo terrorista Hamas.
Corta logo o mal pela raiz e tira deles essa base de lançamentos de ataques.
Atacar o Irã também se faz necessário.
Relaxe as emoções! Israel não faz isso porque não pode, simples assim.
Fecha totalmente Gaza, 500 metros de campo minado, muros altos corta luz, água, comida faz bloqueio naval, ou entrega todos terrosita ou morre de fome…fecha o pau..hamas é covarde ataca e se esconde de na população e se população protege é cúmplice.
E Israel nao é covarde por massacrar os Palestinos diariamente?
Diariamente? Como? Matam eles? Quantos por dia?
EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas
Sério?
E depois falam da mídia ocidental heheheheeh
Cara, para enquanto ainda não tá tão feio pra ti …
EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas
EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas
Esse é o terceiro e último aviso!!
Quanto aos reféns Israel não tem o que fazer.
É atacar o Hamas e pronto.
Não pode cruzar oa braços para proteger os reféns.
Foram centenas e devem estar espalhados.
Melhor atacar para evitar novos reféns e vítimas em Israel.
Perdas Militares Israelenses; Sete Merkava Mark III e IV foram perdidos: dois foram destruídos, três foram danificados e capturados e outros dois foram capturados em condições de funcionamento; Dois veículos blindados pesados Namer foram capturados em condições de funcionamento; 12 veículos blindados de transporte de pessoal Achzarit e M113 foram capturados em condições de funcionamento; Dois veículos resistentes a minas e protegidos contra emboscadas foram capturados em condições de funcionamento; Mais de dez Humvee e outros veículos de alta mobilidade foram capturados em condições de funcionamento; Três escavadeiras blindadas D9R foram capturadas em condições de funcionamento; Três caminhões táticos pesados… Read more »
Só pessoal de patente??
Mais de 3.000 foguetes lançados de Gaza danificaram dezenas de casas e centenas de carros no sul e centro de Israel.
Até o momento, foram relatados 256 mortos palestinos, entre eles 20 crianças, pelos ataques de Israel contra a Faixa de Gaza.
Além disso, o número de feridos é de 1788, incluindo 121 menores de idade.
Israel lançou durante a noite um ataque em grande escala sobre o território de Gaza.
Parece que só no festival musical perto da fronteira, mais de 250 pessoas, muitas estrangeiras foram assassinados pelos Hamas
Isso é tudo muito estranho.
Porque se imagina que o exercíto israelense está sempre de prontidão.
Nesse festival ai se imagina a existência de guardas armados.
Claro que tem de ver os números.
Se há 10 guardas e chegam 100 terroristas com fuzis automáticos…
Foram pegos com as calças curtas. Cabeças vão rolar, mas primeiro a do Hamas
Os editores estão apagando meu comentário por chamar os terroristas de terroristas.
AVISO ÚNICO DOS EDITORES: VOCÊ ESTÁ SUSPENSO DOS COMENTÁRIOS HÁ VÁRIOS DIAS NÃO POR SUAS OPINIÕES, MAS POR INSISTIR EM DESRESPEITAR AS REGRAS DE CONDUTA PARA COMENTÁRIOS, ATACANDO E PERSEGUINDO VÁRIOS COMENTARISTAS SISTEMATICAMENTE E TAMBÉM POR ATACAR OS SITES, MESMO APÓS RECEBER DIVERSOS AVISOS.
Concordo. Agorabo tal sub urbano, comenta tranquilamente e só diz barbaridades
AVISO DOS EDITORES: O REFERIDO COMENTARISTA TAMBÉM FOI BLOQUEADO HOJE. E ESTE NÃO É UM ASSUNTO PARA DISCUSSÃO.
100% ao lado de Israel. Mas os parapentes motorizados entrarem como se estivessem na casa da sogra foi muito. Bastaria colocar uns escoteiros para avisar, que resolvia.
Justamente por serem lentos surpreederam a defesa anti aérea, um movimento inusitado que não havia previsão de detecção.
Tem umas imagens na internet onde mostra uns caminhões transportando alguns F-16, dizem que Israel retirou eles de uma certa base com medo dos terroristas tomarem os caças, não sei se é verdade, até porque, já está rolando muita fake news, até imagem de jogo estão usando, onde um suposto terrorista abate um helicóptero.
Na verdade retiraram o F16 porque o mesmo estava em manutenção, e não estava em condições de levantar voo. Logo é melhor retirar mesmo, nunca se sabe o que hamas pode aprontar, nem que armas o Irã os forneceu..
https://www.bbc.com/news/av/world-middle-east-67037806
Por favor: alguém com mais saber e experiência pode falar melhor sobre esse vídeo? Aparentemente os lançamentos são aleatórios. Ou não? E os lançamentos verticais são contra ataques de Israel?
Faixa de Gaza vai virar um grande pasto…
Offtopic
Disparos de foguetes em Gaza.
Mostra a enorme quantidade de foguetes sendo disparados em sequência.
https://www.instagram.com/reel/CyJ1ehxL6GB/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Este é um conflito mais difícil de resover no planeta. Ambos os lados garantem ter direito a terra ora disputada. Os palestinos não aceitam os judeus, pois os consideram invasores, e os judeus acreditam terem direito divino a mesma terra. Solução? Claro, já amplamente dito, dois estados viáveis. Só que Israel tem amplam vantagem militar, e historicamente que o tem não faz concessões. Resultado: a população civil permanece refém desta situação, e são sempre os que mais sofrem.
Terroristas palestinos.
Querem a destruição de Israel.
Gavião, o problema é que os grupos políticos mais proeminentes na Palestina pregam que Israel deve sumir do mapa, enquanto que o mesmo não acontece do outro lado. Um Estado Palestino estável, que consiga coexistir com Israel não é problema. O problema é ele acontecer.
Custou muito, mas até Yasser Arafat percebeu que o caminho para a Palestina não deveria ser pelas armas, mas sim pela coexistência pacífica. Infelizmente esse pensamento não foi para a frente.
Shimon Perez tentou. Não permitiram.