Esquadrão Gordo celebra 40 anos do primeiro pouso do C-130 Hércules na Antártica
A cerimônia ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL), no dia 14/09
O Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo celebrou, no dia 14/09, o 40º aniversário do primeiro pouso da aeronave C-130 Hércules no continente Antártico. A cerimônia ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL) e contou com a presença do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior, representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (ESANTAR-RJ), entre outras autoridades.
A cerimônia teve início com o discurso do Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, que ressaltou a importância histórica da missão Antártica. “Um valoroso legado deixado por todos os nossos ex-integrantes de senso de dever, de cumprimento da missão, independente da complexidade da Operação”, declarou o Oficial.
Na sequência, foram prestadas homenagens à SECIRM, ao PROANTAR e à ESANTAR-RJ, pela contribuição brasileira na Antártica. O Suboficial Aureliano de Araujo Barcellar Neto, pioneiro do primeiro pouso, representou a tripulação e foi especialmente reconhecido. Outros seis ex-tripulantes antárticos também receberam homenagens por sua dedicação e comprometimento com a missão.
Após a entrega das condecorações, foi realizada a exibição do documentário “Hércules de Gelo”, retratando os 40 anos do primeiro pouso da aeronave C-130 na Antártica por meio de relatos dos pioneiros da Marinha e da Aeronáutica, bem como depoimentos de autoridades e tripulantes. O documentário pode ser acessado no Canal do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no YouTube.
Saiba mais
Durante as últimas quatro décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, tem desempenhado um papel vital no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma missão que une ciência, exploração e compromisso nacional. Em um marco histórico, no dia 23 de agosto, o Esquadrão Gordo completou 40 anos de operações em apoio ao PROANTAR, um compromisso que evidencia a dedicação do país à pesquisa científica e à preservação do continente antártico.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Nao entendo por que a FAB nao certifica o KC390 para operar la. Talvez nao seja necessario, talvez….
Não certificou ainda porque a pista para certificação, em Frei, não está disponível para nós, pois está em obras.
E antes disso, houve o lock severo das Bases Antárticas na época da pandemia, incluindo a do Chile.
Não demora, o 390 toca o cascalho da Frei.
A base brasileira já tem pista propia?
Não tem. E, sinceramente, não creio que terá.
Não e não terá, não precisamos construir pois a Ten Frei já apoia. Gasto desnecessário, alem disso, tb efetuamos lançamentos de carga .
“não precisamos construir pois a Ten Frei já apoia”
Se vc se refere à base chilena, se chama Presidente Eduardo Frei Montalva.
Isso, confundi com a outra Base deles, a TEn Marsh!! Valeu!!
Frederick, obrigado. Realmente sao varios os fatores que determinam essa demora.
Thor, obrigado!
Posso estar enganado, mas me parece que a operação por aquelas bandas só com pilotos experientes no Hercules. Como o 390 esta a pouco tempo na FAB, provavelmente não tem ninguém com, sei lá, 1000 horas no tipo para arriscar operações em locais complicados como a Antártica. Vale lembrar que o programa já teve dois incidentes graves com um dos protótipos, então todo cuidado é pouco para evitar novos ocorrências que possam manchar a imagem do modelo no mercado internacional, onde seu principal concorrente tem muita experiência operacional e goza de excelente reputação, apesar da longa lista de incidentes envolvendo… Read more »
Também estou curioso em saber qual será o método adotado pelo Gordo para essa transição.
Nery? Alguma pista?
Não há muito o que inventar. O cmt e o S-3 vão escolher os mais experientes, e aqueles pilotos antárticos do C-130. Ainda há alguns lá. É o que eu faria. Avião novo não tem muito o que fazer. Eu fui o terceiro instrutor de E/R-99 na FAB (BJR e Pessanha Jr antes de mim), com 350 horas no E-145 civil. Nos E/R-99 não tinha nem 20 horas, voadas na EMBRAER.
Sucesso para a Pinguizada.
Grato, Nery.
Obrigado, Clesio. Concordo.
Existe uma certificação específica?
Será que não basta ser certificado para operar em situação de “frio extremo” (o que já foi feito no Alasca) e eventualmente outras como “pista curta”, “vento cruzado”?
Pode ser apenas uma questão de conveniência a FAB ou a Embraer enviar ou não o KC-390 para lá e não uma necessidade. Até porque, no máximo Argentina e Chile, entre possíveis clientes, pode ter interesse em empregar o KC-390 lá e, ao que parece, nenhum desses dois países pretende comprar a aeronave nos próximos anos.
Até o Hercules é uma aeronave grande e cara pra operar nessa região.
É comum o Chile operar com Twin Otter e já se existe um estudo na FACh que mostra que um par de Basler seriam o suficiente.
Tal vez o KC 390 seja sobre dimensionado para as necessidades antárticas.
Caro Glaquis, considerando a vasta experiencia dos chilenos neste campo e, logicamente, tomando em consideraçao os seus comentarios, aparentemente a necessidade do uso de aeronaves de maior porte e muito menos frequente. No caso brasileiro me parece que nesta atual fase de construçao e inicio de operaçao da base pode ser mais importante a capacidade de transporte do C130 e C390. Voce tem ideia de quantas viagens os C130 chilenos ja fizeram para a sua base, pergunto. Os Basler me parece suficientes quanto ao transporte de pessoal, mas tambem entendo que a maior parte de grandes volumes e quantidades possivelmente… Read more »
O transporte de materiais pra construção é feito via marítima. A parte aérea se resume a Pessoal e abastecimento (insumos). O Chile considera que para abastecimento uma aeronave como o Basler seria suficiente mas não conta com essa aeronave na sua frota e por isso usa os Hercules. Tendo aeronaves de carga como o Basler, os Hercules teriam suas viagens limitadas a apenas duas. O KC 390 é muito grande para as necessidades antárticas mas, se a FAB abolir o Hercules do seu inventário, terão que operar com Hercules embora, a FAB pode-se dar ao luxo de depender da FACh… Read more »
Pois e Rafael, tambem penso assim. Entendo que diversos fatores, incluindo graus de dificuldade quanto ao clima e estado fisico da pista, podem ser verificados nao necessariamente na Antartida. Os testes no Alaska acredito que, talvez, ja tenham sido ate mais rigorosos, em relaçao a alguns parametros. Por outor lado, a base brasileira e o nosso foco em termos destas condiçoes adversas (claro que estou considerando as pistas chilena e argentina que tanto amigavelmente nos sao emprestadas). Assim, ate por uma questao emblematica e comercial, certificar a operaçao na Antartida e muito importante.
“Os testes no Alaska”
Normalmente a EMBRAER faz testes em Punta Arenas no sul do Chile. Tanto o A 29 quanto o KC 390 fizeram testes lá.
” Assim, ate por uma questao emblematica e comercial, certificar a operaçao na Antartida e muito importante.”
Não vejo necessidade de certificar operações na Antártica. Operando em Ushuaia, Punta Arenas e, caso a pista permitir, Puerto Williams, seria suficiente.
Meu Deus…só pode ser sac……!!!
TOP! A Elite do Transporte! O C-130H da imagem de abertura desta Matéria , o FAB2472 – 7F2472 – MODE-S E4009E, foi recebido em 25/01/2001 ex AMI. Esteve em voo até Agosto de 2023 dia 17/08/2023. A FAB recebeu um total de 29 exemplares das versões C-130E (8), SC-130E (3), C-130H (16) e KC-130H (2) que passaram por dois programas de atualização. 7 foram Perdidos, 1964 foi o seu inicio de operação na FAB. Pelo que acompanho , a FAB tem 4 C-130 em carga, operando esta Ano FAB2462 KC-130M Em voo dia 27/09/2023 FAB2472 – Em voo dia 17/08/2023… Read more »
Acho que só o 2462 e o 2476 ainda estão ativos. E em dezembro, os dois também param.
FAB2472 – Em voo dia 17/08/2023
https://www.radarbox.com/data/registration/2472
FAB2473 – Em voo dia 27/06/2023
https://www.radarbox.com/data/registration/2473
Estes dois estavam em voo nestas datas, tem registos dos voo deles, segue ai o link, Pode ter dado baixa após estas datas , ou estão em reserva para canibalizar equipamentos ou para manutenção
Sim. Mas, eu acho que já foram desativados. Quero ver o Gordo operando com apenas 2 KC-390 (3, se entregarem mais um até o final do ano…dizem que vai ser o 2852).
sim … Nova era … Top D+
Sim o 2852 o PT-ZNG voo a Ultima Vez em 29 Junho 2023 (que se tem registRo),
https://www.radarbox.com/data/registration/PT-ZNG/1990564220
Eu a Credito que o PT-ZNJ também será entregue para a FAB com Matricula 2851 já que o sinistrado PT-ZNF seria o 2850, sendo propriedade da FAB , foi pago pela União.
FAB2472 no doningo Aéreo. na EEAR 30/09/2023 .. Confirmando q esta ativo
Que bom. Então, deve ficar até dezembro também.
Segue link de video com ele no EEAR
https://www.youtube.com/live/4I3J7lau6Zc?si=4LiwNJAKefiKzMf_
Maravilha!!
Valeu!
Tenho uma foto recente do Galeão mostrando boa parte da frota desativada. Vou enviar pros editores.
O TenCel Umile é filho do falecido Brig Umile (ex 1°/1° GT, também), ex cmt da BAMN. Depois voou comigo na Azul, já na reserva.
Tinha um professor no ITA, um craque, cujo filho foi Pinguim.
Hoje esse garoto voa acrobático com uma turma bacana.
Enchia a boca para falar do rapaz. E com razão.
Eu tinha 14 anos e lembro de ter acompanhado a notícia do pouso na Antartida com interesse. Na época,o Hércules me chamava a atenção, anos antes eu brincava de fazer aviões de papel com a silhueta do C-130 que eu tinha naquele álbum de figurinhas aeronáuticas da Antarctica (a cerveja), que teve uma promoção em que sorteou um avião.
O Guaraná Antarctica, bem dito, corrigindo!
Acho que foi o único álbum de figurinhas que completei.
Meu pai era vendedor de bebidas e pegava as tampinhas nos bares para trocar.
Foi minha primeira fonte de informação sobre aviões. Depois de muitos e muitos anos fui ter contato com a Revista Força Aérea e alguns anos depois a internet expandiu o universo de pesquisa.
kkkk eu tb. Depois tive contato através de um amigo com a revista Flap Internacional, aí ferrou, fui tomado pelo aerococus e não parei mais: Revista Voar, Flap, Tecnologia e Defesa, Segurança e Defesa, Força Aérea, Asas e recentemente, a Forças de Defesa de nossos editores aqui!!
Felicitações a todos os integrantes e ex-integrantes do Gordo. A aviação de Transporte da FAB é extremamente proficiente e sua importância o Brasil é indiscutível.. Foi, é e sempre será essencial em todas as atividades da FAB e das demais aviações. O C-130 é inegavelmente uma fenomenal aeronave e já fez história na FAB.
correção: “…importância para o Brasil…””
Caramba. O que eu disse de errado para meu comentário ser negativado?
Alguém deve ter achado gordofóbico, vai saber.
É que sempre tem um especialista em defesa que decerto achou seu comentário prejudicial à segurança nacional.
Bicho, tem um cara que já admitiu que a primeira coisa que ele faz antes de ler qualquer comentário, é negativar todos. Então, sugiro que simplesmente nem ligue para isso.
Um bom feito da FAB, parabéns
Poderiam fazer uma homenagem para tripulação dos FABs
2450
2457
2460
2468
Por que especificamente desses C-130?
Esses são os 4 C-130 do Gordo que foram perdidos em acidentes com perdas totais e fatalidades (o outro perdido 2455 era do GTT).
Já vi alguns vídeos desse esquadrão em particular dando valor a missão e a história da unidade, mas jamais vi eles fazendo uma homenagem às dezenas de militares que faleceram no cumprimento do dever levando o pendão do esquadrão
Entendo, mas se fosse para fazer uma homenagem (o que acho justo), não seria agora, pois nesse momento se comemora os 40 anos da primeira operação do esquadrão na Antártida. Uma homenagem aos que perderam a vida no cumprimento do dever deveria, e deve, ser feita quando do aniversário do esquadrão, por exemplo.
Aproveitando o tópico, o FAB2857 chegou em Punta Arenas neste exato momento, sob o callsign BRS61. Imagino que será feita uma missão de lançamento de cargas.
Bem… Não é verão, mas quem sabe…