É Primavera! Há 10 anos, Poder Aéreo brincava com o número de primaveras do F-X2

26

Desde 3h50 é Primavera no Brasil. Comemore com a gente a chegada da nova estação, relembrando uma matéria de humor publicada há 10 primaveras pelo Poder Aéreo.

Na época, quase ninguém aguentava mais a demora da decisão do Programa F-X2, cujo relatório final já estava pronto há anos – os concorrentes eram solicitados periodicamente a revalidar suas propostas para a concorrência não caducar.

O jeito era levar a situação com bom-humor. Há 10 anos, colocamos os três concorrentes do F-X2 para cantar “Primavera”, de Tim Maia (com uma pequena participação do veterano F-5), comemorando mais uma primavera completada pela disputa.

Naquele setembro de 2013, também convidamos os leitores com crianças, ou com dotes artísticos próprios, a colorir o desenho em casa. Você também pode fazer isso neste fim de semana, basta baixar a imagem abaixo, imprimir e colorir:

Pelo jeito, a publicação de 10 anos atrás deu sorte. Poucos meses depois, em dezembro de 2013, finalmente uma decisão foi anunciada. Mesmo sem agradar a maioria dos torcedores do blog na época, que era pelos caças que anunciavam a Primavera e ofereciam uma rosa, a escolha do concorrente retratado com peruca loira estilo “black power” pôs fim a uma longa espera, e iniciou outra, de negociação, assinaturas e implementação.

Não foi a primeira vez que o Poder Aéreo retratou os concorrentes do F-X2 de maneira “humanizada” para brincar com as disputas de torcidas durante o programa. Esta charge abaixo, que aborda os traumas gerados pelos defeitos que cada torcida imputava aos caças, foi até mesmo reproduzida em outros sites em 2010:

Antes dela, naquele mesmo ano de 2010, outra charge brincava com a demora para decidir o programa, focando na esperança dos pilotos da FAB:

 

Mas o paciente piloto da FAB ainda teria que esperar um bom tempo, como mostra a tira de quadrinhos publicada mais tarde, numa das primeiras edições da revista Forças de Defesa:

O Poder Aéreo deseja uma boa Primavera para todos os leitores, e que o bom humor volte aos comentários junto com as flores de paz e amor!

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Bom humor é sinal de inteligência, mas só os inteligentes conseguem rir disso.

Rafael Oliveira

Estou me sentindo com muitas primaveras por ter lido as charges na revista Forças de Defesa.

Camargoer.

Olá Rafa. Por enquanto, estou me sentindo com mais verões que primaveras.

Rui Chapéu

Já que o tópico é de humor, que tal postar o desfile militar da bolivia??

Sugestão pro Forte…

Pensa num blindado….

https://9gag.com/gag/aPgVxvq

Santamariense

Acho que essa coisa deprimente é um desfile para estudantes, pelo que as imagens sugerem. A Bolívia tem Sk-105 Kürassier, Cascavel e Urutu. Recebeu algumas dezenas de Shaanxi Tiger 4×4 e talvez possua outros blindados. Equipamento antigo, mas nada a ver com essa coisa triste do vídeo.

Bruno Vinícius

Desde a change de 2010:

O SH ganhou uma nova versão (Blk III), muito mais avançada e adquirida pela USN;

O Gripen deixou a prancheta para trás e hoje voa nas cores da FAB e da Flygvapnet;

O Rafale se tornou um sucesso de exportação.

O tempo, sempre ele…

Bruno Vinícius

[…] charge de 2010*

Bruno Vinícius

P.S. o “muito” está fazendo hora extra ali. Tinha esquecido que em 2010 o radar AESA já estava no SH. O Blk III, apesar de uma evolução importante, “muito mais avançada” talvez seja um pouco demais

Saudade de conseguir editar os comentários 😉

Douglas Rodrigues

Isso refresca a memória daqueles que enaltecem a governante e o ParTido que estava no poder na época, pela escolha que se arrastou por anos e vinha desde o tempo de FHC… Se tivessem escolhido antes, quem sabe estaríamos recebendo um segundo lote de caças invés do primeiro.

Camargoer.

Olá Nunão. Soube que o governo vai propor a retomada do horário de verão, Além de adiantar o relógio em uma hora também vai adiantar o calendário em 3 meses.

Alexandre

Realmente, estaríamos recebendo o segundo lote de um caça do FX1, 4 G puro, obsoleto, sem radar AESA, com avionicos defasados, RCS em torno de 1,5 , sem capacidade supercruiser e muito provavelmente não teriam mísseis Iris T e meteor!
Seria algo um pouco melhor que os Mirages 2000C que operamos até 2013 ou dos F5M que ainda temos por aqui.
Acho que no final, saimos no lucro!

Santamariense

Concordo com as capacidades qdo caça que você colocou, que seria o Gripen C/D, mas quanto ao armamento, ele poderia operar o IRIS-T e o Meteor, visto que esses mísseis são operados pelos Gripen C/D suecos. E quanto à comparação com Mirage 2000B/C e F-5M, não é pouco melhor…é muuuito melhor. E recebendo as atualizações que estão sendo implementadas sucessivamente pelos suecos, esses C/D ainda estariam muito válidos no cenário atual. Mas, seu desempenho geral, alcance, etc, seriam mesmo inferiores ao Gripen E/F. Mas, pelo que o editor colocou, aqui é para falarmos amenidades e mantermos o bom humor. Deixemos… Read more »

Alexandre

Na época do FX 1, um Mirage 2000 C, não era muuuito inferior ao Gripen C/D. Na verdade tinham capacidades semelhantes em raio de combate, radar e capacidade de armas. Os mísseis Iris T e Meteor, creio que não existiam ainda. Evidentemente, o Gripen C/D recebeu algumas modernizações, fato esse que não seria previsível naquele momento. Mas os Mirages 2000 também tiveram versões melhoradas, como a M 2000-5. Então poderíamos estar hoje com um Gripen C/D, ou um mirage 2000-5 ou um F16 Bk50. E no final, as capacidades seriam bem parecidas entre eles, mas MUUUUUITO inferiores em relação a… Read more »

Santamariense

Voce falou assim: “Realmente, estaríamos recebendo o segundo lote de um caça do FX1…”. Um hipotético Gripen C/D, se estivesse sendo entregue goje, viria no padrão MS20 block 2, muito superiores às versoes iniciais. E os Gripen C/D iniciais se comparam ao Mirage 2000-5. O Mirage 2000C era inferior aos Gripen C iniciais. E um Gripen C MS20 block 2 é superior à um Mirage 2000-5 ou -9. Mas, isso sa

Santamariense

Mas, isso são só devaneios e elucubrações. Nosso Gripen é o E/F. Ponto.

Lucas F

Esses sistemas aviônicos estariam obsoletos naquele período? E o que impediria uma atualização de frota para radares de varredura eletrônica (AESA) e outros elementos da aviônica no final dos anos 2000/década de 2010? Certamente sairiam mais barato que entrar em um programa de desenvolvimento de um caça inteiro (como se o Gripen equipado com tanques de combustível externos, pilones, mísseis iria se manter nos 0,1 de RCS)… Mesmo com as questões do TOT, capacidade de carregar o Meteor (desconsiderando se fossem Gripen C/D) e etc. O fato é que se a FAB já tivesse um verdadeiro caça de 4ª operacional,… Read more »

Alexandre

Os avionicos existentes no FX1 já estavam sim em obsolescencia, entenda que radar AESA já era realidade e não estavam presentes no FX1. Os sistemas de guerra eletrônica eram também superados, tecnologia de nitrato de gálio também não estava pronta nos caças do FX 1. Capacidade de super cruise nem em sonho. Quanto ao seu argumento sobre o RCS, podemos dizer que se seus tanques externos e missies agregam 1 metro de RCS ao caça, eles se tornarão 2,5 se o caça tem 1,5 de RCS, é só somar. Então, se um caça parte de 0,1, terá 1,6 no final… Read more »

Lucas F

Eu digo presentes no período do FX, pois mesmo existindo, os radares de varredura eletrônica ainda não tinham se popularizado na mesma proporção que hoje, ou seja, o conjunto de sistemas aviônicos estariam longe de serem obsoletos em sua contemporaneidade e até mesmo durante a vasta maioria dos anos 2000, porém isso não impediria que planos de atualização de frota para integração de radares AESA existissem, basta ver que a SAAB tem uma proposta de radar de varredura eletrônica para os Gripen C/D (dependendo do interesse do operador) isso foi matéria neste site no início de 2020. O radar APG-83,… Read more »

Santamariense

O problema em tudo isso, nessa novela mexicana quase interminável da escolha do caça da FAB, é que mesmo sendo o Gripen E/F o escolhido, continuaremos atrás das Forças Aéreas de ponta (e até de outras menores). A tecnologia avança muito rapidamente e assim, quando finalmente escolhemos, mais o tempo do contrato, mais a maturação do projeto, etc, a 5G amadureceu e proliferou. Antes, tínhamos caças de 3G, enquanto os outros tinham 4G. Agora, vamos ter um 4G, ou 4,5G, enquanto eles tem 5G e alguns já vislumbram a 6G. Nossa morosidade nos fez ficar para trás novamente.

Henrique

a FAB queria o Gripen CD no FX…

se vc acha que isso seria obsoleto vc ___________, até pq da pra trocar o aviônicos do avião

além disso a FAB esta mais inclinada a participar mais rápido de uma nova versão do Gripen sem precisar enrolar 10 anos com licitação

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES E PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO RECENTEMENTE.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Willber Rodrigues

Sobre a charge dos 3 caas no divã, tem gente aqui que ainda acha que o Gripen disse é verdade…

Henrique

é as viúva do Sukhoi e do F18 kkkkk

BK117

Primavera… Achei que já era verão rsrsr

Aproveitando a “vibe” musical, acho que o Segundo Sol da Cássia Eller já chegou (e chegou antes do Segundo Lote) rsrsrsrs

Me interessei pelo assunto no final do FX-2, então não vivi tanto da demora, mas me lembro de ficar assustado quando escolheram o Gripen: “Nossa, vai demorar demais! O que a gente vai fazer até lá?”
Bem, o tempo passa, o tempo voa, e a Poupança Bamerindus… ih essa faliu, esquece. Mas estamos aí, recebendo essas excelentes aeronaves. A espera se justificou.

E belas charges, Nunão!

JCp

nunca me esquecerei da enquete que tinha no canto do site, tinha uns malucos que ficavam votando o dia todo kkkk. Bons tempos, ainda bem que já passaram.