OSLO (Reuters) – Dois caças F-35A Lockheed Martin pousaram em uma rodovia pela primeira vez, mostraram imagens dos militares noruegueses, um passo que lhes permite reduzir o tempo vulnerável em terra em tempos de guerra.

As duas aeronaves da Força Aérea Real Norueguesa pousaram em Tervo, no centro da Finlândia, na tarde de quinta-feira (21/9), como parte de um exercício militar.

Imediatamente após o pouso, o reabastecimento foi realizado com os motores ligados, o chamado “hotpit refuelling”, disseram os militares noruegueses, antes dos aviões decolarem novamente.

“Os aviões de combate são vulneráveis no solo, portanto, ao serem capazes de usar pequenos aeródromos – e agora autoestradas – isto aumenta a nossa capacidade de sobrevivência na guerra”, disse o major-general Rolf Folland, chefe da Força Aérea Real Norueguesa, no comunicado.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Belas imagens.
E da para ver a cobertura tipo barbatana de tubarão que recobre o sistema de paraquedas.

Camargoer.

Olá Under. Antes que alguém questione onde estão os C17 de apoio, talvez seja porque a esta estrada seja o acesso para uma base aérea e as imagens tenham sido feitas a partir do portão da base. Assim, só foi preciso colocar as coisa na caçamba da HIlux e levar até o portão. Até o caminhão de combustível é aquele usado na base. O importante era checar o conceito. riso.

Neto

achei interessante o uso do pilones nas pontas das asas para mísseis, sem tê-los. Deve mascarar bastante a furtividade para olhos incógnitos.

Camargoer.

Olá Neto. De fato. Pode ser para aumentar o sinal de radar usado para auxiliar os pilotos na aproximação. Não faz muito sentido pendurar estes pilones nas asas. Talvez, novamente um chute, eles tenham algum papel na estabilidade do avião, funcionando como até como freio aerodinâmico para reduzir a velocidade de aproximação. A grande maioria das imagens do F35 é com as asas limpas. Bem observado. Só reparei nisso depois que você fez o comentário. Obrigado.

Santamariense

Não, não servem como freios aerodinâmicos. Sao pilones de mísseis e que podem emular o próprio missil, assim como o pilone dos Derby nos F-5M serve para simular o seu transporte e lançamento. E sua presenca no F-35 nao é um problema, pois nem sempre a aeronave vai precisar operar com sua maxima furtividade. Há muitas situações em que a furtividade não é algo mandatório.

Groosp

O site Aircraft 101 fez uma simulação computacional e o resultado foi que a alteração do RCS do F-35 com os Sidewinders externos é mínima.
Claro que devemos levar em conta que o modelo 3D utilizado não é oficial e nem o software é 100% preciso, tanto é que a USAF usa aeronaves reais para testes.

Claudio

Será, que não é mais um que “caiu” ou desapareceu kkkkkkk

Super Tucano

O 35 que vende!

KKce

O bicho é muito bonito, tá maluco.

Camargoer.

Ahhhh. O Rafale é mais. riso

ThomarArchie

Ahhhh, Não mesmo aom aquele reabastecedor na ponta do nariz que mais parece uma verruga. riso

Rubens de Camargo Vianna Filho

Sobre beleza do design de caças não tem pra ninguém, Sukhoi Su-35 é o mais bonito. Ahhhh!

Orivaldo

Não desmerecendo o feito do F35, mas olha a Rodovia dos caras, da pra pousar muita coisa aí hehe

Heinz

Os caras fazem o básico bem feito, não tem nada demais nisto. É porque vivemos em um país em que nos acostumamos com as coisas malfeitas, a corrupção e a inversão de valores, ai coisas assim são novidade para nós.

Leandro Costa

Eu concordo. Aliás, vou dar um exemplo. Conheci um dos caras que bota o asfalto aqui na minha cidade. O cara é engenheiro de estradas, etc. Quando perguntei porque o asfalto é tão ruim e dura tão pouco, ele disse que trabalhava com o que a prefeitura disponibilizava, e com apenas 5% de asfalto de verdade na mistura, quando o recomendado é pelo menos 40%, fica difícil fazer alguma coisa decente.

Groosp

Hahahaha!

A C

Me parece que hah pontos da estrada sao preparados para este tipo de operacao, com as devidas marcacoes no acostamento.

Heinz

A um lotezinho de 25 destes na FAB….. Sonho!

rommelqe

Na realidade trata-se de um pequeno aeroporto utilizado como estrada tambem.
“Os aviões de combate são vulneráveis no solo, portanto, ao serem capazes de usar pequenos aeródromos – e agora autoestradas – isto aumenta a nossa capacidade de sobrevivência na guerra”, disse o major-general Rolf Folland, chefe da Força Aérea Real Norueguesa, no comunicado.
No video ve-se um pequeno aviao estacionado no fundo….