Saiu mais um relatório do GAO – U.S. Government Accountability Office sobre o Programa F-35.

O GAO fornece ao Congresso, aos chefes das agências executivas e ao público informações oportunas, baseadas em fatos e apartidárias que podem ser utilizadas para melhorar o governo e poupar milhares de milhões de dólares aos contribuintes.

O trabalho é realizado a pedido de comitês ou subcomitês do Congresso ou é legalmente exigido por leis públicas ou relatórios de comitês, de acordo com Protocolos do Congresso.

Desta vez o relatório concentra-se nos problemas de manutenção do avião a nível de parque e possíveis soluções para aumentar a disponibilidade da aeronave.

Um dos problemas apontados pelo GAO, é a falta de equipamentos de apoio disponíveis na linha de voo. O equipamento de apoio consiste em todo equipamento (móvel ou fixo) que não faz parte inerente do sistema de armas primário, mas é necessário para apoiar a operação e manutenção da aeronave.

Os mantenedores precisam de uma variedade de equipamentos de suporte que forneçam uma infinidade de funções diferentes, incluindo, mas não se limitando a, ar frio condicionado (como mostrado na figura abaixo), energia elétrica, energia hidráulica e reboque para realizar a manutenção em nível de campo dos F-35.

De acordo com os mantenedores com quem o GAO conversou nas três instalações visitadas, a quantidade de equipamentos de apoio necessários para manter o F-35 é de longe maior do que outras plataformas de aeronaves em suas respectivas frotas.

De acordo com os mantenedores de uma instalação, em um desdobramento de curto prazo, o esquadrão exigiu 13 aeronaves C-17 para transportar o equipamento de apoio para manter 12 aeronaves F-35.

No entanto, nenhuma das instalações pesquisadas e nenhum mantenedor com quem falaram nas três instalações visitadas disseram que sempre tiveram equipamentos de apoio prontamente disponíveis na linha de voo.

Um esquadrão de 12 aeronaves F-35 precisou de 13 cargueiros C-17 Globemaster III para transportar o equipamento de apoio

Por exemplo, os mantenedores de uma instalação disseram que tinham equipamento de apoio suficiente para fornecer energia e ar para apenas duas aeronaves, e eram constantemente forçados a pedir emprestado equipamento de apoio a outros esquadrões.

Segundo mantenedores de outra instalação, o empréstimo de equipamentos de apoio de outros esquadrões tornou-se uma prática normal. Os mantenedores de duas das três instalações visitadas disseram que o problema é agravado quando os esquadrões são mobilizados porque o contingente em desdobramento retirará a maior parte do equipamento de apoio da instalação para apoiar as aeronaves em desdobramento, deixando o contingente restante do esquadrão lutando por equipamento de apoio para manter as aeronaves não desdobradas.

Os mantenedores podem entrar em contato com o Lightning Sustainment Center para obter assistência, e o pessoal entrará em contato com outros serviços e participantes do programa para encontrar os equipamentos disponíveis. No entanto, funcionários do Departamento de Defesa disseram que não havia nenhum pool de equipamentos de apoio que as unidades pudessem utilizar para cobrir a escassez.

Em vez disso, o equipamento de apoio precisaria ser retirado de outras unidades de F-35. Além disso, os responsáveis pela manutenção das três instalações visitadas disseram que o equipamento de suporte quebrava com demasiada frequência e, devido à natureza proprietária da maior parte do equipamento, não conseguiam repará-lo sozinhos.

Como resultado, os representantes do fabricante têm de comparecer à instalação para reparar o equipamento ou o equipamento é enviado de volta ao fabricante do equipamento original. Assim como os componentes, os equipamentos de suporte podem levar meses para serem reparados pelos fabricantes de equipamentos originais. Os mantenedores quem o GAO conversou em uma instalação disseram que têm a capacidade de reparar muitos equipamentos de suporte quebrados em sua instalação; no entanto, eles não são habilitados para fazê-lo. Afirmaram que a sua incapacidade de reparar o equipamento está tendo um efeito negativo na prontidão; no entanto, eles não puderam fornecer números.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

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