Governo sueco busca autorização para novas aeronaves de transporte no orçamento de defesa de 2024

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O governo sueco busca autorização para encomendar novas aeronaves de transporte (em substituição ao TP 84 / C-130H Hercules) no projeto de lei do orçamento de defesa de 2024.

O texto do projeto de lei referente aos aviões de transporte segue abaixo.

Mas antes, um lembrete:

Prefere se informar por vídeo? Veja esta matéria no YouTube:

Prosseguindo com a notícia:

Proposta do Governo Sueco: O Governo fica autorizado a decidir sobre a aquisição de aeronaves de transporte tático e a aquisição de novas embarcações de combate de superfície.

As razões da proposta do Governo: A capacidade de transporte tático da aviação é crucial para o transporte rápido de tropas, material e suprimentos. A frota atual de aeronaves de transporte tático do tipo Tp 84 (C-130H) está desatualizada e tem baixa disponibilidade. A fim de manter a capacidade de transporte aéreo tático, o sistema de aviação precisa ser implementado. Uma vez que a capacidade é uma componente importante tanto para a defesa nacional em operações internacionais como para o apoio das Forças Armadas em operações de gestão de crises, as aquisições têm de ocorrer urgentemente. Propõe-se, por isso, que o Governo seja autorizado a decidir sobre a aquisição de um novo avião de transporte tático.

O documento também menciona que as aeronaves TP 84 Hercules estão tendo um aumento dos desafios com a disponibilidade técnica, o que também leva a efeitos sobre a capacidade de transporte aéreo.

Memorando de entendimento entre a Embraer e a Saab

Em 11 de abril de 2023, durante a feira de defesa e segurança LAAD, a Saab e a Embraer S.A. assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de novos negócios na área de engenharia.

No anúncio do memorando, foi definido que as empresas iriam trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.

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MARS

É a hora de começar a fazer uma pressãozinha, né não?

Pego isso de você, e você pega isso de mim…

MMerlin

Já foi divulgado que a gestão atual está negociando a condição de um novo lote para f-39 com um contrato de compra do c-390.
Pode ser boato, mas faz bastante sentido.

Leandro Costa

Para mim não faz o menor sentido.

Camargoer.

Olá Merlin. O Ministro Mucio, da Defesa, declarou durante uma cerimônia em Gavião Peixoto que “que buscará uma negociação para a venda à Suécia de unidades do cargueiro KC-390, da Embraer, no âmbito de um acordo adicional do Brasil com o país escandinavo para aquisição de caças Gripen”. É um bom acordo, ainda que isso seja um pouco diferente de afirmar que a venda do Kc390 seja uma condição para o segundo lote. Acreito que o valor unitário dos F39 do segundo lote será menor que os do primeiro lote, já que a infraestrutura já está toda montada, incluindo os… Read more »

Leandro Costa

Eu não diria ousados, mas sim com bom senso. Há de se atentar que ele precisa ter noção bem clara de seus objetivos e até onde pode ir para alcançá-los. Fundamental, na verdade.

Camargoer.

Pois é. Depois do enorme investimento inicial no F39, faz todo o sentido buscar um segundo lote e, eventualmente, um terceiro lote. Uma substancial parte do valor do contrato inicial era para a implantação de uma infraestrutura, simulares e até mesmo para o desenvolvimento das versões “E” e “F”. Neste sentido, a negociação do valor do segundo lote para pelo preço e pelas condições de pagamento. Talvez, com a linha de montagem da Embraer funcionando, seja assinado um acordo de compra direta com a Embraer, sem precisar do financiamento externo. O primeiro lote envolveu grandes contratos de offset. Provavelmente, isso… Read more »

Leandro Costa

Eu gosto da idéia de offsets. Não sei por que o Brasil não coloca mais peso nisso. Temos um monte de coisas que podemos oferecer, inclusive novos desenvolvimentos em comum em diversas áreas de interesse. Sei que não está falando isso, mas acho um erro gravíssimo condicionarmos a compra de mais lotes de Gripen com a compra de KC-390 pelos Suecos. Aliás, erro crasso. Sobre a ideia do esquadrão, eu acho que é muito boa no papel, mas na prática não acho ser possível. Depende de muita conversa, muito alinhamento, e muito comprometimento pesado de partes diversas com interesses e,… Read more »

Filipe Prestes

O maior offset que a Embraer poderia oferecer a SAAB seria a participação dos suecos nos programas civis, e sobretudo nos futuros TPNG e família Energia H2. Isso representaria a volta da SAAB ao mercado comercial e business, coisa que desde o SAAB 2000 a empresa não tem conseguido fazer por si e desistiu. É basicamente o mesmo argumento, com os mesmos projetos que foram apresentados a Fokker holandesa. Somada a barganha pelos Gripen, acho que pode ser decisivo para a industria sueca, ainda mais nesse contexto no qual a UE busca meios de se contrapor a influência industrial chinesa… Read more »

MMerlin

Concordo. Eu não atrelaria uma eventual compra do C-390 como pré-requisito para mais compras do F-39, mesmo porque o Estado não tem outra opção a não ser adquirir o segundo lote da mesma aeronave, diferente da Suécia que tem essa opção. Mas sem dúvida a carta deve ser colocada na mesa de negociação. E isso faz bastante sentido. É importante (quase indispensável) o Governo atuar como “lobista” das empresas de Defesa. Principalmente as com certificação EED (Empresa Estratégica de Defesa). Ficamos quatro anos nesse hiato. O Estado precisa fomentar a indústria nacional com encomendas para o exterior para estas não… Read more »

Maurício Veiga

Nunca existiu esse “pré requisito” entre KC390 e lotes adicionais do F39, quem falou isso?!?! Nunca houve uma condicionante nesse sentido, oque existe é uma condição favorável em termos de compensação e offset com relação a aquisição do KC390, a reciprocidade sempre será bem vinda por ambas as partes envolvidas o resto é pura falácia …

Adriano RA

Infelizmente, a compra ou não de um segundo lote sempre é uma opção. É muito importante negociar esse lote em termos diferentes aos do primeiro. A pressão pela compra dos KC-390s pelos suecos é legítima e esperada até por eles. Aliás, não comprar seria estranho e daria um mal sinal de que os suecos não se importam com os parceiros e estão sujeitos à pressão norte-americana.

Marcelo

O exercito tem grande interesse no blindado CV-90 sueco,então pode ficar tranquilos que os suecos irão comprar o Kc-390 !!!

Amaury

Concordo 100%, até porque o C390 é uma ótima aeronave, não estamos oferecendo lixo…

Nilo

Estou de acordo com Leandro, pelo simples argumento que vc cita “não estamos oferecendo lixo”, todos sabemos incluso os suecos das vantagens do KC390 sobre o Hércules, ademais a existência do acordo de agregar sistemas da Saab ao KC.
A pressão se faz sobre a própria Força Aérea Sueca em ter um aeronave que todas as vantagens e sobre a Saab em cumprir o programa de trabalhar junto com a Embraer conforme consta no MOU obtendo bons resultados.
Ou caiam os suecos na esparramela dos australianos.

Rui Chapéu

Não se esqueçam que a SAAB fez parceria com a Boeing no T-7 Red Hawk…

As vezes empurram algum 737 cargueiro pra eles…. um Max da vida…

Leandro Costa

Não há como pensar em ver o 737, seja qual versão que seja, como um ccargueiro tático.

ANDRE GARCIA

Olha aí..

Rafael Oliveira

Se aprovada a compra pelo Parlamento, certamente o KC-390 é o favorito:

1 – Mais rápido, maior capacidade de carga, maior alcance.

2 – Menores custos de aquisição, operação e manutenção.

3 – Parceria entre a Embraer e a SAAB para oferecimento do KC-390 ao governo sueco com possibilidade de customização da aeronave pela SAAB, se necessário.

4 – Aeronave foi selecionada por 4 países europeus, sendo 3 da OTAN, o que demonstra sua qualidade.

5 – De certa forma, incentiva o Brasil a adquirir um novo lote do Gripen.

Maurício.

O C-390 em comparação direita com o C-130J é um projeto mais atual, tem um teto operacional maior, carrega mais carga, é mais veloz e tem um alcance maior, para um C-130J vencer um C-390 em alguma licitação, só se o país não se importar com todos os requisitos técnicos, ou seja, se o país impor um limite X e ambas as aeronaves alcançarem esse limite, claro, fora o lobby que todo mundo sabe, agora, se o país quiser o melhor, não tem outra escolha que não o C-390, o C-130J é uma excelente aeronave, mas nos requisitos técnicos não… Read more »

EduardoSP

Não é só lobby. Em muitos casos a opção pela aeronave americana está relacionada a alinhamentos estratégicos entre os países. Faz todo sentido um país optar pelo C-130 a depender da situação estratégica/política/econômica em relação aos EUA.

Além do mais, não esqueçamos que a SAAB é associada da Boeing no desenvolvimento e fabricação do T-7 Red Hawk, do qual a USAF vai adquirir 351 unidades, com opções de compra para até 475 aparelhos.

Adriano madureira

Associada da Boeing, não dá LOCKHEED, se a Boeing tivesse um cargueiro a oferecer teria sentido pender para o lado americano, acho até que ver a LM perder a venda, seria algo até bom de se ver,para a Boeing óbvio.

Maurício.

“Em muitos casos a opção pela aeronave americana está relacionada a alinhamentos estratégicos entre os países.”

Alinhamento estratégico? Sei…💰💲🤭

Sensato

Sim. E daí? O C130 é da Lockheed, a Boeing não fábrica cargueiros táticos e a Saab também é associada com a Embraer.

marcus mendes

O C130 não é da Boeing é da Lockheed. A Boeing, não está preocupada com os C130 Lockheed, as empresas são rivais no mercado americano.

Santamariense

Adriano, Sensato e marcus, sim, o C-130 é da Lockeed e não da Boeing. Mas, ambas são dos EUA e o que o EduardoSP colocou é sobre o alinhamento estratégico entre os países, independente da empresa que for. São relações de governo, bem acima de relações entre empresas.

Vendéen

Na categoria equivalente ao C-130 o C-390 é o substituto ideal.
Além disso, e salvo surpresa, com o bom reforço das relações entre Saab e Embraer o C-390 é o favorito lógico.

Robson Rocha

A Suécia é um país muito interessante. Possui uma indústria de defesa própria, investe bastante nela, mas procura racionalizar seus custos. Um exemplo foi o de modernizar os Gripen A/B para o padrão C/D e manter partes destes últimos voando mesmo após a entrada em serviço do Gripen E. Outro exemplo de racionalização é usarem pré-históricos Saab Sk-105 para treinamento até hoje e ainda estarem operando até o osso seus Hércules H e terem como primeira opção a substituição desses por Hercules J, porém usados da Itália, o que não se concretizou. Isto posto, creio que serão obrigados a comprar… Read more »

Rafael Oliveira

“em tese sua adoção seria mais rápida e barata”
Acho que nem em tese a adoção seria mais barata, dado que é necessária uma menor quantidade de KC-390 para cumprir as mesmas missões que o C-130J, conforme atestaram os Países Baixos.

Robson Rocha

Por mais rápido e barato, me refiro a treinamento de pilotos e mecânicos e aquisição de sobressalentes, especialmente motores. Por isso falei em familiaridade.

Rui Mendes

Penso que existe aí alguma informação errada, pois tenho quase a certeza que os Grippen C e D, foram construções novas.

Robson Rocha

Foram convertidos cerca 31 Gripen A/B em C/D. O restante são aviões novos. 

Matheus R
Welington S.

É agora EMBRAER!
Avança!

Heinz

KC na cabeça!

Marcelo Andrade

Viu a oportunidade, atenda!! Onde há fumaça , há fogo! Aguardemos novas notícias!!

Fernando "Nunão" De Martini

É bom aguardar com paciência.
É o orçamento 2024, e ainda estamos em setembro.
Assim como a assinatura de outros contratos do KC-390 (ou C-390) ainda têm um tempo pra acontecer, seja no próximo trimestre, seja no próximo semestre.

OJFL

Dados os anúncios recentes de países da OTAN comprando o C-390, acho que as chances aumentam bastante.

Fabio Araujo

Me lembro que foi noticiado no fim do ano passado ou no começo desse ano uma joint ventura entre a Saab e a Embraer visando essa compra de cargueiros pela Suécia. As chances do C-390 levar essa é muito grande! A Embraer forneceria o C-390 e a Saab colocaria os sistemas da força aérea sueca!

hitoera

Os responsáveis pela negociação do FX2 não conseguiram arrancar 12 aeronaves de segunda mão dos suecos, sendo nós os primeiros e, até o momento, únicos compradores do novo gripen… Negociação fraquíssima.. Vamos ver agora se conseguem empurrar uns KCs neles.

Sensato

Nesta aquisição, se forem de fato aeronaves novas e dadas as demais circunstâncias, o grande favorito é o KC390.

E digo mais, quanto mais aumentar a quantidade de países adotando o Embraer, maior a chance da USAF vir a ser uma operadora caso o desenvolvimento do flying boom prospere. Diria que talvez até que mesmo sem isso.

Os americanos vão insistir em sua indústria até o último momento mas, se o KC390 começar a ser cada vez mais popular e a Embraer souber se associar com o parceiro americano certo, as chances dele lá são muito grandes.

Ivan herrera

A Embraer não pode dar moleza, tem que empurrar o Kctao nos suecos.

Saldanha da Gama

Com areia………….

Madmax

O mais engraçado é que essa venda que parecia ser a mais fácil é a que está demorando mais pra sair, se é que sairá.
Daqui a pouco os EUA compram e os suecos só no namoro.

Vitor Botafogo

Agora com Holanda e Austria a porteira vai abrir

Jadson S. Cabral

Isso é ótimo, mas nessa brincadeira os suecos vão ficar no final da fila, atrás até mesmo, quem sabe, dos angolanos. E isso seria de certa forma muito engraçado por eles terem ficado fazendo doce tanto tempo