O F-39E FAB 4104 tem a mesma matrícula do avião usado pelo comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça na 2ª Guerra Mundial

Em dezembro de 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB) colocou em serviço os primeiros exemplares do F-39E Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade com sede na Base Aérea de Anápolis e que tem sido a responsável por desenvolver toda a doutrina operacional deste que é um dos mais modernos caças da atualidade.

Desde então, as aeronaves têm participado de uma série de treinamentos e solenidades pelo país, demonstrando mais uma vez os resultados do programa binacional entre a Saab e a Base Industrial de Defesa do Brasil.

E foi em uma dessas oportunidades, no dia da Aviação de Caça de 2023, na Base Aérea de Santa Cruz, que o pesquisador Vicente Vazquez notou um detalhe peculiar que tem significado histórico para a Força Aérea.

“Ao observar as matrículas dos dois F-39E Gripen que lá estavam, eu me dei conta de que a numeração dos P-47D brasileiros começava em 4104, justamente no avião usado na Itália pelo Brigadeiro Nero Moura, que era o comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça. A partir daquele número, as matrículas desses aviões coincidiriam com as do Gripen. Eu comentei essa curiosidade com o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, e reforcei que isso merecia uma marca especial no F-39E FAB 4104 para relembrar o fato. Também falei com o Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico”, explica o pesquisador.

A FAB se engajou na 2ª Guerra Mundial, pela defesa da liberdade e da democracia, em outubro de 1944, quando ainda não havia completado seus quatro anos de existência. Na Itália, os P-47D brasileiros usaram a matrícula norte-americana da United States Army Air Force. O Nero Moura, a bordo do caça que tinha o seu nome, realizou 62 missões ofensivas de combate. Ao término do conflito, a aeronave retornou ao Brasil e recebeu a matrícula nacional FAB 4104.

Relembrando esse fato e cultivando as tradições, o 1º GDA fez uma homenagem ao patrono da Aviação de Caça ao adesivar o F-39E FAB 4104 com um selo com o nome do Brigadeiro Moura.

A apresentação do Gripen com essa marcação especial aconteceu durante o 47º Bródio dos Jaguares, o encontro anual que reúne os efetivos atuais e antigos desse esquadrão.

“A linda iniciativa de homenagear o patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, é proveniente do Brigadeiro Quírico, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), e que foi corroborada com entusiasmo pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo, e também por mim, após um estudo realizado pelo pesquisador Vicente Vazquez. Conforme dizia o Brigadeiro Nero Moura: quero que nada da nossa história seja esquecida, e vocês o farão! Assim, nós não poderíamos adiar este preito”, disse o Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Renato Leal Leite durante o seu discurso no Bródio dos Jaguares.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments