Gripen recebe selo para homenagear Brigadeiro Nero Moura, patrono da Aviação de Caça do Brasil
O F-39E FAB 4104 tem a mesma matrícula do avião usado pelo comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça na 2ª Guerra Mundial
Em dezembro de 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB) colocou em serviço os primeiros exemplares do F-39E Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade com sede na Base Aérea de Anápolis e que tem sido a responsável por desenvolver toda a doutrina operacional deste que é um dos mais modernos caças da atualidade.
Desde então, as aeronaves têm participado de uma série de treinamentos e solenidades pelo país, demonstrando mais uma vez os resultados do programa binacional entre a Saab e a Base Industrial de Defesa do Brasil.
E foi em uma dessas oportunidades, no dia da Aviação de Caça de 2023, na Base Aérea de Santa Cruz, que o pesquisador Vicente Vazquez notou um detalhe peculiar que tem significado histórico para a Força Aérea.
“Ao observar as matrículas dos dois F-39E Gripen que lá estavam, eu me dei conta de que a numeração dos P-47D brasileiros começava em 4104, justamente no avião usado na Itália pelo Brigadeiro Nero Moura, que era o comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça. A partir daquele número, as matrículas desses aviões coincidiriam com as do Gripen. Eu comentei essa curiosidade com o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, e reforcei que isso merecia uma marca especial no F-39E FAB 4104 para relembrar o fato. Também falei com o Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico”, explica o pesquisador.
A FAB se engajou na 2ª Guerra Mundial, pela defesa da liberdade e da democracia, em outubro de 1944, quando ainda não havia completado seus quatro anos de existência. Na Itália, os P-47D brasileiros usaram a matrícula norte-americana da United States Army Air Force. O Nero Moura, a bordo do caça que tinha o seu nome, realizou 62 missões ofensivas de combate. Ao término do conflito, a aeronave retornou ao Brasil e recebeu a matrícula nacional FAB 4104.
Relembrando esse fato e cultivando as tradições, o 1º GDA fez uma homenagem ao patrono da Aviação de Caça ao adesivar o F-39E FAB 4104 com um selo com o nome do Brigadeiro Moura.
A apresentação do Gripen com essa marcação especial aconteceu durante o 47º Bródio dos Jaguares, o encontro anual que reúne os efetivos atuais e antigos desse esquadrão.
“A linda iniciativa de homenagear o patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, é proveniente do Brigadeiro Quírico, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), e que foi corroborada com entusiasmo pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo, e também por mim, após um estudo realizado pelo pesquisador Vicente Vazquez. Conforme dizia o Brigadeiro Nero Moura: quero que nada da nossa história seja esquecida, e vocês o farão! Assim, nós não poderíamos adiar este preito”, disse o Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Renato Leal Leite durante o seu discurso no Bródio dos Jaguares.
FONTE: Saab
Merecido. Ficaria ainda mais legal se o avião recebesse uma pintura especial daquela época.
Também acho a homenagem merecida, só achei estranho repetirem as matrículas. Pensava que isso era uma característica da MB.
Lembro de ter dito uma vez que, quando o 1º GAvCa receber seu primeiro Gripen, este deveria vir com a a pintura verde dos P47 ou aquela comemorativa dos 60 anos do Jambock. Lindíssimas.
É porque foi para o GDA, que foi criado (depois de se chamar 1ª ALADA) com a vinda dos Mirage. Não acho que teria como colocar na livery original dos Mirage III heheheheh
Mas eventualmente eu acho que próximo de uma data comemorativa, uma vez que o 1º GAvCa estiver dotado de Gripens, poderemos ver algo similar à esse F-5E.
Edit: Aliás, foi exatamente isso que você quis dizer, BK. Desculpe. Acabei sendo redundante.
Caro Leandro, acontece rsrsrs. Quem sabe não vemos um dos Gripen do Jaguar com a pintura em cinza escuro (Gunship Gray?) dos Mirage III? Achava bem bonita, imponente, mas não é muito distinta da pintura atual do Gripen… Talvez com os detalhes vermelhos de quando os Mirage III chegaram aqui?
Eu assino embaixo, meu caro. A pintura em cinzas mais escuros ficaria fantástica!
Ficaria incrível. Vou pedir pro Alexandre Guedes fazer uma arte com essa pintura no F-39E.
Nero Moura, que é natural aqui de Cachoeira do Sul – RS, cujo pequeno aeroporto é batizado em sua homenagem.
P-47 esse cujo perfil está na minha parede.
Porque os Gripen não receberam a pintura do Jaguar no estabilizador vertical?
Tem uma antena de radar exatamente naquele local… Não da pra pintar, até que tenha uma tinta que não atrapalhe.
Creio que foi o Rinaldo que falou que o jaguar no estabilizador seria um decalque, mas posso ter entendido errado. Não tenho certeza.
É pintura. É só recortar um molde em cartolina e jogar a tinta. Simples.
Ok. Obrigado. Por isso comentei que poderia ter entendido errado. Devo ter confundido a máscara de pintura com algum tipo de adesivo ou decalque. Valeu.
Não é uma antena de radar, é a antena VHF. Só que o Mirage III também tinha a antena VHF naquele mesmo lugar e possuía a figura do Jaguar colocada ali.
Foi o que o cmt do GDA me disse…
Mas, o fato é que ali existe uma antena VHF. Você pode verificar procurando por “Gripen E cutaway” no Google. Há muitas imagens onde você vai poder conferir.
Astolfo, acho que é apenas uma questão de tempo isso acontecer.
Boa noite. Confere que a Áustria escolheu o KC-390 em substituição ais seus Hércules, em uma triangulação de compra usando a Holanda?
De onde veio essa informação? Até ontem eu ví notícias de que a Austria estaria avaliando, mas isso já não é novidade desde Abril, quando eles participaram de uma reunião de usuários do KC-390 em Portugal e depois vieram ao Brasil conhecer a fábrica. Depois daí não houve mais novidade
Tem notícia sim… procure por “Áustria buys kc390”
Muito merecido!
Agora… esse nome da FAB escrito torto me incomada
Jadson,
Acho que é uma impressão causada pelo ângulo da foto, devido também ao ângulo do canopi (cujo desenho da parte inferior não é horizontal).
Pelo que vejo na imagem abaixo, de outra aeronave praticamente de perfil, o letreiro está alinhado com a parte de baixo da fuselagem:
E veja que, ao mudar o ângulo, a mesma impressão de “torto” aparece: