O F-39E FAB 4104 tem a mesma matrícula do avião usado pelo comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça na 2ª Guerra Mundial

Em dezembro de 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB) colocou em serviço os primeiros exemplares do F-39E Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade com sede na Base Aérea de Anápolis e que tem sido a responsável por desenvolver toda a doutrina operacional deste que é um dos mais modernos caças da atualidade.

Desde então, as aeronaves têm participado de uma série de treinamentos e solenidades pelo país, demonstrando mais uma vez os resultados do programa binacional entre a Saab e a Base Industrial de Defesa do Brasil.

E foi em uma dessas oportunidades, no dia da Aviação de Caça de 2023, na Base Aérea de Santa Cruz, que o pesquisador Vicente Vazquez notou um detalhe peculiar que tem significado histórico para a Força Aérea.

“Ao observar as matrículas dos dois F-39E Gripen que lá estavam, eu me dei conta de que a numeração dos P-47D brasileiros começava em 4104, justamente no avião usado na Itália pelo Brigadeiro Nero Moura, que era o comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça. A partir daquele número, as matrículas desses aviões coincidiriam com as do Gripen. Eu comentei essa curiosidade com o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, e reforcei que isso merecia uma marca especial no F-39E FAB 4104 para relembrar o fato. Também falei com o Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico”, explica o pesquisador.

A FAB se engajou na 2ª Guerra Mundial, pela defesa da liberdade e da democracia, em outubro de 1944, quando ainda não havia completado seus quatro anos de existência. Na Itália, os P-47D brasileiros usaram a matrícula norte-americana da United States Army Air Force. O Nero Moura, a bordo do caça que tinha o seu nome, realizou 62 missões ofensivas de combate. Ao término do conflito, a aeronave retornou ao Brasil e recebeu a matrícula nacional FAB 4104.

Relembrando esse fato e cultivando as tradições, o 1º GDA fez uma homenagem ao patrono da Aviação de Caça ao adesivar o F-39E FAB 4104 com um selo com o nome do Brigadeiro Moura.

A apresentação do Gripen com essa marcação especial aconteceu durante o 47º Bródio dos Jaguares, o encontro anual que reúne os efetivos atuais e antigos desse esquadrão.

“A linda iniciativa de homenagear o patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, é proveniente do Brigadeiro Quírico, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), e que foi corroborada com entusiasmo pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo, e também por mim, após um estudo realizado pelo pesquisador Vicente Vazquez. Conforme dizia o Brigadeiro Nero Moura: quero que nada da nossa história seja esquecida, e vocês o farão! Assim, nós não poderíamos adiar este preito”, disse o Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Renato Leal Leite durante o seu discurso no Bródio dos Jaguares.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Merecido. Ficaria ainda mais legal se o avião recebesse uma pintura especial daquela época.

Camargoer.

Também acho a homenagem merecida, só achei estranho repetirem as matrículas. Pensava que isso era uma característica da MB.

BK117

Lembro de ter dito uma vez que, quando o 1º GAvCa receber seu primeiro Gripen, este deveria vir com a a pintura verde dos P47 ou aquela comemorativa dos 60 anos do Jambock. Lindíssimas.

comment image

comment image

Leandro Costa

É porque foi para o GDA, que foi criado (depois de se chamar 1ª ALADA) com a vinda dos Mirage. Não acho que teria como colocar na livery original dos Mirage III heheheheh

Mas eventualmente eu acho que próximo de uma data comemorativa, uma vez que o 1º GAvCa estiver dotado de Gripens, poderemos ver algo similar à esse F-5E.

Leandro Costa

Edit: Aliás, foi exatamente isso que você quis dizer, BK. Desculpe. Acabei sendo redundante.

BK117

Caro Leandro, acontece rsrsrs. Quem sabe não vemos um dos Gripen do Jaguar com a pintura em cinza escuro (Gunship Gray?) dos Mirage III? Achava bem bonita, imponente, mas não é muito distinta da pintura atual do Gripen… Talvez com os detalhes vermelhos de quando os Mirage III chegaram aqui?

Leandro Costa

Eu assino embaixo, meu caro. A pintura em cinzas mais escuros ficaria fantástica!

Matheus

Ficaria incrível. Vou pedir pro Alexandre Guedes fazer uma arte com essa pintura no F-39E.

Leandro Matte

Nero Moura, que é natural aqui de Cachoeira do Sul – RS, cujo pequeno aeroporto é batizado em sua homenagem.

Leandro Costa

P-47 esse cujo perfil está na minha parede.

Astolfo Junior

Porque os Gripen não receberam a pintura do Jaguar no estabilizador vertical?

Juliano Lisboa

Tem uma antena de radar exatamente naquele local… Não da pra pintar, até que tenha uma tinta que não atrapalhe.

Camargoer.

Creio que foi o Rinaldo que falou que o jaguar no estabilizador seria um decalque, mas posso ter entendido errado. Não tenho certeza.

Rinaldo Nery

É pintura. É só recortar um molde em cartolina e jogar a tinta. Simples.

Camargoer.

Ok. Obrigado. Por isso comentei que poderia ter entendido errado. Devo ter confundido a máscara de pintura com algum tipo de adesivo ou decalque. Valeu.

Santamariense

Não é uma antena de radar, é a antena VHF. Só que o Mirage III também tinha a antena VHF naquele mesmo lugar e possuía a figura do Jaguar colocada ali.

Juliano Lisboa

Foi o que o cmt do GDA me disse…

Santamariense

Mas, o fato é que ali existe uma antena VHF. Você pode verificar procurando por “Gripen E cutaway” no Google. Há muitas imagens onde você vai poder conferir.

Leandro Costa

Astolfo, acho que é apenas uma questão de tempo isso acontecer.

André

Boa noite. Confere que a Áustria escolheu o KC-390 em substituição ais seus Hércules, em uma triangulação de compra usando a Holanda?

Jadson S. Cabral

De onde veio essa informação? Até ontem eu ví notícias de que a Austria estaria avaliando, mas isso já não é novidade desde Abril, quando eles participaram de uma reunião de usuários do KC-390 em Portugal e depois vieram ao Brasil conhecer a fábrica. Depois daí não houve mais novidade

Camargoer.

Tem notícia sim… procure por “Áustria buys kc390”

Jadson S. Cabral

Muito merecido!
Agora… esse nome da FAB escrito torto me incomada

Fernando "Nunão" De Martini

Jadson,

Acho que é uma impressão causada pelo ângulo da foto, devido também ao ângulo do canopi (cujo desenho da parte inferior não é horizontal).

Pelo que vejo na imagem abaixo, de outra aeronave praticamente de perfil, o letreiro está alinhado com a parte de baixo da fuselagem:
comment image

E veja que, ao mudar o ângulo, a mesma impressão de “torto” aparece:
comment image