AFA 2023: Gripen e seus amigos
Passagens baixas de caças Gripen E, F-5EM e A-1BM da Força Aérea Brasileira, em fotos e vídeo – e sim, o Gripen estava com IRST
Como tradicionalmente ocorre no Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), esta edição 2023 realizada em 17 de setembro contou com as passagens baixas de caças da Força Aérea Brasileira – FAB.
Pela primeira vez num evento de Portões Abertos para o público paulista, o novo caça da FAB apareceu e fez várias passagens sobre a pista e as instalações da AFA. Veja abaixo o vídeo que publicamos agora no Canal Forças de Defesa no YouTube (e se ainda não se inscreveu no canal, aproveite):
O caça F-39 Gripen E, matrícula 4106, é o mais recente entregue para a Força Aérea, e faz parte da dotação do 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar, baseado em Anápolis (GO).
O Gripen veio acompanhado de seus “amigos da primeira linha” da Aviação de Caça da FAB.
No início da manhã, presenciamos a chegada do F-5 EM matrícula 4875 do 1º/1º Grupo de Aviação de Caça, Esquadrão Jambock, baseado em Santa Cruz (RJ). O caça fez diversas passagens baixas antes de pousar e dirigir-se a um dos últimos hangaretes do pátio da AFA.
Também pela manhã chegou o A-1 BM (biposto modernizado) matrícula 5652, informado no evento como uma das aeronaves do Esquadrão Poker, 1º/10° Grupo de Aviação, baseado em Santa Maria (RS) e especializado em Reconhecimento Tático – assim, também pode ser chamado de RA-1 BM.
Tal qual o F-5 EM, o jato do Poker pousou e estacionou num dos hangaretes do pátio. Ambos deixaram a AFA no meio da tarde, juntamente com uma aeronave AF-1B da Marinha do Brasil (que já estaca na AFA quando o Poder Aéreo chegou ao evento, às 8h da manhã), mas isso é assunto para outra matéria, com mais fotos e vídeos.
Ao contrário dos demais jatos citados nesta matéria “Gripen e seus amigos”, o novo caça da FAB não pousou na AFA. Em compensação, a aeronave veio com acompanhada de outro amigo: o sensor IRST, que tanta polêmica causou por meses e meses na seção de comentários.
O melhor do vídeo e desse posto é o comentário:
“Sim, ele tem IRST”
Agora que fiquem as viúvas em pleno choro.
Se o editor não mencioa as “viúvas” iam entrar em colapso…rs
Brincadeira a parte. É um baita caça !
Um país rico e com as dimensões nossas ter tão poucos caças me parece uma grande piada!!!!
Olá Jr. Não há relação entre o tamanho do território e o tamanho da força aérea. A primeira variável é o número de caças em alerta 24h. Um país pequeno pode ter um grande número de caças em alerta 24h, desde que esteja em um momento crítico. Isso era comum na época da Guerra Fria. A segunda variável é sobre o número de avões necessários para fazer o treinamento. Se a demanda for por poucos pilotos, então será usados poucos aviões para treinamento, lembrando que para cada avião em operação deve existir um determinado número de aviões em manutenção, para… Read more »
Minha dúvida é: Se já tem uns 6 no Brasil porque só vemos 1 voando? Porque a FAB perdeu a chance de mostrar vários numa vitrine de publicidade como o 7 de setembro e os portões abertos?
Quantos deveriam estar voando em desfiles?
TODOS os 6?
Eu discordo, acho que se tivéssemos um esquadrão de 12 ou 14, tudo bem fazer uma formação de 6 ou 8 e manter os demais em alerta, pois é melhor saber que qualquer coisa temos caças preparados para decolar e interceptar do que ficar vendo um caça passando sem estar preparado pra sair da formação e ir pra interceptação…
Você está partindo da premissa que os outros também já estão pontos para decolar a interceptar.
Porém, a minha questão é: Os outros 5 estão prontos mesmo ou será que só temos 1 em condição de algo tão prosaico como essa passagem numa parada militar?
Eu até entendo ter apenas 1 F-5 ou 1 AMX, estão de saída. Mas essa timidez da FAB com sua grande aposta para aviação de caça das próximas décadas me deixa curioso.
E partindo da premissa que nenhuma Força Aérea coloca todos os caças em desfile… Não há porque usar todos por aqui tb… Em Brasília tanto no 7 de Setembro quanto no Desfile em homenagem aos 150 Anos de Santos Dumont, tivemos mais Gripen, mais A1 e mais F5, mas nenhum em grandes quantidades de 6 ou 8 em formação, aliás, acho que não é costume da FAB uma formação tão grande, Ano passado que tivemos a formação de 10 F-5 com um KC-130 em comemoração ao dia da aviação de caça, talvez tenha sido a maior formação ou então a… Read more »
Renato, É raríssimo haver mais de um avião de cada tipo participando de eventos de Portões Abertos. Eu mesmo frequento há décadas esse tipo de evento e, exceto nos casos de aeronaves de esquadrões da própria base, não se costuma ver os aviões em formação ou mais de um de cada tipo. Por anos e anos, geralmente eram mandados um ou dois Mirage, Xavante, A-1, F-5, A-29. Um de cada ou no máximo dois, independentemente de serem aviões com décadas de serviço ou recentes. Por exemplo, neste domingo na AFA houve apresentação de uma formação de quatro T-27M, pois são… Read more »
Se foi o dia da Aviação de Caça de 2003, eu estava lá. Nunca vi tanto avião reunido junto, e realmente outros esquadrões chegavam em formação, geralmente com um F-5 Jambock indo recepcionar. Foi um dia e tanto.
Leandro, acho que foi em 2003 sim. As fotos que tirei na época, nesse evento, são em papel, e tudo indica que sejam desse ano:
https://www.aereo.jor.br/2012/05/02/falando-no-f-103-4927-fotos-do-caca-ainda-em-operacao-ha-uns-10-anos/
As minha também. Vou tentar ver se as encontro e digitalizo.
Lembro nítidamente de o Ten. Pinto (impossível esquecer esse nome), mergulhando por trás do hangar com PC ligado. Foi absolutamente incrível.
tudo vcs questionam… so curta o caça
Não eu que estou questionando, eu curto demais! Aliás, ainda não tive o prazer de ver ele pessoalmente, mas gostaria mto!
É sempre salutar questionar uso de bens públicos. Nesse caso, o uso de menos.
O F-39 ainda está sendo implantado na FAB, nem tem ainda a IOC. Muita gente ainda não entendeu o salto quântico que é a introdução do Gripen na FAB, gostando ou não dele. Não é colocar o avião na rampa e sair por ai voando.
Eu concordo que está sendo implantado e que isso não é algo trivial. A questão é que esse único gripen voando em uma passagem dá uma mensagem sobre a velocidade de implantação e disponibilidade dos Gripens da FAB. As perguntas que ficam são: Está tudo dentro do esperado? Houve alguma surpresa?
Depois de tantos anos naquela conversa de Gripen x Hornet x Rafale eu já fico satisfeito se a FAB tiver os caças… voando.
“A questão é que esse único gripen voando em uma passagem dá uma mensagem sobre a velocidade de implantação e disponibilidade dos Gripens da FAB. “ Renato, não creio que passe qualquer mensagem aobre velocidade de implantação ou disponibilidade, se levarmos em conta o histórico da FAB messe tipo de evento. Só completando o que comentei mais acima, vou lembrar de aeronaves em implantação e sua presença em eventos do tipo na AFA. Na época em que o Mirage 2000 foi implantado na FAB, só se mandava um ou dois em eventos desse tipo. O mesmo no caso do A-29,… Read more »
De fato Nunão, só estou levantando uma hipótese. Vou me sentir melhor quando ver mais de um voando.
Os portões abertos realmente tem modelos solitários, mas eu esperava um pouco mais para o 7 de setembro. Especialmente do Gripen.
No caso do 7 de setembro a escolha da FAB também me pareceu ser um tipo de cada, exceto no caso do A-1, que teve um em cada ala de um KC-130 (imagino que tenham planejado algum exercício de Revo aproveitando a ocasião do desfile, por foi essa trinca que mais realizou passagens sobre o desfile). Fora esses três, lembro de ver um F-39 e um F-5 na ala do KC-390, um E-99 e um R-99 em dupla. E pelo que vi em fotos, o Gripen que voou no 7 de setembro não foi o mesmo (4106) deste último Domingo… Read more »
O maior desfile aéreo, que me lembro, foi a Operação Caminho do Céu, no 7 de Setembro de 1988. 42 aviões decolaram de Anápolis para o desfile aéreo em Brasília. Eu era o reserva da esquadrilha de 04 AT-27 da 2a ELO.
Esse eu perdi.
Não foi essa vez que o Brigadeiro Octávio Lima virou para o Ministro do Exercito da época e disse: ” Seus homens vão desfilar na sombra hoje!”
Não, nenhuma surpresa.
A plateia presente não era digna dessa grandiosidade kkk 1 foi é muito ainda .
Por que essas apresentações da FAB se limitam a passagens baixas ? Sem nenhuma demonstração mais arrojada ?
Já fui em Pirassununga quando vieram os F 18 e já fui na FIDAE duas vezes , lá sim assisti vários shows belíssimos inclusive do F22 .
Por aqui além de não termos uma feira de aviação , as apresentações da FAB são sempre muito simples .
A FIDAE é uma Feira comercial, normal as empresas apresentarem mais arrojo em seus produtos.
Quando os F 18 dos EUA e Canadá vieram para Pirassununga , não era feira comercial e fizeram um show de acrobacias que levantou o público.
Posso dizer que aquela apresentação com 3 F-18, cuja tinha objetivo fazer lobby para o ano seguinte no FX-2, foi o pináculo dos domingos aéreos
Lembrando também que foi uma comemoração com vários convidados, por serem os 60 anos da Esquadrilha da Fumaça:
https://www.aereo.jor.br/2012/05/16/fumaca-60-anos-meu-nome-e-hornet-super-hornet/
Mais algumas matérias sobre aquele ano:
http://www.aereo.jor.br/2012/05/23/fumaca-60-anos-cacas-da-fab-no-solo-e-no-ceu-de-pirassununga/
http://www.aereo.jor.br/2012/05/24/fumaca-60-anos-a-vez-do-transporte/
Concordo com você. Postei noutra matéria. Apresentações MUITO sem graça.
Respondi na outra matéria. Me admira essa opinião ingênua vindo de você.
Opinião ingênua? Responda novamente. Você voa?
Antigamente eram mais arrojadas
Depois de alguns anos com as novas doutrinas de segurança em voo ficaram restritas para aparições públicas apenas essas passagens baixas monótonas.
Antigamente era muito comum ver piloto fazendo rasante e puxando um tonneau a baixa altura. No momento essas apresentações só pertencem a fumaça.
Não sei como me sinto quanto a isso, mas que é uma bela de uma drhoga é
A FAB sabe que nada anima mais o público entusiasta do que uma passagem “”””baixa”””” em FL250 a 200 nós rsrsrsrsrs
Quem faz apresentação é a fumaça camarada. Avião de guerra não existe pra te agradar. Nao temos demo team dos F5 e Gripen na FAB. E existem normas de segurança, que nao cabem aos esquadrões ignorarem.
Engraçado, pois Forças Aéreas muito maiores e mais capazes, com aeronaves de altíssima performance, realizam demonstrações arrojadas em festividades para o público civil.
Eu já fui Operações e cmt de Esquadrão, sempre houve normas de segurança, mas não eram restritivas assim. Resumindo: sem graça pra cacete! Ah, e já participei de dezenas de portões abertos.
Não dá nem graça de assistir ou ir ver as apresentações. É sempre a mesma coisa e eu, bobo, achando que com o Gripen, veríamos apresentações melhores. Que nada! Segue na mesma linha dos F-5. Fora a organização também. Até hoje a FAB não aprendeu que é horrível colocar aviões perto da pista. Fica impossível de acompanhar as decolagens e pousos dos aviões.
Fica em casa entao
Ué? E eu fico. Sem problema algum.
Ansioso pra ver o Gripen dia 1/10 no PAMA/SP.
Normalmente, em portões abertos são enviadas apenas uma aeronave de cada modelo, mas antigamente aqui em SM não era raro o envio de 2 F-5 do Pampa e, em ao menos duas oportunidades, vieram também 2 Mirage III. Assisti muitas e muitas vezes, em mais de 3 décadas, os F-5E do Pampa em passagens muito baixas, ao redor de 20, 30 metros, em velocidades de 900, 950 km/h. Rasantes de AT-26 do Poker e do Centauro em formações de 4 aeronaves. Apresentações de A-1 com voos rasantes no sentido do eixo da pista, na perpendicular da pista ou sobre o… Read more »
Em 1998 no Musal teve passagem de 2 A-1, 2 F-5 e 2 Mirage III, além de um F-5 estático e A-1 também.
Meus Parabéns a todos colaboradores da FAB e FFAA, Deus abençôe e guarde vocês hoje e sempre, AD SUMUS.