Vinte e cinco novos Eurofighters para a Espanha
Aquisição de 25 Eurofighters novos no valor de 4,6 bilhões de euros para substituir as antigas aeronaves Tranche 1 que serão retiradas de serviço a partir de 2030
MADRID — Atualmente, a frota de aeronaves C.15M (Eurofighter) está prestes a iniciar o processo de descomissionamento, previsto para cerca de 2030, pelo que é necessário proceder à sua substituição.
Portanto, é necessária a aquisição de 25 novas aeronaves Eurofighter EF2000, motores e sistemas de apoio à missão associados. A isto será adicionado um pacote logístico inicial e nível de manutenção ML2 e dois sistemas de simulação de alta fidelidade incluindo sua infraestrutura.
Novos requisitos da 1ª fase do Programa:
Dado que certas necessidades não puderam ser financiadas no início do Programa Halcón, é necessário atualizar o seu montante para obter os fundos necessários para aumentar o seu teto financeiro através do Memorando de Entendimento (MoU) 6.
O orçamento total do programa é de 4.593,6 milhões de euros, repartidos entre os anos de 2023 e 2035.
Aumento dos limites do Programa Eurofighter III (modernização e aquisição de novas capacidades).
Devido à evolução do Programa EF2000, é necessária a realização de uma reprogramação financeira, com o objetivo de obter os fundos necessários para elevar o teto financeiro do Programa e permitir as necessidades relacionadas com as atividades de desenvolvimento e modernização de novos capacidades de aeronaves a serem financiadas, sob a proteção do Memorando de Entendimento (MoU) 7.
FONTE: Gabinete do Governo Espanhol