Resposta da Saab às declarações da República Tcheca sobre os custos do Gripen E comparados aos do F-35
Com relação à matéria sobre as declarações da República Tcheca, enviamos abaixo o posicionamento da Saab assinado por Mikael Franzén, CMO da área de negócios aeronáuticos.
“O Gripen não é mais caro do que o F-35, pelo contrário! Com base em todos os dados publicamente disponíveis, é evidente que o custo de aquisição do F-35 é até 100% superior ao do Gripen, com custos operacionais que chegam a ser duas ou três vezes maiores que o caça sueco. Além disso, é importante destacar que esses números não englobam os consideráveis e ainda desconhecidos custos associados às atualizações do F-35, um tema de grande relevância no momento.
O Gripen atende a todos os requisitos operacionais da OTAN e de forças independentes, destacando-se com um conjunto de capacidades de ponta, que incluem sistemas avançados de sensores totalmente integrados e de amplo espectro, como radar de varredura eletrônica (Active Electronically Scanned Array – AESA), sensor passivo de busca de alvos por infravermelho (Infra-Red Search and Track – IRST) e outros sistemas que garantem uma consciência situacional sem precedentes e superioridade no campo de batalha.
O alto nível de fusão de sensores do Gripen é apoiado por funções de colaboração homem-máquina no cockpit, que inclui uma ampla tela panorâmica (Wide Area Display – WAD) e utiliza elementos da tecnologia de inteligência artificial (IA) para auxiliar o piloto. Além disso, o Gripen possui um robusto sistema de guerra eletrônica que assegura a liberdade de movimento e ação, mesmo em espaços aéreos intensamente defendidos.
O Gripen também traz a mais ampla variedade de armamentos disponíveis entre todas as aeronaves de combate no mercado atual. Sua arquitetura aviônica exclusiva permite rápida adaptação e aprimoramento em todos os aspectos da aeronave, resultando em economia e capacidades operacionais superiores. O Gripen continua sendo a melhor escolha para as forças aéreas do Brasil, Suécia e muitas outras”
Mikael Franzén, CMO da área de negócios aeronáuticos da Saab.
DIVULGAÇÃO: Assessoria de Imprensa – Saab Brasil
Que resposta água com açúcar.
Que comentário água com açúcar.
Reposta ridícula da empresa. Ela disse que se não fosse o
Wad da Ael e o radar e o IrisT da Leonardo o avião não teria tecnologia e competitividade alguma. A saab aqui no Brasil está deixando muito a desejar.
Gripenzinho (digo Gripenzinho por que ele é o menor caça do mercado): inferior aos caças russos e americanos; inferior ao Rafale; inferior ao Typhoon; Muito caro, ninguém compra só o “pato” Brasil
Falou o inspicialista em aeronaves de combate. Esse manja kkkkkkkkkk
Como se a escolha de um caça fosse apenas uma questão técnica, os militares avaliam os concorrentes emitem um relatório técnico dizendo qual plataforma é mais adequada e a força aérea de cada país vai lá e fecha o negócio. É assim que são decididas essas compras bilionárias? Pq pelo que eu ando vendo há décadas não é bem assim que a banda toca não. Envolve muita diplomacia e alinhamento econômico. Se a Saab fosse americana e a L.M. fosse Sueca o Gripenzinho seria um sucesso de vendas pode ter certeza disso. Aliás o que mais ajudou os EUA a… Read more »
Alguém pode informar quem escolheu o jato e quem decidiu compra-los???
Foi no governo Dilma… mas já havia negociações no governo Lula tbm… na verdade na época o Brasil queria fechar uma parceria com a Rússia e adquirir os SU57 e teria as praticamente as mesmas vantagens que tem com Saab sobre transferência de tecnologia e até ser produzido no Brasil porém pela “diplomacia” não fechara e o custo de operação do SU57 tbm era um pouco elevado e teriam que ter um projeto de formação de novos pilotos pq nossos pilotos eram mais baseados do lado “americano” e tbm o Brasil quase fechou com a França os Rafalle chegou até… Read more »
Agora é preciso entender o porque da baixa disponibilidade Tcheca e razão do qual consideravam o custo do Gripen C alto. O Custo de hora de voo é muito relativo e depende quantas horas são voadas por ano, pois muitos custos podem ser diluidos aumentando ou reduzindo o custo da hora. Os Tchecos podem ter também manipulado os dados para escolher o que ja queriam e assim justificar a escolha do F-35 com otica enviasada. Basta relembrar a conta que a Holanda fez para selecionar o KC-390. Confio na escolha da FAB e que realmente vamos ter ganhos no longo… Read more »
Já explicaram, eles não consideram importante o custo da hora, mas sim o custo anual, pra eles o Gripen sai bem mais caro por ano do que o F35, cada país faz o cálculo do jeito que quer, observando as suas nuances e particularidades, obviamente devem ter considerado tb que o F35 é stealth e o Gripen não, além de que o F35 é de 5 geração, o Gripen é, no máximoi, 3,5.
3,5 ?????? qual seria a definição para um caça de 3,5 geração?
Eu entendi diferente. O Gripen não sai bem mais caro por ano, o Gripen ficou mais caro no preço de aquisição, já no custo anual de operaçãode toda a frota, o que foi dito é que o F-35 é sim o mais caro, porém não chega a ser 25% mais caro.
Então compensa pagar quase 25% mais caro porque a aeronave é muito superior às outras e possui uma vida útil mais longa.
Isso é foda.
Cada Zé vem, fala o que quer e fica por isso mesmo. Não precisa justificar ou explicar nada. E fica aqui registrado a besteira que se falou.
Cadê o falastrão pra justificar por qual razão o Gripen seria, no máximo, 3,5 geração? Em que se fundamenta isso?
Provavelmente, vai fingir que nem é com ele. E aí na próxima postagem volta pra repetir a mesma besteira.
Pra mim, ficou bem claro que essa história de “usamos um método alternativo para calcular o custo de operação do F-35” é uma desculpa esfarrapada para justificar a escolha da aeronave. Surpreendente para um país
Sim, mas também pode ser justificada. Veja, o custo de hora de vôo engloba gasto com combustíveis, alguns países incluem gastos com pilotos, etc. Peças que precisarão serem trocadas, substituídas, manutenções, etc. Já um custo anual de propriedade de toda a frota e durante a vida útil, pode incluir outras coisas como o custo dos mísseis, talvez AMRAAM e AIM-9 custem um pouco menos que Meteor e Iris-T. Também pode incluir o custo de aquisição, dividido pela vida útil. Se o F-35 custou U$ 80 mi e a vida útil é de 50 anos e o Gripen E custouU$ 85… Read more »
Exato!
“Além disso, é importante destacar que esses números não englobam os consideráveis e ainda desconhecidos custos associados às atualizações do F-35, um tema de grande relevância no momento.” Com todo o respeito a SAAB, mas nós tambem NÃO SABEMOS sobre os custos de futuras atualizações do “novo Gripen”… “O Gripen atende a todos os requisitos operacionais da OTAN e de forças independentes, destacando-se com um conjunto de capacidades de ponta, que incluem sistemas avançados de sensores totalmente integrados e de amplo espectro (…)” É literalmente a mesma coisa com o F-35… “O Gripen continua sendo a melhor escolha para as… Read more »
Concordo.
Eu não acho que a SAAB redigiu a melhor resposta possível, mas foi uma resposta honesta e mostra e fica claro que não há muito o que contestar já que o F-35 é uma aeronave superior de geração posterior com muito mais potencial, encomendas e potencial de atualizações no seu horizonte.
O ponto chave para nós do Brasil é o fantasma do “AM-X2.0”. E é o que honestamente me preocupa também.
Se bem que, sejamos sinceros, a resposta da SAAB não foi muito clara, já que a nota original da Rep. Tcheca tambem não foi clara. O único motivo “lógico” que eu vejo na Reo. Tcheca em comparar 2 caças de gerações diferentes é que eles já estão dispostos a comprar F-35, e que aquela concorrência é só pra fachada mesmo. No mais, a SAAB continua batendo na tecla de que o Gripen é mais barato que qualquer outro caça da mesma geração e talz, mas a aeronave não está 100% implementada nem na Suécia e nem no Brasil, pra que… Read more »
Engraçado as pessoas assumirem que o Gripen E não cai vender. Nem entrar em operação ele entrou… tem muito tempo ainda pela frente pra SAAB vender esse avião. Os mais antigos aqui vão se lembrar que o mesmo aconteceu com o Rafale, que muitos aqui neste fórum diziam que não iria vender. Deixem os Suecos participarem de uma Red Flag com o Gripen E e vamos ver as reações.
*vai
Pois é! Esquecem que o Rafale voou pela primeira vez em 1987, entrou em produção em 2001 e em serviço em 2004 (Rafale M) e 2005 (Rafale C/B). E só vendeu para o exterior, pela primeira vez, mais de dez anos após entrar em serviço e 15 anos após entrar em produção.
O Gripen E voou em 2017, entrou em produção em 2019 e em serviço, somente agora. Então, vamos dar um tempo…
Em 2013, quando perdeu o F-X2, o Rafale era “mico”. Hoje é sucesso…
O problema é que praticamente todos os paises que estavam trocando aviões já trocaram.
Vários países arabes já compraram Typhoon, Rafales e F 15 por questões geopolíticas.
Estados Unidos não compra gripen, Canadá (já saiu o resultado? Deu F 35?).
França, Alemanha, Inglaterra e Itália não comprarão gripen.
A maioria dos paises europeus menores escolheram o F 35.
O problema é que sobram poucos clientes em potencial.
O Rafale ainda pegou muitos paises querendo renovar a frota.
Exatamente!
A esperança da Saab está no Brasil e na Índia.
Se conseguirem mais um ou dois lotes adicionais de Gripen E por aqui “alivia” um pouco a situação.
Se não conseguirem mais nada da FAB e perderem na Índia fica bem complicado, pois não sobram muitos clientes.
O que melhoraria mesmo seria Barat/Índia escolher o Gripen, inclusive uma versão naval para seus 2 Naes.
.
Problema que teriam de abrir mão de seu produto de casa. Não acho que vão abrir mão. O esforço do Paquistão com a China demonstra que faz sentido ter um caça próprio.
Isso sem levar em conta os vários F-16 de segunda mão disponíveis no mercado. Acho no mínimo ilusório o pessoal acreditar que o Gripen E/F terá um “boom” de vendas similar ao Rafale.
Quantos países, historicamente, operaram aviões suecos? E quantos já operaram aviões franceses? Qual o peso econômico e geopolítico da Suécia? E qual é o da França? Não se trata apenas do produto, se trata da influência. A França ainda tem uma influência considerável.
Exatamente
Pelo andar da carruagem será e a base será o número de unidades produzidas / vendidas. O AMX foi limitado na produção / venda e o resultado todo mundo sabe. Aquela velha historia: vai ficando caro parA manter e acaba no pó. Virou contrato de risco.
Veja o caso das kombis voadoras, pagaram o peso em ouro pra fabricar aqui, com aquela historia da carochinha de não depender de fora e etc., mas na hora de comprar o EB prefere o UH-60 Black Hawk, todo mundo prefere o Black Hawk, quer apostar que daqui a 10/20 anos todo ferramental do caracal vai estar podre e sem uso e não vamos fazer mais nenhum heli 100%
nacional? Quem quer apostar?
O Caracal (EC725) não é de fabricação nacional, quem fabrica o helicóptero é a Eurocopter, uma subdivisão da Air Bus.
Jorge,
A Eurocopter já foi renomeada Airbus Helicopters faz algum tempo, assim como o EC-725 foi renomeado H225M.
A Helibras é uma subsidiária da Airbus Helicopters, e realiza a integração de sistemas e montagem final do H225M aqui no Brasil, incluindo uma porcentagem de itens nacionalizados (a meta contratual era de 50% de nacionalização à época da montagem das últimas unidades, o que já está chegando).
Eu só acreditaria que um Gripen custa mais que um F35 se o Brasil estivesse no meio
KKKKKKKKKKK
E com o Pazuello cuidando da logística…
Concordo, sinceramente. Foi de um fiasco e incompetência ímpares. Mas, nessa situação em que você colocou o Pazuello, não esquece de colocar o atual ocupante do planalto para cuidar do financeiro … aí seria completo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!! É mesmo, matou a questão.
Impagável….
Eles foram educados, mas dá para pensar os motivos da República Tcheca pela resposta.
Quanto custa um F-35 de prateleira?
Quanto custa um Gripen E de prateleira?
Quanto custa a hora de vôo de um F-35?
Quanto custa a hora de vôo de um Gripen E?
Quanto custa para manter um F-35?
Quanto custa para manter um Gripen E?
Essas deveriam ser as comparações, apenas entre os caças, sem adicionar armas e simuladores. Na verdade nem deveria ter esse tipo de dúvida, qualquer um sabe que os valores para comprar e manter um F-35 são maiores, simples assim, o resto é blá blá blá.
Sua comparação não está errada, mas está incompleta, pois deixou de fora o desempenho e a entrega de cada um dos vetores. Se os dois fizerem a mesma coisa, entregarem o mesmo desempenho geral, cumprirem as missões com a mesma capacidade, aí sua comparação estará totalmente correta.
Entendo que os tchecos não foram, para dizer o mínimo, claros. Lógico que grande parte dos custos fixos são proporcionais ao número de aeronaves em operação. Por exemplo, um simulador de voo é indispensável mas pode atender a 36 aeronaves tão bem quanto a 12….Só que o seu preço é o mesmo. Duas aeronaves biplaces é um número nécessario seja pra 12 ou 36 aeronaves…e assim por diante. Agora se isso vale pra o Gripe também vale para o F35…ou não?
Enorme influência americana para desconsidera o gripen como fazem com o kc 390 nosso o melhor cargueiro do mundo
“Enorme influência americana para desconsidera o gripen” O Gripen e o F-35 são de duas gerações diferentes. O único critério em que o Gripen está a frente do Lightning é custo. O radar, IRST, fusão de sensores, banco de dados de emissões eletrônicas, sistemas EW, capacidade de carga, alcance, etc. do F-35 são todos melhores do que seus equivalentes no caça sueco. Além, é claro, dele ser stealth. Para deixar claro, isso não é demérito algum do Grupen, são – repito – aeronaves de gerações diferentes. Porém, colocar a culpa pelos resultados das últimas competições no colo da influência americana… Read more »
Esqueçam o custo operacional, estamos falando de uma Ferrari X Fusca , os Tchecos querem uma Ferrari e ponto, até os F16 Block 70/72 são superiores.
O Grippen E é muito superior ao F-16 blq 70, pois os Grippen C e D em exercicios limparam facilmente dos céus, os F-16 blq 50/52+, e o Grippen evoluiu mais do C e D para o modelo E, que o F-16 blq 50/52+ evoluiu para o blq 70/72.
“O Grippen E é muito superior ao F-16 blq 70, pois os Grippen C e D em exercicios limparam facilmente dos céus, os F-16 blq 50/52+…”
*facepalm*
Nada disso que vc falou é verdade lol
Refrescando a memória….
https://www.aereo.jor.br/2019/09/24/como-o-caca-gripen-se-sai-contra-o-f-15-f-16-f-18-f-22-rafale-e-eurofighter/
É importante lembrar que essas “vitórias registradas” vieram de um engenheiro sueco que citou a si mesmo e nenhuma outra fonte sobre a RF. Literalmente nenhum outro site, força aérea ou mídia especializada noticiou alguma coisa antes disso ou fora ele.
nem tente…. se o colega aí, imagina que um F16 *(qualquer modelo) e sejamos jutos, um ótimo caça, … pode bater de frente com o Gripen E no estado da arte e com mísseis Meteor, é realmente porque não conhece o caça. Obviamente que não vamos entrar na questão de T.O, mas eu se tivesse que escolher, ficaria com Gripen com certeza e mesmo que eu tivesse que enfrentar um F35, com Gripen posso morrer com certeza, mas o piloto do F35 também sabe que se bobear….
A Trilogia já passou dessa fase de Super Trunfo há muitos anos.
Por qual motivo um F-16 Block 70 é superior ao Gripen E?
Pode fazer uma tabela comparativa e postar aqui? Ou é só achismo?
Por favor, nos mostre no que ele é superior.
Aguardo do comparativo.
Quando um Fusca tem um desempenho melhor que uma Ferrari…
https://www.aereo.jor.br/2019/09/24/como-o-caca-gripen-se-sai-contra-o-f-15-f-16-f-18-f-22-rafale-e-eurofighter/
O F-35 dos tchecos saiu a US$ 220 milhões por unidade. O F-35 da Coreia do Sul (ultima aquisição) saiu por cerca de US$ 200 milhões por unidade. O Gripen da FAB, com transferência de tecnologia, montagem local, desenvolvimento da versão F, integração do WAD, além de todas as armas que foram compradas (bombas e misseis) saiu por menos de US$ 170 milhões por unidade. Nem tem muito o que discutir em relação ao valor.
Olá BJJ. Na verdade, o custo (padaria) dos F35 da FAB ficou entre US$ 110~120 milhões, dependendo da cotação da libra e da coroa suéca.
Não sabia que a FAB comprou F-35 …
Para justificar uma decisão política, a mágica da manipulação dos números é essencial!
Olá Luis. É mais difícil manipular um dado do que justificar uma decisão política. O MD Tcheco foi incompetente na manipulação dos dados e perdeu a chance de fazer uma justificativa política.
Que o Gripen E é menos oneroso que um F-35, ninguém discute. É fato, e ponto final. O cerne da questão é se o Sueco é capaz de entregar melhor aeronave do que a dos US em cenário de confronto entre as duas. Eu na condição de piloto de caça optaria pelo F-35, sem titubear.
Isso é certo, mas o que os Checos disseram, para se justificar, foi que o Grippen E era mais caro.
Caro A. O problema é que o MD Tcheco criou uma planilha diferente para comparar os custos de operação do F35 com o F39 e, segundo esta planilha, eles concluíram que o F35, mesmo sendo mais caro de adquirir (menos de um quarto mais caro (sic)) seria mais barato de operar. Isso não faz sentido.
Por que não faz sentido??? O custo de aquisição NÃO é atrelado e nem diretamente proporcional ao custo de operação e manutenção.
Camargoer, segundo os tchecos, o custo global do F-35 (aquisição + operação) seria “menos de um quarto mais caro”.
Adicionaram ainda que o custo de AQUISIÇÃO do F-35 seria menor.
Continuo achando afirmações questionáveis, mas em nenhum momento eles falaram que o F-35 seria mais barato de manter.
Nenhum dos lados abrirá os valores reais das negociações.. vão ficar jogando para as torcidas ,a galera mesmo não saberá. Todos os entusiastas mais especializados em aviação falam que os Custos de operação do F-35 é autismos … os Especialistas da aera também… São muitos questionamento que não temos as respostas para saber a real destes numero proclamados pelos tchecos. Os Custos anuais que os thecos usaram para comparação foram dos Gripens C/D em Leasing ? Usaram os custos de Leasing do C/D e fizeram uma regra de 3 considerando também nos cálculos de operação do Gripem E ?… Read more »
Só um motor F135 do F-35 já custa um terço do custo de um Gripen E, ou algo entre US$ 28 e 30 milhões, cada motor!
Agora que a Suécia se une à OTAN será mais fácil saber o quão bom é o Gripen em relação a outros equipamentos ocidentais. Acredito que não deva fazer feio. E me parece muito improvável que seja mais caro de operar que o F-35.
O presidente tcheco disse que o gripen era mais caro de manter?
Disse que o F 35 era apenas um pouco mais caro de manter e era muito superior tecnologicamente.
E todos os países estão comprando.
Um F 35 não custa 80 milhões de dólares?
E um gripen?
Treinamento deveriam fazer separado e não comprar simulador.
Poderia a Otan ter alguns simuladores parados atender vários paises.
—Galvão?
-diga lá, Tino.
-Sentiu…
Basicamente: Saab diz que R Tcheca mentiu descaradamente
custos de hora de voo dos principais caças do Ocidente. Os dados reais dificilmente não revelados pelos militares. No estudo, a Jane’s apontou o Gripen C como o caça moderno mais barato para operar. A hora de voo ficaria em 4.700 dólares, contra 7.700 do F-16, 11.000 do F-18E/F, 16.500 do Rafale e 18.500 do Eurofighter Typhoon.
Esqueci de falar do F-35. Revistas aéreas já falaram em 38.000 dólares o custo da hora. Tem muita especulação. Agora alguém falar que o custo é mais baixo que o Gripen é total falta de entendimento mesmo.
Olá Felipe. Depende do que é colocado na planilha.. riso. Tira isso, tira aquilo.. deixa a água mineral do piloto…riso. Conta de chegada.
A hora de vôo do F-39, pra FAB, ficará bem acima desses 4,700.
Por que?
O que entra nesse cálculo?
Oque teria maior influência em relação a outros caças?
Olá Nonato. Sabemos que a hora de vôo do F5M é da ordem de US$ 4,5 mil, desenvolvimento uma potência de 15 kN. O F39E possui uma turbina F414 com 61 kN. Assumindo que 1/3 do custo da hora de vôo é combustível e que o consumo é proporcional á potência (sem considerar questões como eficiência do motor, para simplificar), isso significa que o gasto com consumo seria da ordem de US$ 6 mil. Considerando que 1/3 do custo seja do pessoal da FAB, isso poderia ser considerado o mesmo valor (cerca de US$ 1.,5). Por fim, podemos supor que… Read more »
12~14 mil Kichute$ kkkk
é um numero a se considerar… para a discursarão de valores de operação
Caro. Como disse, é uma estimativa a partir de algumas premissas bem aproximadas. Pode ser maior, pode ser menor. O ponto é que é um número construído a partir 1. do valor da hora de vôo do F5M. 2. da potência do F414, 3. do gasto com outros consumíveis do avião. 4. do custo do pessoal da FAB e 5. do custo da manutenção do motor após um ciclo de operação. Por isso são números em Kichute$, Talvez o MD Tcheco poderia contratar minha consultoria. Eu teria feito um trabalho mais convincente.
kkk
Mas eles pagariam para vc espancar os números a favor do Lobby ou leilão dos caças…
esta nebuloso esta atitude do MD Tcheco , não consegui entender se é Lobby em favor do F-35 que deve está rolando pesado e que é natural ou estão tentando o melhor proveito com os Suecos já que o C/D vão voar até 2027
Pois é. Daria os números finais, tipo “Olha, a hora de voo do F35 tem que ser menos de 25% mais cara que a d39, mas a longo prazo o custo do F35 tem que ser menos de um terço do custo do F39”. Metade agora e metade na entrega. Combinado?
F-5E/F
GE J85-21B – 15,6 kN seco x 2 = 31,2 kN
22,2 kN PC x 2 = 44,4 kN
F-39E/F
GE F414-39E – 61,8 kN seco
97,9 kN PC
Até que enfim alguém disse!!!
Cada força aérea faz o cálculo de uma maneira distinta. De acordo com o GAO (que deve contar até a energia elétrica do AC da equipe de solo), a hora de voo de um F-16 em 2021-22 custou 26927 dólares, a de um SH, 30404 e, a de um F-35, 42000. Mas, de novo, cada força conta de uma maneira distinta (na competição por seu novo jato, a Suíça considerou até mesmo o gasto de manutenção com as bases aéreas). Porém, esses números que você citou são MUITO difíceis de acreditar. Acho que é uma impossibilidade a hora de voo… Read more »
Alguns floristas dão a entend
Alguns floristas dão a entender que o F-35 teria sido uma escolha melhor para o Brasil, mas esquecem que ele nunca nos foi oferecido. Comprar armas não é somente uma questão financeira. Então o Gripen foi sim uma boa escolha entre as possíveis.
https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/
Foi oferecido sim.
Acontece que, na época:
1- Pro FX-2, era obrigatório ToT da aeronave escolhida, e o F-35 não previa isso.
2- O FX-2 era pra caças 4++.
3- O F-35 ainda não era “maduro”, e enfrentava centenas de problemas, ao contrario de hoje, uma plataforma mais “estável”.
Olá Wilber. Apenas para esclarecer, antes que alguém entenda tudo errado. A LM ofereceu o F16 no Fx2. O F35 foi oferecido fora do Fx2 quando a comissão da FAB foi visitar a linha de produção do F16 como uma importação simples, sem qualquer dos requisitos colocados pela FAB no edital da Fx2.
Sim, tinha me esquecido desse detalhe.
Não podemos culpar a FAB por, na época ( e é importante lembrar o panorama da época ) ter recusado um caça que, até então, era um protótipo, não aceitava transferência de ToT e tinha sido oferecido “por fora” do FX-2, que ainda rolava.
Mas voltando ao presente, não seria ruim, após o 2° lote de Gripens, pensarmos seriamente num esquadrão de F-35 como “ponta de lança”. Até lá, o F-35 será um caça mais “maduro” e com hora/voo mais em conta.
Pois é esta é a verdade dos fatos na época, e agora seria diferente? também não…. Boa sorte “a republica-tcheca” Cada um faz a escolha melhor de acordo com sua realidade , ou pelo menos deveria ser assim. .. F-35 na FAB seria uma verdadeira rainha de hangar…. não teríamos mais que 12 e teríamos que continuar a comprar F-5 usados por ai … Importante é mesmo ter um bom caça e ter as condição de opera-lo com eficácia.
Sentiram… a verdade começa a aparecer.
O problema é acreditar que o custo de operação de um sistema de armas complexo é uma “ciência exata”. Existem variáveis que são ocultas no processo e algumas delas estão ligadas a uma questão bem simples, corrupção. Algo que acontece em diversos lugares, da “puritana” Suécia até a nada pura América Latina ou Leste Europeu, juntamente com os contratos de compra, vem os contratos de suporte, estes sim bastante diversos e lucrativos, porque seus objetos de contrato são muito, mais muito específicos e sua precificação pode conter margens para muitas coisas, inclusive para muita gente ganhar dinheiro em cima do… Read more »
O F35 ainda é muito problemático e boa parte de seus problemas ainda não tem solução. Já li em algum lugar que para cada F35 operar de forma eficiente tem que ser mais 4 no chão porquê não são confiáveis, imagina o custo disso!!!
Pra que a FAB quer avião de ponta? FAB é boa em dar rasante no dia 7 de setembro e abater teco-teco de traficante na fronteira. E para por aí.
Pelo menos abate. A USAF não conseguiu abater três aviões comerciais antes que atingissem as Torres Gêmeas e o Pentágono.
A FAB é uma força altamente profissional e qualificada. Felizmente ela não precisa combater atualmente para defender nosso país pois isso significaria que nossas casas e nosso país estariam expostos aos flagelos da guerra e isso só é bonito em filmes ou videogames.
Putz, esse sabe tudo!!! Deveria ser Cmte do Sisdabra!!!
Não entendo muito, porém qualquer aquisição de um produto militar tem vários pontos a serem observado, o histórico desse projeto foi envolto em vários escândalos de corrupção ao longo dos anos, tirando essa parte, penso que a aquisição do projeto, pois o Brasil também desenvolveu partes da avionica dessa aeronave, isso vejo um lado muito bom, visto que não dependemos de atualização por parte de quem detém a tecnologia, só dependemos do consórcio do projeto. Se os caças F35 na prática fossem mais “baratos” que o projeto Gripen, ainda assim eu iria de Gripen. O avião precisa de pista curta… Read more »
A verdade é que o F-35 ganha as concorrências por dois motivos: marketing e lobby americano. Apesar de toda propaganda, o F-35 tem uma série de problemas técnicos relacionados à sua tecnologia avançada descritos em inúmeros relatórios do próprio Pentágono. Vários deles relacionados à capacidade “stealth” da aeronave que é o grande diferencial de uma aeronave de 5° geração. Mas uma coisa é certa: a TENDÊNCIA é que os custos de operação do F-35 diminuam com o tempo. Ao contrário do Gripen, que foi produzido em pequenas quantidades. De qualquer forma, duvido que algum dia seja mais barato operar um… Read more »
Não acredito totalmente nisso. Eu entendo os problemas do F-35 e tal, mas ele é um avião melhor que o Gripen. Pra nós, que ficamos nessa de “nossos vizinhos são pacíficos”, “pra que comprar tudo isso de munição” etc, o Gripen até sobra. Para quem realmente vai entrar em combate ou tem a perspectiva real de entrar em um, ver os produtos somente pelo custo pode ser um erro. Os Poloneses estão vendo os Russos fungando por perto, estão comprando tudo o que podem, e material de boa qualidade. Se eu fosse piloto de caça de algum país daquela região… Read more »
Cara essa discussão é a coisa mais absurda que li nesse ano, e ele ainda não terminou. O Gripen é um senhor avião,com todas as tecnologias que um caça Geração 4+++ tem. Comparações de Super Trunfo não desmerecem ele e a escolha que a FAB fez. O resto é viralatisse de sempre. Se o Brasil tivesse escolhido o F-35 iria ter um monte de gente aqui torcendo o nariz!!! Temos ele, estamos construindo, temos Iris-T, Meteor, etc, mas as pessoas não se conformam, querem o sangue… mds!!!!
É apenas um comparativo.
O Gripen é um ótimo avião? Sim. E o F-35? Também. Só que eles não são da mesma prateleira, vai do comprador gastar aquele pouquinho a mais para levar os extras do F-35. A depender do contexto do comprador, vale a pena.
Vídeo bem legal. Não só esse, mas tem outros também. Valeu pela dica!
O que me chama a atenção é como um
País minúsculo e politicamente irrelevante como a República Tcheca (que é belíssima, já visitei) consegue comprar F-35 e mantê-lo operacional, mas o Brasil, que é rico em recursos naturais, é muito mais relevante politicamente, pena para adquirir um lote de aeronaves 4,5g e não sabe se vai ultrapassar as 36 encomendadas, e nem quando!
Caro Fabio. A FAB tem condições de adquirir e operar dois esquadrões de F35. O ponto é outro. A FAB precisa de 5~6 esquadrões, além disso possui uma indústria aeroespacial competitiva e que demanda vultosos investimentos em tecnologia e desenvolvimento para contitnuar competitiva. Pelo valores dos contratos, cada F35 tem custado cerca de US$ 200 milhões, praticamente o dobro do custo de aquisição do F39. Considerando uma frota de 70 aeronaves, como parece ser o objetivo da FAB, isso seria um programa da ordem de US$ 14 bilhões, mais caro que o ProSub. Isso sem qualquer impacto sobre a indústria… Read more »
A Saab defendeu o seu produto. Nada mais.