O Nebo-M ou Nebo-ME (em cirílico: 55Ж6МЕ «Небо-МЕ», Nebo significa “céu”) também conhecido como RLM-ME ou 55Zh6ME (versão de exportação) é um sistema de radar multifuncional integrado com vários radares multibanda programáveis e fusão central de dados. O sistema começou a ser pesquisado em 1984.

O complexo de radar é composto por um módulo de posto de comando e um a três radares diferentes que são implantados em caminhões 8×8 separados de 24 toneladas. O fabricante afirma que este sistema de radar pode detectar aeronaves de 5ª geração como o F-22 e o F-35 e detectar lançamentos de mísseis balísticos de longo alcance. O Nebo-ME é uma versão de exportação com algumas características downgraded.

O projeto do sistema foi iniciado em um chassi móvel em 1999, depois que os países da OTAN atacaram a República Federal da Iugoslávia. No conflito, operaram os jatos de ataque stealth F-117 – um deles abatido pelo S-125 Neva com a ajuda do radar P-18.

A Rússia começou a perceber as aeronaves furtivas como uma possível ameaça futura à sua segurança. Para combater essa ameaça, considerou-se que a detecção de tais aeronaves deveria ser possível a distâncias maiores. A produção começou em 2010 e o sistema foi testado em campos de treinamento em 2011. Foi apresentado publicamente em 2012. Em 2012-2013 começaram as entregas para as Forças Armadas Russas.

Composição do sistema

Como sistema, o Nebo-M é um complexo que apresenta alguns radares diferentes. Principalmente desde o início, Nebo-M representa modificações e modernizações do antigo Nebo SVU de banda VHF, do Protivnik G da banda L e Gamma S1 da banda S/X em chassis móveis chamados em suas variantes mais recentes RLM-S, RLM-D, RLM- M e posto de comando KU-RLK. Todo o sistema com número máximo de radares pode ser implantado em 40 minutos.

Na implantação mínima com um radar, ele não pode atingir todos os alcances máximos para detecção de todos os tipos de alvos aéreos, mas pode rastrear as chamadas aeronaves furtivas se o RLM-M for implantado. Todos os radares do sistema Nebo-M podem ser usados separadamente para implantação independente ou como pares em desdobramentos.

O Nebo-M pode trocar informações observadas com sistemas de mísseis antiaéreos como o sistema de mísseis Pantsir, S-300 e S-400 ou outros, a fim de orientá-los em direção a ameaças.

RLM-M

RLM-M (em cirílico: «РЛМ-М» «РЛС метрового диапазона») ou 55Zh6UME (versão de exportação RLM-ME) ou Nebo-U e variante modernizada Nebo-UM é um radar 3D de aquisição VHF e UHF e principal componente do sistema Nebo-M. É o sucessor do antigo radar 1L13 Nebo “Box Spring” e é fácil de distinguir dele, uma vez que a direção da polarização é vertical e não horizontal. Tem um alcance de 600 km e pode rastrear alvos que voam até Mach 6.4.

RLM-D

RLM-D (em cirílico: «РЛМ-Д» «РЛС дециметрового диапазона») ou 55Zh6ME (versão de exportação RLM-DE) é um sistema de radar móvel de matriz eletrônica ativa de banda L (AESA) projetado com base no antigo radar Protivnik G para conduzir vigilância aérea no chassi БАЗ-6909-015. Ele pode rastrear alvos em distâncias de até 600 km e que voam a velocidades radiais de até 18.000 km/h.

RLM-S

RLM-S (em cirílico: «РЛМ-С» «РЛС сантиметрового диапазона») ou na versão de exportação RLM-SE também conhecido como GAMMA-S é um sistema de radar móvel de matriz eletronicamente escaneada ativa de banda X (AESA) baseado no antigo Gamma S1 Radar 64Л6 projetado para conduzir vigilância aérea em chassis БАЗ-6909-015.

KU-RLK

KU-RLK (em cirílico: «КУ РЛК») são postos de comando que fundem todas as informações de diferentes tipos de radar em uma única imagem de radar. É baseado no antigo posto de comando Fundament-1E e está no chassi БАЗ-6909-015.

Em operação

Os primeiros dois regimentos Nebo-M foram implantados em 2017 em São Petersburgo e Carélia. Em 2018, mais dois regimentos foram destacados para a Crimeia e Penza. Em 2019, um regimento foi entregue à região do Volga. Em 2020, dois regimentos foram implantados no Extremo Oriente e em Naryan Mar.

Outra modernização do radar Nebo, o Nebo-UM, que é um radar 3D móvel que funciona apenas na faixa métrica, está sendo entregue à Força Aérea desde 2018. Em 2018, um regimento foi entregue a Voronezh e Novosibirsk e em 2020 para Rostov-on-Don. É um complemento aos radares de alcance fixo de Rezonans-NE, que foram construídos no Ártico em Zapolyarniy, Indiga, Shoyna e Nova Zemlya, com outro em Gremikha em construção.

Outras fontes relatam entregas de radares Nebo-M e Nebo-UM já em 2015 para o Distrito Militar Oriental.

Diferentes componentes do Nebo-M foram implantados na Síria, onde foram usados para rastrear, entre outros, os caças F-35 e F-22.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments