O Nebo-M ou Nebo-ME (em cirílico: 55Ж6МЕ «Небо-МЕ», Nebo significa “céu”) também conhecido como RLM-ME ou 55Zh6ME (versão de exportação) é um sistema de radar multifuncional integrado com vários radares multibanda programáveis e fusão central de dados. O sistema começou a ser pesquisado em 1984.

O complexo de radar é composto por um módulo de posto de comando e um a três radares diferentes que são implantados em caminhões 8×8 separados de 24 toneladas. O fabricante afirma que este sistema de radar pode detectar aeronaves de 5ª geração como o F-22 e o F-35 e detectar lançamentos de mísseis balísticos de longo alcance. O Nebo-ME é uma versão de exportação com algumas características downgraded.

O projeto do sistema foi iniciado em um chassi móvel em 1999, depois que os países da OTAN atacaram a República Federal da Iugoslávia. No conflito, operaram os jatos de ataque stealth F-117 – um deles abatido pelo S-125 Neva com a ajuda do radar P-18.

A Rússia começou a perceber as aeronaves furtivas como uma possível ameaça futura à sua segurança. Para combater essa ameaça, considerou-se que a detecção de tais aeronaves deveria ser possível a distâncias maiores. A produção começou em 2010 e o sistema foi testado em campos de treinamento em 2011. Foi apresentado publicamente em 2012. Em 2012-2013 começaram as entregas para as Forças Armadas Russas.

Composição do sistema

Como sistema, o Nebo-M é um complexo que apresenta alguns radares diferentes. Principalmente desde o início, Nebo-M representa modificações e modernizações do antigo Nebo SVU de banda VHF, do Protivnik G da banda L e Gamma S1 da banda S/X em chassis móveis chamados em suas variantes mais recentes RLM-S, RLM-D, RLM- M e posto de comando KU-RLK. Todo o sistema com número máximo de radares pode ser implantado em 40 minutos.

Na implantação mínima com um radar, ele não pode atingir todos os alcances máximos para detecção de todos os tipos de alvos aéreos, mas pode rastrear as chamadas aeronaves furtivas se o RLM-M for implantado. Todos os radares do sistema Nebo-M podem ser usados separadamente para implantação independente ou como pares em desdobramentos.

O Nebo-M pode trocar informações observadas com sistemas de mísseis antiaéreos como o sistema de mísseis Pantsir, S-300 e S-400 ou outros, a fim de orientá-los em direção a ameaças.

RLM-M

RLM-M (em cirílico: «РЛМ-М» «РЛС метрового диапазона») ou 55Zh6UME (versão de exportação RLM-ME) ou Nebo-U e variante modernizada Nebo-UM é um radar 3D de aquisição VHF e UHF e principal componente do sistema Nebo-M. É o sucessor do antigo radar 1L13 Nebo “Box Spring” e é fácil de distinguir dele, uma vez que a direção da polarização é vertical e não horizontal. Tem um alcance de 600 km e pode rastrear alvos que voam até Mach 6.4.

RLM-D

RLM-D (em cirílico: «РЛМ-Д» «РЛС дециметрового диапазона») ou 55Zh6ME (versão de exportação RLM-DE) é um sistema de radar móvel de matriz eletrônica ativa de banda L (AESA) projetado com base no antigo radar Protivnik G para conduzir vigilância aérea no chassi БАЗ-6909-015. Ele pode rastrear alvos em distâncias de até 600 km e que voam a velocidades radiais de até 18.000 km/h.

RLM-S

RLM-S (em cirílico: «РЛМ-С» «РЛС сантиметрового диапазона») ou na versão de exportação RLM-SE também conhecido como GAMMA-S é um sistema de radar móvel de matriz eletronicamente escaneada ativa de banda X (AESA) baseado no antigo Gamma S1 Radar 64Л6 projetado para conduzir vigilância aérea em chassis БАЗ-6909-015.

KU-RLK

KU-RLK (em cirílico: «КУ РЛК») são postos de comando que fundem todas as informações de diferentes tipos de radar em uma única imagem de radar. É baseado no antigo posto de comando Fundament-1E e está no chassi БАЗ-6909-015.

Em operação

Os primeiros dois regimentos Nebo-M foram implantados em 2017 em São Petersburgo e Carélia. Em 2018, mais dois regimentos foram destacados para a Crimeia e Penza. Em 2019, um regimento foi entregue à região do Volga. Em 2020, dois regimentos foram implantados no Extremo Oriente e em Naryan Mar.

Outra modernização do radar Nebo, o Nebo-UM, que é um radar 3D móvel que funciona apenas na faixa métrica, está sendo entregue à Força Aérea desde 2018. Em 2018, um regimento foi entregue a Voronezh e Novosibirsk e em 2020 para Rostov-on-Don. É um complemento aos radares de alcance fixo de Rezonans-NE, que foram construídos no Ártico em Zapolyarniy, Indiga, Shoyna e Nova Zemlya, com outro em Gremikha em construção.

Outras fontes relatam entregas de radares Nebo-M e Nebo-UM já em 2015 para o Distrito Militar Oriental.

Diferentes componentes do Nebo-M foram implantados na Síria, onde foram usados para rastrear, entre outros, os caças F-35 e F-22.

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Dirceu

Os caras estão apanhando da Ucrânia, que nem força aérea direito tem , imagina um pais qualquer com uma força aérea considerável, os russos simplesmente iriam usar suas forças nucleares…. Propaganda até o molusco faz e tem quem acredita nele….

LUIZ

Não existe mais forças armadas infalível. Todos cometem erros no teatro de guerra.

C G

Mas aí vc tá sendo muito legal em dizer que o desempenho russo é um erro, a Rússia está se esmerdalhando até as orelhas!

Alfredo Araujo

Erros são uma coisa… O q a Rússia fez, e continua fazendo, mas em nível bem inferior… beira o amadorismo.
Rações estragadas, pneus com 30 anos de fabricação, falta de coordenação logística… fuzis enferrujados… entre dezenas de outros.
.
O que ficou provado… é q o exército profissional da Rússia era bem pequeno… O resto era p fins propagandísticos, dissuasórios e uma excelente forma de enriquecer a elite política e/ou militar.

Rick

Tem um livro muito interessante sobre este tema: “Why Air Forces Fail: The Anatomy of Defeat”.

Roger Samyaho

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eduardo Neves

Ah, então manda a OTAN atacar os Russos lá na Ucrânia, é “molezinha” kkkkkkkk

Fabio

É sério que vcs acham que a Ucrania está ganhando??

André Macedo

Nunca ouvi falar desse bicho, achei que o que ia acabar com o stealth seria o tal radar quântico que ainda está engatinhando…

deadeye

Detectar é uma coisa, processar os dados e engajar com a bateria, é outra.

Mirade1969

A tá, você não entendeu a matéria né, Uma série de radares oferece a opção de tiro dai é só mandar bala no inimigo com o sistema S-400.

Bosco

Mirade, Uma coisa é um sistema ter capacidade de detectar , rastrear e até dirigir mísseis contra as aeronaves stealths, outra muito diferente é o míssil conseguir travar seu seeker no alvo. A combinação de radares AESA operando nas bandas VHF, L e X pode até ser capaz de vetorar mísseis na área em que está um stealth mas aí , o trancamento é via seeker do míssil que opera na banda S e tem no máximo uma “antena” com 40 cm de diâmetro. A espoleta de proximidade do míssil também opera na banda K e ainda que passe nas… Read more »

Gustavo Gimenes

Perfeita resposta Bosco

Bosco

Correção:  o trancamento é via seeker do míssil que opera na banda X e tem no máximo uma “antena” com 40 cm de diâmetro.

Carlos Crispim

Exatamente, vão detectar sim, mas a poucos quilômetros, e não resolveram ainda como o míssil vai travar num caça stealth, o pessoal acha que bastou detectar e pronto, mas não é bem assim.

Bosco

Antes que você diga que eu tiro meus dados de dentro do meu encéfalo, este site é a fonte de dados mais confiável que existe e que serve de base de dados a todos, inclusive , aos russos.
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Bosco

Comparação do desempenho com os radares “convencionais” banda S dos russos.
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Gustavo Gimenes

Não eferece a opção de tiro p isso precisa travar o alvo isso nem o S400 consegue

Eduardo Neves

Concordo plenamente e acho que os Russos usariam seus mísseis de cruzeiro para atacar as bases onde os caças sthealth ficam abrigados, é mais fácil destruir assim e se for destruídos sua superioridade também será, os russos sempre vão evitar enfrentar os aviões da Otan no céu ( até pela esmagadora superioridade numérica dos aviões da Otan, como a Rússia é mestre nos mísseis, eu imagino mísseis hipersônicos sendo utilizados para neutralizar as aeronaves da Otan no solo, é mais adequado.

Diego

Tudo muito bom tudo muito bonito, mas… só vejo chuva de míssil e drone atingindo a Criméia.

Manuel

Será que detectam drones de papelão? 😂

Carlos Campos

provavelmente não, que eu saiba papelão não reflete ondas de radares, e materiais compósitos refletem pouco, se o papelão suportasse as manobras de caça seria interessante um caça de papelão kkkk

Bosco

Manuel e Carlos, Eu sei que estão brincado, mas só de curiosidade, a função do papelão nos drones é a redução do custo e não torná-los stealth. O ideal para reduzir o RCS de uma aeronave é uma estrutura metálica dentro da técnica de forma. Melhor ainda se receber um “RAP” (tinta absorvente de radar) por cima. Melhora ainda mais se for construindo de material RAM. O papelão é um material transparente ao radar (RTM). Ele é muito utilizado no projeto de aeronaves furtivas nas superfícies de controle (ou no domo do radar) , mas no corpo da aeronave ele… Read more »

Bosco

De modo geral radares de baixa frequência (VHF) são capazes de detectar aeronaves furtivas (otimizados para as bandas X , C e S) numa distância 2 vezes maior.
O F-22 se utilizando bombas JDAM ficaria exposto a uma IADS dotada de radares de baixa frequência.
Solução: integraram a ele as SDBs, com alcance 3 vezes maior.
O F-35 além de ter SDBs, poderá lançar a partir das baias internas os mísseis JSM (500 km ) e o AARGM-ER (300 km).
*Na dúvida é só integrar aqueles drones de papelão ao F-22.

Rodrigo Frizoni

Só não detecta drone né kkk

L G1

Ainda bem que o Brasil foi de Gripen muito mais barato e mais barato de manter. E com u RCS bem baixo. Parabéns FAB. Enxergou além do horizonte.

C G

Faz todo o sentido se excluímos o detalhe de que isso é muito, mas muito difícil!

Marcelo

Impressionante a quantidade de equipamentos russos e a quantidade de empresas nacional russa que fornece equipamentos para o governo !!!

Hcosta

Será impressionante ou um sintoma da corrupção onde os corruptos não conseguem, ou não querem, padronizar os sistemas?
E assim manter as suas galinhas de ovo de ouro ao produzir equipamentos ultrapassados, mais caros ou redundantes?

Cassini

Descreveu o complexo-industrial-militar dos EUA.

Bosco

Creio que você está equivocado.
O que do F-35 é ruim?
Seu radar AESA é o melhor que existe. Sem falar que o Block IV virá com o radar com TRMs de GaN.
Seu sistema de imagem periférica DAS é inigualável!
Sua suíte de guerra eletrônica “Barracuda” , idem.
Sua variedade de arma é fantástica.
Sua capacidade de conexão e operação colaborativa é inigualável.
Fusão de dados e interação homem-máquina idem.
Sem falar a versão “B” que é STOVL.

Bosco

Roberto, A carga de bombas do F-35 é igual a do F-15E, com a vantagem que o F-35 pode levar uma carga reduzida interna, numa configuração stealth full, e uma grande e pesada carga, externa, numa configuração “beast”. O F-15 é mais rápido numa configuração “pelado” , mas perde numa configuração armado. O alcance do F-35 com um motor, combustível interno e armas internas é igual a do F-15E com dois motores e com tanques conformais e armas externas , ainda que a quantidade de combustível do F-15 com tanques conformais seja cerca de 2 t maior. O que é… Read more »

Bosco

Em que esse gráfico é contrário ao que eu citei?

Leandro Costa

The one who sees first, shoots first and kills first.

Tem nem comparação.

Leandro Costa

Pois é. Mas você acha que quem seria visto primeiro? O F-35 ou um F-15E?

A resposta é absolutamente óbvia.

Leandro Costa

Sim, eventualmente ambos poderão ser detectados, porém o F-15 deve ser detectado muito antes. Muito, muito antes.

Acho que ‘Go Your Own Way’ não é exatamente a melhor música para a ocasião. Talvez ‘Landslide’ seja mais apropriada, pelo menos no título, mas acho que a USAF está mais para ‘Never Going Back Again.’ Mas sou suspeito para falar. Fleetwood Mac é minha banda favorita.

C G

Desculpa, nada pessoal mas o que vc está tentando propor e/ou defender simplesmente é um contrassenso tão óbvio que não passa de burrice!

Bosco

Na verdade a matéria diz que o sistema Nebo-M é capaz de detectar caças stealths. Vários radares fazem isso, só não colocaram a distância em que isso ocorre. Eu coloquei! O sistema Nebo-M é visto primeiro pelo radar AESA no modo SAR do F-35 , a pelo menos 150 km de distância, numa conta de padaria muito favorável aos russos. A essa distância não há nenhum dado credível que afirma que o F-35 possa ser detectado pelo Nebo. E nem vamos colocar um monte de variáveis, como por exemplo, o F-35 penetrar numa altitude mais baixa em que o radar… Read more »

Bosco

“Se o radar dedecta o f-35 a dois metros de altidude e quarenta léguas isso não interessa.” Interessa sim! Podem chamar do que quiser, inclusive de “super trunfo” (eu realmente não faço ideia do que seja isso) , mas toda análise é feita baseada em números e se os números podem ser maquiados, isso serve para os dois lados. E em relação a aeronaves de combate x IADS, minha ideia é simples: independente de ser stealths ou convencionais, a IADS sempre estará na desvantagem. Ainda que eu considere que o sistema Nebo iguale as coisas para os russos em termos… Read more »

Maurício.

“Seu sistema de imagem periférica DAS é inigualável!”

Só um detalhe, temos que tomar cuidados em enaltecer equipamentos militares, até essa guerra na Ucrânia começar, uns diziam que o S400 era impenetrável, outros diziam que o Challenger 2 era indestrutível. O fogo consumiu ambos! No catálogo tudo é muito bonito e eficaz, na prática, nem sempre.

Carlos Crispim

O F35 é o caça mais moderno da atualidade, mas não acho que o radae dele supere o AN/APG-77 do raptor.

Carlos Campos

Esse sistema só é efetivo se vc tiver muitos caças, pq mesmo que mande os mísseis o inimigo pode perceber, e se for necessário o F35 voaria pra cima deles cegando os radares de banda X que são usados para guiar os mísseis, o mais provável é que se usaria drones iscas e depois viria a destruição dos radares, claro que acredito na queda de alguns aviões furtivos, mas a missão seria bem sucedida.

Orivaldo

A propaganda é a alma do negócio

Magaren

Depois dessa guerra da ucrania os possiveis compradores desse equipamento: Irã, Coreia do norte, Venezuela e alguns países da africa.

Gustavo Gimenes

Rastrear não significa travar o alvo e atirar, no máximo ele consegue dar uma ideia q existe um avião stealth na região mas o sinal é fraco e intermitente não dá p disparar um míssel contra ele, propaganda enganosa russa

Vitor

Expl0dir@m 02 S400 Russos c/ mísseis Nepturne. Daqui a pouco esses tb Serão expl0did0s. Rússia não é isso tudo.

Bosco

A capacidade ISTAR é tão grande hoje que se um país com mísseis cruise, digamos, o Brasil com o AV-MT 300 , alugar o serviço de empresas particulares de sensoriamento terrestre via satélites (ex: Planet Labs) , ele consegue atingir lançadores de mísseis e sistemas de defesa aérea (que em tese são sistemas móveis “relocáveis”) antes que eles mudem de posição.
Na verdade há acesso gratuito a muitos desses satélites.

Palpiteiro

Prezado. Qual seria sua análise no contexto de uso do B2 e o novo B2?

Bosco

Esses bombardeiros B-2 e B-21, junto com os futuros caças de 6ª e drones como o RQ-180, prometem ser indetectáveis até pelos radares de baixa frequência, sendo denominados de stealth de banda larga ou mesmo de VLO2.
Esse tipo de aeronave stealth que não tem empenagem foi desenvolvida para se evadir até dos radares VHF.
Uma IADS atacada por essas aeronaves se torna muito vulnerável porque ao contrário deles ela não tem como se tornar stealth.
No máximo ela tem que prover a sua própria defesa.

F-39 Gripen

Bosco, como você acha que o AV-MT 300 se sairia contra o S-300 da Venezuela? Teria alguma chance?

Bosco

F-39, Há 2 tipos básicos de alvos: fixos e móveis. Os alvos móveis podem ser ainda divididos em relocáveis/estáticos e em movimento. Um míssil cruise em geral está apto a neutralizar alvos fixos mas não o impede de tentar neutralizar alvos relocáveis que se sabe permaneçam estacionários por longos períodos. O sistema S-300 é um alvo móvel relocável (eventualmente muda de posição mas só opera parado) . Para que o AV-MT 300 o atinja deve haver uma informação da “inteligência” indicando a sua posição exata momentos antes do lançamento. Essa informação da inteligência pode vir de vários meios: satélite, equipes… Read more »

Maurício.

De que adianta o tal radar detectar o F-22 e o F-35? Rússia e EUA vão se enfrentam diretamente? A Rússia está enfrentando os invasores americanos na Síria? Os americanos estão enfrentando os invasores russos na Ucrânia? Pois é…

Maurício.

*enfrentar

Maurício.

Aí dá o acaso de um radar desses realmente detectar um F-35 de algum aliado, aí quem é pró-EUA vai dizer que não vale, pois o radar detectou um F-35 de exportação, e não o “original” americano…rsrsrs.
Eu acho que o F-16 pode fazer um grande estrago nas forças armadas russas, mas anota aí, se algum F-16 for abatido na Ucrânia, vão surgir mil e uma desculpa esfarrapada do porque de tal abate, desde que o F-16 é de “uma versão antiga”, passando pelo “não era pilotado por um americano”, pode anotar aí.

Bosco

Aviões só são derrubados se eles entram na área defendida pela defesa antiaérea. Se permanecer de longe, lançado Kinzhal e Kh-101, eles jamais serão abatidos. Um F-16 pra ser abatido precisa estar ao alcance (vertical e horizontal) da defesa AA. Ele se expõe por vários motivos: falta de armas stand-off que o obriga a se aproximar de uma zona defendida para liberar suas armas; confiança na supressão de defesa; falha no planejamento da missão, etc. Um hipotético ataque de F-16 contra um sítio de S-400 defendido por Pantsir pode se dar de diversas maneiras , a depender das armas disponíveis.… Read more »

Maurício.

“Aviões só são derrubados se eles entram na área defendida pela defesa antiaérea.”

E a aviação de caça inimiga, fica aonde?

“Se permanecer de longe, lançado Kinzhal e Kh-101, eles jamais serão abatidos.”

E a aviação caça ucrâniana, onde está?

“Se permanecer de longe, lançado Kinzhal e Kh-101, eles jamais serão abatidos.”

Pelo visto não pode atacar de longe, aí quando atacam de perto e são abatidos aí são amadores…
O lógico é sempre atacar de longe, é exatamente isso que os EUA costumam fazer.

Bosco

Meu comentário foi restrito ao cenário que eu citei, que foi o que eu tinha entendido do seu comentário: aviões vs IADS.
Os EUA utilizam seus meios aéreos em todo o seu potencial e não só atirando de longe. Adotam aeronaves stealth, supressão de DA, armas stand-off e penetração em baixa altura (menos comum hoje em dia)
Eles têm meio milhão de kits de conversão de bombas burras e não só mísseis de grande alcance.

Maurício.

“Eles têm meio milhão de kits de conversão de bombas burras e não só mísseis de grande alcance.”

E mesmo assim lançam uma saraiva de Tomahawk no início de qualquer guerra, ou seja, também atiram de longe, Israel também, dizem que atacam a Síria a partir do Líbano, ou seja, todos que podem, atacam de longe.

Bosco

Eu não disse que não faziam e nem que era certo ou errado.
Eu quis dizer que até onde sabemos os EUA utiliza todo o seu potencial aéreo ofensivo para atacar e não se limita a atacar de longe com caros mísseis de longo alcance.
Essa é uma das falhas doutrinárias da Rússia que a impede de conquistar seu objetivo (chegar a Kiev ) já que não utiliza o potencial completo de seus mais de 1000 caças.

Maurício.

“Essa é uma das falhas doutrinárias da Rússia que a impede de conquistar seu objetivo (chegar a Kiev ) já que não utiliza o potencial completo de seus mais de 1000 caças.”

Bosco, mas eu não estou dizendo que a Rússia é perfeita, ela está mostrando muitos erros, uma é usar bomba burra a baixa altura, por isso tantos caças abatidos, doutrina velha e ultrapassada. Só estou dizendo que se pode atacar de longe, melhor.

Bosco

Vale acrescentar que aeronaves só são derrubadas por sistemas AA se entram na área defendida e se permanecem nela tempo suficiente.
Então, é uma equação com duas variáveis: espaço e tempo.

Dod

So ñ funciona com os drones, Hahaha

adriano Madureira

“Capaz”… Pode até ser ! Mas espero que seja verdade e não como o alemão Hensoldt , que foi alardeado aos quatro ventos que detectava f-35,mas num instante, “não se sabe” ,tal façanha foi abafada na Alemanha.

comment image

o fabricante de radar alemão Hensoldt alegou ter rastreado dois F-35 por 150 quilômetros após o Berlin Air Show 2018 na Alemanha, no final de abril daquele ano. 

Jadson S. Cabral

Detecta F-22 e F-35. Aí é destruído por pequenos drones que custam uma ínfima fração dessas aeronaves

RMS

Bom dia caros colegas. Esse artigo tem um pouco haver com o assunto em lide e vale a leitura.

https://breakingdefense.com/2023/09/what-an-s-400-kill-and-a-spec-ops-raid-reveal-about-ukraines-ability-to-hit-russia/

Heinz

Ele detecta F22 e f35, menos o SU-24 com storm shadow que continua castigando alvos na Criméia, interessante….

Anton

Com todo esse tipo de armas maravilhosas e tantos caças, os russos mesmo assim estão a perder o dobro dos militares que a Ucrânia!

Diego Tarses Cardoso

Detectar tudo bem, a questão é à qual distância ?

Demolidor

Grande avanço