Gabinete espanhol aprova compra de 16 aeronaves de patrulha marítima C-295 MPA por 2 bilhões de euros
O Gabinete espanhol aprovou na terça-feira, 12 de setembro de 2023, várias compras para as forças armadas, entre elas o contrato para Aquisição de Sistema de Vigilância Aérea.
O Conselho de Ministros autorizou a celebração do contrato para aquisição de um sistema aéreo de vigilância multissensor para substituir aeronaves de patrulha marítima (MPA) e de vigilância marítima (VIGMA).
A contrato envolve a aquisição de 16 aeronaves para recuperação das capacidades militares necessárias para cumprir os objetivos da OTAN para Espanha e para continuar a garantir os compromissos nacionais adquiridos no seio da Aliança. O valor estimado do contrato é de 2.034.000.000 €.
Seria um substituto natural aos nossos P3 Orions?
Ou poderíamos sonhar com Poseidon, ou quem sabe desenvolver novas plataformas junto com a EMBRAER?
Se a FAB (ou a MB, tanto faz) optar por substituir os Orion, mas rejeitar o P8 (que deve ser bem mais caro), eu optaria por um desenvolvimento nacional, baseado na plataforma E190/195. Especialmente por sempre comprarmos em pouca quantidade, a velocidade extra do jato seria interessante para chegar rápido no local de um avistamento de submarino.
Porém, caso isso não aconteça, creio que o C295 MPA seria uma escolha mais familiar que um ATR72MP, visto que já operamos os C295 Persuader.
Uma aeronave baseada na plataforma do E190/195 seria show mesmo… mais porque não pensar na plataforma KC-390? Já pensou KC-390_MP&ASW na mesma forma que tal um E190-AWAC ou KC-390 AWAC?
Caro RSmith, quero deixar claro que eu não tenho embasamento teórico o suficiente então o que vou falar é só minha visão. Cada projeto é otimizado para sua finalidade. O KC-390 foi projetado em torno do transporte de carga. Feito para levantar carga pesada e volumosa. O E190/195 foi projetado para ser eficiente no transporte comercial de passageiros. Máximo payload pelo mínimo de custos, com conforto. Se imagine no lugar de um operador de console de uma aeronave patrulha. Preferiria passar horas e horas a fio no “cargo bay” adaptado de um cargueiro ou na cabine de um jato regional?… Read more »
A Embraer tem planos para o desenvolvimento de um novo turboélice, mas que no momento as noticias dão conta que está suspenso. Certamente uma plataforma dessa categoria seria mais interessante
Para que sonhar com poseidon ?! Podemos muito bem sairmos com uma solução nacional…
Os espanhóis estão saindo com C-295, ex-CASA,ex-EADS, sob controle da Airbus.
Mas certamente dará emprego a cidadão espanhóis.
Podemos usar aeronaves Embraer, basta ter vontade política e militar para fazê-lo, poderíamos até mesmo usar o KC-390, que não seria um absurdo, pois os sul coreanos querem usar seu futuro cargueiro KAI MC-X para MP e ASW, ou até uma das aeronaves comerciais da empresa, basta soltar grana e adquirir um número de aeronaves integralmente,sem cortes.
Só não concordo contigo sobre essa estória de C-390MP, de resto…. 👍
Wellington, se os sul-coreanos da KAI estão planejando a fabricação de um cargueiro( MC-X) multi-função(MP,ASW, nave-mãe e sua função primária…) para defesa naval, porquê um KC-390 não poderia ter o mesmo fim?!
Isso lembrando que os sul coreanos já tem o seus novos P-8 Poseidon, espera-se que seis P-8As sejam entregues à Marinha Coreana em 2023.
Xi… Vai por mim, existe uma enorme diferença em “planejar” (na base de estudar a ideia), de botá-la em prática… Talvez até o avião nem venha existir um dia…
Aliás, já parou pra se perguntar do porquê o C-130MP nunca existiu de fato? Ou do porquê o Japão resolveu desenvolver um avião MP próprio e não uma versão do C-2?!
Enfim, siga as migalhas, elas te levarão ao bolo….
Olhem esses valores, e já se preparem pra hora de quando nossos Orions tiverem que ser substituídos…
Como dizem no caso do F-35, o pessoal malha mas ele continua vendendo, mesma coisa o C-295, tem um pessoal que diz que ele não presta, mas ele continua vendendo, e muito bem…rsrsrs.
Os espanhóis preferindo ir com uma solução barata ao invés de adquirir o Poseidon P-8.
Se não me engano , será bom pois dará emprego a espanhóis…
Deveríamos seguir o exemplo.
Não li no texto referência à capacidade ASW. Pelo preço do pacote fiquei BA dúvida. Alguém tem notícia?
https://www.youtube.com/watch?v=xpPNtNf3nHI
Obrigado, HCosta. Ótima compra, o preço e a qualidade, aeronave testada no mundo todo.
Se não me falha a memória, a FAB recebeu proposta de um patrulha dessa mesma aeronave, bem como uma proposta de um P-99 da Embraer que era similar.
Porém a FAB, preferiu os velhos P-3.
Porque dentro do P-99 não cabia nada. Simples assim. Eu estava na COPAC em 2009 e recebi uma proposta de um SC-99. Também não atendia.
E o que seria um SC-99? Não é um prefixo familiar.
Era um E145 para Busca e Salvamento.