Saab e Boeing assinam acordo para o 787 Dreamliner
A Saab assinou um acordo de extensão com a Boeing para a fabricação de portas de carga de grande porte, portas de carga a granel e portas de acesso para o Boeing 787 Dreamliner
O acordo-quadro é uma extensão de um contrato existente assinado com a Boeing em 2004 para o programa 787 Dreamliner.
“Com esta extensão de contrato continuamos a ser um parceiro orgulhoso da Boeing no bem-sucedido programa 787, uma das aeronaves widebody mais vendidas no mundo. Isso fortalece nosso bom e longo relacionamento com a Boeing e melhora a cooperação que temos, tanto em aeroestruturas comerciais quanto no treinador T-7A no lado da defesa”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
Desde o início do programa, a Saab entregou mais de 1.100 conjuntos para o programa Boeing 787 Dreamliner.
A Saab tem uma longa experiência no fornecimento de grandes estruturas aeronáuticas para programas de aeronaves militares e comerciais. Como muitas outras estruturas importantes do 787, as portas serão feitas principalmente de materiais compósitos. Uma variedade de sistemas está integrada nas estruturas compostas das portas, proporcionando à Boeing portas leves e fáceis de instalar.
Sobre a SAAB
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura de ajudar as nações a manterem seus povos e a sociedade seguros. Capacitada pelos seus 19.000 colaboradores talentosos, a Saab ultrapassa constantemente os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, mais sustentável e mais equitativo. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Possui operações importantes em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de diversas nações.
FONTE: Saab
No Brasil acho que seria difícil pois a Embraer já tem os seus fornecedores, mas sempre achei que se a fabrica de aeroestruras da saab no Brasil fornecesse algumas partes pra linha de produção da Embraer ajudaria a manter e ampliar essa fabrica da saab no Brasil pelo lado dos suecos , desde de que não tire serviço das empresas brasileiras. A produção de partes do KC 390 na Argentina hoje talvez só ajude no custo considerando a desvalorização da moeda Argentina.
Entendo essa diversificação de fornecedores.
Bom para a Boeing e a Saab.
Mas que soa estranho soa.
Nem tanto nesse caso, mas em outros.
Tipo uma empresa fabrica o parafuso da porta do banheiro do avião.
Fabrica a maçaneta da porta de emergência.
Fabrica a mangueira do trem de pouso.
A mola da mesinha de refeição dos passageiros.
E acontece muito.
E as empresas comemoram.
Qualquer componente dentro de um aviao demanda o atendimento a diversas especificacoes de qualidade. Sao produtos caros. Melhor para um pois conseguiu um fornecedor que atende as expectativas, melhor para outro pois conseguiu cliente/demanda para seus produtos e ainda por cima uma grande propaganda, pois se mostra/se faz qualificado para tal.
Estranho é abrir o capo de um MB C200 hoje, tirar a tampa de óleo e ver o logotipo da renault kkkk