Irã recebe jatos de treinamento de combate russos Yak-130
TEERÃ — A Força Aérea do Irã recebeu um lote de jatos avançados de treinamento de combate russos para “melhorar o treinamento e a capacidade de combate da Força Aérea”, informou a mídia local no sábado.
“Várias aeronaves de treinamento Yak-130 entraram no país e se juntaram à Base Aérea Shahid Babaei em Isfahan”, no centro do Irã, segundo a agência de notícias Tasnim.
A agência, citando o departamento de relações públicas do exército, disse que a chegada do Yakovlev Yak-130 ocorreu como parte dos “contratos de armas da República Islâmica com a Federação Russa”.
A Rússia e o Irã estão ambos sob sanções internacionais que restringem o comércio, mas ao longo do último ano estabeleceram laços fortes em vários setores, incluindo a cooperação militar.
Em março, o Irã anunciou que havia sido alcançado um acordo para comprar caças Sukhoi Su-35 da Rússia.
A Ucrânia e muitos dos seus aliados ocidentais acusaram Teerã de fornecer armas a Moscou para utilização na guerra contra Kiev. O Irã negou consistentemente as acusações.
Em maio, os Estados Unidos afirmaram que o Irã e a Rússia estão a “expandindo a sua parceria de defesa sem precedentes”.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse na época que o Irã entregou mais de 400 drones à Rússia desde agosto do ano passado.
Ele acrescentou que Teerã estava tentando comprar helicópteros de ataque, radares e aeronaves Yak-130 da Rússia.
Atualmente, o Irã possui principalmente caças russos MiG e Sukhoi que datam da era soviética, bem como algumas aeronaves chinesas, incluindo o F-7.
Alguns caças americanos F-14, F-4 e F-5 anteriores à Revolução Islâmica de 1979 também fazem parte de sua frota.
VÍDEO: Yak-130 da Força Aérea da República Islâmica do Irã
FONTE: Voice of America News
Preparação para os SU-35, fora esses treinadores vão receber simuladores?
Com certeza faz parte do pacote SU-35, é no mínimo inteligente da parte deles pois poderá proporcionar uma linha de aprendizagem sólida.
A modernização demorou mais aconteceu,agora a força aerea iraniana vai mudar de patamar !!!
Vai depender da quantidade… poucas dezenas não muda em nada.
Cores bem “cheguei” mesmo kkkkkk
Preconceito salta os olhos, é apenas um esquema de pintura inicial deve haver outros mais.
Por que preconceito? Beleza é algo pessoal. Não tem nada a ver com preconceito. O abisp é bonito. A pintura é horrivel. Outros acham linda. Beleza. Tudo Bem pra todo mundo.
Avião*
Acredito que não será este o esquema adotado.
Bonitinho o bicho. Deve voar bem.
Muito bem, salvo engano, e um projeto conjunto entre a Aermachi e a Yakovlev a pedido das Forças Russas e Italianas, para um caça Lift desenvolvido no início dos 90’s.
Dessa matéria me surgiu uma pergunta; Na FAB os pilotos em treinamento possuem algo similar, ou só os T-27M?
acredito que o a29 faça as vezes de treinamento avançado
T 27 é um treinador básico, outra categoria de aeronave. O mais próximo seria o A 29 mas, ainda não consegue chegar no mesmo patamar sendo o A 29 um treinador médio e o Yak um treinador avançado.
Glasquis, acho que não existe a categoria “treinador médio”.
Cada força aérea tem sua sistemática. Por exemplo, a Força Aérea Francesa usa um turboélice nessa mesma função do A-29 na formação de seus pilotos de caça, o PC-21, antes de seguirem para Rafale e Mirage.
“Cada força aérea tem sua sistemática.”
A FACh até o ano passado trabalhava com T35 Pillan como treinador básico, T29 Super Tucano como treinador intermediário e com A 36 Toqui.
Este ano, devido à iminente baixa dos A 36, foi considerado suficiente o A 29 para iniciar nos F 16.
Mas como vc mesmo diz, cada um tem sua sistemática e realmente o na FACh, o A 29 passou a ser o treinador avançado, deixando sem efeito a função de treinador intermediário.
Obrigado pelo esclarecimento.
Os treinamentos com o A-29 são complementados com os simuladores e aparentemente não tem sido um problema para a formação dos nossos pilotos. Minha percepção apenas. Os especialistas certamente podem afirmar com mais propriedade.
tem monografia de oficial da FAB falando que houve uma certa dificuldade na transição de pilotos de A-29 para F-5, Mirage 2000 e A-1, comparando quando se tinha o Xavante como avião de instrução de caça.
Tenho um péssimo pressentimento que isso irá piorar com o Gripen, mas é esperar pra ver
A monografia exprime o que o autor entende e compreende dos fatos. Já o EMAER entende que o A-29 cumpre bem a função, tanto que ele substituiu o AT-26 no esquadrão Joker, no curso de aviação de caça, em 2004/2005 e desempenha essa função desde então.
Quanto a piorar com a entrada em serviço do F-39, acredito que vc está enganado, pois o caça sueco é muito mais dócil e fácil” de pilotar do que F-5 e A-1.
A FACh usava até o ano passado 3 aeronaves pra treinamento. o T35 Pillan, o A 29 Super Tucano e o A 36 Toqui. Entendendo assim que seriam: treinador básico, treinador intermediário e treinador avançado.
Mas, assim como a FAB, hoje o A 29 é considerado suficiente para um piloto iniciar nos caças de maior desempenho como F5 e F16.
Com a desativação do Enaer A-36 Toqui, a função de treinamento avançado de aviadores de caça da FACh cabe agora ao Embraer A-29 Super Tucano, nos moldes da aviação de caça da FAB.
Da mesma forma, o Ejército del Aire y Espacio da Espanha vai substituir o jato CASA C-101 Aviojet (que deu origem ao chileno A-36 Toqui) pelo turbo-hélice suíço Pilatus PC-21, que vai acumular as funções de treinamento básico e avançado.
Tanto no Chile quanto na Espanha, o treinamento primário é realizado com o monomotor chileno a pistão Enaer T-35 Pillán.
Otto,
Só uma observação a acrescentar: no caso da Força Aérea Espanhola, eles também possuem jatos F-5 de primeira geração, modernizados, para cumprir a tarefa de LIFT, sendo mais um degrau após os treinadores avançados (C-101 até agora, logo mais o PC-21).
https://ejercitodelaire.defensa.gob.es/EA/ejercitodelaire/es/aeronaves/avion/Northrop-F-5M-Freedom-Fighter-AE.9/
Só não sei até quando continuarão com esse degrau, se mais pra frente vão substituir seus F-5M por outro LIFT ou eliminar o degrau – como mencionei em outro comentário, a Força Aérea Francesa por exemplo recentemente introduziu o PC-21 e dele os pilotos passam diretamente para Rafale e Mirage.
“Ejército del Aire y Espacio da Espanha vai substituir o jato CASA C-101…”
Já foi e faz algum tempo.
” o treinamento primário é realizado com o monomotor chileno a pistão Enaer T-35 Pillán.”
Que na Espanha é T35 Tamiz e que também, já foi. Hoje não é mais.
Na FAB a denominação é treinador primário (T-25), básico (T-27) e avançado (A-29).
Acho que isso foi antes da modernização dos F-5 e A-1. Após a modernização e com uso de simuladoes essa dificuldade acabou. Talvez o Cel. Nery possa nos ajudar nessa questão.
Já postei mto sobre LIFT na FAB. Não vou postar mais.
Olá Rinaldo. Uma curiosidade. O projeto do Plano Plurianual apresentado pelo executivo reserva rescursos para a modernização dos A29. Chamou a minha atenção, contudo no relatório da FAB com o planejamento dos gastos de 2023 estão reservados recursos para a modernização dos T27. Será que as duas coisas vão acontecer ou alguém cometeu um erro no PPA, confundindo o A29 com o T27?
A modernização da frota de T-27 não foi concluída. Acho que os dois vão ocorrer.
Legal. Obrigado.
Sim, o A-29. A diferença é que não é um jato, é um turboélice de alto desempenho.
Depois dos T-27M os aspirantes destinados à Aviação de Caça, ao saírem da Academia da Força Aérea, realizam o curso de caça no A-29 em Natal e em seguida o de liderança nos esquadrões de A-29 em Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande.
Obrigado, mestre.
Abs
Esse é o caminho para se formar um aviador de caça da FAB:
Não gosto do Irã, mas sempre vale a pena ressaltar o quanto os caras se desenvolveram militarmente. Enquanto isso, um certo país está a 40 anos desenvolvendo um reator nuclear. Rdrsrsd
Desenvolvendo reator ou toda a cadeira de produção, logistica e desenvolvimento?
Se for pra falar m*rda pelo menos estude.
Enquanto eu resumi, você detalhou toda a incompetência da marinha, obrigado!
kkkkk, se você não sabia, fique sabendo que se hoje enriquecemos urânio é por causa da incompentência da Marinha ok?
Fique a vontade e se mude pra lá. Ah, lá você não comentaria isso na internet pois, ela é controlada pelo governo. Mais é um país lindo, antiga Pérsia!!
Cara, você é cego ou o que? Leia e releia meu comentário. “Não gosto do Irã”.
Isso deve ser analfabetismo funcional.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Esse é doido mesmo…rsrsrsrs
Quem pintou isso aí, usou uma paleta de cores que era da Índia, rsrsrsr…
https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-29beeff49733987b3227d2dd36a2742c-lq
Era o que eu ia dizer 🙂
O fato de Israel não enviar armas para a Ucrânia é o Irã… e poder continuar voando na Síria com “passaporte” russo.
Desde a “captura” do drone americano o Irã deu um salto exponencial nessa área.
Questão de tempo (e pouco) para-o Irã ter “a bomba”… a aproximação da Arábia Saudita diz muito.
Agora sim o Iran terá uma relativa capacidade dissuasão aérea com a entrada do Su-35 o treinador Yak-130 vai ser de grande importância para aprimorar as capacidades de combates dos pilotos IRIAF.
Boa noite Brasil,
Dizem que este avião é um bom jato de treinamento.
A originalidade é que este avião não é 100% russo. Este bom avião foi desenhado em parceria com vários países (Mianmar, Argélia e principalmente Itália). Além disso, lembra muito o Aliena Aermacchi M-346 Master.
Dito isto, os italianos certamente se beneficiam deste contrato lol. E se não me engano, o Irã com esta encomenda de 24 Yak-130 (+12 opcionais) deve ser o primeiro cliente de exportação deste jato de treinamento (?).
Esta desinformado amigo, ele já voa na Argélia, Bangladesh, Bielorrússia, Laos, Mianmar e claro na Rússia. Foi um projeto de parceria do inicio dos anos 90 que buscou uma parceria com a italiana Aeromacchi mas o projeto original é russo mas o modelo italino foi desenvolvido pela empresa e se tornou o M-346 sendo que a empresa italina teve que pagar 77 milhôes de .dolares pela documentação do projeto.
Boa noite Mirade1969,
Sim, concordamos com os usuários do Yak-130, mas esta é a versão (a última) encomendada pelo Irã.
Eu queria dizer que a versão encomendada pelo Irã foi a última versão com uma aviônica modernizada para tornar esses Yak-130 aptos para treinar futuros pilotos no Su-57.
Também não tenho conhecimento se atualmente existem outros clientes desta última versão (?).
Caso contrário, apesar do divórcio com os italianos (e outros) a influência italiana permanece muito forte.lol
“ Além disso, lembra muito o Aliena Aermacchi M-346 Master.”
Na verdade, o M 346 que foi desenvolvido baseado neste caça.
Olá glasquis7, Sim, claro, mas acho que a influência dos designers italianos em relação à arquitetura geral do Yak-130 é bastante marcante. Além disso, o M-346 era frequentemente apresentado como o “meio-irmão russo” do Yak-130 haha. Anedota no contexto da época sobre a particularidade relativa à separação destes 2 fabricantes (sem esquecer o rompimento com o fabricante norte-americano de motores Honeywell): Estes 2 fabricantes encerraram a parceria (em 2000) estabelecendo regras com conteúdos bem definidos. De forma original, fica assim selado um acordo sobre a distribuição dos mercados de exportação (este acordo deve durar até 2030): – O Yak-130 de… Read more »
Olá. Para mim parece um filhote de AMX.
Tal vez, de qualquer modo, todo modelo exitoso tende a se tornar referência pra produção de novos modelos.;
Eu ia dizer que o Brasil meio que quase fez uma parceria com a Rússia envolvendo o radar Scipio e o Yak-130, eu ia dizer que “um tempo atrás”, mas fui dar uma pesquisada rápida no Google para não falar besteira, esse “um tempo atrás” que eu pensava foi em 2013! Parece que foi ontem que eu li essa notícia.
É um M-346 “rebaixado”, comparado com o trem de pouso do primo russo.
Tá precisando capinar essa base
Nisso as forças armadas brasileiras poderiam ajudar e muito!
Obs: a ideia de capinar uma área desértica é realmente genial. Ofereçam o Nobel ambiental ao nosso confrade Oriovaldo!
Todo o Irã é desértico? E o que isso tem a ver com capim crescendo alto dentro de uma base militar? Arrumam cada desculpa …
Ai pronto! Agora militar é obrigado a capinar…
Países com forças armadas operacionais não colocam seus recrutas para capinar nada. Isso só existe na América Latina. Eu ein…
Pois olha, o gramado entre o pátio, taxiway e pista está bem aparadinho…já que de Irã as macetas estão ali do lado do avião.
Macegas*
ah, só mais uma coisa: grama alta e macegas não tem nada a ver com a operacionalidade, ou não, de uma Força. Dedução sem sentido, essa sua.
Mais uma!
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Tá mal cuidado também.
Olha a segunda imagem cara kkkk fica tranquilo, o aviaozinho di circo é bonitinho. E meu nome é Orivaldo, Patriota Russo
Os iranianos começando a operar caças de quarta geração 4++ e Israel operando quinta geração furtivo e ja desenvolvendo tecnologia de 6 geração!!!
Qual caça é esse do Irã?
Li certa vez, que os Russos estavam analisando a instalação do radar nacional SPC-01 no Yak.
Acho que seria uma boa oportunidade, se fosse adiante (tanto o projeto como o produto).
Mas, acredito que seria negado, pois o radar é desenvolvido em parceria com os italianos.
Pena a FAB ter abandonado o produto ,(radar).
Deveriam estar desenvolvendo a versão MK2 dele.