Rússia inova nas técnicas anti-drone e cobre asas de bombardeiro com pneus velhos de carros
Imagens recentes de satélites mostram o que seriam pneus de carros colocados sobre as asas de enormes bombardeiros Tu-95 ‘Bear’ das Forças Aeroespaciais Russas.
As imagens foram divulgadas pela conta @Tatarigami do Twitter. Numa delas um Tu-95 estacionado ao lado de um MiG-25 está com as asas praticamente cobertas por pneus.
Acredita-se que tal medida seja uma forma de evitar ou reduzir danos causados por ataques de drones. Recentemente a Rússia perdeu dois Tu-22M3 e quatro Il-76 para drones suicidas em supostos ataques ucranianos contra bases aéreas da Rússia distantes da fronteira.
Não se conhece a eficácia desta medida, nem mesmo se ela já foi colocada em prova, mas não há dúvida de que se trata de uma atitude inédita.
This doesn't seem to be just a single occurrence. In this satellite imagery, it seems the russians are still in the process of fitting tires onto the bomber – a fresh, budget-friendly version of ERA substitute for the russian air force? pic.twitter.com/WUyTFfWlw1
— Tatarigami_UA (@Tatarigami_UA) September 3, 2023
NOTA DO EDITOR: provavelmente não haverá problemas de suprimento para essa criativa contramedida, como mostra a notícia abaixo, publicada no ano passado.