Recentemente, durante o Exercício Técnico de Busca e Salvamento (EXTEC SAR) do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) em Florianópolis, o site Aviação em Floripa teve a oportunidade em conhecer de perto o maior avião militar projetado e produzido no Brasil, o Embraer KC-390 Millennium.

O site preparou uma matéria contando um pouco da história do desenvolvimento do avião, suas funcionalidades e muitas outras informações, além de uma grande quantidade de imagens exclusivas, mostrando em detalhes, as características internas e externas desta fantástica aeronave, um orgulho da Indústria Aeronáutica nacional e da Força Aérea Brasileira.

Para acessar a matéria, clique aqui.

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Mrcos Silva

___________

C0MENTÁRIO APAGADO POR USAR O ESPAÇO APENAS PARA PROVOCAÇÃO E TROLAGEM.

VOCÊ É REINCIDENTE. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

A C

Serah que o colega poderia explicar melhor a sua afirmacao? Como assim a FAB quer se livrar deles? Soh temos encontrado indicacoes ao contrario.

Santamariense

Pois é! A FAB teve que rever seu cronograma de entregas, alongando-o, por questões orçamentárias. Mas, que esteja querendo se livrar dele é um enorme equívoco, até porque mesmo se não considerarmos as capacidades do mesmo, que são muitas, foi a própria FAB que colocou seus requisitos para a Embraer. Portanto, o KC-390 foi feito para atender à própria FAB.

Marcos Silva

Reviu e cortou a encomenda. Simples assim.

Santamariense

Sim, cortou. Até porque 28 exemplares de uma aeronave desse porte é muito mais do que tenhamos operado algum dia. O máximo que a FAB operou ao mesmo tempo, e por um período bem curto, foram 23 exemplares do C-130. A FAB precisa de 28 KC-390? Duvido muito! A quantidade atual, de 19 exemplares, está mais que adequada.

Alex Tiago

Santamarinense. Não veja o kc390 apenas como transporte e reabastecedor, procure outras funções que caberia bem uma versão de patrulha marítima e até mesmo de AWCS entre outras funções. Penso que a FAB errou levando em conta que os p3 Orion estão se acabando bem mais rápido que o esperado.

glasquis7

levando em conta que os p3 Orion estão se acabando bem mais rápido que o esperado.”

Como assim?

O MLU dos P3 permite sua operação por mais 15.000 horas, algo em torno de 20 anos.

Fernando "Nunão" De Martini

Talvez 20 anos seja um pouco além da realidade.

A própria Akaer, que realiza o programa de troca dos componentes das asas, fala em mais 10 anos de voo – provavelmente uma estimativa conservadora dada a extensão da troca de componentes. Fiquemos na metade do caminho, uns 15 anos de vida útil pela frente.

Mas, de fato, concordo que o Alex exagerou no “se acabando”.

glasquis7

A previsão da ARCh para seus P3 com MLU , salvo engano, é pra eles voarem até 2.045

Santamariense

A encomenda de 28 era para transporte e REVO, além de missão secundária de SAR. Não tinha outra previsão de uso. Aeronave de patrulha até pode ser, mas não é algo pensado inicialmente. Mas, quando for escolher um substituto para os P-3, será outro processo, e na hipótese de escolherem o C-390, outras células (além das 19 de transporte e REVO) serão encomendadas para essa função. Já para AEW, tem outras aeronaves da Embraer que se prestam melhor para a função, como um E-190, por exemplo.

SGT MAX WOLF FILHO

Tranferir uns para Marinha e para o Exército então

Santamariense

A Marinha não tem nem navios, quem dirá operar uma aeronave desse porte. E o EB tem que focar nas várias e várias necessidades de modernização e substituição de meios de sua responsabilidade. Tanto MB como EB, quando precisam, são atendidos pelos KC-390 da FAB.

SGT MAX WOLF FILHO

Esse aí deve ser ________da Airbus, Boeing ou Lockeed, agora resta saber em qual time eu torce kkk, mas pelo Brasil esse aí não torce porque não torce pela Embraer.

EDITADO. NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

A C

Prefiro nao apontar dedos ou rotular pessoas. Se o colega acima nao puder apresentar argumentos baseados em fatos, somente terei que ignorar qualquer comentario dele como jah o faco para muitos aqui no site. Reputacao e confianca a gente constroe. Ou se destroe.

Marcos Silva

De 28 encomendados cortou pra 19!
FATO! Argumentem contra e me desmintam!
E a força aéreazinha ainda queria cortar mais!
Onde está a trolagem?

Marcos Silva

De 28 encomendados cortou pra 19!
FATO! Argumentem contra e me desmintam!
E a força aéreazinha ainda queria cortar mais!
Onde está a trolagem
E onde está a provocação?
É mentira que acabei de escrever???

AVISO DOS EDITORES: NÃO FOI ISSO QUE VOCÊ ESCREVEU, E NEM FOI O TEMPO VERBAL (CORTOU = PASSADO) QUE VOCÊ USOU NO COMENTÁRIO APAGADO. CONTRIBUA PARA MANTER ELEVADO O NÍVEL DO DEBATE, VOCÊ É REINCIDENTE EM PROVOCAÇÕES E TROLAGENS.

Santamariense

Te respondi mais acima. Mostre, com fatos e números, a necessidade da FAB contar com 28 exemplares do KC-390.

Rinaldo Nery

Foi a quantidade calculada pro transporte das Forças de Ação Rápida em 48 horas (Brigada Páraquedista, Brigada de Forças Especiais e Brigada Leve Aeromóvel).

Santamariense

E tu considera que 28 era um número factível de manter e operar, considerando todo o histórico pregresso desse tipo de aviação no Brasil? Eu não acredito que teríamos condições de manter 28 aeronaves. É só olhar para trás. E qual a mudança na administração, alocação de verbas e planejamento foram feitos que sugerem uma mínima capacidade disso se tornar possível? Se fizeram esse cálculo, não contavam com a realidade orçamentária e administrativa.

Rinaldo Nery

Eu não considero nada, porque estou na resrva há 13 anos e não sei o orçamento da FAB. Embora o SEFA seja da minha turma. E quem saberia dizer se seria possível manter e operar 28 aeronaves é o COMGAP. Mas essa foi a razão de contratarem 28, goste ou não. Eu estava na COPAC quando o projeto começou, e sei.

Santamariense

Cara, a questão não é de gostar ou não. Se tu não considera, eu considero, haja visto que da encomenda de 28 a FAB queria diminuir para 15 e acabaram no meio termo de 19. Isso responde a questão. Não tem como manter essa quantidade de aeronaves desse porte. Tu foi da FAB e deveria saber dessa imprevisibilidade na liberação orçamentária, no cobertor mais que curto e nas mudanças de planos em meio ao programa. Se a FAB receber 19 já será um feito gigantesco e histórico.

Rinaldo Nery

Pode considerar o que quiser. Não fique surpreso se isso mudar mês que vem. Não tente adivinhar o que o COMGAP sabe e planejou.

Rinaldo Nery

Não queira ser mais realista que o rei.

Santamariense

Não é nada disso…é só observar o histórico. Não existem surpresas.

Santamariense

Tá bem. Se tu entende assim, tá certo.

Santamariense

Ah, só mais uma coisa. Se mudar mês que vem vai ser surpresa, mas uma das ruins, pois vai mostrar que planejamento não é o forte deles.

Rinaldo Nery

É, pode ser.

SGT MAX WOLF FILHO

A opção de editar texto na caixa está dando erro, o site de vocês pode ter um problema de programação e pode ser que esteja comprometido

Fernando "Nunão" De Martini

Não está comprometido, é um erro da última atualização do sistema. Deverá ser resolvido na próxima, já foi relatado ao desenvolvedor.

Ozires

É um maquinaço. Possui recursos que seu concorrente direto não tem. É muito avançado. É uma excelente aeronave e a FAB já está atestando isso.

Está ainda bem no início da sua vida operacional, mas já trouxe um salto de capacidade para a FAB.

Gabriel BR

Um dos melhores projetos já feitos pela engenharia nacional , uma maquina de excelência!

Ivan Flávio

Boa tarde!

Avião evolutivo e revolucionário esse KC-390. Parabéns a equipe de Engenharia Aeronáutica, Adms. Estratégia e Adm. de Marketing!

Mas nunca mais se comentou o interesse da Fuerza Aerea Chilena, uso civil ( transporte de cargas ) também. Parece que la por volta de 2007 / 2008 houve interesse dos CORREIOS, FEDEX e DHL.

glasquis7

Mas nunca mais se comentou o interesse da Fuerza Aerea Chilena…”

O Chile sempre teve e ainda mantem interesse no KC 390 só que, seu preço ainda é proibitivo pra FACh que teve a sua frota de C 130 ampliada de 3 pra 9 unidades.

Luiz Antonio

Deixando as paixões de lado vamos aos fatos: 1 ná época dos estudos da Embraer para tomada de decisões sobre o projeto a situação econômica era outra e a FAB necessitava substituir os C 130. 2 A quantidade de 28 unidades viabilizou o projeto, creio que considerando resposta positiva do mercado em médio prazo. 3 o quadro econômico mudou e agravado por uma pandemia. 3 a FAB reduziu o número de unidades considerando suas reais necessidades, mesmo porque o orçamento foi espremido. 4 o Kc390 é indiscutivelmente superior na sua classe o que aponta para a conquista do mercado em… Read more »

Rinaldo Nery

Só uma correção: os estudos sobre o projeto foram da FAB.

Camargoer.

Olá RInaldo. Você tem razão. Inclusive, pelo que lembro, a ideia da Embraer era aproveitar o E195 como base, inclusive aproveitando as asas. A proposta da FAB era de uma aeronave totalmente nova, o que foi a escolha certa, ainda que o desenvolvimento tenha sido mais caro.

Luiz Antonio

Perfeita a correção

Nonato

2008 foi o período da megalomania. Devido à descoberta do pré sal, venderam a ideia de que o Brasil se tornaria uma Venezuela (que tem as maiores reservas de petróleo do mundo). Falaram em uma segunda frota em São Luís. O fato é que foi só propaganda Deixaram o pais na pior recessão da história do pais. O pib caiu 8% entre 2014 e 2016. Ou seja, talvez 28 KC 390 tenha sido planejado nesse cenário de Brasil Puthenfia. A megalomania de copa, trem-bala, jogos olímpicos. Mas a realidade foi outra. Deixaram a marinha sem navios. O caça que deveria… Read more »

Rinaldo Nery

Acho um absurdo em pleno século XXI quererem fazer busca com os olhos.

Santamariense

Mas, a busca é com os olhos?

Rinaldo Nery

Ainda bem que não. Mas ainda usam bastante os olhos. Por isso planejei instalar um radar SAR banda P nos SC-105. Mas algum inteligente mudou prum radar de busca marítima, o mesmo do P-3.

Santamariense

Os olhos dão a perspectiva, as 3 dimensões, podem ver um mínimo movimento ou sinal. Não podem ser o principal meio de busca, mas prescindir deles também não pode.

Rinaldo Nery

Um bom OIS pode “ver um mínimo movimento ou sinal”. Experiência própria c o R-99.

Santamariense

Esse sistema opera normalmente em condições de mar encapelado e com espuma?
Se o KC-390 for usado em missoes SAR, utilizando equipamentos adequados de busca, mesmo assim não vejo motivo para prescindir de alguns pares de olhos. Mas, é minha opinião.

Rinaldo Nery

Opera em qualquer condição. E há busca sobre terra também: 70% das missões.

Santamariense

Certo. Obrigado.

Rinaldo Nery

Exato. Lembrando que, no Brasil, 70% das buscas são sobre terra. Daí a necessidade do radar SAR banda P no SC-105. A banda P é a mais eficaz pra imageamento sob folhagens.

Underground

Off topic
Vem aí mais um avião Presidencial.

Santamariense

Isso era visto. O sujeito passa mais tempo viajando do que no Brasil. Dizem que será alguma aeronave aposentada por algum bilionário do Oriente Médio. Pelo menos, não vão botar as garras num dos C-30…menos mal.

Rinaldo Nery

Aerojanja = aeroquenga.

Santamariense

Bem isso…deve ter sido exigência dessa pessoa. Ela deve cansar muito por fazer uma ou duas escalas … deve prejudicar o sono da “beldade” …

Makarov

O último não viajava muito porque era parea internacional.