O Computador Central de Dados Aéreos do F-14, também abreviado como CADC, calcula altitude, velocidade vertical, velocidade do ar e número mach a partir de entradas de sensores, como pitot e pressão estática e temperatura. Os primeiros sistemas de computador de dados aéreos eram computadores eletromecânicos, como no F-4 e F-111. De 1968 a 1970, o primeiro CADC a usar circuitos integrados digitais personalizados foi desenvolvido para o F-14.

O CADC era um sistema de controle de voo integrado multichip desenvolvido pela Garrett AiResearch e usado nas primeiras versões do caça F-14 Tomcat da Marinha dos EUA. É notável pelo uso inicial de circuitos integrados personalizados MOS e foi considerado o primeiro microprocessador.

CADC eletromecânico analógico do F-4 Phantom

O primeiro microprocessador existente em um único chip foi o contemporâneo Intel 4004. No entanto, o 4004 não tinha quase o poder de computação ou capacidade de interface necessária para executar as funções do CADC; na época, a melhor tecnologia de circuito integrado (chip) disponível não tinha a escala (número de transistores por chip) necessária para construir um microprocessador de chip único para um sistema de controle de voo.

O CADC foi projetado e construído por uma equipe liderada por Steve Geller e Ray Holt, e apoiado pela startup American Microsystems. O trabalho de design começou em 1968 e foi concluído em junho de 1970, superando uma série de sistemas eletromecânicos que também haviam sido projetados para o F-14. Foi tornado secreto pela Marinha até 1998. A história de Ray Holt sobre esse projeto e desenvolvimento é apresentada em sua autobiografia The Accidental Engineer.

CADC do F-14

O CADC consistia em um conversor A-D, vários sensores de pressão de quartzo e vários microchips baseados em MOS. As entradas para o sistema incluíam os controles primários de voo, uma série de interruptores, pressão de ar estática e dinâmica (para calcular pontos de estol e velocidade da aeronave) e um medidor de temperatura. As saídas controlavam os controles de voo primários, o enflechamento das asas, a “glove vane” da borda de ataque do F-14 e os flaps.

O MP944 funcionava a 375 kHz. Ele continha seis chips usados para construir o CADC, todos baseados em um sistema numérico de complemento de dois de ponto fixo e fração de 20 bits. Eles eram a unidade multiplicadora paralela (PMU) em um DIP de 28 pinos, a unidade divisora paralela (PDU) (DIP de 28 pinos), o armazenamento de acesso aleatório (RAS) (DIP de 14 pinos), a memória somente leitura (ROM) (DIP de 14 pinos), a função lógica especial (SLF) (DIP de 28 pinos) e a unidade lógica de direção (SLU) (DIP de 28 pinos). O sistema completo de 28 circuitos consiste em 1 PMU, 1 PDU, 1 SLF, 3 RASs, 3 SLUs e 19 ROMs, habilitados por 74.442 transistores.

Em 1971, Holt escreveu um artigo sobre o sistema para a revista Computer Design, mas a Marinha o classificou como secreto e finalmente o liberou em 1998.

FONTE: Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments