Partidos suecos são favoráveis ao envio de caças Gripen para a Ucrânia, mas só depois que a Suécia se tornar membro da OTAN
Os partidos Liberal (L), Democrata Cristão (KD) e Socialdemocrata Sueco (S) estão abertos a enviar caças JAS Gripen para a Ucrânia – mas este não é um passo relevante enquanto o país não for membro da OTAN, disse o Ministro da Defesa Pål Jonson do Partido Moderado (M). Condição esta também destacada pelos partidos S, KD e L.
Vários partidos dizem hoje que apoiam o envio do avião de combate JAS Gripen pela Suécia para a Ucrânia – desde que, primeiro, a Suécia se torne membro da OTAN.
Tudo começou com a líder dos sociais-democratas, Magdalena Andersson, ao transmitir a mensagem durante uma coletiva de imprensa. Então os partidos L e KD seguiram com a mesma mensagem.
“Não podemos deixar a Rússia vencer. O Gripen faria uma grande diferença para a Ucrânia”, disse Magdalena Andersson na coletiva de imprensa.
Ela enfatiza que a Ucrânia depende do apoio militar externo. O presidente Volodymyr Zelenskyy pediu repetidamente aos países que ajudassem com caças.
“No topo da lista de apoio à Ucrânia estão os caças. Fizemos enormes investimentos tanto financeiros como militares, mas também temos de ouvir o que a Ucrânia precisa”, disse Gulan Avci (L) à SVT Nyheter.
Existe um limite para o envolvimento da Suécia na guerra?
– Os Liberais e a Suécia apoiam o povo ucraniano e a luta que agora está a ser travada pela democracia e pela liberdade da Europa. O povo ucraniano também luta pela democracia e pela liberdade do povo sueco, então todos os países da Europa devem defender o povo ucraniano, diz Avci à SVT Nyheter.
Mikael Oscarsson, dos Democratas-Cristãos, diz que a Ucrânia tem uma grande necessidade de aviões.
– A Suécia deu muito apoio, mas esta questão dos aviões de combate é algo de que realmente precisamos e, portanto, é algo que os Democratas-Cristãos apoiam.
Os moderados até agora disseram não
Os moderados até agora não disseram que estão preparados para enviar o Gripen, mas disseram que o plano é necessário para defender a Suécia na situação atual. Mais recentemente, durante sua visita à Suécia neste fim de semana, Volodymyr Zelenskyj disse que estava interessado no Gripen, mas o primeiro-ministro Ulf Kristersson (M) não prometeu enviar o avião na época.
– Sempre há limites na guerra antes de você realmente se tornar parte dela, disse Kristersson ao TT.
Mas na quinta-feira, o Ministro da Defesa Pål Jonson (M) anunciou que, afinal, o Gripen pode se tornar relevante para a Ucrânia. No entanto, ele também sublinhou que a Suécia precisa primeiro estar na OTAN.
A SVT está procurando Ulf Kristersson para um novo comentário.
FONTE: svt.se