Brasil dobrará frota aérea* como parte de investimento de US$ 10,6 bilhões
Por Pedro Pligher
SÃO PAULO — O Brasil planeja investir 52,8 bilhões de reais (US$ 10,6 bilhões) em esforços de pesquisa, desenvolvimento e aquisição de equipamentos para suas forças armadas, incluindo quase dobrar o tamanho de sua frota de caças Gripen e financiar projetos da fabricante local de aeronaves Embraer para aviões de reabastecimento aéreo, o governo anunciou no início deste mês.
A medida, revelada em agosto 11, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, ou PAC, do governo, instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PAC orientou programas durante os seus dois primeiros mandatos, que duraram de 2002 a 2010, e agora existem planos para a iniciativa global de gastar 1,7 bilhões** de reais, sendo a defesa uma área chave de enfoque.
“Dotar as Forças Armadas com tecnologias de ponta, melhorar a capacidade de defesa nacional e monitorar as fronteiras são algumas das diretrizes do Novo PAC”, segundo site do governo.
O governo pretende investir 27,8 bilhões de reais até 2026, e mais 25 bilhões de reais após esse período, sem prazo específico.
O PAC não necessita de aprovação do legislativo, pois é um programa de investimento federal financiado por recursos governamentais, contribuições estaduais e setor privado por meio de concessões.
No entanto, existem alguns obstáculos, como processos burocráticos e incertezas jurídicas para obras públicas. No que diz respeito à defesa, que dependerá quase exclusivamente de fundos públicos, o governo poderá enfrentar desafios financeiros, segundo Cristiano Noronha, vice-presidente da Arko Advice, uma empresa de consultoria sediada em Brasília, capital do Brasil, focada em inteligência e análise política.
“O [poder] executivo fez frequentemente cortes orçamentais ao longo dos anos. Os investimentos dependerão da capacidade fiscal do governo, do controle das despesas e do crescimento econômico”, disse ele ao Defense News, acrescentando que o programa pode ser visto como uma “expressão de intenções”.
Para a Força Aérea Brasileira, o plano envolve a produção e aquisição de 34 caças F-39 Gripen, o que quase duplicaria a frota do país. O Brasil assinou um contrato de US$ 5,04 bilhões com a fabricante sueca Saab em 2014 para a compra de 36 caças Gripen, para entrega até 2027. Em 2022, os signatários acrescentaram mais quatro caças ao contrato.
Dos 40 já encomendados, o Brasil recebeu seis, sendo quatro em operação. O contrato previa que a montagem de 15 Gripens F-39E ocorreria na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo. O acordo também incluiu um acordo de compartilhamento de tecnologia entre engenheiros brasileiros e a Saab. A linha de produção do caça foi inaugurada em maio de 2023.
“A renovação da [frota] de aviação de caça é um dos principais projetos da Força Aérea Brasileira contemplados no novo PAC e está sendo concretizada por meio da aquisição do caça Gripen”, disse o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, ao Defense News. “É a aeronave de combate mais moderna da América Latina, permitindo ao Brasil aprimorar significativamente sua capacidade de defesa aérea em linha com as dimensões continentais do país.”
O ministro apontou ainda outro programa do PAC: a compra de nove aviões C-390 Millennium – inicialmente conhecidos como KC-390 – produzidos pela Embraer, juntamente com o desenvolvimento de uma versão de reabastecimento do modelo.
“Além da função militar, o KC-390 pode ser utilizado em ações de ajuda humanitária nacionais e internacionais, como apoio a emergências públicas e combate a incêndios”, afirmou.
O site do governo também mencionou planos para converter duas aeronaves Airbus A330 em aviões aeromédicos e de reabastecimento aéreo.
FONTE: Defense News
NOTAS DO EDITOR:
* Os números informados no PAC, para diversos dos programas em andamento como o dos caças Gripen, não significam necessariamente equipamentos adicionais aos já encomendados e com contratos assinados (por exemplo, PAC informa apenas os exemplares restantes para entrega do programa H-XBR, de helicópteros H225M).
Sobre a informação da reportagem de que em 2022 “os signatários acrescentaram mais quatro caças ao contrato”, o que houve no ano passado foi um anúncio de autorização, pela Presidência da República, para a negociação de mais 4 aeronaves ao contrato original. Mas não houve acréscimo de 4 caças efetivamente assinado em 2022, conforme apuramos nas notas publicacas sobre os caças Gripen ao longo de todo o ano passado no Diário Oficial da União, assim como não há menção a aditivo de contrato a esse respeito, no Relatório de Gestão da FAB do ano passado.
Assim, devido às imprecisões e necessidade de detalhamento dos números de alguns dos programas incluídos no PAC, assim como a falta de publicações oficiais que obrigatoriamente precisam ser feitas sobre novos contratos e aditivos aos já assinados, é bastante provável que a reportagem do Defense News tenha se equivocado – a não ser que disponha de informações extremamente privilegiadas e ainda não comunicadas oficialmente, ou seja baseada em intenções e negociações informadas ao longo do tempo, mas ainda não firmadas em contratos.
** O valor correto é de 1,7 trilhão de reais.
Me parece que essa análise é muito simples.
Por mais que eu torça pela aquisição do 2º lote do Gripen, só vou acreditar quando for confirmada oficialmente a encomenda, por parte da FAB.
Olá Gabriel. Pois é. A gente já discutiu um pouco os valores do PAC para o setor de defesa. Nada indica que os 34 caças seriam um segundo lote, ainda que possa se isso. Está todo mundo esperando uma nota do MInDef esclarecendo. O mesmo sobre os 9 Kc390, já que no mesmo documento são citados os 3 Scorpenes e as 4 FCT. A novidade no PAC são as 10 NaPa500
Ao que parece é somente joguete de palavras, usando como base do que já tinha sido planejado lá atrás, sem grandes novidades, mas somente juntado num grande pacote pra dizer que é novo.
Padrão , “junta tudo que há havia sido alinhado, coloca um nome bonito e agrupa os projetos para se ter um valor alto e chamar a atenção”. Pelo visto funciona muito bem, pois tem gente que acredito. Ao menos os editores deixaram bem claro o que quer dizer no final.
Você ,literalmente, descreveu o PAC.
Infelizmente, é muito mais do que um joguete de palavras. Cada um dos projetos das FAs passaram, à época de seus anúncios, trâmites e contratação, por um processo de adequação política e social, com as respectivas frituras perpetradas por agentes políticos, sociais e da imprensa. A divulgação desses projetos no PAC, da forma que foi feita, impõe, a cada um desses projetos, um novo processo de adequação política e social, com as respectivas frituras. Já tem um monte de comentarista político batendo nos projetos dizendo que o governo atual estaria amenizando o tom com as forças armadas, dando “presentes a… Read more »
Caro W. Sobre o artigo do autor, me parece “barrigada” mesmo, ao da qualidade do “Boimate” da Veja. Sobre o PAC, ele consiste na organização dos gastos do governo ao longo dos próximos 4 anos. Não se espere, por exemplo, um segundo lote de Scorpenes, ou NaPaOc ou mesmo navios de apoio logístico novos. A MB, a FAB e o EB definiram suas prioridades, assim com os demais ministérios. Aliás, seria uma excelente ideia se todo nova administração apresentasse um plano de 4 anos. Fica bem mais fácil acompanhar o desenvolvimento das propostas de governo assim.
A CF exige a apresentação de um plano plurianual de 4 anos no primeiro ano da gestão. Que eu me recorde, isso é feito desde o primeiro governo de FHC.
Esse ano mesmo estão fazendo o PPA 2024-2027.
O PPA foi instituído na cf88, até 31 agosto o projeto lei tem de ser enviado ao congresso junto com a lei orçamentária anual 2024.
Obrigado Maurício. Excelente comentário.
Você tem razão. Obrigado. Ainda que o PAC seja um planejamento do Executivo, por isso recebe o nome de “programa”, e Executivo deverá submeter um projeto de lei sobre o PPA ainda este ano. Valeu.
Bom dia CAMARGO!!!!!!!!!
Tomara, que seja realmente o dobro de nossa atual frota e, assim que dominarmos uma boa parte do conhecimento, que possamos começar a planejar nosso caça. Torci muito no erro, que seria o maior acerto que faria para a FAB, a compra dos rafalles.
Abraços
Olá Saldanha. Obrigado pelo carinho. Eu acredito que o segundo lote será anunciado em breve, mas desta vez parece que o autor fez uma confusão.
Boa tarde !!!
Tomara mesmo….
Abração
#tamojunto
Amigo isso seria o ideal ao nosso país: um caça projetado por nós para atender às nossas necessidades. Mas confesso que pela maneira como as contas das forças estão equacionadas ainda é arriscado e esse tiro poderia sair pela culatra. . Temo que o custo unitário poderia superar o do Gripen com transferência de tecnologia e o pior, que façam com o projeto o mesmo que estão fazendo com o KC-390, fecha-se o contrato para fabricação de N unidades e depois há uma renegociação para diminuir as unidades a serem produzidas. . Qdo o contrato de aquisição é com uma… Read more »
Só acredito quando a 41ª aeronave pousar em território nacional.
Quando o texto cita 34 Gripens, me pergunto se não seriam dos 40 já encomendados, os 34 restantes. Se for isso, estamos mal. Se forem 34 adicionais, aí seria um bocado interessante.
o texto é claro, a encomenda irá praticamente dobrar a frota.
Ficaria claro assim. Com isso, esta confirmada a compra de um 2 lotes. E não essa encheção de linguiça
Caro Fernando. Parece ser uma confusão do autor. Tivemos esta discussão aqui na trilogia, e ninguém conseguiu ter certeza.
Também acho que o cara do Defense News deu uma barrigada.
Baita barrigada. Já que entrevistou o Mucio, teve chance de tirar várias dúvidas. Mas eu entendo o lado do cara. Se for estrangeiro escrevendo, as notas divulgadas pelo governo foram bem vagas.
E no início da matéria são 1,7 trilhões e não ‘biliões’ heheheheh
Não é pequena a probabilidade de erro da reportagem. Acrescentamos agora uma nota ao final sobre isso.
Obrigado, Nunão. Achei bastante prudente.
Concordo plenamente!
Pois é. Foi se querer querendo, a propósito do Sr Barrriga. riso
https://m.youtube.com/watch?v=w5kpyHM721E&pp=ygUcc3VzcGVpdGVpIGRlc2RlIG8gcHJpbmPDrXBpbw%3D%3D
É claro na cabeça do autor do texto, que inclusive tem vários erros: “Para a Força Aérea Brasileira, o plano envolve a produção e aquisição de 34 caças F-39 Gripen, o que quase duplicaria a frota do país.” – isso é achismo do autor. Até agora, não tem nada concreto que corrobore isso. “Em 2022, os signatários acrescentaram mais quatro caças ao contrato.” – isso foi comentado, entretanto não houve acréscimo contratual para essas 4 aeronaves. Portanto, ainda é só intenção. “ Dos 40 já encomendados, o Brasil recebeu seis, sendo quatro em operação. ” Como já falei, não tem… Read more »
Sem contar que para o autor, teremos uma versão de reabastecimento do…. KC-390 hehehehe
Na página do PAC, o MinDel listou os F39, o Kc390 e o KC30. Parece que o autor misturou tudo
Vai ver ele esta contando com os F5 e A1 que darao baixa
O texto desta matéria é claro e diz isso, mas o jornalista pode ter se equivocado com a propaganda do governo. Aliás, tenho 99,99% de certeza que foi isso. Ele pensou: Ninguém vai fazer um programa, fazer toda a propaganda, divulgar os valores e os equipamentos e quantidades, se tratando de contratos antigos de 2008, 2009 ou 2014. Mas ele caiu do cavalo, porque o governo atual é especialista em propaganda e em inflar números. Ele mesmo disse na matéria que o contrato de 2014 foram contratados 36 e no governo anterior foi adicionado 4 unidades, totalizando 40 e que… Read more »
Luís, o buraco é mais embaixo. Não foi assinado nenhum aditivo ao contrato original acrescentando 4 aeronaves. Nem no ano passado nem neste, até o momento. Acabamos de rever todas as publicações que mencionam o Gripen no Diário Oficial da União do ano passado e deste. Assim, por enquanto não está fechando essa conta de 40 – 6 entregues = 34 do PAC, ela apenas existe no campo das intenções. Até aí, tudo bem, uma visão otimista das coisas indica que o acréscimo de 4 caças ao contrato original vai vingar, mas por enquanto é só isso. O problema é… Read more »
Sim, vocês já haviam comentado isso que um contrato aditivo ainda não foi assinado. Mas provavelmente o governo atual deu o aval para esses 4 Gripen adicionais e um contrato aditivo deverá ser firmado no futuro.
É possível.
Mas como a reportagem se refere a assinatura no ano passado, os erros já começam aí.
Quantos aviões de caça a jato estão voando hoje?
se a soma de A1 e F5 bater perto de 50 aviões, então com a comprar de mais 40 (os gripens) iriamos quase dobrar a quantidade de aviões.
.
Só que os A1s e F5 darão baixa.
.
outro caminho lógico para a barrigada.
Pois entao, tambem acho que este eh o misterio dos numeros do autor
Eu entendi que é dobrar a frota em relação aos aviões da FAB como um todo. Não é dobrar os gripen, por hora não houve compra de segundo lote.
É, mas o texto parece muito mais achismo, do que embasado em fatos e documentos.
Caro Marcelo. Lembre que os aviões do primeiro lote serão entregues ao longo dos próximos anos, exatamente o período coberto pelo PAC. È muito provável que a FAB irá sim contratar um segundo lote, mas isso ainda não foi confiramdo.
Mas não é.
São 40 encomendados – 6 já recebidos = 34 do “PAC”.
74 Gripens, é isso mesmo? Ou 70?
Não tem como não ficar feliz com uma notícia destas. É o que a FAB necessita para manter a dotação de 5 a 6 esquadrões.
Com a baixa dos A-1 e F-5, um país com nossas dimensões, não pode depender somente de 36 Gripens.
Torço muito para que isto realmente se concretize.
Quando vi as primeiras informações sobre o PAC, tinha entendido que as quantidades ali expressadas eram apenas a confirmação da liberação de verbas para o pagamento de contratos já assinados.
Isto mudou ou o Defense News entendeu errado?
Acredito que o Defense News se equivocou.
kkkkk seu sonho durou pouco.
Então serão 40+34?
É isto mesmo?
Calma. A FAB contratou 36 caças no primeiro lote. Já foram entregues 7 (desde o 4100 até o 4106). Faltam 29. Isso é um fato. Tem contrato assinado e tudo mais. A FAB foi autorizada a adquirir 4 aeronaves adicionais. Depende da assinatura do aditivo, algo que não temos certeza. Supondo que tenha assinado, isso elevaria o número para 33 aeronaves. Ainda fica faltando uma aeronaves. É provável a FAB contrate um segundo lote, mas não há nada confirmado. Provavelmente, um segundo lote precise de aprovação do Senado por causa do financiamento.
Obrigado
#tamojunto
A FAB tb assinou um contrato pra 28 KCs-390 e fez o Papelão de reduzir a encomenda pra 15 um tempo dps, aí pra ficar menos feio “fechou em 19”
Só vou acreditar q o Brasil receberá 70 gripens quando o 70° pousar em uma base nacional
Oĺá J. O que sabemos com certeza é o contrato de 36 aeronaves que envolveu o desenvolvimento do F39E e do F39F, compra do IrisT e Meteor, além da reformas da Base Aérea de Anápolis, inclusive com a instalação dos simulares. Como o investimento básico foi muito alto, isso só sentido se for para resultar em uma frota de 70~100 aviões, mesmo que isso vá até 2030~2040. Ainda assim, é uma estimativa, nunca uma garantia. Por enquanto, são 36 comprados dos quais 7 foram entregues. Logo logo já completa um esquadrão.
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
E tem quem cai nessas conversinhas
Pegaram os projetos que a Força Aérea tinha, meteram um selo PAC neles e toca o barco.
Se vão ser realizados, daí é outra história. O importante é o marketing.
Esse 2° contrato do Gripen já vem sendo negociado faz tempo. Agora é capaz que saia.
Se a SAAB acertar a comissão certa pro partido, capaz de fecharem até um terceiro lote depois…
A Noticia é muito boa, e torço, Mais nessa sou igual ao Tomé , Só acredito vendo…
O governo fazer malabarismos retóricos e de marketing, mesmo sendo indesejável, se entende. Já a mídia “especializada” repercutir, fico na dúvida se é inocência ou má fé. Já não lia esse Defense News, agora mesmo que nem vou começar.
Caro Sensato. O que o governo fez foi solicitar que todos os ministérios e governos municipais e estaduais listassem os projetos prioritários para os próximos anos, priorizando aqueles que já tinham sido iniciados ou que estavam interrompidos. A FAB listou os programas F39, Kc390 e KcX. A MB litou os Scorpenes, as FCT, o SBN e as NaPa500. O EB listou os Guarani (tem outros programas… mas estes são os principais). Como o orçamento é elaborado e aprovado anualmente, este programa lista quais serão os programas prioritários entre 2023 e 2026, sendo que alguns deles vão avançar para além de… Read more »
Prezado, em que pese meu apreço por você, não tem como negar que o PAC3 não é muito mais que uma peça de marketing eleitoral. Espero, aliás, que esse não engane as pessoas além do marketing porque nos dois anteriores não faltaram obras inacabadas e denúncias de todo tipo.
Olá Sensato. O apreço é mútuo. Um plano plurianual é uma peça fundamental para o planejamento de qualquer governo. Como disso, deveria ser obrigatório para cada novo mandatário. Deve-se ver o seu contexto geral. O problema das obras inacabadas é grave. Sempre foi. Então, uma nova administração pode escolher fazer novas obras ou concluir as anteriores. Ou combinar as duas coisas. Isso é a base do planejamento plurianual. È a definição de prioridades e metas. Como são gastos futuros, eles nortearão a elaboração das leis orçamentárias que são anuais. Programas longos, como o F39 ou o Prosub, tiveram seus contratos… Read more »
Acima de 70 se torna um número bem respeitável, ai botei fé.
Vamos comprar um 2o lote de caças de 4a geração…
na mesma época que recebermos o 2o lote outras forças aéreas estarão recebendo caças de 6a geração…
Falou e falou, e não entendi nada vamos aguardar então, até 2027 😂
O Brasil planeja, diz a matéria. Quem acompanha o assunto Defesa sabe que existe um grande caminho entre planejamento e materialização. Hoje estamos em uma situação de aumento de impostos com diminuição de arrecadação – a curva de Laffer é implacável – e somado a isso temos um congresso movido à emendas parlamentares. Emendas parlamentares são como os parlamentares das antigas conseguem se reeleger. São aqueles que conseguem votos sendo o candidato “da região”, trazendo hospitais, praças, asfalto, etc, para determinada localidade. Defesa não dá esse tipo de voto. Parlamentares aparecem nas fotos e eventos inaugurações de hospitais, casas populares,… Read more »
Para dobrar a frota aérea, é preciso ter confirmação do segundo lote de caças F-39 Gripen. Só 36 caças é muito pouco, sem contar que precisamos de logística, e os aviões C-390 são essenciais. Reduzir a frota de 28 para 19, foi um grande erro por parte da FAB.
Baita click bait da Defense News, hein?!
Minha alegria só durou até a nota do editor RsRs
Bem, vou repetir minha opinião: esses 34 seriam os 30 restantes + adicional de 4 un, cujas negociações ocorriam em paralelo com o segundo lote.
Aproveito para falar que seria interessante uma maior proatividade por parte dos centros de comunicação social. Quando da divulgação do PAC, muitas dúvidas surgiram, estas que seriam resolvidas com um simples post do MD detalhando os investimentos. Tudo o que tivemos deles foi descrições genéricas de o que é cada programa. Aí não dá, né?
Bom parece que na Defesa não é algo mirabolante, mas o governo deveria focar em não gastar para manter uma taxa de juros em declínio, seria o melhor para o Brasil no longo prazo.
Caro. Os juros da Selic nada tem a ver com os gastos públicos futuros, mas com a meta de inflação.
E a inflação subindo faz o que com os juros, incluindo os bancários, de financiamentos, etc? Os juros da dívida pública são baseados no que? Ora, por favor…
Caro, descordo totalmente do que vc escreveu.
Carlos, ainda que isso esteja fora do tema, vou explicar. A inflação tem diferentes causas, muitas podendo ocorrer simultaneamente. A mais conhecida é a falta de produtos. Por exemplo, ela pode ser causada por uma quebra de produção agrícola causada por uma seca ou outro desastre natural. Isso pode ser setorial (tomates) ou generalizada (grãos). A redução na oferta mantida a mesma procura irá elevar os preços. Isso pode ser permanente ou sazonal. Isso pode acontecer no setor de bens, como por exemplo em uma crise na cadeia de suprimentos, que provoca uma redução na produção. Isso aconteceu recentemente com… Read more »
Interessante que tu não tem modéstia alguma ao escrever sobre literalmente tudo e sempre usando os termos “explico”, “mostro” , “demonstro”, só que sempre se esquece de colocar “minha opinião”, “no meu entendimento”, etc. Tu podes escrever um compêndio, mas isso não quer dizer que estejas certo. Só uma colocação: o governo gastando desmedidamente hoje, vai gerar endividamento amanhã, com o inevitável aumento de impostos ou outras ferramentas de arrecadação que irão puxar os preços e a inflação. Mas, isso tu não percebe, ou finge não perceber.
Os juros sobem porque o Estado brasileiro precisa captar dinheiro para pagar as contas públicas deficitárias. Quando os juros caem, o Estado gasta menos com o pagamento de juros porque também está gastando menos com o custeio. E a alta e juros diminui a inflação porque o principal agente econômico é o Estado, e ele gasta menos. [E algo extremamente complexo, a simples redução de taxa de juros nem sempre aumenta a inflação, e as vezes, esta não baixa mesmo com taxas de juros altas, porque os próprios juros pressionam os preços na economia… Trata-se de um jogo de gato… Read more »
Caro Fábio. A taxa de juros básica afeta a economia de diversas formas. A taxa de juros pode ser usada como política cambial em momentos de crise. Isso já aconteceu diversas vezes no Brasil. Durante uma crise cambial, a tendência é que ocorra a fuga de capitais, principalmente especulativos, elevando o custo do dólar e no limite inviabilizando o comércio exterior. Nestes casos, o Banco Central eleva as taxas de juros a valores astronômicos, atraindo principalmente capital especulativo de curto prazo que servem para equilibrar a balança de pagamento. Obviamente, isso só tem efeito no curto prazo. A médio prazo,… Read more »
Colegas, o valor refere-se ao já previsto para pagamento das 34 unidades restantes, totalizando 40 unidades, 36 + o termo aditivo. Esse valor está previsto para ser pago até 2026. Há possibilidade real de aquisição de um segundo lote de 26 unidades, totalizando 66 caças, mas somente após o término da entrega das unidades já encomendadas.
Torço para que sejam mais 30 caças, totalizando 70 aviões!
Tudo Papinho pra boi dormir. A grande verdade é que logo, até a Argentina passa o Brasil no número de caças. Piada esse país!
Vocẽ ser refere ao contrato do primeiro lote que estão sendo entregues, aos quatro aviões adicionais do primeiro lote, da negociação da contratação do segundo lote, dos F16 que os EUA ofereceram à Argentina mas que serão entregues para a Ucrãnia ou sobre a ideia da Argentina comprar aviões chineses?
Kkkkkkkkkkkkkk aí foi demais.
Piada tem limite… tirando o Chile nenhum outro país na região passa o Brasil em número de caças, mas isso até comprarmos o segundo lote do Gripen E/F.
Temos as bases de Canoas, Anápolis, Santa Cruz e Santa Maria, com 5 a 6 esquadrões para serem equipados, 40 aviões não são o suficiente.
Papel aceita tudo.
Você se refere ao texto do autor ou ao plano do governo?
Ambos são conversa mole para enganar desinformados.
Lá atrás já ouvimos essa história de dobrar a meta e o resultado pagamos até agora.
O maluco do DN deve ter confundido os números de 4 adicionais mais 36 já encomendados seriam 40. Desses 40 ele deve ter retirado os 6 já entregues e chegou no 34
🤡🤡🤡
𝓢𝓮𝓽𝓮𝓷𝓽𝓪 𝓮 𝓺𝓾𝓪𝓽𝓻𝓸 𝓬𝓪ç𝓪𝓼 ?
Sendo Brasil… só acredito vendo…no papel, até nó em luz se torna factível.
Só blá bla´bla´… amanhã sai outra notícias de contenção de gastos para atender o rural político .
Esse repórter parece que caiu de um caminhão de mudança, somou todos os valores ja contratados e apresentou como novos sem nenhum acréscimo aparentemente de quantidades. Perdido no espaço.
Título da matéria: “governo quer dobrar a frota aérea (de caças)”. ideia inicial: 108 caças Depois: 72, 64 …….. Compraram: 30 e poucos e bico calado sobre o resto. Anunciam que provavelmente comprem mais 30 e poucos, aí chega o “dobrar a frota”, quando na realidade saíram de 108 (teóricos) para uns 60. Sem contar que estão somando vários programas já em curso ou com verbas alocadas para inflar o total de despesas (propaganda). Tomara que para esse eventual segundo lote também venha um segundo lote de mísseis e outras armas, RBS, meteor, bombas guiadas, flares inteligentes e outras coisas… Read more »
Caro. A reportagem provavelmente está equivocada. Então, melhor evitar concluir qualquer coisa a partir do que foi publicado. Vamos focar no que a gente sabe e tem certeza. Um lote e 36 aeronaves e talvez 4 adicionais. Isso já dá bastante discussão.
Eu acho que os programas já em andamento vão sair sem maiores problemas. Já os 25 bilhões que vem depois, sem data definida e que dependem de melhoras na economia e nas contas públicas . . . Só esse ano, a expectativa é de um déficit de quase 50 bilhões, o que já é quase do tamanho do PAC inteiro . Se o Lulão não aprender a controlar melhor as contas públicas, vai ficar difícil.
A pergunta que nâo quer calar , si ja pagamos pela tecnología no primeiro lote e temos o direito ate de.construimos em territorio brasileiro , porque estamos pagando mais caro o segundo lote , uma vez que ja pagamos as transferencias de tecnología? Não deveria custar muito menos ? Pois Ai ja sería uma compra de prateleira . TCU , e os outros orgãos resoonsaveis deveria fiscalizar a compra . Não justifica pagar mais cara , pois ja pagamos a compra da tecnología. Desculpe OS erros ortográficos , meu corretor está em espanhol , vivo no México , mais sou… Read more »
“porque estamos pagando mais caro o segundo lote”
Onde está essa informação?
“TCU , e os outros orgãos resoonsaveis deveria fiscalizar a compra .”
O TCU fiscaliza desde o início e faz questionamentos à FAB regularmente sobre itens que considera necessário mudar. As atas a respeito são publicadas no Diário Oficial da União.
Até a Vale está usando caminhões autônomos sem motorista e a Força Aérea ainda assistindo Top Gun…. Quem tiver interesse procura aí sobre os caminhões da vale sem motorista carregando e descarregando sozinhos… Nós FA estão muito atrasadas da até dó…
Então a história do segundo lote de gripens era verdadeira.
Sendo mais que os 26 ventilados meses atrás já estamos no lucro.
Que o mesmo ocorra com o KC-390.
Ainda bem que os editores deixaram claro.
Acho que fui o primeiro a falar a respeito na matéria que anunciou o pac.
Esse pessoal é acostumado a fazer marketing.
Propaganda enganosa.
Para complementar oque está sendo dito aqui, á chegou a hora da Marinha do Brasil definir seu novo caça em substituição aos velhos A4 Skyhawks, parece que a tal versão naval não irá sair da prancheta, e não apenas 10 ou 12 e sim 42 aeronaves, para assim fortalecer o patrulhamento da costa brasileira.
Sem querer te ofender, mas o que tu escreveu é uma excelente piada. Olha o estado deplorável da frota da MB….faltam de meios de todos os tipos e você quer que a mesma adquira 42 caças?!?!
Olha se ler corretamente o que foi informado o PAC apenas pagará pelo que já tinha sido definido ou seja nenhum aumento de aquisição o resto é estória da carochinha
Aguardem surpesa pra esse segundo lote de F-39.
Virgem Maria..
Se for surpresa boa legal, o duro se for mais 12 caças no segundo lote ou nem haver mais nenhum lote kkkk
Surpresa positiva ou negativa, prezado Comandante Ronaldo Nery?
Boa ou ruim?
Pelo boato, serão aviões com enflexamento negativo. riso, o quê permitirá o avião dar ré. riso
🙄🙄🙄🙄
To achando que isso é so pra assegurar o que já está encomendado. E mesmo assim vai ter contingenciamento e atrasos como foi sempre foi nesses anuncios espalhafatosos. Quem paga mais caro é o contribuinte brasileiro…
Bah… é muito pouco avião, pro Brasil, infelizmente…
Fora esse ritmo de entrega, que é muito baixo.
Não foi só a defesa que perdeu investimentos nos últimos 6 anos, saúde, ciência, transportes, educação tiveram perdas orçamentárias com o teto de gastos.
Haha, se a FAB de fato receber os 36 aviões inicialmente planejados, será motivo para comemoração, otimismo na economia e reconhecimento da responsabilidade pela frente. É hora de despertar!
Não tem nada de dobrar. O que eu entendi é o que o dinheiro para os 34 caças restantes está garantido. O contrato original garantia 36, adquiriu-se mais 4, recebemos 6 e faltam 34. Apenas isso
Tudo papo furado, pegaram o que falta entregar, o valor e jogaram como se fossem novas aquisições, coisa para enganar bobos.
País que leva defesa a sério (e eles precisam mesmo) já encomendam 100 caças de uma vez, sem floreio.
https://www.airway.com.br/forca-aerea-da-india-quer-mais-100-cacas-tejas-para-substituir-antigos-mig-21/