CR929

O CEO da United Aircraft Corp. (UAC), Yury Slyusar, confirmou no início deste mês pela primeira vez que a UAC não é mais parceira na joint venture CR929 com a China.

A China e a Rússia formaram a China-Rússia Commercial Aircraft International Corporation (CRAIC) em 2017, após anos de trabalho preparatório. A aeronave será oferecida em três versões, acomodando entre 250 e 320 passageiros em configurações típicas.

Pequim não comentou a mudança de planos. O CR929 acumulou anos de atrasos e não se espera que entre em serviço antes de 2030, devido a longas negociações sobre partilha de trabalho e propriedade intelectual. Durante meses, os informes indicaram que a China decidiu perseguir o widebody por conta própria. Manter a bordo um parceiro devastado pelas sanções tornaria o projeto ainda mais difícil.

A Rússia ainda espera continuar envolvida. Slyusar diz que a indústria russa planeja continuar com o programa como fornecedora e construtora normal da asa composta, motores PD-35 e outros subsistemas para a aeronave.

Embora a China não participe em sanções internacionais contra a Rússia – a Comac poderia, em teoria, envolver-se numa parceria industrial com uma empresa aeroespacial russa – não está claro como os fornecedores ocidentais poderiam participar, dado o nível de trabalho de integração, cooperação e partilha de informações. em programas de aeronaves.

Os potenciais fornecedores ocidentais afetados incluem Eaton, Honeywell, Liebherr, RTX, Safran, Thales, Zodiac Aerospace e um fabricante de motores. Além do PD-35 russo, a China planeja usar o motor CJ-2000 da Aero Engine Corp. da China em desenvolvimento. Para muitos sistemas, o CR929 dependeria inicialmente de especialistas ocidentais.

FONTE: Aviation Week

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

China só apoia a Rússia com interesse na sua matriz energética. Sem isso a Rússia estaria ainda mais isolada.

Junior

Só?

Jefferson Ferreira

Mas assim que as relações entre em Estado devem ser! Por interesses…

Slow

E qual país não faz isso ?

Marcos

Não é “só” por isso.
É por “tudo” isso.

E também por outros motivos adicionais.
Estabilidade Regional
Segurança Nuclear.
Acesso a algumas tecnologias criticas que ainda não domina.
Oposicão ao Ocidente e construçao de um grupo independente dos EUA
Não antagonizar uma potencia com grandes fronteiras em comum.
E muitas outras coisas.

Mirade1969

Imagine a China sem o combustivel russo? ou os EUA sem o combustivel saudita? Teriam muito mais problemas. Qual grande economia que não precise de petróleo ? não existe.

Pedro

A China está mirando o mercado ocidental. Ter componentes russos na aeronave impossibilitaria isto.

Hoje a China domina o mercado de construção naval, natural desejar também ter uma fatia do mercado mundial de aviação.

rfeng

Mercado Ocidental??? Quem ______

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO.

MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nonato

E se invadir Taiwan, com as sanções, vai vender para quem?

Magaren

Normal, China é a potencia e a russia só entrou nessa para tirar proveito.

Agora que não precisam mais da russia por terem ganho expertise por si mesmos andam com as próprias pernas e chutam o retardatário.

Luís Henrique

Na verdade essa “saída” da UAC do projeto não tem nada a ver com a China não depender mais de ajuda russa, e sim por causa das sanções contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia.
O programa esta sendo prejudicado porque é um programa russo e chinês. Com a saída da Rússia, o programa agora é somente chinês e não poderão aplicar sanções.
E provavelmente a Rússia continuará como fornecedor principal.

Mirade1969

Negativo, a China não produza wide body e não tem expertise em construção de turbinas dependendo ainda de tecnologia estrangeira por hora. Primeiro ela mira no seu mercado interno e se tudo correr bem o mercado externo. Isso é uma questão de tempo para ocorrer mais uns dez anos.

Rui Chapéu

E dai falam que sanção economica não serve pra nada eoaeoaihaeoi

Tá ai, até os Chineses metendo um pé na bunda dos russos pq senão o avião deles não decola…

Luiz

Cara a Rússia já tem projetos próprios em andamento em fases de testes avançados como o MC-21 ,SuperJet News e IL114. Agora os russos já tão avançados no projeto da Asa,motor e partes da fuselagem CR 929. Os russos tem conhecimento pra eles próprios montar essa aeronave e produzir. Isso leva tempo mais os russos conseguem.

Bruno Vinícius

Nenhuma das três aeronaves que você citou são da mesma classe que o C929… Se os russos já tivessem um projeto de widebody bimotor próprio, provavelmente não teriam entrado nessa Joint Venture.

Luiz

O problema dos russos é grana.

EduardoSP

E tecnologia também. Os russos conseguem fazer os aviões, mas eles tem desempenho, consumo e durabilidade inferior aos aviões ocidentais. Fora o rolo que é o suporte russo. Eles largam o cliente na mão fácil, fácil.

Mirade1969

Dele e de todo mundo.

Mirade1969

Os Russos tem o IL 96 que é um projeto quadrimotor, basta aprimorar o projeto e projetar um nova asa com dois motores isso os russos conseguem e tem muito talentos para fazer isso. Já os Chineses teriam que projetar um avião do zero o que levaria muito mais anos além de não ter este conhecimento todo para o projeto e produção. Acredito que eles vão recorrer aos russos para projetar partes e ou licenciar algumas peças.

Bruno Vinícius

Ainda que os russos fossem adiante com um projeto para transformar o Il96 em um bimotor, ele não chegaria sequer perto da competitividade e nível de refinamento tecnológico do CR929, que não só é um projeto completamente novo, mas também faz uso extenso de materiais compósitos.

Um Il96 bimotor não passaria de um tapa buraco, jamais tendo sucesso no mercado da aviação comercial de fora da Rússia.

Yuribfr

Motor russo ? Achei que a China já tinha expertise para construção de motores próprios

Bruno Vinícius

No mercado da aviação comercial apenas ter expertise para fazer um motor não é o suficiente. Eficiência é EXTREMAMENTE importante para a competitividade do projeto e o know-how para isso demora para ser criado. Não à toa o próprio C919 também é oferecido com motores ocidentais.

Jagdverband#44

Off topic…
Mas parece que a Ucrânia destruiu um S400 Triumph usando drone…

Rodolfo

Os ucranianos estão torrando seus scalps e storm shadows atacando a Criméia o que não vai dar em muita coisa ao invés de enfraquecer a linha de defesa russa. Parece que já desistiram de avançar na contra ofensiva.
Já tem muito general americano reclamando que essa tática além de não dar em ganho de território só está disperdiçando material bélico ocidental.

Renan

Uma crítica construtiva ao site. Este já foi o maior portal de aviação militar do Brasil. Hoje parece que postam só “groselhas”. EXCON Tapio 2023 acontecendo e nenhuma matéria, dentre dezenas de outras notícias recentes de aviação militar.. O legal daqui é debater, mas para quem procura realmente se informar eu indico o portal Aeroin

George

Uma crítica construtiva para você. Nunca vi seus comentários aqui. O que me leva a crer que você só veio aqui para fazer propaganda do Aerolinxo.

Fernando

O cara mentiu? Não entendo o povo daqui. Ele simplesmente disse a verdade. Falta conteúdo e sobra discussões de torcida. Só não precisa atacar o cara por postar a crítica dele

George

Ta cheio de lugar aí na internet. Por que você continua vindo aqui se reclama?

Renan

Porque gosto do Aéreo, do Forte e do Naval. Acompanho desde o começo. Para mim este é o melhor modelo de portal. Porém, faltam notícias relevantes que surgem a todo momento.

glasquis7

Um Off Importante!!!

A Sonda Chadrayan 3 conseguiu pousar na Lua. Agora vamos torcer pra que a missão dela tenha sucesso.

Antonio Cançado

A Boeing tá sabendo desse projeto?

Satyricon

Que faaaase essa da Rússia.

Segue o jogo.

Luiz

Off Topic:”A Agência Federal de Transporte Aéreo informa que Prigozhin estava na lista de passageiros do avião acidentado.”

Nonato

“Para muitos sistemas, o CR929 dependeria inicialmente de especialistas ocidentais.”
Hummmm…