Suécia oferece aeronave Saab JAS 39 Gripen para modernização da Força Aérea das Filipinas
MANILA – A Suécia ofereceu novamente seu caça multifuncional Saab JAS 39 Gripen para atender às necessidades de modernização da Força Aérea das Filipinas (PAF), que busca reforçar sua frota.
Isso se desenvolveu após a visita de cortesia da Embaixadora da Suécia em Manila, Annika Thunborg, na segunda-feira, para o Secretário do Departamento de Defesa Nacional (DND), Gilberto Teodoro Jr., na sede do DND em Camp Aguinaldo, Quezon City.
“Ao modernizar as Forças Armadas das Filipinas para proteger de forma mais eficaz a integridade territorial e os interesses do país em sua ZEE (zona econômica exclusiva), o secretário Teodoro enfatizou que qualquer aquisição de defesa que as Filipinas realizarem deve ser sustentável, interoperável e suportável. A necessidade de um caça moderno nas Filipinas, o embaixador Thunborg destacou a oferta sueca de seu principal caça multifuncional, o Saab JAS 39 Gripen, disse o porta-voz do DND, Arsenio Andolong, em comunicado na quarta-feira.
O JAS 39 é considerado um dos dois principais concorrentes para o projeto de aquisição do caça multirole PAF (MRF), com o outro caça a jato sendo o Lockheed Martin F-16V Viper dos EUA, a versão mais recente da aeronave fabricada nos Estados Unidos, agora sendo fornecido em quantidades em muitas forças aéreas do mundo.
O JAS 39 é classificado como a “swing-role combat aircraft” mais confiável disponível no mundo.
O caça de fabricação sueca requer pessoal mínimo e equipamento de apoio terrestre para operações dispersas e pode operar em pequenas estradas despreparadas. Também é equipado com radar, sensores e armas no estado da arte.
Espera-se que os MRFs apoiem a frota militar existente de 12 caças leves FA-50PH fabricados na Coreia do Sul com capacidade para Mach 1.5.
Os requisitos do projeto MRF estipulam que a aeronave ofertada deve ser de “quarta geração ou superior”.
O projeto também requer pelo menos 12 MRFs capazes de patrulhar as águas protegidas e o espaço aéreo do país.
O projeto MRF deveria fazer parte do Horizonte 2 do Programa de Modernização das AFP previsto para 2018 a 2022, que visa adquirir mais equipamentos para a defesa externa, mas teve a sua implementação adiada devido ao impacto da pandemia de Covid-19.
Anteriormente, a Suécia discutiu o JAS 39 com os predecessores de Teodoro, o então subsecretário sênior Carlito Galvez Jr. do DND em 24 de março e o subsecretário sênior chefe da Defesa, José Faustino Jr.
“Trocando atualizações da situação de segurança regional, o Embaixador Thunborg observou os desenvolvimentos no Mar da China Meridional (SCS)/Mar das Filipinas Ocidentais (WPS) e transmitiu o apoio da Suécia à posição das Filipinas e defendendo a ordem internacional baseada em regras”, disse Andolong.
“Acolhendo o apoio da Suécia e de outros parceiros afins, o secretário Teodoro espera um consenso global sobre a decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem (PCA) de 2016 sobre o SCS e destacou a importância da aplicação das Filipinas de seus direitos soberanos sobre sua ZEE “, disse o porta-voz do DND.
Acrescentou que ambas as partes aguardam com expectativa a ratificação e implementação do Memorando de Entendimento relativo à Cooperação na Aquisição de Material de Defesa, assinado entre as Filipinas e a Suécia no passado dia 3 de junho em Singapura.
“Antecipando possíveis projetos no futuro, o embaixador sueco propôs facilitar a troca de informações sobre os diferentes sistemas financeiros dos dois países e pacotes de financiamento que a Suécia poderia oferecer”, enfatizou Andolong.
Ambos os países também estão analisando uma possível cooperação ou capacitação em resiliência e gestão de desastres. (PNA)
FONTE: Philippine News Agency
NOTA DO EDITOR: informe do ano passado, também originário da agência de notícias das Filipinas detalhou que os caças oferecidos pela Suécia são Gripen C/D.
Meio OFF-topic, mas falando na Suécia…
https://www.zona-militar.com/2023/08/16/el-gobierno-de-suecia-anuncia-la-transferencia-de-misiles-aim-120-amraam-a-ucrania/
Será uma preparação pra chegada de F-16 ou vão adaptar aos caças ucranianos ? Interessante isso.
Na matéria que ele postou, serão para sistemas terra-ar.
Tem piloto Ucraniano já treinando com Gripens na Suécia l, se vc procurar na internet o assunto em inglês vai ver até vídeo de um deles sentando no Gripen de dois lugares que está sendo construido para o Brasil.
Provavelmente ele está sentado num Gripen D, não num Gripen F.
Que caça lindo! Sem dúvidas a melhor escolha para a FAB. Considerando os aprendizados com os conflitos atuais, fica nítido que ter tecnologia e conhecimento para construir, é muito mais importante do que ter algo em grande quantidade, os conflitos são longos e demorados, então saber construir para atender a demanda em um eventual conflito foi algo proporcionado apenas pelo Gripen e pela SAAB. Bons voos aos nossos caçadores!
Foi ? Como assim, a indústria aeronáutica brasileira está capacitada para projetar, desenvolver e fabricar caças de 4ª geração autonomamente?
Alianças e parcerias sólidas ( ainda que de conveniência, como qualquer coisa nessa vida) se mostraram tão importante quanto a ( eventual e inalcançável para a maioria dos países) autarquia.
Saber fazer não quer dizer ter os meios e recursos para fazelo nas quantidades e no prazo que você necessita.
Nada de novo, a segunda guerra mundial já tinha mostrado isso para o regime fascista italiano, que almejava a completa autarquia do país.
Nem o EUA tem autarquia. A verdade é que todos são dependentes dos outros em maior ou menor grau, a sorte do EUA é que seus fornecedores na maioria das vezes são aliados.
Se o Botafogo FR é o provável campeão brasileiro de 2023…
Por que não haver esperanças no Gripen em novas concorrências?
#pás
Mas acho que seriam de interesse do Brasil apenas as vendas da versão E e F.
Aí sim seriam utilizadas peças fabricadas aqui.
A esperança é a última que morre, todos nós torcemos para que isso aconteça, porém mais o tempo passa e mais torna-se complicado…
# pax
O Botafogo ser campeão ou o Gripen vender pra outros países?
Sinceramente, ainda duvido desse caça. Parece meio nebuloso tudo que falam dele.
Gripen C/D nebuloso?
Estas versões entraram em serviço há cerca de 20 anos.
Acho que ele fala em relação a desempenho em combate
Não dá pra saber sobre o que ele se refere, por isso perguntei.
Existem chances reais do Gripen E ganhar essa licitação.
Seriam Gripen C/D.
A matéria divulgada pela SAAB não deixa claro qual foi a versão ofertada desta vez. O exemplar Gripen matrícula 294 da foto, trata-se claramente de um JAS 39 C. Se bem me lembro em consultas /tratativas anteriores os filipinos focavam no modelo JAS39 C.
Pq o modelo oferecido aos filipinos seria o C/D? O novo modelo E/F não teria condições de ser oferecido e no caso de ser aceito, dá “tempo” de ser fabricado?
Na minha opinião são o mesmo avião.
O E aumentaram o tamanho do tanque, colocaram radar AESA.
Grande parte das melhorias do gripen E pode e estão sendo incorporadas às versões C e D.
Claro que o motor novo, com 20% mais empuxo e um tanque maior não dá.
Motor acredito que não dê para colocar.
Mas quem sabe…
A princípio o mesmo avião.
Por isso critiquei tanto que levaram uns 15 anos para colocar em operação.
A guerra não pode esperar.
Exige ações rápidas.
Por fora, são bem parecidos, mas por dentro são totalmente diferentes. Um exemplo? A fuselagem central foi totalmente redesenhada para receber o tanque maior e o trem de pouso diferente. A fuselagem traseira foi redesenhada para receber o novo motor. Tem muitas outra mudanças. Então, não, não é o mesmo avião.
Como eles já tem Super Tucano espero que continuem com a preferência.
. . puxa, qto armamento numa unica aeronave… ela sai do chao com tudo isso pendurado?
Cara, aquele display mostra os tipos de armamentos certificados e integrados na aeronave. Não é para usar todos ao mesmo tempo.