Forças Aeroespaciais da Rússia receberão caças Su-57 movidos por novos motores
O Ministério da Defesa da Rússia receberá em breve um lote de aeronaves de combate Su-57 equipadas com os novos motores Saturn Izdeliye-30, segunda o Zvezda.
“As aeronaves com o motor do segundo estágio estão passando por testes de voo. Já sob o contrato de série atual, está planejado fornecer o Su-57 com um novo motor ”, disse Vladimir Artyakov, Vice-Diretor Geral da Rostec, segundo a mídia estatal russa na véspera do Fórum Técnico-Militar Internacional Army-2023
Ele disse que há planos para aumentar significativamente o ritmo de produção dos Su-57.
Artyakov observou que o Su-57 foi projetado para operar com os motores de primeiro e segundo estágio. Ele afirmou que “mesmo com o motor de primeiro estágio, o caça cumpre os requisitos fundamentais de uma aeronave de quinta geração”.
Desenvolvido pela United Engine Corporation (UEC), o Izdeliye-30 é um motor turbofan de pós-combustão de dois eixos e bypass baixo. Informes não confirmados dizem que o motor “Izdeliye-30” deverá desenvolver um empuxo de 15.000 Kilo Gram Force (KGF) em comparação com 14.000 KGF de seu antecessor AL-41FP.
O primeiro voo do motor em um protótipo do Su-57 ocorreu em 5 de dezembro de 2017.
A arquitetura é um fan de três estágios acionado por uma turbina de baixa pressão de estágio único e um compressor de alta pressão de cinco estágios acionado por uma turbina de alta pressão de estágio único. Ao contrário do AL-41F1, este motor possui IGVs de plástico de fibra de vidro e bocais convergentes-divergentes que usam flaps serrilhados para reduzir sua assinatura de radar.
O motor apresenta tecnologias avançadas, como impressão 3D, compósitos de matriz cerâmica e sistemas de controle digital do motor. Seu bocal de vetorização de empuxo permite maior capacidade de manobra e capacidade furtiva.
Em uma entrevista recente ao Izvestia, Artyakov disse que há planos para ter um total de 22 unidades Su-57 produzidas em série até 2024.
A Rússia tem atualmente apenas 10 caças Su-57 produzidos em série. Para atingir as 22 unidades projetadas, a estatal United Aircraft Corporation (UAC) deve fabricar doze unidades adicionais nos próximos 24 meses.
Primeiro vôo com protótipo do motor em dezembro de 2017. E depois uma taxa de produção para as aeronaves contratadas novas de uma a cada dois meses por dois anos. Bizarro para um país em Guerra.
tá em guerra há menos de 2 anos, não desde 2017.
E nós últimos 2 anos (24 meses) foram produzidos quantos?
O Su-57 ainda está em desenvolvimento e por isso a taxa de produção é bem baixa. Sobre a guerra, a Rússia não precisa produzir nenhum caça, afinal a força aérea ucraniana é muito menor e opera caças soviéticos bem mais velhos e menos capazes que os caças russos.
O que assusta, ou deveria assustar mais, em uma guerra, são as ‘imponderáveis’ da mesma. Muita coisa pode acontecer. Tem gente aqui que brada aos sete ventos que a Rússia está lutando contra a Ucrânia e mais 30 países, o que sabemos que não é verdade. Mas patrocinadores da causa Ucraniana estão já bem decididos à enviarem aeronaves de caça. Sabe-se lá o que mais poderão querer enviar no futuro.
Ainda assim, ter uma aeronave de capacidade superior para quebrar o impasse que está acontecendo seria, no mínimo, demonstrar bom senso.
Olha camarada não é bem assim nos canais polacos já comentam que 3000 conterrâneo sucumbiu nas terras dos ucras .
E tantos mais Russos e Ucranianos tombaram e o impasse continua…
Esses poloneses eram do Exército polonês? Da Força Aérea polonesa? Da Marinha polonesa?
Bom, 4 brasileiros também perderam a vida em combates por lá e não vi nenhuma notícia do EB estar convocando os reservistas…
O fato e que até agora, mesmo com números bem superiores de aeronaves, a Rússia não consegue se impor a vontade nos céus da Ucrânia. Esse teatro de operações está recheado de sistemas de defesa antiaéreo que prejudica seriamente o emprego dos caças de 4 geração da VKS. Caças furtivos atuando em grande quantidade poderiam quebrar esse impasse dando a superioridade aérea para a Rússia, ou até mesmo a supremacia aérea.. Ao conquistar a supremacia aérea, os russos teriam reais condições de vencer o conflito. Ou seja sua critica e justificável, os russos deveriam estar investido mais nessas aeronaves e… Read more »
A “operação especial” é uma extensão da invasão e anexação dos territórios ucranianos que começaram em 2014. O conflito político e econômico entre a Ucrânia e a Rússia é antecedente ao 2014, as operações militares que seguiram foram fruto e consequência da constatação que a Rússia não conseguiria mais manter o controle político e econômico sobre a Ucrânia.
Não conseguia pois havia um outro país que com seus agentes e a CIA junto com a UE fez operações para colocar um governo fantoche do ocidente sendo que este era de fato um objetivo a muito querido pelo Tio Sam. Caso não se lembre os EUA nos anos 90 começaram a instalar um sistema anti misseis na Polônia e Romênia e no caso era para combater segundo os americanos o Eixo do MAU (Irã, Afeganistão e Coreia do Norte) a Rússia propôs participar so que foi negado, lógico o plano era sempre conter a Rússia. A Ucrania fez sua… Read more »
Bla bla bla … Não tem um, pelo menos
um , fato … Nada que seja verídico … só narrativa. Por falar em fantoche, como será que vai a vida de Yanukovych na Rússia ?
Fonte?
Sim mas ele se refere não ao início da guerra mas sim do uso do motor e isso pode ser em voos experimentais e não em combate
Sinal que o projeto atravessou e ainda deve estar atravessando grandes dificuldades. Acho interessante comparar o desenvolvimento do Su-57 com outra aeronave de 5ª geração: o J-20 chinês. O primeiro voou um ano antes do segundo mas hoje há 10 unidades de produção em série do Su-57 enquanto a PLAAF opera mais de 200 unidades do J-20.
Só um detalhe, em guerra com a Ucrânia, um país praticamente sem caças para defesa aérea, onde os Su-35 são mais do que suficiente. Agora, tirando a parte da guerra, concordo que está sendo demorado o desenvolvimento desse caça.
Maurício, os SU-35 estão dando bastante dor de cabeça para os ucranianos, mas não está sendo suficiente, eles não conseguem impedir que a força aérea ucraniana continue atuando e também não conseguem penetrar profundamente em território ucraniano. Os russos precisam de mais que isso para tentar impor a supremacia aérea no conflito e na minha opinião somente caças furtivos podem fazer a diferença.
Agora imagine se der a louca no Biden e ele resolver fornecer o F-35 para os ucranianos, ai os russos estarão em maus lençóis. E difícil isso acontecer, mas na guerra todas as variáveis devem ser ponderáveis.
F-35 para a Ucrânia? Desculpa, mas aí já é muita viagem na maionese, nem para Taiwan eles liberaram, estão mal e porcamente liberando alguns F-16 usados, que até agora ninguém sabe de onde virão e nem as armas dos mesmos. Eles por acaso já ofereceram os F-15? Os europeus já ofereceram Gripen, Eurofighter ou Rafale? O F-35 é só para aliados próximos, e olha lá.
Maurício, eu também acho que é uma possibilidade de 0,000001% de os EUA doarem F-35’s para a Ucrânia, porém em defesa do argumento do colega, ele também disse que ‘se der a louca no Biden’ e ‘difícil de acontecer,’ mas dependendo da atuação da Força Aérea Ucraniana com os F-16’s, aposto que vão oferecer aeronaves mais avançadas, mas ainda não os F-35.
Leandro, o problema é, quais aeronaves mais avançadas seriam essas? Até porque, não vejo o Su-35 com apoio de um AEW sendo inferior a qualquer caça americano tirando o F-22 e F-35, no máximo os EUA colocariam a Ucrânia em pé de igualdade, o que dificultaria mais a vida dos russos, mas com o Su-35, não vejo urgência no Su-57 nessa guerra, afinal, tirando os 5° geração, o resto está tudo no mesmo balaio.
Você mesmo citou os aviões. Gripen, Eurofighters, Rafales, versões mais novas do F-16, etc. Tem versões mais antigas desses caças por aí. Se decidirem renovar as frotas, aumentando de alguma forma viável a taxa de produção, tudo é possível. O interessante é que com o Su-35, a Rússia ainda não conseguiu a supremacia aérea. É por causa da antiaérea? Que se elimine a antiaérea. Mas aí esbarra no problema de doutrina e treinamento Russos, que são deficitários, e talvez isso se reflita no desenvolvimento de equipamentos. Talvez. O fato é que qualquer Eurofighter, Rafale e F-16 conseguem contestar o espaço… Read more »
Isso mesmo Leandro a possibilidade e muito mas muito remota, também a possibilidade da Ucrânia resistir as primeiras semanas da invasão em larga escala da Rússia também era remota, nenhum especialista militar acreditava que a Ucrânia iria resistir por muito tempo. Antes de se cogitar enviar os F-35 vão oferecer caças de maiores performances como algum eurocanard europeu como você mencionou. Dentro de um planejamento militar até os mais prováveis cenários devem ser considerados, por isso os Russos cometeram tantos erros nos primeiros meses da invasão. E ainda existe a possibilidade (muito, mas muito mais remota ainda) da Otan entrar… Read more »
Sim eu sei Mauricio (apesar que as vezes o Biden faz umas maluquices, kkkk), mas o que eu quis dizer em meu comentário que os russos dentro de todo seu planejamento militar, deveriam considerar enfrentar os caças furtivos Otan. Não ponderar diversos fatores fizeram eles cometerem diversos erros no início da invasão ao subestimar os ucranianos ou a resposta da Otan para essa crise.
E a um ano atrás jamais imaginaríamos que os americanos iriam mandar os Abrams por exemplo para Ucrânia.
A economia russa é quase do tamanho da brasileira. E o que o Brasil fez de 2017 até 2023?
(e não estamos em guerra)
A Rússia é um país cheio de corrupção, talvez até mais que o Brasil, mas na minha opinião não dá nem pra começar a querer comparar a Rússia com o Brasil em termos de defesa, existe um abismo entre eles e nós.
Francisco, os caras desenvolvem e produzem em massa aeronaves de caça e bombardeiros supersônicos desde a década de 1950. Na década de 1950 nós compramos 60 (+1) Gloster Meteors trocando por algodão, operamos os P-40 até 1954 (ou 1956?) e P-47 até 1958, e enquanto isso estávamos ainda considerando opções de reaparelhamento que variavam bastante, inclusive dar um início à produção nacional de componentes para eventualmente chegarmos em aviões. Ah sim, chegamos à montar aeronaves antes, mas geralmente em kits (Fw-58) ou em pouquíssima escala. Então é de se estranhar que os Russos estejam à passos tão lentos. O que… Read more »
finalmente um motor melhor, assim o SU57 no futuro poderá ter mais armas e um sistema de guerra eletrônica ainda mais forte, além de ganho de energia após manobras
A matéria diz que é melhor em termos de potência “empuxo de 15.000 Kilo Gram Force (KGF) em comparação com 14.000 KGF de seu antecessor AL-41FP”. Outros pontos como vida útil e facilidade de manutenção não são citados na matéria. Acredito que não esteja em pé de igualdade com os motores ocidentais.
Essa parte do texto está equivocada, pois o motor do 1o estágio o AL-41F1 já possui 15.000 kg/F de empuxo.
O motor do 2º estágio, o Izdeliye-30 provavelmente terá um empuxo de cerca de 18.000 kg/F.
Agora vai. A supremacia aérea de todo território Ucraniano está próxima.Firme Patriotas
????
Agora vai a mais duas versões a desfile, a exposição é finalmente a para combate…mas bem longe ainda
Os russos estão produzindo menos Su-57 em um ano do que os americanos produzem em 15 dias.
Produzem F-35 em 15 dias*
Para quem produzia 1 caça por dia durante décadas. Agora não se produz nada. Basta saber se botaram outro motor de Marea
É que, aparentemente, os russos estão esperando o avião ficar pronto para depois entregar, diferente do F35, que está sendo empurrado de qualquer jeito e se encontra em desenvolvimento há 23 anos.
A economia dos EUA gira em torno da fabricação de armamentos é normal para eles ter uma produção alta.
Sem falar que os americanos tem toda a OTAN e aliados para atender. Já os russos, não tem pressa nenhuma. É melhor eles se concentrarem em resolver os problemas técnicos mesmo, porque parece que o SU-57 é inferior a outros caças de 5° geração.
Então podemos também comparar a economia dos dois paises?
“O PIB dos Estados Unidos da América atingiu 72.553 euros por habitante, ou 24,181 trilhões de dólares em 2022…”
“Em contraste, o PIB da Rússia atingiu 14.821 euros por habitante, ou 2,128 trilhões de dólares para o país como um todo…”
-Os americanos são os verdadeiros donos do Planeta. O que a China e a Rússia podem fazer é apenas espernear para ver se a pressão diminui.
Se colocar a dívida pública no meio os EUA tem um problemão…
Problemão que até os chineses compram com gosto…
Precisam Melhorar a cadencia da Produção.. Mais é uma “Nave linda esse bixão ai” 🙂
Beleza é algo bem pessoal. Eu acho desproporcional. Mas, é menos feio que o J-20.
Permita-me discordar: O J-20 é mais bonito.
As perguntas a serem respondidas são:
1- Vai mesmo pro front de batalha?
2- Se for empregado, vai conseguir atuar no espaço aéreo contestado? Avião furtivo é pra isto.
Provavelmente não vão usar, a Ucrânia não tem nada que necessite a Rússia usar uma arma tão poderosa assim, e pelo que percebo a Rússia está usando as armas mais antigas e obsoletas na guerra e as novas armas ela está poupando e utilizando pouco de forma pontual.
“Ucrânia não tem nada que necessite a Rússia usar uma arma tão poderosa assim”
Como não, e as diversas defesas antiaéreas que a Ucrânia possui? Caças furtivos foram projetados justamente para se contrapor a esse tipo de ameaça.
Quiz, quais seriam as “novas” armas russas que ela está poupando?
Principalmente no setor terrestre, que é o campo de batalha que predomina nas planícies ucranianas. Me diz ai
Não sei quem tá pior as entregas do gripen ou do su57 kkkk
Ih, cara . . . Se os russos em guerra não estão com pressa, imagine o Brasil. 😂 Só acho que a FAB precisa escolher um caça de 5° geração também. Ou vai ficar atrasada tecnologicamente de novo.
Concordo quanto ao 5G na FAB
Só acrescento que, na minha opinião, o ideal seria o Brasil entrar como sócio minoritário de algum programa em andamento, preferencialmente o Tempest (UK, Japão, Itália, Suécia)
Parabéns à Força Aérea Russa…
A segunda foto da reportagem chama a atenção . O RCS deve ser alto na parte de trás, mas a engenharia mecânica é impressionante!
Para quem colocou um IRST em formato de esfera na frente da aeronave e não se deu ao trabalho de esconder as pás da turbina, o RCS traseiro é o de menos.
Vendo aquela foto, lembrei dos Transformers.
O SU-57 junto com o F-22 são os caças de quinta geração mais lindos em operação.
O caça ta melhorando a aparência, ta com um ar mais sofisticado.
Porém ainda não entendo porq os equipamentos militares da Rússia saem da fabrica com uma aparência ja de velha, não estou duvidando das capacidades.
“This is Sparta….” rsrsrs…
Sempre que falam “uso soviético” é sinônimo de aguentar o tranco , pode ter uma aparência mais “retrô” mais , sendo russo, vai aterrisar/decolar de “pistas” em que os caças gourmet F-35 / F-22 virariam Foie gras(patê) 😁
É um dos unicos setores onde a Russia ainda continua a frente da China, o desenvolvimento e a fabricação de motores. Esse motor será utilizado no SU-75, dará ao caça a relação empuxo peso de 1:1 carregado, usando um único motor, significa q ele vai poder subir como um foguete. O F-35 não tem essa capacidade carregado kkk tem brasileiro rindo, o país do cara só produz soja e gado. Desenvolver e fabricar um motor desses está no mesmo nível de enviar um ser humano ao espaço e voltar com ele vivo. É um exemplo da competência dos engenheiros e… Read more »
Lamento chover no seu quintal de fantasia, mas o motor ainda não está pronto, mesmo depois de tantos anos de desenvolvimento. O Su-75 ainda é uma maquete, ainda precisa passar pela validação de tudo que for efetivamente real nele. Ou seja, nem mesmo sabem ao certo qual será o peso vazio dele, que dirá carregado. Portanto suas afirmações estão longe de serem factuais. Como gostam de dizer por aqui, o papel aceita tudo.
E isso tudo, claro, se o Su-75 se tornar uma realidade.
Desculpe informar, mas parece que o motor já vai começar a ser fabricado em série e se for comparar com o do F35, ele pelo menos ainda não apresentou problemas de vibração excessiva: https://www.defensenews.com/air/2023/03/28/vibrations-caused-another-f-35-engine-to-fail-before-texas-mishap/
Fonte? Não sabia que uma simples maquete já dava para “no SU-75, dará ao caça a relação empuxo peso de 1:1 carregado, usando um único motor, significa q ele vai poder subir como um foguete.” Pura torcida sem nenhum embasamento, como sempre!
É o caça mais stealth do mundo, ninguém nunca nem viu haha
Pelo menos não vive caindo igual a banheira-35. Ou atacando barbudinho de AK-47 no meio do deserto.
Não cai pq não voa kk. Ucrânia tá lá, cadê o poderoso SU-57 operando? Até a índia meteu o pé do projeto enquanto a “banheira-35” caminha pra ser um dos caças com mais unidades em operação no mundo.
Pouquíssimas nações tem a habilidade e expertise para fabricar motores, pobre Brasil, como eu queria que aqui investissem nisso, se queres ser independente e soberano, é fundamental a pesquisa e fabricação de tais componentes.
Deixando a ideologia de lado, é bonito esse “motor”… me lembrou dos transformers dos filmes…
Bom, se a reclamacao eram os motores, então isso parece estar resolvido. Na outra materia sobre a exposicao do SU-57 no Forum Tecnico, ao se dar zoom nas fotos, parece que o acabamento do caça tambem parece estar mais bem feito, mais limpo. Agora, quanto aos sistemas eletronicos e capacidades stealth, fica a incognita, visto que nao se tem informacoes fidedignas sobre as reais capacidades do caça.