Destaques

  • A Embraer entregou 47 jatos no segundo trimestre, sendo 17 comerciais e 30 executivos (19 leves e 11 médios) com forte aumento de 47% nas entregas totais em relação ao 2T22.
  • A receita atingiu R$ 6,360 bilhões no trimestre (26% superior ao 2T22 e 71% superior ao 1T23). A Aviação Comercial representou um crescimento de 56% e a Aviação Executiva de 39%, comparadas ao mesmo trimestre do ano anterior.
  • O EBIT ajustado foi de 7,6%, ante 8,1% no 2T22 devido ao mix de receita mais diversificado, em linha com a expectativa da empresa.
  • A carteira de pedidos firmes encerrou o 2T23 estável em US$ 17,3 bilhões, com destaque para a Aviação Executiva, que apresentou forte desempenho de vendas no segmento.
  • O fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCF) no 2T23 foi próximo do ponto de equilíbrio, com consumo de caixa de R$ 91,8 milhões, em preparação para maiores entregas nos próximos trimestres.
  • A companhia foi bem-sucedida em seus esforços na gestão de dívidas, com redução da dívida bruta em R$ 500 milhões e aumento do vencimento.
  • Não há alteração no guidance para 2023 para entregas e resultados financeiros.

São Paulo, Brasil, 14 de agosto de 2023 – (B3: EMBR3, NYSE: ERJ). As informações operacionais e financeiras da Companhia, exceto quando indicado de outra forma, são apresentadas de forma consolidada em dólares dos Estados Unidos (US$) de acordo com o IFRS. Os dados financeiros apresentados neste documento para os trimestres findos em 30 de junho de 2023 (2T23), 30 de junho de 2022 (2T22) e 31 de março de 2023 (1T23) são derivados das demonstrações financeiras não auditadas, exceto dados financeiros anuais e onde declarado de outra forma.

Receita e Margem Bruta

A receita consolidada de R$ 6,360 bilhões no 2T23 representou um aumento de 26% comparado ao mesmo período de 2022 devido aos maiores volumes na aviação Comercial e Executiva com forte crescimento de 56,5% e 39,1%, respectivamente.

² Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

  • Aviação Comercial registrou receita de R$ 2,317 bilhões, um crescimento de 56% comparado com o 2T22 devido ao maior número de entregas. A margem bruta reportada foi de 12,9%, versus 13,2% no 2T22, com uma pequena queda devido a efeitos pontuais.
  • Aviação Executiva apresentou receita de R$ 1,851 bilhões, valor 39% superior ao 2T22 devido ao aumento de volumes e do mix de entregas. A Margem Bruta no 2T23 foi de 19,7% comparada a 22,2% no mesmo trimestre de 2022 devido a efeitos pontuais no ano anterior.
  • Defesa & Segurança teve receita de R$ 410,7 milhões, 28% inferior na comparação anual devido ao atraso no reconhecimento de receita no 1º semestre de 2023. A margem bruta reportada foi de -1,0% versus 28,2% no 2T22, devido a receita menor e mix diferenciado, parcialmente compensado por melhora em outras despesas operacionais.
  •  Serviços & Suporte reportou receita de R$ 1,681 bilhões, um crescimento anual de 7%. A margem bruta apresentada foi de 24,3%, inferior aos 31,8% reportados no 2T22 devido a efeitos pontuais e diferentes mix de serviços no trimestre.

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Carlos Crispim

Que empresa espetacular!!!!!! E pensar que alguns querem vê-la estatal novamente, produzindo aviões de espalhar inseticida, mas graças à privatização se tornou a terceira do mundo, podia ser assim com os correios, petrobras, e todas essas estatais que só servem aos próprios funcionários e não ao povo.

Melkor747

Jenio, sabe muito.
Começou bem, depois se perdeu

Rodrigo

E te mais na lista caixa e banco do Brasil…onde já se viu ter meu dinheiro FGTS sequestrado pelo governo e devolvido com uma miséria de juros.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ DESVIANDO DO TEMA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Frederick

A Embraer de hoje é o resultado de 70 anos de desenvolvimento tecnológico aeronáutico brasileiro. Desenvolvimento contínuo que implicou formação de massa crítica (tanto na Embraer quanto nas universidades brasileiras e centros de tecnologia), conhecimento de processos produtivos e sua gestão, gestão comercial e, acima de tudo, de planejamento estratégico junto ao Estado brasileiro, por meio de financiamentos e ação diplomática do país em questões comerciais e de parcerias. A privatização foi um capítulo importante da história da Embraer. Não seu principal pilar. Além do programa EMB-145, o AMX, T-27, EMB-312H, EMB-110, EMB-120, EMB-123 (CBA, mais tarde), EMB-121, e, claro,… Read more »

Demolidor

E tinha gente que dizia que a Embraer ia falir em pouco tempo se não fosse “comprada” pela Boeing kkkkkkk eu via comentários assim direto kkkkk

Ozires

Ela não iria falir se a divisão comercial não fosse comprada, assim como não iria falir se fosse.