Na segunda-feira, um diplomata ucraniano sugeriu que “grupos parlamentares importantes” – incluindo as do próprio partido SPD de Scholz – chegaram a um “consenso” em apoio à transferência de alguns mísseis furtivos de cruzeiro KEPD-350 Taurus da Alemanha para a Ucrânia para ajudar em sua luta contra invasores forças russas. A Ucrânia solicitou formalmente pela primeira vez a arma alemã-sueca lançada do ar em maio.

Até agora, o governo do chanceler Olaf Scholz se opôs a fornecer armas de ataque de longo alcance à Ucrânia, alegando que elas poderiam ser usadas para atingir alvos nas profundezas do território russo, potencialmente levando a uma escalada perigosa.

Um MP do SPD, Andreas Schwarz, é público em seu apoio a Taurus. E o deputado que fala em nome do grupo de política externa do SPD, Nils Schmid, disse que não “descartaria a possibilidade” desde que tais transferências estivessem em acordo com os Estados Unidos.

Mas tal transferência seria uma decisão de Scholz com o conselho do Ministério da Defesa – e ele e o ministro da Defesa, Boris Pistorius, ainda não indicaram uma mudança em sua política. Na semana passada, Pistorius afirmou que “ainda não chegou a hora de tomarmos uma decisão” e que essas armas “não eram nossa principal prioridade”.

O tempo dirá se a mudança dos ventos políticos afetará a posição de Scholz – e se o fizer, em quanto tempo essa mudança ocorrerá.

O KEPD-350 é amplamente comparável ao míssil de cruzeiro furtivo Storm Shadow/SCALP-EG desenvolvido em conjunto pelo Reino Unido e pela França, que começou a fornecer Storm Shadows para a Ucrânia na primavera e no verão, quebrando o tabu nas transferências de armas de longo alcance.

FONTE: Popular Mechanics, via Yahoo Finance

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments